A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

10 anos do Orkut, rede só sobrevive graças a fóruns

4 participantes

Ir para baixo

10 anos do Orkut, rede só sobrevive graças a fóruns Empty 10 anos do Orkut, rede só sobrevive graças a fóruns

Mensagem por Parallax Sex Jan 24, 2014 1:02 pm

10 anos do Orkut, rede só sobrevive graças a fóruns 16103094

Em 24 de janeiro de 2004, entrava no ar um site em tons de azul e lilás que revolucionaria a vida do brasileiro na internet. Naqueles primeiros meses do ano, o Orkut era uma ferramenta à qual só se tinha acesso via convite: e como eram desejados esses convites.

Dez anos depois, a ascensão do Facebook varreu as comunidades, onde agora restam lembranças e debates nostálgicos sobre a própria ferramenta. Contudo, ainda há espaço para fóruns de grupos segmentados.

A pesquisadora e professora da Universidade Católica de Pelotas Raquel Recuero afirma que o abandono do que já foi a maior rede social em número de brasileiros tem a ver com uma tendência natural na internet de evolução e substituição.

– Esse movimento de migração sempre existe porque as pessoas vão passando por fases na vida e fazendo uso diferenciado das redes. Por exemplo, um adolescente não faz o mesmo uso que um adulto – explica.

O empresário Guilherme Marin, 31 anos, criou a comunidade “Me Caiu os Butiá do Bolso” no final de 2004. Em pouco tempo, o grupo já tinha mais de 200 mil pessoas com cerca de 500 posts por dia.

– Eu recebia uns dez pedidos de amizade por semana só por causa da comunidade. Tentaram me comprar ela umas três vezes. O motivo, eu nunca perguntei, mas acabei nunca vendendo. Eu até não dava muita importância, mas para alguns era importante, tinha que ficar apagando tópicos, apaziguando algumas discussões – conta Marin, que agora não usa mais a antiga rede, apenas o Facebook.

As mudanças de tecnologia também proporcionaram a migração. O Facebook e outras redes como Whatsapp e Vine tiveram crescimento grande em número de usuários a partir da popularização dos smartphones, conta a pesquisadora.

– O brasileiro meio que desabrochou na internet por meio do Orkut e dessas ferramentas, isso gera uma educação de uso. Toda ferramenta tem um tempo de vida, se não inovar morre. O Google resolveu não investir e o Orkut acabou perdendo importância – diz Recuero.

Faz pouco tempo que o Orkut deixou de ser a rede social mais popular no Brasil. Apenas em setembro de 2011 o site de Mark Zuckerberg conquistou o coração da maioria dos internautas por aqui. Mais de dois anos depois, de acordo com uma pesquisa feita com jovens de 15 a 29 anos de Rio Grande do Sul e Santa Catarina, 99,5% dos que usam redes sociais estão no Facebook, enquanto o velho Orkut não aparece nem entre as dez mais acessadas.

Mesmo assim, há quem visite a rede com regularidade. As comunidades de times de futebol, por exemplo, têm centenas de tópicos de discussão atualizados diariamente.

– Uso normalmente para acompanhar os comentários ao vivo dos outros colorados durante os jogos. Funciona como um bate-papo – conta o estudante de engenharia civil Bruno Schneider. Hoje com 19 anos, ele criou o perfil aos 10.

Outro grupo que se reúne no deserto lilás é o dos fãs de anime. O ator e locutor Alexsandro de Magalhães, 20 anos, diz que acompanha a comunidade “Naruto Dublado Datte Bayo” tanto para comentar os episódios com os amigos, quanto para falar também de temas do cotidiano.

–  Ainda rola muita conversa interessante por lá – garante.

O estudante de história, Ian Linck, 22 anos, é um defensor da rede. Ele acredita que o antigo site é mais interessante para troca de ideias.

– Acho uma pena que as pessoas saíram do Orkut só por moda. Tinha gente que usava todos os dias o Orkut e deletou seu perfil, migrando para o Facebook só para ficar na moda. Dava para ter mantido as duas coisas perfeitamente – reclama.

Facebook pode perder 800 milhões até 2017

Passear pelas páginas do que já foi um lugar que se frequentou todos os dias é como ir à antiga escola. O lugar guarda fotos desatualizadas de amigos próximos, depoimentos melosos de quem não se vê há anos – muitas vezes, identificados apenas como anônimos, graças ao “orkutcídio” em massa – e gírias antigas e datadas que fazem o passeio parecer uma grande reprise de novela. Mas, isso faz com que a rede tenha virado um arquivo de imagens e costumes de um passado recente.

