5 itens ‘populares’ no exterior com status de luxo no Brasil
+10
Quero Café
Parallax
Chusma
Mononoke Hime
Jamm
zkrk
ediv_diVad
Mogur
L.Anne
Brainiac
14 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
5 itens ‘populares’ no exterior com status de luxo no Brasil
Infelizmente, o Brasil ainda tem aquele complexo de “vira-lata” e quase tudo que vem do exterior é visto como de melhor qualidade. A consequência disso é que muitas marcas que são consideradas baratas e populares no exterior chegam ao Brasil com status de luxo.
Resumindo: Compramos gato por lebre. Veja abaixo 5 itens ‘populares’ no exterior, mas com status de luxo no Brasil:
1. Cerveja – Heineken
Na época da faculdade, tive a oportunidade de conversar com estudantes de intercâmbio da Europa e eles me contaram uma coisa que me surpreendeu: a Heineken é uma das cervejas mais baratas da região e muita gente não gosta dela.
Isso foi algo inesperado porque, no Brasil, a Heineken é considerada uma marca “premium” e é mais cara do que as cervejas nacionais (até mais do que a Bohemia e Original).
A triste realidade é que pagamos caro pela “Kaiser holandesa” e acreditamos cegamente (não mais!) que estamos bebendo uma cerveja sofisticada.
2. Lanches – Mc Donald´s / Burger King
Quando trabalhei nos EUA, a minha primeira refeição foi no Mc Donald´s. O ambiente em si era bastante parecido, mas uma coisa me chamou a atenção: havia um morador de rua sentado na mesa ao lado comendo o mesmo lanche que o meu!
Eu fiquei surpreso porque, naquela época, comer no Mc Donald´s era um hábito dos brasileiros da classe média ou até média alta. Apesar de não ser exatamente um item de luxo, o fato é que os lanches são caros e nem todos podem pagar quase R$20 por um combo.
Enquanto que nos EUA, o Mc Donald´s é um lugar onde até moradores de rua podem comer, aqui no Brasil, chega a ser um símbolo de ascensão social, já que a nova “classe média” pode consumir algo que não podia antes.
3. Carros – Toyota Corolla / Honda Civic
Na minha opinião, esse é um dos maiores ‘luxos disfarçados’ da história brasileira! A situação é tão bizarra que os estrangeiros, simplesmente, não conseguem entender como o Corolla ou o Civic podem ser considerados carros da alta sociedade brasileira.
Nos EUA ou Europa, eles são tão baratos que muitos universitários compram como primeiro carro. Recomendo que leiam o artigo A notícia que me intrigou logo de manhã, em que comento sobre uma reportagem de um jornalista estrangeiro “indignado” com o mercado brasileiro de automóveis.
4. Roupas e acessórios – Gap / Guess
Sinto dizer às mulheres que a bolsa da Guess não é nenhum símbolo de status no exterior, pelo contrário: a marca é considerada uma das mais baratas e acessíveis à população. Diria que ela pode ser equiparada à Marisa aqui no Brasil.
Não é à toa que o americano que trabalhou comigo me disse que não entendia por que as mulheres brasileiras valorizavam tanto as roupas e bolsas da Guess.
5. Tênis – Nike / Adidas
Lembram-se do morador de rua que encontrei no Mc Donald´s? Pois bem, um outro detalhe me chamou a atenção: o tênis dele era melhor do que o meu! Enquanto eu usava um Nike basicão comprado no Brasil ao preço de ouro, ele usava um Nike Shox de 12 molas. Para se ter uma idéia, esse tênis custa em torno de R$500 no Brasil.
Ao contrário do que muitos podem pensar, nenhuma pessoa no exterior se sente melhor ou se vangloria por usar essas marcas. Elas são apenas populares e acessíveis. Nada demais.
Ninguém é assaltado por usar um tênis da Nike ou Adidas porque, provavelmente, o ladrão também tem um igual ou até melhor do que o seu!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Resumindo: Compramos gato por lebre. Veja abaixo 5 itens ‘populares’ no exterior, mas com status de luxo no Brasil:
1. Cerveja – Heineken
Na época da faculdade, tive a oportunidade de conversar com estudantes de intercâmbio da Europa e eles me contaram uma coisa que me surpreendeu: a Heineken é uma das cervejas mais baratas da região e muita gente não gosta dela.
Isso foi algo inesperado porque, no Brasil, a Heineken é considerada uma marca “premium” e é mais cara do que as cervejas nacionais (até mais do que a Bohemia e Original).
A triste realidade é que pagamos caro pela “Kaiser holandesa” e acreditamos cegamente (não mais!) que estamos bebendo uma cerveja sofisticada.
2. Lanches – Mc Donald´s / Burger King
Quando trabalhei nos EUA, a minha primeira refeição foi no Mc Donald´s. O ambiente em si era bastante parecido, mas uma coisa me chamou a atenção: havia um morador de rua sentado na mesa ao lado comendo o mesmo lanche que o meu!
Eu fiquei surpreso porque, naquela época, comer no Mc Donald´s era um hábito dos brasileiros da classe média ou até média alta. Apesar de não ser exatamente um item de luxo, o fato é que os lanches são caros e nem todos podem pagar quase R$20 por um combo.
Enquanto que nos EUA, o Mc Donald´s é um lugar onde até moradores de rua podem comer, aqui no Brasil, chega a ser um símbolo de ascensão social, já que a nova “classe média” pode consumir algo que não podia antes.
3. Carros – Toyota Corolla / Honda Civic
Na minha opinião, esse é um dos maiores ‘luxos disfarçados’ da história brasileira! A situação é tão bizarra que os estrangeiros, simplesmente, não conseguem entender como o Corolla ou o Civic podem ser considerados carros da alta sociedade brasileira.
Nos EUA ou Europa, eles são tão baratos que muitos universitários compram como primeiro carro. Recomendo que leiam o artigo A notícia que me intrigou logo de manhã, em que comento sobre uma reportagem de um jornalista estrangeiro “indignado” com o mercado brasileiro de automóveis.
4. Roupas e acessórios – Gap / Guess
Sinto dizer às mulheres que a bolsa da Guess não é nenhum símbolo de status no exterior, pelo contrário: a marca é considerada uma das mais baratas e acessíveis à população. Diria que ela pode ser equiparada à Marisa aqui no Brasil.
Não é à toa que o americano que trabalhou comigo me disse que não entendia por que as mulheres brasileiras valorizavam tanto as roupas e bolsas da Guess.
5. Tênis – Nike / Adidas
Lembram-se do morador de rua que encontrei no Mc Donald´s? Pois bem, um outro detalhe me chamou a atenção: o tênis dele era melhor do que o meu! Enquanto eu usava um Nike basicão comprado no Brasil ao preço de ouro, ele usava um Nike Shox de 12 molas. Para se ter uma idéia, esse tênis custa em torno de R$500 no Brasil.
Ao contrário do que muitos podem pensar, nenhuma pessoa no exterior se sente melhor ou se vangloria por usar essas marcas. Elas são apenas populares e acessíveis. Nada demais.
Ninguém é assaltado por usar um tênis da Nike ou Adidas porque, provavelmente, o ladrão também tem um igual ou até melhor do que o seu!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Brainiac- Farrista ninguém me alcança
- Mensagens : 15575
Data de inscrição : 29/11/2010
Idade : 35
Localização : Planeta Colu
Re: 5 itens ‘populares’ no exterior com status de luxo no Brasil
eu sempre acho comédia quando passo na frente de um McDonalds e vejo o pessoal lá com a maior pose como se estivesse em um restaurante alto padrão, quando na verdade estão comendo porcaria. E pagando caro por ela.
L.Anne- Farrista já viciei...
- Mensagens : 4404
Data de inscrição : 11/06/2010
Idade : 39
Localização : Mares do Sul
Re: 5 itens ‘populares’ no exterior com status de luxo no Brasil
Se for falar de carro, então...
Um Camaro, se não me engano, custa pouco mais de 40.000 dólares, e aqui no Brasil custa mais de 200.000 reais...
Um Camaro, se não me engano, custa pouco mais de 40.000 dólares, e aqui no Brasil custa mais de 200.000 reais...
_________________
Porque um homem que foge do seu medo pode descobrir que, afinal, apenas enveredou por um atalho para ir ao seu encontro. (J. R. R. Tolkien, em Os filhos de Húrin)
Mogur- Não tenho mais vida fora daqui
- Mensagens : 8799
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 45
Re: 5 itens ‘populares’ no exterior com status de luxo no Brasil
Ótimo tópico, eu já sabia disso aí, basicamente uma ferramenta do meu trabalho, mas na hora que li pensei assim: I LOVE PROPAGANDA E MARKETING.
Vamos abrir os olhos pras ilusões, não é uma marca estampada que vai definir a qualidade do produto (raros casos). Nesse sentido, nós somos o esgoto do mundo pagando por marcas cheias de truques que o primeiro mundo porcamente oferece.
É o "canto da sereia" meus amigos, já ouviram falar?
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Meu sonho é ser cool como esse cara..."
Vamos abrir os olhos pras ilusões, não é uma marca estampada que vai definir a qualidade do produto (raros casos). Nesse sentido, nós somos o esgoto do mundo pagando por marcas cheias de truques que o primeiro mundo porcamente oferece.
É o "canto da sereia" meus amigos, já ouviram falar?
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Meu sonho é ser cool como esse cara..."
ediv_diVad- Farrista além das fronteiras da sanidade
- Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010
Re: 5 itens ‘populares’ no exterior com status de luxo no Brasil
Mas entendo que se isso TE FAZ FELIZ, seja feliz, vá em frente, dê risada do amigo que usa tênis de uma marca sem status, veja como vc é grandão porque pagou 20 mil num relógio ou num almoço, só falta um retrato seu assim para que todos saibam o quanto você é feliz:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad- Farrista além das fronteiras da sanidade
- Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010
Re: 5 itens ‘populares’ no exterior com status de luxo no Brasil
A Apple é campeã disso,agora o iPhone 5 vem nesse valor absurdo e tem uma galera que realmente vai lá e compra, isso se chama "valor agregado", que pode ser desde o investimento em P&D, as ações de marketing ou outros que transformam a marca numa ideia ou conceito que vai direto pro nosso inconsciente.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Sim, a Veja pode servir de referência em alguns casos, por que eu deveria ignorar tudo o que ela publica só porque sua linha editorial é uma merda? Nada é absoluto, ok?
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Sim, a Veja pode servir de referência em alguns casos, por que eu deveria ignorar tudo o que ela publica só porque sua linha editorial é uma merda? Nada é absoluto, ok?
ediv_diVad- Farrista além das fronteiras da sanidade
- Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010
Re: 5 itens ‘populares’ no exterior com status de luxo no Brasil
O negócio do Iphone é algo meio relacionado a Status e fidelização dos clientes.
L.Anne- Farrista já viciei...
- Mensagens : 4404
Data de inscrição : 11/06/2010
Idade : 39
Localização : Mares do Sul
Re: 5 itens ‘populares’ no exterior com status de luxo no Brasil
Fidelização é cada vez mais estratégia pra qualquer marca...
ediv_diVad- Farrista além das fronteiras da sanidade
- Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010
Re: 5 itens ‘populares’ no exterior com status de luxo no Brasil
Nem todas.
Ninguém vê uma fidelização tão forte quanto se vê com a Apple.
Ninguém vê uma fidelização tão forte quanto se vê com a Apple.
L.Anne- Farrista já viciei...
- Mensagens : 4404
Data de inscrição : 11/06/2010
Idade : 39
Localização : Mares do Sul
ediv_diVad- Farrista além das fronteiras da sanidade
- Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010
Re: 5 itens ‘populares’ no exterior com status de luxo no Brasil
Em geral uso tênis da Rainha para correr, caminhar, eta. Francamente? Sempre atendeu minhas necessidades por um preço muito mais justo.
Esteticamente também não fica nada a perder para Nike ou Adidas... isso é só nome de marca que brasileirinho engole sem pensar criticamente.
É igual pagar caro por uma camisa pólo só por ter um jacaré minúsculo bordado nela...
Esteticamente também não fica nada a perder para Nike ou Adidas... isso é só nome de marca que brasileirinho engole sem pensar criticamente.
É igual pagar caro por uma camisa pólo só por ter um jacaré minúsculo bordado nela...
zkrk- Farrista desafio aceito!
- Mensagens : 3093
Data de inscrição : 01/07/2010
Re: 5 itens ‘populares’ no exterior com status de luxo no Brasil
Mogur tu que só bebe Heineken, vê se toma umas skol´s agora. kkk
Jamm- Farrista além das fronteiras da sanidade
- Mensagens : 18746
Data de inscrição : 18/06/2010
Re: 5 itens ‘populares’ no exterior com status de luxo no Brasil
Eu não sou ligada nessa coisa de marca, nunca fui... na adolescência eu quis comprar um walkmen Aiwa e juntei grana por meses, então depois da grana junta, comprei um som CCE que está funcionando até hoje na casa da minha madrasta...
Nessa época eu percebi que marca só te fazia sentir valorizado... mas pesava mais no seu bolso...
Nessa época eu percebi que marca só te fazia sentir valorizado... mas pesava mais no seu bolso...
Mononoke Hime- Farrista "We are the Champions"
- Mensagens : 7009
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 46
Localização : Floresta do Shishi-Gami
Re: 5 itens ‘populares’ no exterior com status de luxo no Brasil
Mononoke Hime escreveu:
Eu não sou ligada nessa coisa de marca, nunca fui... na adolescência eu quis comprar um walkmen Aiwa e juntei grana por meses, então depois da grana junta, comprei um som CCE que está funcionando até hoje na casa da minha madrasta...
Nessa época eu percebi que marca só te fazia sentir valorizado... mas pesava mais no seu bolso...
Sem contar que hoje em dia deve ser mais fácil encontrar autorizadas da CCE que da Aiwa.
Jamm- Farrista além das fronteiras da sanidade
- Mensagens : 18746
Data de inscrição : 18/06/2010
Re: 5 itens ‘populares’ no exterior com status de luxo no Brasil
Creio que essa diferenciação de preços é relativamente normal. Esses produtos são naturais de lá.
O contrário tb acontece. Um cara me disse uma vez que um melão é considerado item de rico no Japão, custando cerca de 700 dólares a unidade. Uma única banana custa 7 euros na Inglaterra. Enquanto o "lanche de pobre" lá é Mc Donalds, aqui é pastel frito com caldo de cana. Aposto que o pastel lá fora deve custar bem mais tb.
O contrário tb acontece. Um cara me disse uma vez que um melão é considerado item de rico no Japão, custando cerca de 700 dólares a unidade. Uma única banana custa 7 euros na Inglaterra. Enquanto o "lanche de pobre" lá é Mc Donalds, aqui é pastel frito com caldo de cana. Aposto que o pastel lá fora deve custar bem mais tb.
Chusma- Farrista Cheguei até aqui. Problem?
- Mensagens : 4701
Data de inscrição : 25/07/2010
Re: 5 itens ‘populares’ no exterior com status de luxo no Brasil
Jamm escreveu:Mogur tu que só bebe Heineken, vê se toma umas skol´s agora. kkk
Jamm, Heineken é minha preferida, mas eu costumo tomar com mais frequência Kaiser e Antactica SubZero.
Eu prefiro a Heineken pelo gosto mesmo, nunca fui atrás de status ou coisa parecida. Tempos atrás fiz um processo de degustação de cervejas com um amigo, e experimentamos várias marcas, nacionais e importadas, e a que eu gostei mais foi a Heineken. Eu gosto do sabor amargo dela.
A Budweiser é mais amarga que a Heineken. A Leffe é forte pra cacete! Parece até um licor...
Das nacionais, a Keiser é a que parece mais em gosto com a Heineken.
Outras que eu também gosto são a SubZero, a Stela Artois, a Dos Equis XX, Devasa,... Mas a Skol, aqui em BH, é MUITO ruim. Ela é MUITO aguada...
Mogur- Não tenho mais vida fora daqui
- Mensagens : 8799
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 45
Re: 5 itens ‘populares’ no exterior com status de luxo no Brasil
Mogur escreveuJamm escreveu:
Mogur tu que só bebe Heineken, vê se toma umas skol´s agora. kkk
Jamm, Heineken é minha preferida, mas eu costumo tomar com mais frequência Kaiser e Antactica SubZero.
Eu prefiro a Heineken pelo gosto mesmo, nunca fui atrás de status ou coisa parecida. Tempos atrás fiz um processo de degustação de cervejas com um amigo, e experimentamos várias marcas, nacionais e importadas, e a que eu gostei mais foi a Heineken. Eu gosto do sabor amargo dela.
A Budweiser é mais amarga que a Heineken. A Leffe é forte pra cacete! Parece até um licor...
Das nacionais, a Keiser é a que parece mais em gosto com a Heineken.
Outras que eu também gosto são a SubZero, a Stela Artois, a Dos Equis XX, Devasa,... Mas a Skol, aqui em BH, é MUITO ruim. Ela é MUITO aguada...
Eu não sou muito de beber, quando decido vou de brahma ,antratica e skol que pelo menos aqui não é aguada. rsrs.
Ás vezes uma malzebier pra adoçar a vida....kkk
Jamm- Farrista além das fronteiras da sanidade
- Mensagens : 18746
Data de inscrição : 18/06/2010
Re: 5 itens ‘populares’ no exterior com status de luxo no Brasil
Engraçado, eu acho a Heineken mais amarga que a Bud, mas essas são duas das melhores cervejas...
Nacionais curto Antarctica e Brahma.
Mas estando BEM gelada, não recuso nenhuma marca.
A questão é se o cara gosta do PRODUTO em si ou DA MARCA e seus atributos, são focos diferentes, tem muitos brandlovers por aí que sequer sabem os verdadeiros motivos do consumo. Apenas se sentem mais espertões, já que a marca tal também é consumida por espertões (processo de transferência).
Trabalhar no inconsciente das pessoas é uma coisa sensacional.
Nacionais curto Antarctica e Brahma.
Mas estando BEM gelada, não recuso nenhuma marca.
A questão é se o cara gosta do PRODUTO em si ou DA MARCA e seus atributos, são focos diferentes, tem muitos brandlovers por aí que sequer sabem os verdadeiros motivos do consumo. Apenas se sentem mais espertões, já que a marca tal também é consumida por espertões (processo de transferência).
Trabalhar no inconsciente das pessoas é uma coisa sensacional.
ediv_diVad- Farrista além das fronteiras da sanidade
- Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010
Re: 5 itens ‘populares’ no exterior com status de luxo no Brasil
Não gosto do gosto da cerveja. Por isso, nem bebo. Só suco e água de coco, kk.
Chusma- Farrista Cheguei até aqui. Problem?
- Mensagens : 4701
Data de inscrição : 25/07/2010
Re: 5 itens ‘populares’ no exterior com status de luxo no Brasil
ediv_diVad escreveu:
Engraçado, eu acho a Heineken mais amarga que a Bud, mas essas são duas das melhores cervejas...
Nacionais curto Antarctica e Brahma.
Mas estando BEM gelada, não recuso nenhuma marca.
A questão é se o cara gosta do PRODUTO em si ou DA MARCA e seus atributos, são focos diferentes, tem muitos brandlovers por aí que sequer sabem os verdadeiros motivos do consumo. Apenas se sentem mais espertões, já que a marca tal também é consumida por espertões (processo de transferência).
Trabalhar no inconsciente das pessoas é uma coisa sensacional.
até Sol?
Jamm- Farrista além das fronteiras da sanidade
- Mensagens : 18746
Data de inscrição : 18/06/2010
Re: 5 itens ‘populares’ no exterior com status de luxo no Brasil
Chusma escreveu:
Não gosto do gosto da cerveja. Por isso, nem bebo. Só suco e água de coco, kk.
Eu também. Depende da companhia comigo, se a pessoa num quer beber eu passo a vez..
Jamm- Farrista além das fronteiras da sanidade
- Mensagens : 18746
Data de inscrição : 18/06/2010
Re: 5 itens ‘populares’ no exterior com status de luxo no Brasil
Até Sol, Jamm. Inclusive, prefiro essa marca a Kaiser ou Skol...
ediv_diVad- Farrista além das fronteiras da sanidade
- Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010
Re: 5 itens ‘populares’ no exterior com status de luxo no Brasil
Mononoke Hime escreveu:...comprei um som CCE que está funcionando até hoje na casa da minha madrasta...
Deveria ganhar um prêmio da CCE.
Re: 5 itens ‘populares’ no exterior com status de luxo no Brasil
No Brasil, paga-se preço de produto "premium" em produto comum.
Tenho dito isso há muito temos.
Temos que criar a cultura do boicote por aqui.
Tenho dito isso há muito temos.
Temos que criar a cultura do boicote por aqui.
Quero Café- Farrista "We are the Champions"
- Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral
Re: 5 itens ‘populares’ no exterior com status de luxo no Brasil
Chusma escreveu:Creio que essa diferenciação de preços é relativamente normal. Esses produtos são naturais de lá.
O contrário tb acontece. Um cara me disse uma vez que um melão é considerado item de rico no Japão, custando cerca de 700 dólares a unidade. Uma única banana custa 7 euros na Inglaterra. Enquanto o "lanche de pobre" lá é Mc Donalds, aqui é pastel frito com caldo de cana. Aposto que o pastel lá fora deve custar bem mais tb.
Conheci uma portuguesa que veio estudar aqui, e voltou pra Portugual levando alguns pares de Melisa e chinelo Havaiana, aqui os produtos dessas marcas são mais baratos que em Portugal. (ainda assim acho absurdo pagar mais que 10 reais numa sandália de borracha...)
Quanto a Heiniken vale lembrar que as vezes depende muito do local onde a cerveja é feita, marcas mundiais em geral se adaptam ao gosto dos países que a recebem, exemplo clássico é o Mac Café, que foi criado porque os frances odeiam Mac Donalds. Pode ser que Heiniken tenha um gosto diferente de onde ela vendida mais barata (o que ainda assim não justifica o preço).
De qualquer forma Skol/budwiser só não não são as piores cervejas do universo porque existem coisas do tipo Colônia... e entre Heineken a Antartica Original eu fico com a Original...
Curiosidade: Já ouvi dizer que na Argentina comer Mac Donalds é sinônimo de um status um pouquinho mais alto do que comer lixo...
Dona Sancha- Farrista Ribombando nas Galáxias
- Mensagens : 332
Data de inscrição : 14/06/2010
Idade : 34
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» Com cortes orçamentários, 007 abandona filmagens no exterior
» Cuba vai acabar com autorização prévia para viagens ao exterior
» Caso da TV de R$ 279,00 repercute no exterior: “Brasileiros são desonestos, merecem os políticos que têm”
» Ditados populares e provérbios
» As 25 senhas mais populares de 2012
» Cuba vai acabar com autorização prévia para viagens ao exterior
» Caso da TV de R$ 279,00 repercute no exterior: “Brasileiros são desonestos, merecem os políticos que têm”
» Ditados populares e provérbios
» As 25 senhas mais populares de 2012
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|