A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cientistas boicotam a maior editora de periódicos do mundo

5 participantes

Ir para baixo

Cientistas boicotam a maior editora de periódicos do mundo  Empty Cientistas boicotam a maior editora de periódicos do mundo

Mensagem por Convidado Sáb Fev 11, 2012 11:53 am

Cientistas de todo o mundo estão participando de um boicote coletivo à Elsevier, a maior editora de periódicos científicos.

A tacada veio de um dos matemáticos mais conceituados de hoje. Timothy Gowers, da Universidade de Cambridge, sugeriu o boicote em seu blog, em janeiro.

Do outro lado do oceano, o também matemático Tyler Nylon, que fez doutorado na Universidade de Nova York e hoje trabalha em uma empresa que ele mesmo fundou, organizou um abaixo-assinado on-line contra a Elsevier.

O documento já conta com quase 5.000 assinaturas de cientistas que, por meio desse documento, se comprometem a parar de submeter seus trabalhos às cerca de 2.000 publicações científicas da Elsevier, que edita títulos como "Lancet" e "Cell".

O motivo da revolta tem a ver com dinheiro. A Elsevier, assim como a maioria das editoras científicas comerciais, cobra caro para publicar um artigo aceito (após a chamada "revisão por pares") e também cobra pelo acesso ao conteúdo dos periódicos.

Trocando em miúdos: os pesquisadores pagam para publicar e para ler as revistas científicas com seus artigos.

Na ponta do lápis, a matemática sai cara. O governo brasileiro, por exemplo, gastou R$ 133 milhões em 2011 para que 326 instituições de pesquisa do país tivessem acesso a mais de 31 mil periódicos científicos comerciais.

Os dados são da Capes (Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), que faz parte do Ministério da Educação.

"Parece que o movimento do livre acesso ao conhecimento científico deu um passo importante com esse movimento internacional", afirma Rogério Meneghini.

Ele é coordenador do Scielo, uma base que reúne 230 periódicos científicos brasileiros com acesso aberto.

"Gowers tem uma medalha Fields, o que equivale a um 'Nobel' na matemática. Isso dá credibilidade", afirma Meneghini.

CIÊNCIA FECHADA

Um dos fatores que impulsionaram o crescimento do movimento contra a Elsevier é o apoio que a empresa tem dado ao "Research Works Act", um projeto de lei que tramita no Congresso dos EUA desde dezembro de 2011.

A iniciativa busca impedir que instituições de pesquisa divulguem gratuitamente os trabalhos de seus cientistas.

Se entrar em vigor, vai afetar os NIH (Institutos Nacionais de Saúde), que têm a política de abrir o acesso aos estudos de seus cientistas.

O proponente original do projeto de lei é o deputado republicano Darrell Issa, que tem como copatrocinadora a democrata Carolyn Maloney. A Elsevier contribui para a campanha de ambos.

Maloney recebeu US$ 15.750 declarados entre 2009 e 2011, e Issa, US$ 2.000.

Segundo a ONG Maplight, a Elsevier desembolsou US$ 160 mil em campanhas eleitorais no período.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Última edição por fabiola_a9 em Sáb Fev 11, 2012 9:22 pm, editado 1 vez(es)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cientistas boicotam a maior editora de periódicos do mundo  Empty Re: Cientistas boicotam a maior editora de periódicos do mundo

Mensagem por Convidado Sáb Fev 11, 2012 11:55 am

esse preço caro é realmente algo que entrava muita publicação, já vi locais onde combram 300 reais por página. Isso pq nem pode ser aceito hein.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cientistas boicotam a maior editora de periódicos do mundo  Empty Re: Cientistas boicotam a maior editora de periódicos do mundo

Mensagem por Questao Sáb Fev 11, 2012 12:25 pm

deixa ver se entendi,pessoal paga para publicar na revista,ela conseguiu um esquema para ganhar grana que não é ilegal mas imoral,pois devia procurar por artigos por serem fodas mas não por pagar

acho estranho com uma geração da internet onde você pode fazer o que quiser e escrever o que quiser,deveriam registrar o artigo cientifico e publicar na net,sem ser nessas revistas seria a melhor forma ao meu ver

pelo que eu entendi é uma especie de mafia intelectual? uahuahu

bom,caso esteja errado me explique ai

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Cientistas boicotam a maior editora de periódicos do mundo  Empty Re: Cientistas boicotam a maior editora de periódicos do mundo

Mensagem por Mogur Sáb Fev 11, 2012 2:43 pm

Eu sempre achei errado um pesquisador pagar para o artigo ser publicado e a revista ainda cobrar pelo usuário que vai ler. Para que serve então o dinheiro que o cientista pagou? Se a publicação está paga, o artigo deveria ser disponibilizado gratuitamente para o leitor!

Eu já deixei de incluir algumas referências em minhas publicações porque não tinha acesso a determinados artigos, então ligava o foda-se! Simplesmente não colocava aquele determinado artigo nos meus...

_________________
Porque um homem que foge do seu medo pode descobrir que, afinal, apenas enveredou por um atalho para ir ao seu encontro. (J. R. R. Tolkien, em Os filhos de Húrin)
Mogur
Mogur
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8799
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Cientistas boicotam a maior editora de periódicos do mundo  Empty Re: Cientistas boicotam a maior editora de periódicos do mundo

Mensagem por Jamm Sáb Fev 11, 2012 4:02 pm

Meus artigos vou publicar no FARRA....... Cool
Jamm
Jamm
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 18746
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Cientistas boicotam a maior editora de periódicos do mundo  Empty Re: Cientistas boicotam a maior editora de periódicos do mundo

Mensagem por ediv_diVad Sáb Fev 11, 2012 7:22 pm

A revista não tem espaços publicitários?

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Cientistas boicotam a maior editora de periódicos do mundo  Empty Re: Cientistas boicotam a maior editora de periódicos do mundo

Mensagem por Mogur Sáb Fev 11, 2012 7:26 pm

Pelo menos as que eu já li, não.

_________________
Porque um homem que foge do seu medo pode descobrir que, afinal, apenas enveredou por um atalho para ir ao seu encontro. (J. R. R. Tolkien, em Os filhos de Húrin)
Mogur
Mogur
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8799
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Cientistas boicotam a maior editora de periódicos do mundo  Empty Re: Cientistas boicotam a maior editora de periódicos do mundo

Mensagem por Convidado Sáb Fev 11, 2012 9:20 pm

Questao escreveu:deixa ver se entendi,pessoal paga para publicar na revista,ela conseguiu um esquema para ganhar grana que não é ilegal mas imoral,pois devia procurar por artigos por serem fodas mas não por pagar

acho estranho com uma geração da internet onde você pode fazer o que quiser e escrever o que quiser,deveriam registrar o artigo cientifico e publicar na net,sem ser nessas revistas seria a melhor forma ao meu ver

pelo que eu entendi é uma especie de mafia intelectual? uahuahu

bom,caso esteja errado me explique ai

Não sei até onde vc entende dessas coisas, que são meio chatas, mas vou tentar explicar...se estiver sendo repetitiva fala ok?!

Basicamente temos de publicar nossa pesquisa em alguma revista, seja ela de papel impresso ou virtual. Se não publica, não existe - ditado de todo coordenador/orientador. As revistas ou journals, tem o chamado fato de impacto :" medida que reflete o número médio de citações de artigos científicos publicados em determinado periódico. É empregado frequentemente para avaliar a importância de um dado periódico em sua área, sendo que aqueles com um maior FI são considerados mais importantes do que aqueles com um menor FI."

Então se vc quer q seu artigo seja levado á sério vc tem de publicar em um local com um fato de impacto bom. Aí entra a chatice da história toda. As revistas que tem fator de impacto bom são as "bam-bam-bam" da ciências e por isso cobram caríssimo para publicar, isso pq te limites de citações dentro do seu artigo e de referências, e de palavras, cheio dos mimimis.
Aí vem a revisão de pares em cima do seu artigo, isso se vc já pagou para enviar o dito cujo, e se tem algo que os pares não foram mto com a cara eles te mandam de volta e tu tem de revisar e submeter de novo, acho que alguns cobram de novo o valor, mas não tenho certeza.

Aí teu artigo cai na net, só que para ser LIDO o LEITOR de tem pagar, OU ele tem de estar vinculada á uma instituição de ensino que tenha um convênio e vc pode pegar de "graça" (pq é a instituição que está pagando de qualquer maneira).

Tem pesquisadores que colocam seus artigos no site do laboratório que trabalha- costumo ir diretamente no autor e pedir por email o artigo, e a maioria disponibiliza tranquilamente-. Mas seu trabalho só é realmente válido para a comunidade científica se está "publicado" em uma revista/journal importante. Ou seja não dá para todo mundo sair publicando o pdf. sem estar vinculado em um lugar "renomado".

É realmente uma máfia intelectual. Neutral

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cientistas boicotam a maior editora de periódicos do mundo  Empty Re: Cientistas boicotam a maior editora de periódicos do mundo

Mensagem por Convidado Sáb Fev 11, 2012 9:22 pm

Mogur escreveu:Eu sempre achei errado um pesquisador pagar para o artigo ser publicado e a revista ainda cobrar pelo usuário que vai ler. Para que serve então o dinheiro que o cientista pagou? Se a publicação está paga, o artigo deveria ser disponibilizado gratuitamente para o leitor!

Eu já deixei de incluir algumas referências em minhas publicações porque não tinha acesso a determinados artigos, então ligava o foda-se! Simplesmente não colocava aquele determinado artigo nos meus...

e só aumentam a lista de item que pode ou não pode ter no artigo. Tem hora que dá vontade de chutar o balde mesmo!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cientistas boicotam a maior editora de periódicos do mundo  Empty Re: Cientistas boicotam a maior editora de periódicos do mundo

Mensagem por Victor Pax Dom Fev 12, 2012 2:30 pm

Não sei por que me surgiu na cabeça esse movimento do FBI em pról da propriedade intelectual (das empresas, não dos artistas). Rolling Eyes
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Cientistas boicotam a maior editora de periódicos do mundo  Empty Re: Cientistas boicotam a maior editora de periódicos do mundo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos