A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Religião] Sobre o paganismo (e neopaganismo)

Ir para baixo

[Religião] Sobre o paganismo (e neopaganismo) Empty [Religião] Sobre o paganismo (e neopaganismo)

Mensagem por Wally_Gator Sex Jun 27, 2014 2:51 pm

Então gente, há tempos que eu penso em conversar com vocês sobre espiritualidade e religião. Conversar mesmo, em cima de questões e inspirações, nada pra doutrinar ninguém.

Sempre gostei de assuntos espirituais e místicos, sempre, desde criança e continuo gostando, a ponto de saber lidar com pensamentos diversos do meu sobre esse assunto, mesmo com preconceitos e superstições. Um tema que me acompanha desde a adolescência é o Paganismo (ou ao que as pessoas se referem como Neo-paganismo). Sim, talvez como a maioria, também descobri o assunto do paganismo através de referências bastante modernas como a já popular religião "Wicca", livros de ocultismo, e muitas, muitas, referências fantásticas.

Ainda que muita fantasia e faz-de-conta circulem o assunto do paganismo ele sempre me fascinou. Eu simplesmente amo mitologias e relatos de tradições e culturas pré-cristãs - na verdade, é um assunto tão forte e tão vivo pra mim que me parece que em algum lugar da minha alma este assunto sempre me chama. Sei que as pessoas podem argumentar que se trata de um fascínio que desenvolvi pela cultura da literatura fantástica, ou das ficções de RPG nos videogames; tudo bem, é um argumento bastante válido e até mesmo certo em um ponto de vista. O fato é que, no meu caso, esse fascínio tem sobrevivido ao tempo...

Enfim... já enrolei demais. Vamos ao ponto que me fez escrever aqui hoje.

Ultimamente estou acompanhando a sérieVikings, dirigida por Michael Hirst, uma excelente série, diga-se de passagem.  para quem acompanha sabe o quão significativas são as cenas onde há um choque cultural entre a crença dos pagãos escandinavos e a dos cristãos na Nortúmbria. Além do choque há momentos em que Hirst parece querer dar um contraste de significados mais profundos.

Spoiler:

Mesmo que haja muito sincretismo na tradição cristã, ainda assim pode se ter uma ideia de como os pagãos provavelmente lidavam com a morte, com o sentido de suas vidas, com seu ambiente e consigo mesmos. Isso pode ser visível até em outras religiões, como as asiáticas, por exemplo.

Minha questão é: mesmo sabendo que não se pode recuperar totalmente as tradições religiosas daquelas culturas pré-cristãs, ainda assim é possível recriar uma fé, ou ao menos costumes pagãos?

Obs.: Como "pagãs" seriam todas as religiões ou crenças que não pertençam grupo do islamismo, judaísmo e cristianismo.

Não sei se me fiz entender...mas tá feito... joguei a semente da discussão, vamos ver se vinga. xD
Wally_Gator
Wally_Gator
Farrista Não me manda sair do PC
Farrista Não me manda sair do PC

Mensagens : 572
Data de inscrição : 23/04/2013
Idade : 34
Localização : with the hobbits in Isengard.

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos