A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como o Heavy Metal virou um poço de conservadorismo

+2
Quero Café
Mogur
6 participantes

Ir para baixo

Como o Heavy Metal virou um poço de conservadorismo Empty Como o Heavy Metal virou um poço de conservadorismo

Mensagem por Mogur Ter Jan 20, 2015 8:43 am

PENSATAS – POR QUE TANTO METAL REAÇA?
OU "COMO O HEAVY METAL VIROU UM POÇO DE CONSERVADORISMO"
Posted by: Thiago Silva 15/12/2014

Por esses dias um amigo veio e me perguntou “Thiago, cê sabe por que o metal virou um antro de reacionarismo?” e deixa eu te dizer que esse lance ficou martelando na minha cabeça a ponto de incomodar, e muito. Mas pra poder chegar na minha resposta e explicar o porquê do meu incômodo com isso, é preciso um tiquinho de contextualização. Senta que lá vem história:

Eu cresci no meio do hardcore. Não com tanto envolvimento quanto eu gostaria, porque em Manaus sinto que a coisa toda não fruiu como deveria, sempre foram poucas as pessoas que se identificavam com meio, todo mundo meio que se conhece, muitos desencanaram, etc. Esse papo de cena que todo mundo sabe como é. Mas eu não estaria onde estou hoje, não seria quem eu sou e dificilmente pensaria como penso se não fosse pelo contato que tive com o punk logo cedo, lá por volta dos 13 anos, com hardcore melódico horrível e tal, o que já era um começo.

Com o tempo, fui me interessando por mais coisas dentro do punk, começando a ouvir as bandas mais barulhentas, a pirar em hardcore escandinavo, depois conhecendo crust, grindcore e tudo mais, passando também pela escola do hardcore americano, e também sempre de olho no que rolava no Brasil, sempre de olho nas letras, nos questionamentos, acabei me envolvendo com o straight-edge, segui vegan por uns bons anos, e não tenho vergonha nenhuma em admitir que bandas como o finado Point of No Return ajudaram a moldar minha visão do mundo.  Antes de me envolver com o metal, antes de qualquer coisa, essas bandas e suas referências (que me levaram a conhecer autores e pensamentos de esquerda) mostraram pra mim que poderia existir um mundo, por falta de termo melhor, mais  justo, mais civilizado, que respeitasse mais a individualidade do outro e ao mesmo sem tantas barreiras entre nós. O punk me mostrou que poderíamos e deveríamos debater de tudo.

Aí o que aconteceu? Apareceu o Darkthrone e me entortou a vida. O primeiro CD de metal que comprei na vida foi o grande Transylvanian Hunger, aquele que o Varg (Burzum) fez o favor de participar com algumas letras e cuja contracapa contava com a simpática mensagem Norsk Arisk Black Metal ou em bom português, Metal Negro Norueguês Ariano. Aos poucos fui me envolvendo com o metal, decididamente de trás pra frente, já que o que me interessava mesmo era o som bruto e áspero que eu encontrava nos discos de grindcore e no pouquinho de death metal que conhecia, só depois de velho (lá pra depois dos 20) fui ouvir heavy mesmo y otras cositas más. Obviamente, nesse tempo todo, a mentalidade punk continuava a de sempre, e supunha que no geral, o metal fosse algo tão ou mais “acolhedor” assim. Não era.

No metal é infelizmente um tanto quanto comum se deparar com posturas sexistas, retrógradas e completamente anacrônicas. Coisa que pra mim nunca fez sentido, porque como um gênero que tinha suas raízes também em gente sem grana e de classe operária poderia reproduzir qualquer discurso minimamente opressor?

