Ciência explica o sucesso da cantora Adele
+2
ediv_diVad
Questao
6 participantes
Página 1 de 1
Ciência explica o sucesso da cantora Adele
fonte - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Cientistas tentam mostrar por que as melodias de Adele fazem as pessoas ficar com lágrimas nos olhos.
Você acha que existe uma receita pronta para fazer com que uma música faça sucesso? Provavelmente isso não existe, mas alguns cientistas decidiram fazer uma “engenharia reversa” do sucesso “Someone Like You”, da cantora Adele, para descobrir o que há por trás de todo o sucesso da canção. Segundo o The Wall Street Journal, todas as respostas remetem às apoggiaturas.
São recursos ornamentais da música, responsáveis pela criação de uma tensão nos ouvintes. Isso acontece devido à repetição dos padrões de notas, que possuem um padrão progressivo de tons. Ao final de uma sequência, ele é repetido e isso acontece por várias vezes. É a constante relação de euforia e quebra que faz as pessoas ficarem presas à canção.
Martin Guhn, psicólogo da Universidade da Columbia Britânica (Canadá), diz que “a música começa com um padrão suave e repetitivo” e que a letra da música, em congruência com a entonação da cantora, também contribui para a criação de uma atmosfera mais tensa em toda a canção.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Um recurso utilizado no refrão é o aumento do tom de voz, que sobe uma oitava completa. Nesse momento, o dramatismo é aumentado ainda mais, fazendo com que os ouvintes sejam comovidos pela junção de letra, volume e tom de voz. A tensão só é quebrada pelo final do refrão, quando a cantora volta ao estado anterior.
Esta quebra no clima do refrão também é responsável por uma ativação do sistema nervoso simpático. Com isso, o coração acaba acelerando e o corpo pode até mesmo suar. Dependendo do contexto, isso pode ser interpretado de uma maneira positiva (alegria) ou negativa (tristeza). No caso da música de Adele, o contexto estimula a tristeza.
Em suma, todas as apoggiaturas e mudanças de tonalidade fazem com que a canção seja transformada em um incrível sucesso. E é também por isso que você ouve a música várias vezes sem cansar.
Os cientistas não tem o que fazer mesmo não é?auhau
-J.R.R.Tolkien
Re: Ciência explica o sucesso da cantora Adele
Pô cara, eles tão procurando as respostas pras maiores questões do universo e você aí tirando sarro?
Acho que sucesso é uma questão de psicologia de massas... de marketing, de posicionamento estratégico, de lobby com os veículos (repetições exaustivas quase sempre resultam em sucesso)
Mas o sucesso tem muito mais a ver com o público em si do que com o conteúdo do emissor... lembrem-se de que não há como negarmos o fato: MICHEL TELÓ É SUCESSO.
Acho que sucesso é uma questão de psicologia de massas... de marketing, de posicionamento estratégico, de lobby com os veículos (repetições exaustivas quase sempre resultam em sucesso)
Mas o sucesso tem muito mais a ver com o público em si do que com o conteúdo do emissor... lembrem-se de que não há como negarmos o fato: MICHEL TELÓ É SUCESSO.
ediv_diVad- Farrista além das fronteiras da sanidade
cara não sei se é verdade, mas que essa música sempre me faz sofrer isso ela faz....
Convidado- Convidado
E isso é bom ou ruim?fabiola_a9 escreveu:cara não sei se é verdade, mas que essa música sempre me faz sofrer isso ela faz....
Po, a musica é linda e ela canta pra carrayo, o problema é que depois da 512a vez que você ouve ela enjoa como a maioria das musicas, ainda mais quando tá tocando em muitos lugares.fabiola_a9 escreveu:bem eu gosto né!
Mas mesmo assim, continua sendo algo sincero e belo.
Vou ter de baixar pra saber o por quê disso.
Péssimo vc viver em outro planeta e as pessoas comentarem de algo que vc nem faz idéia do que seja.
E olha que minha ex-prima postava os videoclipes dela direto no facebook
Péssimo vc viver em outro planeta e as pessoas comentarem de algo que vc nem faz idéia do que seja.
E olha que minha ex-prima postava os videoclipes dela direto no facebook
Goris- Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Goris, posso dizer que não é só você, mas no meu caso é mais radical nem sei quem Adele...soube que ela existia em um vídeo de um fã da lady gagá aqui
marcelo l.- Farrista "We are the Champions"
O.K.
Só não entendi uma coisa: o que a ciência tem a ver com isso.
A teoria musical conhece as apogiaturas sem necessidade da ciência a muito tempo.
Só não entendi uma coisa: o que a ciência tem a ver com isso.
A teoria musical conhece as apogiaturas sem necessidade da ciência a muito tempo.
Quero Café- Farrista "We are the Champions"
Tá... sou estranha... mas nunca ouvi sequer a voz dessa mulher...
Mononoke Hime- Farrista "We are the Champions"
Tão perdendo, é uma bela voz...
Musiquinhas universais, que servem pra tocar desde Band FM até Jovempan, passando pela Transamérica e Cidade. Hit Parade que todo mundo gosta...
Não é muito a minha praia, mas pra deixar de background sem prestar atenção diretamente na música e fazer outra coisa, serve muito bem.
Musiquinhas universais, que servem pra tocar desde Band FM até Jovempan, passando pela Transamérica e Cidade. Hit Parade que todo mundo gosta...
Não é muito a minha praia, mas pra deixar de background sem prestar atenção diretamente na música e fazer outra coisa, serve muito bem.
hmmm.. legalzinho...
Mas não me marcou. Não sei se é a minha aversão a modismos...
Mas não me marcou. Não sei se é a minha aversão a modismos...
Mononoke Hime- Farrista "We are the Champions"
Eu odeio essa musica dela... Não sou afetado pelas notas magicas
Convidado- Convidado