– Essa característica de arquivo é de toda a rede. O Facebook também pode virar isso – diz Raquel.

A evolução das redes e as crescentes reclamações podem fazer do Facebook a próxima vítima da gangorra virtual. Um estudo da Universidade de Princeton divulgado ontem diz que, até 2017, 80% dos usuários devem deixar a rede de Zuckerberg. Isso significa uma batida em retirada de 800 milhões de pessoas.

Os antigos hábitos

Só add com scrap
Quer dizer que a pessoa só aceitaria seu pedido de amizade mediante um recado deixado no “scrapbook”, que era como o que hoje é o mural de alguém no Facebook.

Comunidades
Tudo virava motivo para comunidades, até grandes sandices como o grupo “Não Fui Eu, Foi Meu Eu Lírico”, que os membros usavam como uma espécie de confessionário.

Pirataria
Outro uso frequente da rede era para a troca de links para download ilegal de filmes e música. A comunidade “Discografias”, uma das maiores da rede, foi inclusive alvo de denúncias.

Sou seu fã
No Orkut, o flerte era através da franca distribuição de gelinhos (cool – legal, em inglês), estrelinhas, com as quais o usuário se declarava fã, e os autoexplicativos corações.

Crush list
Muito antes do Tinder, o Orkut também foi cupido. Se o usuário marcasse algum amigo na sua crush list e o alvo o marcasse de volta, o site avisava os dois.

Confira a trajetória

2004
O Orkut é lançado no dia 24 de janeiro pelo Google. Batizado com o nome do chefe da equipe do projeto, o turco Orkut Büyükkökten, o site tem como foco os usuários dos Estados Unidos. No dia 5 de abril, aparece a versão em português.

2005
Em abril é lançada a verão em português. Testimonials viram depoimentos e scraps passam a ser recados. Era o que faltava para os brasileiros aderirem de vez à rede. Em entrevista à Folha de São Paulo, o criador do site afirma não entender o sucesso do Orkut no Brasil.

2008
O Google anuncia que o Orkut passará a ser administrado pela filial brasileira da companhia.

2010
O Orkut tem 32 milhões de usuários no Brasil e é o terceiro site mais visitado pelos internautas no país, atrás apenas do Google Brasil e do Google.

2011
Os brasileiros são a metade dos usuários do Orkut no mundo todo. Em segundo lugar fica a Índia, com 20%, e em terceiro os Estados Unidos, com 17%. A popularidade do Facebook começa a aumentar e, em outubro deste ano, o número de acessos ao Orkut começa a declinar.

2012
O Facebook ultrapassa o Orkut em número de usuários, chegando aos 36 milhões de visitantes em janeiro. A rede social azul e rosa começa a cair em desuso.

2013
O número de acessos ao Orkut fica em 6 milhões no mês de dezembro – número que, embora pequeno se comparado ao auge da rede social, revela que o site ainda possui usuários ativos e cativos. De acordo o site eMarketer, a rede social é quinta mais utilizada no país, atrás do Facebook, Youtube, Badoo e Google+.

AS 10 MAIORES COMUNIDADES DO ORKUT HOJE

Mesmo com o número de visitantes reduzido atualmente, o Orkut ainda conta com comunidades com até 6 milhões de membros – isso porque muitos usuários nunca chegaram a deletar seus perfis na rede. Confira a lista dos 10 fóruns com maior número de participantes.

1- Eu Odeio Acordar Cedo - 6,1 milhões de membros

10 anos do Orkut, rede só sobrevive graças a fóruns 16100402

2 - Eu amo a minha MÃE! - 4,5 milhões de membros

10 anos do Orkut, rede só sobrevive graças a fóruns 16099952

3 - Te incomodo?? Que peeena!!! - 4,3 milhões de membros

10 anos do Orkut, rede só sobrevive graças a fóruns 16099966

4 - Eu amo chocolate! - 3,6 milhões de membros

10 anos do Orkut, rede só sobrevive graças a fóruns 16100333

5 - Deus me disse: desce e arrasa! - 3,5 milhões de membros

10 anos do Orkut, rede só sobrevive graças a fóruns 16099958

6 - Amigos também dizem "eu te amo" - 3,3 milhões de membros

10 anos do Orkut, rede só sobrevive graças a fóruns 16099945

7 - Mulher não se pega, conquista! - 2,9 milhões de membros

10 anos do Orkut, rede só sobrevive graças a fóruns 16100324

8 - Tenho ciúmes de quem amo - 2,6 milhões de membros

10 anos do Orkut, rede só sobrevive graças a fóruns 16100397

9 - Amo ouvir música alta - 2,6 milhões de membros

10 anos do Orkut, rede só sobrevive graças a fóruns 16099936

10 - Eu amo o meu pai! - 2,4 milhões de membros

10 anos do Orkut, rede só sobrevive graças a fóruns 16099933

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2014/01/no-aniversario-de-dez-anos-orkut-so-sobrevive-gracas-a-foruns-4398364.html
http://kzuka.clicrbs.com.br/noticia/2014/01/10-anos-do-orkut-relembre-comunidades-e-fatos-que-marcaram-a-rede-social-4397833.html
Parallax
Parallax
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4609
Data de inscrição : 10/06/2010
Idade : 41

https://www.shareflash.xyz/portal

Ir para o topo Ir para baixo

10 anos do Orkut, rede só sobrevive graças a fóruns Empty Re: 10 anos do Orkut, rede só sobrevive graças a fóruns

Mensagem por elcioch Sex Jan 24, 2014 2:19 pm

nunca entendia essa coisa, mas quando entrei e vi que era uma bosta!
comunidade e mais comunidades que não tinha nada.
só uma pagina imbecil dizendo que era uma pagina voltada somente para este tema, sem conteúdo e tão pouco conseguia conversar com alguém sobre tal MERDA!
elcioch
elcioch
Estou chegando lá
Estou chegando lá

Mensagens : 5875
Data de inscrição : 14/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

10 anos do Orkut, rede só sobrevive graças a fóruns Empty Re: 10 anos do Orkut, rede só sobrevive graças a fóruns

Mensagem por marcelo l. Sex Jan 24, 2014 2:58 pm

Eu fui membro por 4 dias do orkut, mas tinha as comunidades de filmes, principalmente, indiano era muito boa, quando fecharam só para membros tive que fazer conta, como não me aceitaram deletei a conta.

E tinha algo que eu via nos blogs que acompanhava a denúncia no orkut era muito forte, sumia-se os links e falava que foi por causa do orkut, por isso muito gente acabava abandonando e quando abriu o face migrou.
marcelo l.
marcelo l.
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 6877
Data de inscrição : 15/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

10 anos do Orkut, rede só sobrevive graças a fóruns Empty Re: 10 anos do Orkut, rede só sobrevive graças a fóruns

Mensagem por Jamm Sex Jan 24, 2014 9:17 pm

eu devo ser uma espécie de profeta, por que quando isso nasceu eu torci o nariz por que tinha uma cara de merda. kkkkkkk
Jamm
Jamm
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 18745
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

10 anos do Orkut, rede só sobrevive graças a fóruns Empty Re: 10 anos do Orkut, rede só sobrevive graças a fóruns

Mensagem por Jamm Sex Jan 24, 2014 9:19 pm

Orkut completa 10 anos com audiência pequena, mas à frente do Google+

Criada em 24 de janeiro de 2004, a rede social Orkut completa dez anos nesta sexta-feira (24). O serviço, que já foi a rede social mais popular do Brasil, hoje tem audiência pequena. O Orkut, no entanto, ainda é maior no Brasil do que o Google+, rede social mais promovida pelo Google.

Segundo dados da Serasa Experian Hitwise, o Orkut teve apenas 0,64% de todas as visitas em redes sociais no mês de dezembro no País. O serviço fica em sétimo lugar do ranking, bem atrás dos líderes Facebook (68%) e Youtube (21,1%) e abaixo também de Twitter (1,77%), Ask.FM (1,69%), Yahoo Answers (0,97%) e Instagram (0,67%). O serviço, entretanto, está à frente do Google+, que obteve 0,47% das visitas, de acordo com a Hitwise.

O Google+ é a rede social em que o Google concentra todos os seus esforços. Aos poucos, ela está sendo integrada a outros serviços muito populares do Google, como Gmail e Youtube. Mas, de acordo com os dados da Hitwise, todo esse esforço ainda não se traduziu em audiência no País.


10 anos do Orkut, rede só sobrevive graças a fóruns Orkut


ó i ó, zumbi na frente do google+
Jamm
Jamm
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 18745
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

10 anos do Orkut, rede só sobrevive graças a fóruns Empty Re: 10 anos do Orkut, rede só sobrevive graças a fóruns

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos