A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A HISTÓRIA SEM FIM - 1984

2 participantes

Ir para baixo

A HISTÓRIA SEM FIM - 1984 Empty A HISTÓRIA SEM FIM - 1984

Mensagem por Convidado Sex Jun 11, 2010 11:17 pm

A HISTÓRIA SEM FIM - 1984

A HISTÓRIA SEM FIM - 1984 08-1842022377T

IMDb: 7,4 http://www.imdb.com/title/tt0088323/

Sinopse:
Bastian (Barret Oliver) é um garoto que usa sua imaginação como refúgio dos problemas do dia-a-dia, como as provas do colégio, as brigas na escola e a perda de sua mãe. Um dia, após se livrar de alguns garotos que insistem em atormentá-lo, ele entra em uma livraria. Lá o proprietário mostra um antigo livro, chamado A História Sem Fim, o qual classifica como perigoso. O alerta atiça a curiosidade de Bastian, que pega o livro emprestado sem ser percebido. A leitura o transporta para o mundo de Fantasia, um lugar que espera desesperadamente a chegada de um herói. A imperatriz local (Tami Stronach) está morrendo e, junto com ela, o mundo em que vive é aos poucos devorado pelo feroz Nada. A única esperança é Atreyu (Noah Hathaway), que busca a cura para a doença da imperatriz com a ajuda de Bastian.



A HISTÓRIA SEM FIM - 1984 09-1801541402TA HISTÓRIA SEM FIM - 1984 09-1802005125T
A HISTÓRIA SEM FIM - 1984 09-1825085125TA HISTÓRIA SEM FIM - 1984 09-1802174021T
A HISTÓRIA SEM FIM - 1984 09-1802225806TA HISTÓRIA SEM FIM - 1984 09-1835085496T
A HISTÓRIA SEM FIM - 1984 09-1813049573TA HISTÓRIA SEM FIM - 1984 09-2009543831T
A HISTÓRIA SEM FIM - 1984 09-1835242542TA HISTÓRIA SEM FIM - 1984 09-2010458466T

Ficha Técnica

* título original: Die Unendliche Geschichte
* gênero: Aventura
* duração: 01 hs 42 min
* ano: 1984
* estúdio: Warner Bros. Pictures / Bavaria Studios / Neue Constantin Film / Westdeutscher Rundfunk / Producers Sales Organization
* distribuidora: Warner Bros. Pictures
* direção: Wolfgang Petersen
* roteiro: Herman Weigel e Wolfgang Petersen, baseado em livro de Michael Ende
* produção: Bernd Eichinger, Dieter Geissler e Bernd Schaefers
* música: Klaus Doldinger e Giorgio Moroder
* fotografia: Jost Vacano
* direção de arte: Johann Iwan Kot, Herbert Strabel e Götz Weidner
* figurino: Ul De Rico e Diemut Remy
* edição: Jane Seitz
* efeitos especiais: Industrial Light & Magic


Elenco
* Barret Oliver (Bastian)
* Gerald McRaney (Pai de Bastian)
* Thomas Hill (Koreander)
* Deep Roy (Teeny Weeny)
* Moses Gunn (Cairon)
* Noah Hathaway (Atreyu)
* Alan Oppenheimer (Falkor / G'mork)
* Sydney Bromley (Engywook)
* Patricia Hayes (Urgl)
* Tami Stronach (Imperatriz Criança)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A HISTÓRIA SEM FIM - 1984 Empty Re: A HISTÓRIA SEM FIM - 1984

Mensagem por Convidado Seg Jun 14, 2010 3:45 pm

Legal, mas nenhuma informação curiosa ou uma análise sua?
Diga-nos o que achou...

Abraço!!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A HISTÓRIA SEM FIM - 1984 Empty CRÍTICA DE QUEM LEU O LIVRO

Mensagem por Convidado Qua Jun 16, 2010 11:17 pm

Notável que eu tenha demorado tanto para ler A História Sem Fim, de Michael Ende. Notável também que se fale tão pouco dele e de seu livro. Quase todo mundo viu a versão para cinema, de 1984, de Wolfgang Petersen, que é um filme certamente encantador.

Facilmente, dando uma busca na internet, encontra-se o termo “A História Sem Fim” a associado a outros tais como “marcou minha infância”, referindo-se ora ao filme ora ao livro. É a história do menino Bastian Baltasar Bux que lê um misterioso livro que roubou de uma ainda mais misteriosa livraria. Ele – vivido por Barret Oliver, na época um jovem ator e hoje fotojornalista (fonte) – se vê tomar parte da história que lhe é narrada, salvando um mundo chamado Fantasia que, então, corre o risco de ser destruído por uma entidade chamada O Nada.
O filme

Mas garanto: o filme está muito abaixo do proposto por Ende. Tanto que, se o artigo da Wikipedia não estiver errado, ele processou a produção e, embora tenha perdido, conseguiu que tirassem seu nome dos créditos.

Apesar disso, repito, o filme é encantador – se quiser matar a saudade ou tiver curiosidade, há sites com cenas, fotografias e outros materiais.

Não são os efeitos visuais limitados da época que o colocam abaixo do esperado. Não é esse o motivo. Acontece que o roteiro tinha uma terrível tarefa e não conseguiu transmitir toda a força da mitologia criada por Ende. E eu, que costumo relevar quando a tela deixa de seguir a risca o que está na página, preciso admitir. Nesse caso fez diferença.

Ainda que, como os fãs de Ende querem, A História Sem Fim tenha direito a uma produção à altura de sua magnitude – a exemplo do que aconteceu com O Senhor dos Anéis, de Tolkien – é exigir demais de qualquer diretor a reprodução do poder que mora nas páginas desse livro.

Na verdade, isso vale para qualquer livro. Mas nesse caso, façamos um trato e elevemos esse teorema de impossibilidade à terceira ou à quarta potência.
Atreiú e Gmork na cidade abandonada

Como traduzir para os fotogramas o momento quando Atreiú – herói da história que Bastian lê – encontra Gmork, personificação do Nada, disposto a matá-lo, em uma cidade em ruínas?

Não há como reproduzir o diálogo a um só tempo filosófico, claro e simples – lembre que trata-se de um livro para “crianças” – sem se tornar enfadonho no cinema.

Os dois debatem, nessa hora, num diálogo em que rondam a morte e a desintegração – tal como quando Hamlet encontra a caveira de Yorick – sobre o que seria o Nada e como os seres de Fantasia ao serem consumidos por ele, indo ao mundo dos homens, se transformam em mentiras. Diz Gmork:

- Calma, pequeno louco, rosnou o lobisomem. Quando chegar a sua vez de saltar para o Nada, você se transformará também num servidor do poder, desfigurado e sem vontade prórpia. Quem sabe para o que vai servir. É possível que, com sua ajuda, se possam convencer os homens a comprar o que não necessitam, a odiar o que não conhecem, a acreditar no que os domina ou a duvidar do que os podia salvar. Por seu intermédio, pequenos seres de fantasia, fazem-se grandes negócios no mundo dos homens, desencadeiam-se guerras, fundam-se impérios…

Como é o caso do amor à terra natal, quando pervertido pelas tendências nacionalistas. Note que Ende é um dos autores de maior sucesso do pós-guerra na Alemanha.

Esse capítulo em especial é uma espécie de síntese do livro que, além de divertir, é claro, mostra como facilmente deixa-se de acreditar nas fantasias e passa-se a acreditar com ainda maior facilidade em mentiras.

A história de Ende demonstra assim como esses dois processos estão ligados.
Para voltar a esse tema, mas com uma outra abordagem, uma boa pedida é o livro de Salman Rushdie, Haroun e o Mar de Histórias, que foi uma forma de o escritor indiano explicar ao filho por que perdeu a liberdade de expressão.
A música tema

A música tema – que pode ser ouvida neste artigo sobre filmes da década de 80 – é inesquecível, apesar do teclado e dos arranjos característicos daquela época. Tenha um pouco de paciência com a bateria de karaokê porque a letra e a melodia demoram para começar. Muitos, como eu, sonharam voar sobre as nuvens, e sob essa melodia, nas costas do dragão da sorte Fuchur (no filme, chamado de Falkor).
A força das imagens

As imagens de Michael Ende são fortes. Elas se concretizam por assim dizer. O infinito e o eterno têm representações marcantes, dignas de um registro de Borges, escritor obcecado por esses temas.

Veja por exemplo a descrição das Montanhas do Destino:

Nesta região não se aventuravam nem os mais ousados alpinistas. Ou melhor: já fazia tanto tempo que ninguém as conseguia escalar, que ninguém se lembrava mais de quando isto acontecera pela última vez. Pois essa era uma das muitas leis imcompreensíveis de Fantasia: as Montanhas do Destino só podiam ser conquistadas por um alpinista quando aquele que o fizera pela última vez tivesse sido completamente esquecido e quando já não existisse nenhuma inscrição em pedra ou metal que desse testemunho do seu feito. Por isso, quem conseguisse levar a cabo tal proeza seria sempre o primeiro.

Uma idéia simultaneamente bela e angustiante. Aniquila qualquer desejo ou possibilidade de posteridade sem, no entanto, ser niilista. A história é cheia de coisas desse gênero.
Ação e descrição

Quando Ende descreve, você vê, você enxerga, e tais descrições, dinâmicas, se materializam nos olhos do leitor. Por outro lado, as passagens com mais ação não ficam borradas ou por demais estáticas. As letras têm movimento. E há muita ação.

Todo leitor, como se sabe, é uma espécie de cego e depende do bom trabalho do escritor, que serve de guia, assim como Virgìlio o foi para Dante na Divina Comédia. O escritor não deve deixar seu leitor perdido ou desorientado. Isso é o mínimo. Mas quando o passeio se torna divertido, saímos do terreno dos guias turísticos e entramos no território da Literatura com L maiúsculo, volutas e detalhes em dourado.
Uma curiosidade

Uma curiosidade, para quem ainda não leu o livro, é que os momentos em que as coisas ocorrem no mundo de Fantasia – isto é, quando lemos o que Bastian lê – as letras têm uma cor. Quando ocorrem no mundo de Bastian – e lemos o que ele não lê -, têm outra.

É mais ou menos o que acontece quando encontramos esse livro. Antes, o mundo tem uma cor. Depois, outra. Esse é o poder dos grandes livros. Transformar o mundo.

Não o mundo todo, mas o que está a nossa volta.

A não ser que o Nada já tenha nos tocado.

FONTE: http://livroseafins.com/a-historia-sem-fim-de-michael-ende-e-o-poder-intraduzivel-dessa-narrativa/

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A HISTÓRIA SEM FIM - 1984 Empty Re: A HISTÓRIA SEM FIM - 1984

Mensagem por Convidado Qua Jun 16, 2010 11:25 pm

El Viento escreveu:Legal, mas nenhuma informação curiosa ou uma análise sua?
Diga-nos o que achou...

Abraço!!
El Viento, o filme faz parte de minhas memórias infantis, sempre que posso revejo essa obra, não sei se é só o saudisismo, mas para mim é um excelente filme, gostei da fotografia, do enredo, dos efeitos especiais (lembre-se é um filme de 26 anos atrás), e o que dizer mais de um sucesso absoluto de público que se tornou um clássico instatâneo quando foi lançado na europa.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A HISTÓRIA SEM FIM - 1984 Empty Re: A HISTÓRIA SEM FIM - 1984

Mensagem por Convidad Qui Jun 17, 2010 11:23 am

Filme espetacular........

Todo mundo precisa ter ele na sua prateleira..........

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A HISTÓRIA SEM FIM - 1984 Empty Re: A HISTÓRIA SEM FIM - 1984

Mensagem por volpi Qui Jun 17, 2010 3:42 pm

Estu na lista dos "esse filme marcou a minha infância", morria de medo do lobo(Gmork) e, não lembro, mas devo ter chorado junto quando o cavalo cai no atoleiro.
volpi
volpi
Farrista o que está acontecendo comigo?
Farrista o que está acontecendo comigo?

Mensagens : 1516
Data de inscrição : 10/06/2010
Idade : 41
Localização : Santa Maria/RS

Ir para o topo Ir para baixo

A HISTÓRIA SEM FIM - 1984 Empty Re: A HISTÓRIA SEM FIM - 1984

Mensagem por Convidad Qui Jun 17, 2010 6:43 pm

Marcou totalmente a minha infância. De uma singeleza incomparável e claro, um clássico extremamente bem produzido. O diretor, Wolfgang Petersen, nos entrega um filme infantil com ótima fotografia, dando aquele ar típico do gênero, que não pode ser construído de outra forma. Maravilhoso.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A HISTÓRIA SEM FIM - 1984 Empty Re: A HISTÓRIA SEM FIM - 1984

Mensagem por marcelo l. Qui Jun 17, 2010 8:48 pm

Nimitz e quem leu o livro, o filme é maravilhoso, pergunta vale a pena dar de dia das crianças para um garoto de 12 anos que gosta de livros?
marcelo l.
marcelo l.
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 6877
Data de inscrição : 15/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A HISTÓRIA SEM FIM - 1984 Empty Re: A HISTÓRIA SEM FIM - 1984

Mensagem por Convidad Sex Jun 18, 2010 5:03 pm

Tenho esse filme de uma edição de uma revista
péssima imagem, mas dá para matar a saudade.
Mas agora fiquei curiosa e vou atrás do livro.
Valeu Nimitz

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A HISTÓRIA SEM FIM - 1984 Empty Re: A HISTÓRIA SEM FIM - 1984

Mensagem por Convidado Sex Jun 18, 2010 11:06 pm

nossa depois desse texto do Nimitz vou atrás do livro com certeza!Very Happy

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A HISTÓRIA SEM FIM - 1984 Empty Re: A HISTÓRIA SEM FIM - 1984

Mensagem por Convidad Qui Nov 18, 2010 2:41 pm

volpi escreveu:Estu na lista dos "esse filme marcou a minha infância", morria de medo do lobo(Gmork) e, não lembro, mas devo ter chorado junto quando o cavalo cai no atoleiro.

Acho que esse filme marcou a infância de muitas pessoas.
Eu chorei quando o cavalo morreu no pântano, se não me engano era porque esse pântano deixava as pessoas tristes e sem vontade de viver, algo assim, por isso o cavalo nem tentou sair...


Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A HISTÓRIA SEM FIM - 1984 Empty Re: A HISTÓRIA SEM FIM - 1984

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos