A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Índios vendem direitos sobre terras na Amazônia

+3
Mononoke Hime
Questao
Mogur
7 participantes

Ir para baixo

Índios vendem direitos sobre terras na Amazônia Empty Índios vendem direitos sobre terras na Amazônia

Mensagem por Mogur Seg Mar 12, 2012 3:51 pm

Por US$ 120 milhões, índios da etnia mundurucu venderam a uma empresa estrangeira direitos sobre uma área com 16 vezes o tamanho da cidade de São Paulo em plena floresta amazônica, no município de Jacareacanga (PA). O negócio garante à empresa "benefícios" sobre a biodiversidade, além de acesso irrestrito ao território indígena.

No contrato, ao qual o Grupo Estado teve acesso, os índios se comprometem a não plantar ou extrair madeira das terras nos 30 anos de duração do acordo. Qualquer intervenção no território depende de aval prévio da Celestial Green Ventures, empresa irlandesa que se apresenta como líder no mercado mundial de créditos de carbono.
Sem regras claras, esse mercado compensa emissões de gases de efeito estufa por grandes empresas poluidoras, sobretudo na Europa, além de negociar as cotações desses créditos. Na Amazônia, vem provocando assédio a comunidades indígenas e a proliferação de contratos nebulosos semelhantes ao fechado com os mundurucus. A Fundação Nacional do Índio (Funai) registra mais de 30 contratos nas mesmas bases.

Só a Celestial Green afirmou ter fechado outros 16 projetos no Brasil, que somam 200 mil quilômetros quadrados. Isso é mais de duas vezes a área de Portugal ou quase o tamanho do Estado de São Paulo. A terra dos mundurucus representa pouco mais de 10% do total contratado pela empresa.

"Os índios assinam contratos muitas vezes sem saber o que estão assinando. Ficam sem poder cortar uma árvore e acabam abrindo caminho para a biopirataria", disse Márcio Meira. "Temos de evitar que oportunidades para avançarmos na valorização da biodiversidade disfarcem ações de biopirataria", reagiu a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

O principal executivo da Celestial Green, Ciaran Kelly, afirma que todos os contratos da empresa com comunidades indígenas passam por um "rigoroso processo de consentimento livre, prévio e informado", segundo normas internacionais.

Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

_________________
Porque um homem que foge do seu medo pode descobrir que, afinal, apenas enveredou por um atalho para ir ao seu encontro. (J. R. R. Tolkien, em Os filhos de Húrin)
Mogur
Mogur
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8799
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Índios vendem direitos sobre terras na Amazônia Empty Re: Índios vendem direitos sobre terras na Amazônia

Mensagem por Questao Seg Mar 12, 2012 3:55 pm

já estava demorando para isso acontecer,daqui a pouco tambem constroem cassinos,mas não vejo nada de errado nisso a terra é deles,mas provavelmente o ministerio publico vai entrar com uma ação contra a negociação

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Índios vendem direitos sobre terras na Amazônia Empty Re: Índios vendem direitos sobre terras na Amazônia

Mensagem por Mononoke Hime Seg Mar 12, 2012 7:51 pm

O Brasil não tem jeito... cada notícia que só reafirma que o Brasil é pior que um cú!

Mononoke Hime
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7009
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 46
Localização : Floresta do Shishi-Gami

Ir para o topo Ir para baixo

Índios vendem direitos sobre terras na Amazônia Empty Re: Índios vendem direitos sobre terras na Amazônia

Mensagem por Jamm Ter Mar 13, 2012 10:39 am

Gente...
Jamm
Jamm
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 18746
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Índios vendem direitos sobre terras na Amazônia Empty Re: Índios vendem direitos sobre terras na Amazônia

Mensagem por marcelo l. Ter Mar 13, 2012 11:48 am

Acho meio mimimi de brasileiro, venderam todas as companhias estrategicas de telefonia, eletricidade,a estradas etc para o capital estrangeiro, mesmo as empresas brasileiras recebem dinheiro do BNDES para tornar-se multinacionais e como a Petrobrás abrem se na Holanda para pagar menos impostos (só lembrar que no caso das refinarias da Bolivia era Petrobrás Holanda a sede Shocked ), por que as empresas de fora podem comprar no sudeste/sul empresas e lá não...para deixar para o Sarney investir ou coronéis?

Alguém acredita que depois de tantos sem investimentos agora vai aparecer capital para trazer "progresso" para aquela região?
marcelo l.
marcelo l.
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 6877
Data de inscrição : 15/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Índios vendem direitos sobre terras na Amazônia Empty Re: Índios vendem direitos sobre terras na Amazônia

Mensagem por elcioch Sex Mar 16, 2012 12:41 pm

depois se fala em preservar a amazonia! mas assim não dá
elcioch
elcioch
Estou chegando lá
Estou chegando lá

Mensagens : 5875
Data de inscrição : 14/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Índios vendem direitos sobre terras na Amazônia Empty Re: Índios vendem direitos sobre terras na Amazônia

Mensagem por Questao Sex Mar 16, 2012 5:29 pm

marcelo l. escreveu:Acho meio mimimi de brasileiro, venderam todas as companhias estrategicas de telefonia, eletricidade,a estradas etc para o capital estrangeiro, mesmo as empresas brasileiras recebem dinheiro do BNDES para tornar-se multinacionais e como a Petrobrás abrem se na Holanda para pagar menos impostos (só lembrar que no caso das refinarias da Bolivia era Petrobrás Holanda a sede Shocked ), por que as empresas de fora podem comprar no sudeste/sul empresas e lá não...para deixar para o Sarney investir ou coronéis?

Alguém acredita que depois de tantos sem investimentos agora vai aparecer capital para trazer "progresso" para aquela região?

HhuhUhu cara serio morri de ri agora com esse seu lance,logico que brasileiro vai ficar puto teoricamente é um pedaço do territorio brasileiro dado aos indios para preservar sua cultura uhauahu teoricamente,se os indios venderem o lance só prova que não funciona e o estado felizmente ou infelizmente deveria integrar os indios a nossa sociedade pois o modelo que foi adotado para eles parece não estar funcionando nesse caso especifico,mas pessoalmente acho que eles tem todo o direito de fazer o que quiser com a terra,é deles,mas se fosse eles abrira cassinos ao inves de ficar com lance com estrangeiros que só vão enrolar eles mais ainda

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Índios vendem direitos sobre terras na Amazônia Empty Re: Índios vendem direitos sobre terras na Amazônia

Mensagem por elcioch Sex Mar 16, 2012 5:33 pm

ou seja vão se ferrar legal! a não ser que os indios sejam mais espertos do que pensamos!
elcioch
elcioch
Estou chegando lá
Estou chegando lá

Mensagens : 5875
Data de inscrição : 14/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Índios vendem direitos sobre terras na Amazônia Empty Re: Índios vendem direitos sobre terras na Amazônia

Mensagem por Goris Sex Mar 16, 2012 6:43 pm

Hã, na prática, pra que me serve a Amazônia?

Deviam é ter vendido este troço pra quem quisesse desenvolver...
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 49
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Índios vendem direitos sobre terras na Amazônia Empty Re: Índios vendem direitos sobre terras na Amazônia

Mensagem por elcioch Sex Mar 16, 2012 6:45 pm

a rainha da inglaterra ja declarou! amazonia é dela!
elcioch
elcioch
Estou chegando lá
Estou chegando lá

Mensagens : 5875
Data de inscrição : 14/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Índios vendem direitos sobre terras na Amazônia Empty Re: Índios vendem direitos sobre terras na Amazônia

Mensagem por Convidado Sáb Mar 17, 2012 2:33 am

Acho que eles foram enganados, de alguma forma.
Os primeiros beneficiados na preservação das terras amazônicas são eles, já que eles tem contato mais direto com elas.
Então, se conscientes do que estavam fazendo, por que eles assinariam um contrato desses? Será que eles realmente sabiam o que estavam assinando? Qual ser humano coloca em risco o seu próprio habitat?
Acho que era um monte de branco vestido de índio.

Detalhe:
O principal executivo da Celestial Green, Ciaran Kelly, afirma que todos os contratos da empresa com comunidades indígenas passam por um "rigoroso processo de consentimento livre, prévio e informado", segundo normas internacionais.

Não vou me convencer desse "processo de informação e consentimento livre" só por que O Executivo da Celestial Green afirmou isso. Nesse caso, acho que ele não é a pessoa mais confiável Suspect

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Índios vendem direitos sobre terras na Amazônia Empty Re: Índios vendem direitos sobre terras na Amazônia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos