A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

História da Tagima

2 participantes

Ir para baixo

História da Tagima Empty História da Tagima

Mensagem por Thiago A.P. Sex Abr 13, 2012 7:26 pm

História da Tagima Tagima_Novo_Logo

agima é uma marca brasileira de guitarras, violões e contra-baixos.

Release oficial da marca:

O encontro entre a Tagima e a Marutec deu-se em 1996. A Tagima era uma marca já conhecida no meio “ Underground “ dos músicos, a Marutec, importadora de equipamentos musicais e eletrônicos já era um importante player no mercado de instrumentos musicais, conhecida pela solidez e rapidez de seu crescimento.

Vislumbrando oportunidades de crescimento, a Marutec Music empenhou-se no compromisso de trazer à marca Tagima, uma nova personalidade: a de uma indústria de porte, com produtos e áreas de atuação ampliadas para atender as crescentes demandas de mercado.

A Marutec Music adquiriu os direitos de uso da marca TAGIMA ainda em 1996 e começou assim todo o trabalho de construção de conceito e posicionamento em abrangência nacional. Também passaram a expor em grandes feiras internacionais como a MusikMesse de Frankfurt (Alemanha) e a NAMM Show em Los Angeles.

Foi lançada a linha Memphis by Tagima, com novos modelos de contrabaixo, guitarras e violões. O Instituto de Guitarra e Tecnologia (IG&T) de São Paulo fechou acordo para utilizar os instrumentos Tagima em suas aulas, ampliando o conhecimento da marca no meio musical.

EXPOMUSIC! A presença da TAGIMA na exposição anual de Instrumentos musicais em São Paulo é prestigiada por centenas de lojistas e milhares de jovens, na certeza de que serão brindados com o que há de melhor no mundo dos instrumentos, inclusive podendo testá-los à vontade, todos os modelos fabricados, e ainda assistir a workshops e apresentações de alguns dos melhores instrumentistas do Brasil, endorsees do TAGIMA Dream Team.

História da Tagima 240px-Memphis_Tagima_Modelo_1985
Guitarra Memphis by Tagima MG32

Com o aumento considerável na participação do mercado, um conjunto de ações foi implementado na reestruturação da empresa, para suprir a demanda crescente, e com essa nova organização, dar a empresa o perfil desejado: mudança da fábrica para uma nova unidade em São Paulo, investimentos em equipamentos para aumento de produção, melhorias de processos de trabalho, ampliação da rede de vendas e distribuição, ações de propaganda e marketing e vários outros, que integrados ajudaram no crescimento da empresa e no fortalecimento da marca a nível nacional.

Marcio Zaganin o melhor Luthier do Brasil e entre os melhores do mundo, é o atual responsável pela produção e desenvolvimento de novos produtos e controle total de qualidade dos instrumentos TAGIMA. Seja de instrumentos fabricados no Brasil ou dos produtos cuidadosamente desenvolvidos na empresa e fabricados no mais alto padrão de controle de qualidade no exterior. A fabricação desses produtos em outros países é rigorasamente acompanhada de perto por representantes técnicos da empresa, e muitas vezes pelo próprio Márcio.

Com a ressalva de que todos os produtos importados, são checados e revisados a exaustão por uma equipe de luthiers altamente treinados.

O que poderia parecer uma aventura se tornou um marco na história da indústria nacional do gênero, revolucionando todos os conceitos de fabricação de qualidade incontestável no Brasil. A Tagima é referência no mercado, competindo em igualdade de condições com as marcas internacionais mais consagradas. A marca é considerada responsável pela erradicação do preconceito em relação ao instrumento musical

brasileiro.

Todo o prestígio desfrutado pela marca, é sem dúvida, resultado de muito esforço, capacidade e persistência da equipe Marutec/TAGIMA assim como os músicos de seu elenco de estrelas: Kiko Loureiro (Angra), Juninho Afram (Oficina G3), Edu Ardanuy (Dr.Sin), Ulisses Rocha, Sérgio Hinds, Mozart Mello, Arthur Maia, Marcinho Eiras, Cacau Santos, bandas Nenhum de Nós, 14BIS, Seu Jorge, entre tantos outros que reconheceram, apoiaram e divulgaram a qualidade dos produtos; e também dos parceiros lojistas que fazem o "frente a frente" com os consumidores.

Apesar de tantas realizações, ainda assim, não existe senso de dever cumprido, mas de evolução permanente, de perfeccionismo, para levar o que há de melhor em guitarras, contrabaixos e violões. Apostando na indústria nacional, no jogo limpo com o consumidor, clientes e parceiros e sobre tudo na música, a Marutec Music, através da marca Tagima, pretende estar sempre em evidência quando o assunto for instrumento musical.

Desse espírito de continuidade vem o recente lançamento das linhas Tagima Acoustic, Tagima Kids, Terra Brasil (linha de instrumentos étnicos e populares como cavaco e viola), Tagima Special e a inovação e ampliação de modelos da linha Signature Series, criada e desenvolvida a quatro mãos pela Tagima e seu quadro de Endorsees, o mais cobiçado do Brasil.

Se você procura o instrumento que case com suas necessidades e gostos, a "máquina dos seus sonhos", sua peregrinação acabou. Você encontra nossos instrumentos nas melhores lojas do Brasil. E também nos melhores estúdios, nas melhores escolas, nos melhores shows, nas mãos dos principais músicos...

O evento: TAGIMA DREAM TEAM CONVENTION

Para estreitar a relação entre o público, seus produtos e os músicos de seu casting de endorsees, a Tagima desenvolveu no ano de 2006 o primeiro TAGIMA DREAM TEAM IN CONCERT & CONVENTION, evento este que é uma combinação de showroom de lançamentos e novidades, confraternização de músicos e alunos de diversas escolas de diferentes vertentes musicais, com um grande show de encerramento diferente em cada edição.

Durante o dia todo o evento recebe lojistas de todas as partes do Brasil para uma demonstração dos mais novos lançamentos e tendências dos mercados mundiais em instrumentos musicais de cordas e acessórios.

Simultaneamente, são realizadas várias atividades para o público em geral, de maneira a estreitar a relação entre o músico profissional e o amador, o professor de música, as escolas de música e os estudantes e músicos iniciantes. O evento cada vez mais se torna referência no mercado tomando uma forma mais didática, seguindo um dos lemas da empresa: “Incentivando seu talento.”

Nesta quinta edição do TAGIMA DREAM TEAM IN CONCERT & CONVENTION, a marca confirma a consolidação como líder absoluta no Brasil no segmento de instrumentos de cordas e comemora a entrada no calendario anula de grandes eventos voltados a música e aos musicos em geral.

A Tagima dedica sua história e agradece aos amigos da marca, aos consumidores, aos musicos profissionais, amadores e estudantes, as escolas que estão sempre nos apoiando e divulgando, aos musicos que levam a marca na bagagem por esse Brasil a fora com orgulho de fazerem parte desse time, e aos lojistas que são a ponte entre a empresa e o público e pedra fundamental em nosso sucesso.

Mas agradece principalmente a você que sendo músico ou não, tendo uma Tagima ou não, faz questão diariamente de deixar seu carinho e incentivo através de mensagens e e-mails elogiando nosso trabalho, nossos músicos e produtos.

O Mundo TAGIMA são vocês!


Alguns modelos mais conhecidos
Tagima K1
Tagima E1
Memphis MG32 (Tagima)
Tagima Dallas
Tagima Zero
Tagima JA1
Tagima Zero


Tagima K1
História da Tagima 200px-Tagima_k1
Por volta do ano de 1988 a Tagima resolveu criar uma guitarra inspirada em um modelo da marca Rand, que ele havia achado muito bonito. A guitarra possuía 24 trastes, Tagima adicionou mais 3 na guitarra que estava fazendo, mas, resolveu manter o mesmo visual. Alguns guitarristas se interessaram pela guitarra, entre eles Kiko Loureiro, que encomendou uma. Na época, ela não tinha o nome K1 mas possuía a mesma configuração de hoje.

Especificações

Corpo: Cedro
Braço: Marfim
Escala: Rosewood com marcações em abalone
Captadores: 1 Mini Humbucker modelo Hot Rails (braço) e 1 Humbucker modelo Parallel Axis (ponte) - ambos Seymour Duncan
Controles: Chave de 3 posições, 1 volume e 1 tonalidade
Ponte: Floyd Rose system Gotoh cromada

Tagima Zero

História da Tagima 120px-Tagima_Zero_002
Tagima T-Zero é um modelo de guitarra fabricado pela Tagima no Brasil. Foi desenvolvida em conjunto por Seiji Tagima, fundador da marca e Kiko Loureiro, guitarrista da banda de Heavy Metal Angra.

Trata-se de uma guitarra de corpo sólido feito de marupá, cedro, alder ou mogno, braço de pau marfim ou maple e escala de rosewood ou pau ferro. A captação é feita por um humbucker convencional na posição da ponte e um single coil angulado de lâmina dupla na posição do braço.

A seleção dos captadores é feita por meio de uma chave de três posições, sendo possível comutar entre o captador do braço na primeira, ambos na central e o captador da ponte na última. Possui dois controles, sendo o próximo à ponte o volume e o segundo, de tonalidade.

A ponte é um tremolo do tipo Floyd Rose, muito apreciado por guitarristas modernos.

Como particularidade, esta guitarra apresenta uma quantidade adicional de trastes em relação às convencionais, totalizando 27. Assim, enquanto uma Stratocaster em afinação standard possui um braço que vai do E2 ao E4, a Zero vai do E2 ao G4. Para facilitar o acesso aos trastes adicionais, há um corte mais acentuado no corpo da guitarra.

Memphis MG32


História da Tagima 150px-Memphis_Tagima_Modelo_1985
Memphis MG32 é um modelo de guitarra fabricada pela Tagima no brasil na década de 80, e foi criada pelo Seizi Tagima (fundador da marca Tagima)...

Especificações

Corpo: Basswood
Braço: Maple
Escala: Rosewood com 22 trastes e marcações brancas
Captadores: 3 Single Coils com Imã de Ferrite
Controles: Chave seletora de 5 posições, 1 volume e 2 tonalidade
Ponte: Tremolo Standard
Tarraxas: Cromadas, blindadas
Escudo: Branco
Cores: Preto, vermelho metálico, pink, sunburst, creme, natural, azul transparente e azul metálico

A Tagima foi fundada nos anos 70, mas só em 1980 começou a fabricar instrumentos musicais!



A Tagima foi fundada nos anos 70, mas só em 1980 começou a fabricar instrumentos musicais!



O inicio

O Responsável por isso foi Seizi Tagima,Seizi passou a década de 80 fabricando guitarras com as próprias mãos pois sua marca ainda era de pequeno porte como uma espécie de Custom shop e aos poucos foi crescendo até que nos anos 90 ela cresceu bem mas devido uma ma administração a Tagima começou falir!


O recomeço

Com sérios problemas Seizi pensava em fechar as portas, mas foi então que em 1996 Seizi decidiu vender a Tagima para Ney Nakamura e a Tagima e passou a fazer parte da Marutec Indústria Comércio Importação Exportação Ltda.


Existiram boatos na época que a Tagima havia sido vendida para Coreanos quando na verdade não era nada disso com a Marutec vieram novos horizontes e guitarras Coreanas passaram a ser importados pela Tagima como forma de mais um atrativo Custo beneficio para o mercado nacional!

Desde então, "Tagima" passou a ser apenas uma marca fantasia, já que a empresa se chama Marutec.

Mas o Seizi Tagima continuou na empresa, como responsável pela luthieria e desenvolvimento de novos modelos.
Desde então, a empresa só cresceu, cada vez mais!

Mudou de endereço, aumentou e melhorou a linha, capacitou mais os funcionários e etc.

Em 2003 criaram linha Memphis, importada da China, mas mantiveram a linha Brasil, logicamente.

E em 2005, lançaram a linha Special, também importada da China, mas superior à Memphis.

E alinha Brasil passou a ganhar cada vez mais qualidade!

Novas mudanças


Em 2007, teve uma mudança na empresa, Seizi Tagima saiu, criando sua própria Custom Shop em São Paulo, e foi substituído pelo renomado luthier Márcio Zaganin, que dispensa apresentação.



Marcio fez uma "reviravolta" na linha, diminuindo o número de modelos e aumentando a qualidade, um bom exemplo é sua nova linha Premium.

Só queria salientar um ponto importante que sempre rola por aqui, muitos chegam aqui e dizem "a minha Tagima foi feita pelo próprio Seizi", quando não é coisa nenhuma,pois hoje existem pouquíssimas Tagimas dos anos 80 e a maior parte das que nos são apresentadas aqui no Fórum são de 2000 em diante são poucos hoje que possuem guitarras mais antigas que isso!

Hoje em dia, a Tagima possui uma tecnologia bem maior, possui um melhor tratamento das madeiras, melhor controle de qualidade, melhor qualidade de ferragens e captadores e ainda a inclusão de case na maioria dos modelos Brasil!

Por isso eu sempre digo e repito Isso essa coisa de "Hand Made in Brazil" é só um slogan, porque na verdade as Tagima Brasil sempre foram "hand made".

Muita gente por aí jura de pés juntos que as antigas eram melhores, mas eu também discordo!

Os motivos eu já disse: a fábrica está com uma tecnologia bem maior, controle de qualidade melhor, maior regularidade, melhor captação, peças bem melhores.

A meu ver, as atuais estão com outro nível!

Um exemplo da melhoria das peças: as antigas TG-635 vinham com ferragens "genéricas" (acho que da WSC) e captadores cerâmicos coreanos da WSC.

A T-735, que nada mais é que a substituta das antigas TG-635 (não confundir com a nova T-635, que é como se fosse uma reedição das antigas), tem uma ponte muito boa, tarraxas com trava muito boas e captadores de alnico Tagima by Cabrera.
Não tem nem comparação.

Já vi já tive e toquei em muita Tagima por ai por isso digo isso!

Pois bem hoje a Tagima já é uma marca consolidada no mercado nacional, atualmente vários profissionais da musica que a apóiam e são patrocinados por ela Tagima!

Mas ainda tem muito em que melhorar e aprimorar, mas como vivemos no Brasil isso se dará com o tempo!

Endorsees

História da Tagima KIKO+LOUREIRO

Kiko Loureiro (Angra)



História da Tagima Edu+ardanuy

Edu Ardanuy (Dr. Sin)

História da Tagima Juninho

Juninho Afram (Oficina G3)

História da Tagima Khallice

Marcelo Barbosa (Almah)

História da Tagima 286_834-mozart-mello

Mozart Mello


_________________
História da Tagima 2r6cwp2
Thiago A.P.
Thiago A.P.
Farrista desafio aceito!
Farrista desafio aceito!

Mensagens : 3066
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 27

Ir para o topo Ir para baixo

História da Tagima Empty Re: História da Tagima

Mensagem por ediv_diVad Sex Abr 13, 2012 7:55 pm

Thiago A.P. escreveu:História da Tagima 286_834-mozart-mello
Mozart Mello
História da Tagima 14551_ext_arquivo

_________________
História da Tagima 1rdPv
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos