Watchmen X Cavaleiro das Trevas
4 participantes
Página 1 de 1
Watchmen X Cavaleiro das Trevas
O que será que essas duas obras têm em comum?
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
** CUIDADO: SPOILERS VIOLENTOS PARA AS DUAS OBRAS **
Bom, eu gosto de fazer analogias ou relações textuais entre obras, e algo que vem alimentando minha mente há algum tempo é sobre alguns pontos semelhantes encontrados em Watchmen (Alan Moore) e Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight Returns - Frank Miller).
As duas foram publicadas na segunda metade da década de 80 e ambas fazem críticas diretas às políticas internacionais do Estado Americano. Eu não pesquisei mais a fundo para saber quais as relações entre os autores e se houve alguma “inspiração” de um para outro e quais os possíveis significados dessa interação. Mas aí vão as relações que eu identifiquei:
1 - Final de Guerra Fria e ameaça comunista, perigo do lançamento de armas nucleares de ambos os lados - o americano e soviético
2 - Presidentes reeleitos após grandes acontecimentos geopolíticos. Nixon se reelegeu após a vitória no Vietnã (Watchmen) e Ronald Reagan continua na presidência dos EUA (Cavaleiro)
3 - Aposentadoria dos "herois encapuzados", os vigilantes mascarados estão proibidos por lei e estão ou exilados, ou mortos, ou presos (com exceção do Super-Homem e Dr. Manhattan)
4 - População se questiona se os herois encapuzados seriam mais uma ameaça do que uma proteção à sociedade
5 - Aumento da criminalidade e a necessidade de ex-herois voltarem a combate-lo. Dreiberg (o Coruja II) e um Bruce Wayne há 10 anos aposentado recolocam a mascara e voltam para as ruas (necessidade de alguém fazer alguma coisa em defesa do cidadão comum)
6 - Presidente americano utiliza um super-heroi como arma em casos de guerra ou crises internacionais (Dr. Manhattan e Super-Homem)
7 - Um personagem tenta anular o superpoder de outro personagem. Em Watchmen, Ozymandias confunde a mente do Dr. Manhattan enquanto fabrica e teletransporta o monstro, em Cavaleiro, Batman utiliza armas especiais para derrotar o Super-homem (arma sônica, armadura ligada na energia eletrica, uma flecha com kryptonita sintetizada, etc.)
E voce Farrista, acha que essas semelhanças fazem sentido ou são coisas da minha cabeça?
Consegue identificar mais alguma similaridade? E o que você pensa a respeito dessas obras?
Será que existem mais obras da literatura, HQ ou cinema com temas e elementos semelhantes?
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
** CUIDADO: SPOILERS VIOLENTOS PARA AS DUAS OBRAS **
Bom, eu gosto de fazer analogias ou relações textuais entre obras, e algo que vem alimentando minha mente há algum tempo é sobre alguns pontos semelhantes encontrados em Watchmen (Alan Moore) e Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight Returns - Frank Miller).
As duas foram publicadas na segunda metade da década de 80 e ambas fazem críticas diretas às políticas internacionais do Estado Americano. Eu não pesquisei mais a fundo para saber quais as relações entre os autores e se houve alguma “inspiração” de um para outro e quais os possíveis significados dessa interação. Mas aí vão as relações que eu identifiquei:
1 - Final de Guerra Fria e ameaça comunista, perigo do lançamento de armas nucleares de ambos os lados - o americano e soviético
2 - Presidentes reeleitos após grandes acontecimentos geopolíticos. Nixon se reelegeu após a vitória no Vietnã (Watchmen) e Ronald Reagan continua na presidência dos EUA (Cavaleiro)
3 - Aposentadoria dos "herois encapuzados", os vigilantes mascarados estão proibidos por lei e estão ou exilados, ou mortos, ou presos (com exceção do Super-Homem e Dr. Manhattan)
4 - População se questiona se os herois encapuzados seriam mais uma ameaça do que uma proteção à sociedade
5 - Aumento da criminalidade e a necessidade de ex-herois voltarem a combate-lo. Dreiberg (o Coruja II) e um Bruce Wayne há 10 anos aposentado recolocam a mascara e voltam para as ruas (necessidade de alguém fazer alguma coisa em defesa do cidadão comum)
6 - Presidente americano utiliza um super-heroi como arma em casos de guerra ou crises internacionais (Dr. Manhattan e Super-Homem)
7 - Um personagem tenta anular o superpoder de outro personagem. Em Watchmen, Ozymandias confunde a mente do Dr. Manhattan enquanto fabrica e teletransporta o monstro, em Cavaleiro, Batman utiliza armas especiais para derrotar o Super-homem (arma sônica, armadura ligada na energia eletrica, uma flecha com kryptonita sintetizada, etc.)
E voce Farrista, acha que essas semelhanças fazem sentido ou são coisas da minha cabeça?
Consegue identificar mais alguma similaridade? E o que você pensa a respeito dessas obras?
Será que existem mais obras da literatura, HQ ou cinema com temas e elementos semelhantes?
Última edição por ediv_diVad em Qui Mar 15, 2012 2:22 pm, editado 2 vez(es)
ediv_diVad- Farrista além das fronteiras da sanidade
Re: Watchmen X Cavaleiro das Trevas
para mim watchmen é mais profundo que isso,uma clara homenagem aos herois da charltom comics,já cavaleiros das trevas é uma critica a sociedade liberal esquerdista pelo direitista frank miller,usando o mesmo conflito entre o super homem (que serve ao governo) e batman (que vive a margem do governo),alem disso watchmen tambem vai atras da psicologia dos herois,seus fetiches e disturbios,alem de que os herois não são bideimensionais (como o superman),cavaleiro das trevas é uma hq bem focada,já watchmen cria todo um universo em apenas 12 edições usando como base o universo charlton criando algo novo(como planetary em suas 27 edições)
-J.R.R.Tolkien
Bom, eu não tive a pretensão de resumir ou escrever um artigo completo sobre as obras ou investigar suas origens, muito pelo contrário, fiz recortes bem específicos sobre as semelhanças geopolíticas e sociais entre as duas, mas deixa ver se eu entendi, a sua resposta tá querendo dizer que tais analogias não existem?Questao escreveu:para mim watchmen é mais profundo que isso,uma clara homenagem aos herois da charltom comics,já cavaleiros das trevas é uma critica a sociedade liberal esquerdista pelo direitista frank miller,usando o mesmo conflito entre o super homem (que serve ao governo) e batman (que vive a margem do governo),alem disso watchmen tambem vai atras da psicologia dos herois,seus fetiches e disturbios,alem de que os herois não são bideimensionais (como o superman),cavaleiro das trevas é uma hq bem focada,já watchmen cria todo um universo em apenas 12 edições usando como base o universo charlton criando algo novo(como planetary em suas 27 edições)
ediv_diVad escreveu:Bom, eu não tive a pretensão de resumir ou escrever um artigo completo sobre as obras ou investigar suas origens, muito pelo contrário, fiz recortes bem específicos sobre as semelhanças geopolíticas e sociais entre as duas, mas deixa ver se eu entendi, a sua resposta tá querendo dizer que tais analogias não existem?Questao escreveu:para mim watchmen é mais profundo que isso,uma clara homenagem aos herois da charltom comics,já cavaleiros das trevas é uma critica a sociedade liberal esquerdista pelo direitista frank miller,usando o mesmo conflito entre o super homem (que serve ao governo) e batman (que vive a margem do governo),alem disso watchmen tambem vai atras da psicologia dos herois,seus fetiches e disturbios,alem de que os herois não são bideimensionais (como o superman),cavaleiro das trevas é uma hq bem focada,já watchmen cria todo um universo em apenas 12 edições usando como base o universo charlton criando algo novo(como planetary em suas 27 edições)
elas existem pois falam da guerra fria,é que nem falar sobre a 2 guerra e falar sobre nazismo,hitler e campos de concentração,você pode fazer historia diferentes usando o mesmo periodo mas tem mensagens diferentes e conteudo diferente
-J.R.R.Tolkien
Como você distorce as coisas cara, em nenhum momento eu disse que são mensagens parecidas ou conteúdos parecidos, nem mesmo falei que a inspiração de um É a obra do outro, apenas separei elementos que são comuns, não só em relação à Guerra Fria, mas principalmente sobre a utilização de super-herois como arma pelo governo, presidentes reeleitos e a baixa popularidade dos herois, cuja função é questionada pela população.Questao escreveu:elas existem pois falam da guerra fria,é que nem falar sobre a 2 guerra e falar sobre nazismo,hitler e campos de concentração,você pode fazer historia diferentes usando o mesmo periodo mas tem mensagens diferentes e conteudo diferente
Quer dizer, estou mais questionando do que afirmando, se tu acha que não tem nada a ver tais elementos, então morreu o assunto...
ediv_diVad escreveu:Como você distorce as coisas cara, em nenhum momento eu disse que são mensagens parecidas ou conteúdos parecidos, nem mesmo falei que a inspiração de um É a obra do outro, apenas separei elementos que são comuns, não só em relação à Guerra Fria, mas principalmente sobre a utilização de super-herois como arma pelo governo, presidentes reeleitos e a baixa popularidade dos herois, cuja função é questionada pela população.Questao escreveu:elas existem pois falam da guerra fria,é que nem falar sobre a 2 guerra e falar sobre nazismo,hitler e campos de concentração,você pode fazer historia diferentes usando o mesmo periodo mas tem mensagens diferentes e conteudo diferente
Quer dizer, estou mais questionando do que afirmando, se tu acha que não tem nada a ver tais elementos, então morreu o assunto...
me desculpe cara só disse a minha opinião afim de que você me falasse mais do que pensa que são parecidas,não queria distorcer ou ofender você
-J.R.R.Tolkien
Não precisa pedir desculpa cara, você só precisa interpretar certinho o que eu tô querendo dizer... tá tudo nos 7 tópicos em negrito, e a situação de Guerra Fria é apenas UMA das características...Questao escreveu:me desculpe cara só disse a minha opinião afim de que você me falasse mais do que pensa que são parecidas,não queria distorcer ou ofender você
Lembrando que não são resumos das obras nem pretensões de elucidar suas origens (toda a comparação dos herois de Watchmen com os herois da Charlton eu já li na Edição Definitiva, mas o tópico não é sobre isso), claro que ambas são BEM mais profundas que isso, mas o que eu quis foi fomentar uma discussão de paralelos entre as duas obras e ver se existem mais pontos em comum.
ediv_diVad escreveu:Não precisa pedir desculpa cara, você só precisa interpretar certinho o que eu tô querendo dizer... tá tudo nos 7 tópicos em negrito, e a situação de Guerra Fria é apenas UMA das características...Questao escreveu:me desculpe cara só disse a minha opinião afim de que você me falasse mais do que pensa que são parecidas,não queria distorcer ou ofender você
Lembrando que não são resumos das obras nem pretensões de elucidar suas origens (toda a comparação dos herois de Watchmen com os herois da Charlton eu já li na Edição Definitiva, mas o tópico não é sobre isso), claro que ambas são BEM mais profundas que isso, mas o que eu quis foi fomentar uma discussão de paralelos entre as duas obras e ver se existem mais pontos em comum.
bom cara a numero 7 eu discordo,ozymandias queria matar o doutor e assim impedir que ele fosse efetivo contra seu plano depois ele tenta o papo da televisão e no final o doutor diz "nada nunca muda" sobre a pergunta de ozy se ele tinha conseguido salvar e mudar o mundo,já o batman queria apenas quebrar o superman e revelar um ponto antes de sua pseudo morte como martir para começar sua revolução afetando o super homem para que ele fosse questionar o governo
-J.R.R.Tolkien
Bom, tá certo o que tu escreveu, mas nada disso nega o fato de que nas duas histórias um heroi tenta anular o poder de um super-heroi.
E não é "nada nunca muda", é "nada chega ao fim".
ediv_diVad escreveu:Bom, tá certo o que tu escreveu, mas nada disso nega o fato de que nas duas histórias um heroi tenta anular o poder de um super-heroi.
hauhuahua bom mas pela cara depre do ozy quando ele disse isso e o fato do rosharch ter mandado o diario ao jornal que iam publicar qualquer coisa,provavelmente vai foder tudo auhau
-J.R.R.Tolkien
Sim, huahuah, eu to sempre pensando que grande merda vai acontecer depois daquilo...Questao escreveu:hauhuahua bom mas pela cara depre do ozy quando ele disse isso e o fato do rosharch ter mandado o diario ao jornal que iam publicar qualquer coisa,provavelmente vai foder tudo auhauediv_diVad escreveu:Bom, tá certo o que tu escreveu, mas nada disso nega o fato de que nas duas histórias um heroi tenta anular o poder de um super-heroi.
Não sei se estou certo, mais ambas as obras foram publicadas na mesma época e em alguns mesmos meses não ?
Batimá- Farrista das "Árvores Somos Nozes"
Sim, ambas de 1986, já o mês eu não sei não...Batimá escreveu:Não sei se estou certo, mais ambas as obras foram publicadas na mesma época e em alguns mesmos meses não ?
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
A semelhança vem do fato das duas obras serem da mesma época e terem o foco na política internacional da época.
Um não influenciou o outro, eles apenas fizeram duas interpretações diferentes da mesma situação geopolítica.
Era uma corrida armamentista a analogia com o Super Homem e o Dr. Manhattan é obvia ambos eram as armas mais poderosas dos EUA, o nome Dr. Manhattan já diz tudo.
Um não influenciou o outro, eles apenas fizeram duas interpretações diferentes da mesma situação geopolítica.
Era uma corrida armamentista a analogia com o Super Homem e o Dr. Manhattan é obvia ambos eram as armas mais poderosas dos EUA, o nome Dr. Manhattan já diz tudo.
Hiena- Farrista das mil e uma noites