E a resposta, pra mim, está aí justamente nessas origens. O metal, em linhas gerais, sempre foi um gênero mais fantasioso, de cunho decididamente mais hedonista e menos preocupado com a realidade. O metal, em essência, é usado como uma válvula de escape, e um gênero predominantemente masculino que ressalta o prazer de qualquer forma. Há toda uma virilidade inegavelmente envolvida na coisa, e junto dela, toda a negatividade que isso traz. Meu ponto é, que com poucas exceções, na média, o metal não é um espaço feito para o diálogo, não é aberto a isso, e por consequência seu público médio também não. Não há uma cultura nem mesmo de se reprimir atitudes escrotas (muitas vezes tratadas com uma leveza desnecessária, o bom e velho “passar um pano”), o que em gêneros mais extremos pode se tornar um problema dos maiores, quando valores deturpados de honra e glória acabam por assumir posição de destaque dentro de algo que não tem lá muitos outros pontos de referência.
Pode-se culpar o fã comum de heavy metal? Não, porque muitas vezes ele não teve o contato necessário com outros pontos-de-vista e acaba reproduzindo o que está ao seu redor, muitas vezes servindo como um reflexo cabeludo (e de camiseta preta) do que se encontra na sociedade como um todo, em que a revolta acaba por tomar os rumos mais errados possíveis.

Exemplos recentes? Tivemos o baterista do Korzus meio que defendendo Jair Bolsonaro após aquela infeliz declaração:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

E amigo, fica a dica: você não pode simplesmente sair ameaçando, mesmo que “de brinks” alguém de estupro. Não pode. E não pode tentar relativizar a falta de noção alheia também.

Tivemos também aquele incidente com o Test em SP, que independente das versões da história, culminam em um ponto só: fulano X bateu em fulano Y por conta de gênero musical (e ideologia), mostrando aí uma reação tão desproporcional a algo que só me faz pensar como o black metal, na minha opinião algo que trata muito mais de LIBERDADE individual que qualquer outra coisa, chegou de um jeito todo deturpado e besta aqui no Brasil, com tantas regrinhas e dogmas que a afirmação categórica de que tratam-se de uns crentes às avessas já não parece tão absurda. Outro exemplo mais antiguinho é o de quando Gaahl, vocalista da banda norueguesa Gorgoroth assumiu a homossexualidade e teve uma recepção mais ou menos nessa pegada aqui:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O que é bem louco se você parar pra pensar, vindo de gente que também sofre algum preconceito por parte da sociedade, que por vezes critica essa mesma sociedade, e que, no final das contas, reproduz o senso-comum dela mesma.

Minha conclusão?
¯\_(ツ)_/¯

Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Eu já gostei de heavy Metal na adolescência, hoje não gosto mais. Parte do texto não tenho o menor conhecimento, principalmente sobre as bandas citadas, mas acho que a discussão do autor é válida...

_________________
Porque um homem que foge do seu medo pode descobrir que, afinal, apenas enveredou por um atalho para ir ao seu encontro. (J. R. R. Tolkien, em Os filhos de Húrin)
Mogur
Mogur
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8799
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Como o Heavy Metal virou um poço de conservadorismo Empty Re: Como o Heavy Metal virou um poço de conservadorismo

Mensagem por Quero Café Ter Jan 20, 2015 10:46 am

O metal é conservador há muito tempo. 
O Metallica, por exemplo, lançou um disco do caralho como o álbum preto e muita gente chiou, um mais do caralho como Load e houve até gente que tenha joado discos fora como protesto, um bastante interessante como Lulu e mais gente chiando. Em contrapartida, outras bandas que prefiro não mencionar lançam discos bons, mas que não deixam de ser arremedos de si mesmo de discos de vinte anos atrás, praticamente epígonos, e são aclamadas.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Como o Heavy Metal virou um poço de conservadorismo Empty Re: Como o Heavy Metal virou um poço de conservadorismo

Mensagem por Quero Café Ter Jan 20, 2015 10:48 am

Tem gente que chia até com o sepultura

P.S. não li a matéria ainda.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Como o Heavy Metal virou um poço de conservadorismo Empty Re: Como o Heavy Metal virou um poço de conservadorismo

Mensagem por Quero Café Ter Jan 20, 2015 11:06 am

Mas isso não é só no metal.
Muita gente chiou por causa de um disco muito bom como o Pop do U2.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Como o Heavy Metal virou um poço de conservadorismo Empty Re: Como o Heavy Metal virou um poço de conservadorismo

Mensagem por Quero Café Ter Jan 20, 2015 11:09 am

Fora a quantidade de gente que escuta Led Zeppelin, AC/DC, Door e Pink Floyd até hoje, mas simplesmente ignora White Stripes que aliás já é passado.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Como o Heavy Metal virou um poço de conservadorismo Empty Re: Como o Heavy Metal virou um poço de conservadorismo

Mensagem por Victor Pax Ter Jan 20, 2015 11:22 am

Lembro na faculdade que um metaleiro cheio de tatuagem e cabelo comprido veio me chamar a atenção por estar lendo uma HQ do Sandman, dizendo que esperava mais de mim e de como estava decepcionado.
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como o Heavy Metal virou um poço de conservadorismo Empty Re: Como o Heavy Metal virou um poço de conservadorismo

Mensagem por Quero Café Ter Jan 20, 2015 5:08 pm

Lido.
Antes de ler o texto, imaginei que se tratava de um conservadorismo estético, mas parece que na verdade se trata de um conservadorismo político.
Nunca me detive na relação entre o metal, o punk e o rock and roll and geral com a política. Isso rola sim. Mas é injusto dizer que punk = esquerdismo e metal = direitismo. Não conheço muito para falar, então vou ficar no achismo até porque eu entendo muito pouco tanto de política quanto de bandas ligadas a ela. Acho que no geral, o punk e o metal são pouco preocupados com política. O punk tem um pouco mais de relação sim com a política do que o metal.
Há um punk de esquerda, essas bandas são mais ou menos óbvias, mas há um também de direita mais ou menos ligado aos movimentos neo-nazistas. Eu me lembro disso quando houve aqueles lances de neo-nazismo no Brasil. Vi que havia rock and roll no meio e pesquisei bem superficialmente. Não sei direito se era punk ou hardcore, mas essas coisas são próximas uma da outra.
Não me lembro de bandas de metal ligadas a esquerdismo, a maioria não tem relação com ela, algumas das que possuem parecem não ter relação com movimentos diretamente neonazistas, mas alguma relação com movimentos racistas. Essas bandas são de algumas daquelas regiões que foram mencionadas, mas nem todas as bandas de lá são assim e esse fenômeno não é exclusivo de lá. Descobri um pouco a respeito dessas bandas quando assisti a alguns documentários sobre metal mormente alguns feitos por um sociólogo americano.
Esse é um assunto interessante.
...
Sobre o caso Maria do Rosário com o Bolsonaro.
Eu não defendo o Bolsonaro, ele foi um babaca nesse caso, mas esse pessoal de esquerda também também fica nesse fusuê contra o cara sem reconhecer sua parte. A deputada foi lá provocar o sujeito. Para mim, foi um toma lá, dá cá. E deveria ficar nisso.

P.S. Texto bem no improviso.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Como o Heavy Metal virou um poço de conservadorismo Empty Re: Como o Heavy Metal virou um poço de conservadorismo

Mensagem por Quero Café Ter Jan 20, 2015 5:21 pm

Acho que talvez o baterista da banda Korzus nem tenha tido a intenção de manifestar uma posição política conservadora, talvez ele simplesmente tenha uma simpatia pela figura do Bolsonaro para além da política em si. Já vi isso algumas vezes. Mas é claro que os esquerdistas vão interpretar isso como conservadorismo. Eu diria que é mais uma identificação de outra natureza, mas uma identificação próxima à que algumas pessoas tem com figuras como o Enéas. Talvez imaginem uma espécie de herói íntegro e gostem do alarde que eles fazem. Ou não, posso estar errado também.
Seria interessante, por outro lado, pensar que tipo de relação o conservadorismo estético pode ter com o conservadorismo político ou até que ponto o conservadorismo estético pode aproximar de forma inconsequente pessoas do conservadorismo político. (Não estou tomando posição aqui.).
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Como o Heavy Metal virou um poço de conservadorismo Empty Re: Como o Heavy Metal virou um poço de conservadorismo

Mensagem por Quero Café Ter Jan 20, 2015 5:23 pm

Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Como o Heavy Metal virou um poço de conservadorismo Empty Re: Como o Heavy Metal virou um poço de conservadorismo

Mensagem por Mogur Ter Jan 20, 2015 5:29 pm

Eu também tenho pouco conhecimento sobre os movimentos punk e de metal. O pouco que sei é com relação aos punks ligados aos movimentos neo-nazistas. Achei interessante essa comparação porque tenta mostrar que mesmo um grupo "isolado" e, talvez, "repreendido" pelo restante da sociedade não possui um pensamento libertário, mas sim conservador.

Acho que o movimento punk tradicional está mais voltado para o anarquismo!

_________________
Porque um homem que foge do seu medo pode descobrir que, afinal, apenas enveredou por um atalho para ir ao seu encontro. (J. R. R. Tolkien, em Os filhos de Húrin)
Mogur
Mogur
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8799
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Como o Heavy Metal virou um poço de conservadorismo Empty Re: Como o Heavy Metal virou um poço de conservadorismo

Mensagem por Quero Café Ter Jan 20, 2015 6:40 pm

Eu acho que o texto em questão associou depressa demais metal a conservadorismo por causa de um sujeito e associou igualmente rápido demais defender Bolsonaro no caso contra a Maria do Rosário à mesma posição política.
Principalmente o segundo aspecto, parece mais revelador da própria posição do autor do texto e em menor medida do próprio esquerdismo do que do conservadorismo.
Parece uma exegese um tanto autoritária, pouco embasada e unidimensional da fala alheia.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Como o Heavy Metal virou um poço de conservadorismo Empty Re: Como o Heavy Metal virou um poço de conservadorismo

Mensagem por Questao Ter Jan 20, 2015 7:15 pm

Schopenhaler escreveu:Eu acho que o texto em questão associou depressa demais metal a conservadorismo por causa de um sujeito e associou igualmente rápido demais defender Bolsonaro no caso contra a Maria do Rosário à mesma posição política.
Principalmente o segundo aspecto, parece mais revelador da própria posição do autor do texto e em menor medida do próprio esquerdismo do que do conservadorismo.
Parece uma exegese um tanto autoritária, pouco embasada e unidimensional da fala alheia.

concordo plenamente cara, pelo menos os metaleiros daqui por exemplo são todos em sua grande maioria da esquerda, grande parte ateus, mas chamam todo mundo de filho da puta para baixo também.

achei o artigo bem sensacionalista e preconceituoso o que é irônico já que o escritor se diz metaleiro, quis mais é usar os metaleiros como uma especie de desculpa para suas ideias pessoais


Última edição por Questao em Ter Jan 20, 2015 8:05 pm, editado 1 vez(es)

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como o Heavy Metal virou um poço de conservadorismo Empty Re: Como o Heavy Metal virou um poço de conservadorismo

Mensagem por n-rod Ter Jan 20, 2015 8:02 pm

o pior do heavy metal são os metaleiros,ou headbangers,
como o pior dos animes são os otakus,
o pior dos games são os gamers,
o pior dos quadrinhos são os fanboys...
e por aí vai.

eu em anos de convívio com pessoas ligadas ao metal, nunca vi nenhuma inclinação do gênero com qualquer tipo de corrente política.
particularmente, sempre considerei a cultura headbangers como ateísta e apolítica, ou anarquista, sei lá.
mas as pessoas tem liberdade de pensar e expressarem o que bem entendem, e isso incomoda muita gente hoje em dia.
n-rod
n-rod
Farrista o que está acontecendo comigo?
Farrista o que está acontecendo comigo?

Mensagens : 1658
Data de inscrição : 13/06/2010
Idade : 38
Localização : planeta terra

http://nrodzine.wix.com/nrodcomics

Ir para o topo Ir para baixo

Como o Heavy Metal virou um poço de conservadorismo Empty Re: Como o Heavy Metal virou um poço de conservadorismo

Mensagem por ediv_diVad Ter Jan 20, 2015 8:07 pm

Os punks geralmente são anti-nazistas, mas é claro que tem as ramificações com os nazi-punks: "neo-nazistas que fazem parte da subcultura punk."

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como o Heavy Metal virou um poço de conservadorismo Empty Re: Como o Heavy Metal virou um poço de conservadorismo

Mensagem por Mogur Qua Jan 21, 2015 6:03 am

Tenho encontrado mais informação que tenta ligar os movimentos punk, metal, ..., com o conservadorismo político...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Mas parece que o mais sensato é esse texto:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

O interessante disso tudo é que pessoas ligadas ao Heavy Metal e Punk deveriam ser de esquerda, já que esses movimentos foram criados a partir da insatisfação com o Sistema. Mas parece que existem pessoas que não possuem essa noção.

Uma coisa que tenho visto muito atualmente, e que é um equívoco muito grande, é a interpretação do anarquismo como sendo "rebeldia". Acredito que a maioria dos punks, que são rebeldes, isso é fácil de perceber, não são anarquistas, ou acham que são, porque o anarquismo está longe de ser uma "rebeldia" ou uma "desorganização". Tenho uma convicção forte de que a maioria dos punks sequer sabem quem foi Bakunin...

_________________
Porque um homem que foge do seu medo pode descobrir que, afinal, apenas enveredou por um atalho para ir ao seu encontro. (J. R. R. Tolkien, em Os filhos de Húrin)
Mogur
Mogur
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8799
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Como o Heavy Metal virou um poço de conservadorismo Empty Re: Como o Heavy Metal virou um poço de conservadorismo

Mensagem por Questao Qua Jan 21, 2015 12:32 pm

Mogur escreveu:Tenho encontrado mais informação que tenta ligar os movimentos punk, metal, ..., com o conservadorismo político...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Mas parece que o mais sensato é esse texto:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

O interessante disso tudo é que pessoas ligadas ao Heavy Metal e Punk deveriam ser de esquerda, já que esses movimentos foram criados a partir da insatisfação com o Sistema. Mas parece que existem pessoas que não possuem essa noção.

Uma coisa que tenho visto muito atualmente, e que é um equívoco muito grande, é a interpretação do anarquismo como sendo "rebeldia". Acredito que a maioria dos punks, que são rebeldes, isso é fácil de perceber, não são anarquistas, ou acham que são, porque o anarquismo está longe de ser uma "rebeldia" ou uma "desorganização". Tenho uma convicção forte de que a maioria dos punks sequer sabem quem foi Bakunin...

como a maioria das pessoas que escutam um estilo musical, elas escutam porque acham legal, simples assim, não tem interesse em se aprofundar, alguns se vestem com o estilo porque acham legal e talz, uma pequena minoria mesmo segue alguma especie de ideologia, por isso acho esse tipo de materia idiota

quer dizer que todo mundo que escuta mpb vai adotar a ideologia de vida do noel rosa? de ser "malandro" ou terá a mesma visão de mundo dele? serei eu um crente em Odin porque o manowar acredita e escuto a musica deles? acho uma regressão total esse tipo de analogia, esse negocio de associar musica com visão politica para mim não tem sentido, me desculpe se ofendi alguém falando isso

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como o Heavy Metal virou um poço de conservadorismo Empty Re: Como o Heavy Metal virou um poço de conservadorismo

Mensagem por Quero Café Qua Jan 21, 2015 7:10 pm

Acho que o punk e o metal são mais alienados (usemos esse termo à falta de outro melhor no momento) do que politizados. Acho que eventualmente são politizados.
Por isso, é de se como a vinculação dos dois à política deve ser pensada.
Talvez não seja diferente da vinculação da população como um todo à política.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Como o Heavy Metal virou um poço de conservadorismo Empty Re: Como o Heavy Metal virou um poço de conservadorismo

Mensagem por Mogur Qui Jan 22, 2015 6:54 am

Schopenhaler escreveu:Acho que o punk e o metal são mais alienados (usemos esse termo à falta de outro melhor no momento) do que politizados. Acho que eventualmente são politizados.
Por isso, é de se como a vinculação dos dois à política deve ser pensada.
Talvez não seja diferente da vinculação da população como um todo à política.

Sim, principalmente o movimento punk, que se associou desde cedo aos ideais anarquistas, mas com a diversidade de ramificações nos vários países, perdeu sua essência.

_________________
Porque um homem que foge do seu medo pode descobrir que, afinal, apenas enveredou por um atalho para ir ao seu encontro. (J. R. R. Tolkien, em Os filhos de Húrin)
Mogur
Mogur
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8799
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Como o Heavy Metal virou um poço de conservadorismo Empty Re: Como o Heavy Metal virou um poço de conservadorismo

Mensagem por Quero Café Qui Jan 22, 2015 12:59 pm

Eu queria dizer ainda algumas coisas, mas não disse porque poderia ser desagradável a alguns de nossos colegas, mas como diz uma fala atribuída a Aristóteles "amicus Plato, sed magis amica veritas".
Não acho que o punk e o metal sejam em essência "contra o sistema".
Acho que o punk tem uma verve niilista e o metal, que aliás é anterior ao punk, é uma consequência do projeto do rock and roll de ser cada vez mais barulhento.
Eu diria também que os dois estilos de música estão mais associados a "outsiders" do que a contestadores. Eventualmente, com a expansão do número de banda e de subgêneros, esses estilos se aproximaram da política.
Acho mais: essa forma de fazer ideologia com esses termos "fora do sistema", "contestador do sistema" e coisas do gênero muito pobre e imatura em termos intelectuais. Mesmo que não seja o assunto principal de interesse de alguém, uma pessoa que tenha algum interesse nisso deve ir além disso.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Como o Heavy Metal virou um poço de conservadorismo Empty Re: Como o Heavy Metal virou um poço de conservadorismo

Mensagem por Mogur Sex Jan 23, 2015 7:40 am

Mas dizer que eles são "outsiders" seria algo semelhando à "fora do sistema", não?

Quando se fala de "sistema" é referente ao sistema político-econômico-social, e, talvez, cultural. Acho que existem lugares que se pode aprofundar em uma discussão política, mas não acredito que seja aqui no farra. Este é um fórum generalista, e tenho observado que o pessoal costuma manter uma discussão política pouco profunda, então é desnecessário fazer isso. Se fosse um fórum direcionado exclusivamente para a política, seria outra coisa...

E, falando dos punks, eles próprios se dizem "contra o sistema". Eles próprios generalizam, mas de certa forma estão corretos. Talvez sejam "alienados", como você falou, mas é a forma como eles se expressam.

_________________
Porque um homem que foge do seu medo pode descobrir que, afinal, apenas enveredou por um atalho para ir ao seu encontro. (J. R. R. Tolkien, em Os filhos de Húrin)
Mogur
Mogur
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8799
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Como o Heavy Metal virou um poço de conservadorismo Empty Re: Como o Heavy Metal virou um poço de conservadorismo

Mensagem por Quero Café Sex Jan 23, 2015 1:01 pm

Não acho que "outsider" seja a mesma coisa que "fora do sistema" embora essas coisas guardem semelhanças notáveis. 
Concordo que o farra seja generalista, mas não acho que seja superficial. Acho que é profundo na medida que consegue ser e sempre com a possibilidade de ir mais longe.
E acho que "sistema" é um termo vago demais que costuma descrever muito mais diferentes grupos que utilizam esse vocábulo do que uma realidade política e socio-econômica. 
Esse mundo nosso possuí privilegiados, despossuídos e estruturas de poder? É claro que sim, mas tenho dúvidas de que chamar isso de o "sistema" descreve bem essa realidade e principalmente a real coesão e integração de todos os seus elementos. Mas aceito que eu possa não estar correto.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Como o Heavy Metal virou um poço de conservadorismo Empty Re: Como o Heavy Metal virou um poço de conservadorismo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos