A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[História] Dez Guerreiras da Idade Média

4 participantes

Ir para baixo

[História] Dez Guerreiras da Idade Média Empty [História] Dez Guerreiras da Idade Média

Mensagem por Goris Ter Mar 08, 2016 9:13 pm

Na falta do Brainiac e suas postagens de grandes mestres da ciencia, um post sobre história.

Dez Guerreiras da Idade Média

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Dez Guerreiras da Idade Média
Embora Joana D'Arc seja a mais conhecida por ter tomado parte na vida militar medieval, existiram muitas outras mulheres que pegaram em armas e comandaram exércitos durante a Idade Média. Aqui está uma lista das 10 guerreiras mais famosas.

1. Joana D'Arc

Ainda que sua carreira militar tenha durado pouco mais que um ano, Joana D'Arc é uma das figuras mais bem conhecidas da Idade Média. Como uma camponesa adolescente no nordeste da França, Joana começou a receber visões de santos dizendo-lhe para expulsar as forças inglesas de seu país. Em 1429, ela foi capaz de convencer o governante francês Charles VII a dar-lhe um exército para libertar a cidade sitiada de Orleans, a qual Joana foi capaz de libertar poucos dias depois. Nos próximos meses, Joana foi capaz de liderar as forças francesas à diversas vitórias contra os ingleses, permitindo que Charles fosse coroado em Reims. Sua carreira militar teve um revés quando ela foi incapaz de retomar a cidade de Paris, e em maio de 1430, ela foi capturada durante uma pequena escaramuça. Um ano mais tarde ela seria julgada e executada por heresia. Desde então, ela tornou-se um símbolo nacional da França, sendo canonizada como santa mais tarde.

2. Matilde de Canossa

Conhecida como "A Grande Condessa", Matilda tem talvez o registo mais bem documentado de qualquer outra comandante militar na Idade Média. Como condessa da Toscana, ela comandou uma grande força militar na Itália por 40 anos. Defensora do Papado, Matilda teve o Imperador Henrique IV como seu principal inimigo, comandando diversas campanhas contra ele. Um dos escritores de sua época a descreve:
"Brava e sempre vigilante, ela frequentemente atormentava os perversos. Poderosamente ela empreendeu batalhas terrivelmente violentas com o rei. Ela resistiu firmemente por esses trinta anos. Lutando de dia e de noite para suprimir a tormenta do reino."

3. Isabela de Castela

Ferdinando de Aragão e Isabela de Castela faziam uma equipe eficaz quando se tratava de assuntos militares. Enquanto Ferdinando passava a maior parte de seu comando em campo, ela supervisionava a administração militar. Se necessário, ela fazia uma aparição entre suas tropas - como fê-lo nos últimos estágios de um cerco, onde apareceu em armadura completa e reagrupou suas tropas. Às vezes ela mesmo assumiu o comando pessoal dos exércitos no campo, conduzindo suas tropas a cercos bem sucedidos

4. Caterina Sforza

A condessa de Forli disse uma vez: "se eu devo perder por que eu sou uma mulher, então eu quero perder como um homem." Destemida nobre italiana, Caterina esteve profundamente envolvida nas políticas papais do final do século XV. Apesar ter ganho o cognome de "Tigre de Forli" quando foi capaz de repelir um ataque veneziano em suas terras, o Papa Alexandre VI enviou seu filho Cesare Borgia para conquistá-las. Ela conduziu uma defesa robusta em Forli, mas acabou sendo capturada e levada para Roma como um troféu.

5. Lagertha

O historiador dinamarquês Saxo Grammaticus incluí em suas crônicas um relato de como Ragnar Lodbrok conduziu uma guerra com o Rei da Suécia. Durante a batalha, uma mulher chamada Lagertha distinguiu-se. Saxo Grammaticus conta que ela era "uma amazona habilidosa que, apesar de ser uma donzela, tinha a coragem de um homem, lutando com os mais bravos na linha de frente, com seus cabelos soltos pendendo sob os ombros. Todos se maravilhavam com seus feitos incomparáveis, pois seus cabelos esvoaçantes em suas costas denunciavam que se tratava de uma mulher.". Ragnar ficou tão impressionado com seu talento que se casou com ela e, segundo os contos mais tardios, lutou com Lagertha em suas batalhas. Enquanto alguns historiadores duvidam da exatidão histórica deste conto, há vários relatos da Era Viking de shieldmaidens e guerreiras.

6. Khawlah bint al-Azwar

Irmã de um dos comandantes muçulmanos nas primeiras conquistas islâmicas do século VII, por vezes ela pegava em armas para batalhar. Ela chegou a comandar tropas compostas unicamente por mulheres, tomando parte na Batalha de Jarmunque em 636, contra soldados do exército bizantino.

7. Sigelgaita de Salerno

Esposa do líder normando Robert Guiscard, Sichelgaita é mais conhecida por seu papel na mobilização dos soldados normandos em fuga na Batalha de Dirráquio em 1081. De acordo com a cronista bizantina Anna Comnena, ela confrontava os soldados e urgia para que eles parassem de fugir. "Como eles continuavam a correr, ela agarrou uma longa lança e carregou à galope contra eles. Isto os retornou a sua razão e fê-los voltarem para o combate.". Outro cronista acrescenta que ela foi ferida por uma flecha durante a batalha, mas os normandos haviam sido capazes de derrotar os bizantinos. Uma outra menção da sua carreira relata ainda que ela tomou o comando de cercos e esteve mais envolvida nas atividades militares de seu marido do que qualquer outro relato já registrado.

8. Jeanne Hachette

Em 1472, Carlos o Temerário liderou seus soldados borgonheses para a cidade francesa de Beauvais. Quando eles fizeram um ataque às muralhas da cidade, os cidadãos de Beauvais, incluindo as mulheres, lutaram contra eles em combate corpo-a-corpo. Uma senhora, Jeanne Laisne, pegou um pequeno machado e lutou contra o porta-estandarte da Borgonha, que era responsável por reagrupar os soldados. Ela foi renomeada Jeanne Hachette por seus concidadãos em honra da vitória.

9. Isabel de Conches

O historiador anglo-normando Orderic Vitalis relata uma contenda entre Isabel de Conches, esposa de Ralph de Tosny, e Hawise, condessa de Evreux, na década de 1090. Ele escreve: "Ambas as senhoras que fomentaram tais implacáveis guerras eram persuasivas, ousadas e belas; elas dominavam seus maridos e oprimiam seus vassalos, os quais eram aterrorizados das mais variadas maneiras. Mas elas eram muito diferentes em caráter. Ao passo que Hawise era esperta e persuasiva, ela também era cruel e ávida; já Isabel era generosa, audaz e alegre e, portanto, muito amada e estimada entre os seus próximos. Em guerra, ela cavalgava armada como um cavaleiro entre outros cavaleiros. Não se mostrava menos corajosa entre sargentos-de-armas e cavaleiros em cota de malha do que a donzela Camila, orgulho da Itália entre as tropas de Turno. Ela mereceu comparação com Lampeto e Marpesia, Hipólita e Pentesileia e as outras rainhas guerreiras das amazonas...".

10. Joana de Flandres

Joanna é conhecida pela sua participação na defensa da cidade bretã de Hennebont, contra Charles, Conde de Blois. Depois de ter capturado e preso o marido de Joanna, Charles marchou contra a cidade em 1342, onde ela havia tomado as rédeas da defesa da cidade. O cronista Jean le Bel escreve que "a brava condessa estava armada e coberta em armadura, cavalgando em um imenso cavalo de rua a rua, reunindo a todos e os convocando para se juntarem às defesas. Ela pediu às mulheres da cidade e aos nobres, bem como aos outros, que trouxessem pedras para as muralhas para que estas fossem arremessadas nos atacantes, assim como vasos preenchidos com cal.". O momento-chave do cerco foi quando ela levou 300 homens de Hennebont para incendiar o acampamento do inimigo. Por este feito, ela recebeu o cognome de "Joanna Ardente". Joanna foi capaz de afastar os sitiantes das muralhas até que tropas inglesas chegassem e obrigassem o Conde de Blois a se retirar.



É claro que existem muitas outras mulheres que poderiam ser incluídas nesta lista, como àquelas que defenderam castelos e comandaram tropas. Algumas narrativas, como a de que Eleanor da Aquitânia teria liderado uma tropa de mulheres durante a Segunda Cruzada, tem se mostrado inverídicas ou um exagero grosseiro feito por escritores medievais. Outros contos, como a história de Onorata Rodiani, que supostamente teria se disfarçado de homem para ingressar numa companhia mercenária do século XV, também são difíceis de verificar. Existem ainda outros registros de mulheres anônimas que tomaram parte em cercos, como as mulheres de Tolosa, que operaram a máquina de cerco que matou Simon de Montfort na sua tentativa de atacar a cidade, durante a Cruzada Albigense. Finalmente poderíamos mencionar a história da Grande Margot, uma senhora que foi porta-estandarte de um exército flamengo - ela teria sido morte na batalha de Westrozebeke, em 1382.

- Pedro Gaião

Retirado de "Ten Medieval Warrior Women", da revista eletrônica Medievalists. Disponível em: <http://www.medievalists.net/…/20/ten-medieval-warrior-women/>

Coment: Ei, vale a pena o pessoal ler algumas dessas biografias mais extendias (eu li na Wikipédia), putz, principalmente as mulheres que perdiam... Era terrível.
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[História] Dez Guerreiras da Idade Média Empty Re: [História] Dez Guerreiras da Idade Média

Mensagem por Quero Café Qua Mar 09, 2016 5:42 am

Interessante.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

[História] Dez Guerreiras da Idade Média Empty Re: [História] Dez Guerreiras da Idade Média

Mensagem por elcioch Sex Mar 11, 2016 11:31 am

bacana isso.
O que acontecia com mulheres que perdiam as batalhas.
onde leio isso. elas sofriam mais que os homens?
elcioch
elcioch
Estou chegando lá
Estou chegando lá

Mensagens : 5875
Data de inscrição : 14/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[História] Dez Guerreiras da Idade Média Empty Re: [História] Dez Guerreiras da Idade Média

Mensagem por Goris Sex Mar 11, 2016 2:34 pm

elcioch escreveu:bacana isso.
O que acontecia com mulheres que perdiam as batalhas.
onde leio isso. elas sofriam mais que os homens?
Usando o nome e o google vc encontra facilmente.
Serem estupradas por dezenas de soldados durante dias, ou verem os filhos sendo mortos...
Esse tipo de coisa que uma mulher sofria que, normalmente, homens estavam livres (não que um prisoneiro não sofresse, mas para mulheres que esqueciam seu lugar, as "lições" e os "exemplos" tinham que ser mais radicais ainda.
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[História] Dez Guerreiras da Idade Média Empty Re: [História] Dez Guerreiras da Idade Média

Mensagem por Sirius Plissken Qui maio 12, 2016 10:42 pm

Muito bom.
Só fiquei curioso em saber quem é a homenageada na foto da estátua...
Sirius Plissken
Sirius Plissken
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8958
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 103
Localização : Constelação Canis Major

Ir para o topo Ir para baixo

[História] Dez Guerreiras da Idade Média Empty Re: [História] Dez Guerreiras da Idade Média

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos