A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Carta de Einstein sobre Deus é leiloada no eBay

3 participantes

Ir para baixo

Carta de Einstein sobre Deus é leiloada no eBay Empty Carta de Einstein sobre Deus é leiloada no eBay

Mensagem por Jamm Ter Out 09, 2012 1:55 pm

Carta de Einstein sobre Deus é leiloada no eBay

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Um ano antes de morrer, o célebre físico Albert Einstein escreveu, em 24 de março de 1954, uma carta ao filósofo judeu Eric B. Gutkind, expressando sua visão sobre o povo judeu, as religiões e a existência de Deus. O documento estará em leilão no eBay de 8 a 18 de outubro, com lance inicial de US$ 3 milhões (mais de R$ 6 milhões).

“Estamos excitados por oferecer a uma pessoa ou organização a oportunidade de possuir um dos documentos mais intrigantes do século 20″, disse Eric Gazin, presidente da Auction House (agência que está cuidando da venda), em entrevista ao LiveScience.

“Esta carta pessoal de Einstein representa um nexo entre ciência, teologia, razão e cultura”.

Einstein x Deus e as religiões

A carta era uma resposta do físico ao livro de Gutkind “Choose Life: The Biblical Call to Revolt” (“Escolha a Vida: A Chamada Bíblica à Revolta”), no qual o filósofo sustentava a ideia de que os judeus eram um povo de “alma incorruptível”. “A alma do povo judeu nunca foi uma alma de massas. A alma de Israel não poderia ser hipnotizada; nunca sucumbiu a ataques hipnóticos (…). A alma de Israel é incorruptível”, escreveu.

Einstein não concordava: “Para mim, a religião judaica é, da mesma forma que todas as outras, uma incarnação das superstições mais infantis. E o povo judeu, ao qual eu pertenço com boa vontade, e que tem uma mentalidade com a qual tenho uma afinidade profunda, não tem, para mim, uma qualidade que o difere de qualquer outro povo. Até onde minha experiência vai, ele também não é melhor que outros grupos humanos, embora esteja protegido dos piores cânceres por falta de poder. Fora isso, não consigo ver nada de ‘escolhido’ sobre ele”.

No final de sua vida, Einstein se mostrou contrário às religiões. Mas ele acreditava em Deus? Não exatamente, como se lê em uma carta escrita em 24 de março daquele mesmo ano: “Foi, é claro, uma mentira o que você leu sobre minhas convicções religiosas, uma mentira que foi repetida de forma sistemática. Eu não acredito em um Deus pessoal, nunca neguei isso, mas expressei de forma clara. Se algo em mim pode ser chamado de religioso, é minha ilimitada admiração pela estrutura do mundo que nossa ciência é capaz de revelar”.

Na carta a Gutkind, Einstein disse que a palavra “Deus” nada mais era do que “a expressão e produto da fraqueza humana, e a Bíblia, uma coleção de honoráveis, porém primitivas lendas que eram no entanto bastante infantis”.
Os souvenirs de Einstein

Em 2008, um comprador não identificado adquiriu a “carta sobre Deus” num leilão em Londres (Inglaterra) por 404 mil dólares (cerca de R$ 808 mil), valor 25 vezes maior do que o inicial estimado.

Atualmente, o documento está guardado em uma instituição acadêmica especializada em preservação de patrimônios culturais. Sua legitimidade não é questionada, e a carta ainda está em seu envelope original, com um carimbo e um selo de Princeton, Nova Jersey (EUA).

Em março deste ano, uma grande coleção de documentos pessoais e científicos do físico foi disponibilizada online, graças a um esforço conjunto da Albert Einstein Archives (da Universidade Hebraica de Jerusalém, Israel) e do Einstein Papers Project (do Instituto de Tecnologia da Califórnia, EUA). Entre os arquivos, está um dos três manuscritos originais contendo a famosa equação E = mc².

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Jamm
Jamm
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 18746
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Carta de Einstein sobre Deus é leiloada no eBay Empty Re: Carta de Einstein sobre Deus é leiloada no eBay

Mensagem por Quero Café Ter Out 09, 2012 9:27 pm

Gosto do Einstein na ciência, assim como gosto dos rockeiros fazendo rock. Quando inventam de tocar com orquestra ou quando inventam de fazer discurso político, dá merda.
Vide resposta do Freud que ele dá ao Einstein sobre o que os intelectuais podem fazer contra a guerra.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Carta de Einstein sobre Deus é leiloada no eBay Empty Re: Carta de Einstein sobre Deus é leiloada no eBay

Mensagem por Jamm Ter Out 09, 2012 10:20 pm

Hal 9000 escreveu:
Gosto do Einstein na ciência, assim como gosto dos rockeiros fazendo rock. Quando inventam de tocar com orquestra ou quando inventam de fazer discurso político, dá merda.
Vide resposta do Freud que ele dá ao Einstein sobre o que os intelectuais podem fazer contra a guerra.

tu não gosta do Metallica tocando com a orquestra sinfônica de san francisco? Very Happy
Jamm
Jamm
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 18746
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Carta de Einstein sobre Deus é leiloada no eBay Empty Re: Carta de Einstein sobre Deus é leiloada no eBay

Mensagem por ediv_diVad Ter Out 09, 2012 10:33 pm

Hal 9000 escreveu:Gosto do Einstein na ciência, assim como gosto dos rockeiros fazendo rock. Quando inventam de tocar com orquestra ou quando inventam de fazer discurso político, dá merda.
Vide resposta do Freud que ele dá ao Einstein sobre o que os intelectuais podem fazer contra a guerra.
Pô Hal, mas que diploma, profissão ou "estudo" tem que ter pra escrever uma carta sobre a sua percepção com Deus?

Acho que se ele tivesse tentado formular uma teoria ou racionalizar a parada, aí sim seria o tipo de mistura "que dá merda" que vc se referiu.

PS: Não conheço tal texto mencionado, seria parte deste aqui? [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Carta de Einstein sobre Deus é leiloada no eBay Empty Re: Carta de Einstein sobre Deus é leiloada no eBay

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos