A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Batman lê a Veja?

3 participantes

Ir para baixo

Batman lê a Veja? Empty Batman lê a Veja?

Mensagem por Questao Sex Fev 11, 2011 4:49 pm

fonte - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Lendo o ótimo Multiverso DC me deparei com a polêmica da semana. Aparentemente, Bruce Wayne assina a publicação de direita da editora Abril ao usar um termo cunhado por seus colunistas.

[Mais:]

Já faz alguns anos que o colunista Reinaldo Azevedo, da Veja, cunhou o termo "petralha". O neologismo é uma mistura de "petista" (simpatizante ou membro do Partido dos Trabalhadores) e irmãos Metralhas, os gêmeos bandidos do universo Disney. Em janeiro, a Panini usou o termo em uma tradução para uma história... Do Batman! Em Batman 98, mais especificamente em uma história de Grant Morrison e Cameron Stewart (publicada originalmente em Batman and Robin #7 lá fora), na página 34 "petralha" surge para substituir a palavra "Nasty". Veja a descrição da cena do usuário Flávio, do Forum Miolos:

O carcereiro que acompanha o morcegão na prisão se refere ao vilão Rei Perolado do Crime como “petralha”. Até onde sei, essa expressão ainda não foi dicionarizada. Trata-se de um neologismo criado por Reinaldo Azevedo, blogueiro da Veja, para designar petistas (petralhas = petistas + Irmãos Metralhas). No original, foi usada a palavra “nasty” (que pode ser traduzida como asqueroso ou desagradável). Achei no mínimo inusitada a opção do tradutor.

Claro, a tradução é uma arte que exige muitos julgamentos subjetivos. Se ainda assim, você acha que é possível uma interpretação que leve a essa opção, recomendo que dê uma olhada em todas as opções que a ferramenta do google sugere. Caio Lopes/DVL é o responsável pela versão em português da HQ. Você encontra uma lista de seus trabalhos em quadrinhos aqui.

Diversos partidos contribuíram positivamente para o Brasil. Do PMDB ao PSOL, passando sim por PT e PSDB nos últimos anos. Tentar qualificar um ou outro como bandidos, acaba sendo um desrespeito à democracia e à história. "Petralha" é um termo que ficaria ótimo como restrito às publicações que defendem uma bandeira de oposição radical ao governo. É difícil aceitar que alguém use um trabalho com outro foco para defender essa visão. Passa longe de ser uma prova de respeito aos leitores. Ou à democracia. É bom lembrar que nas eleições do ano passado, a internet foi palco de um dos climas mais intolerantes que já vi na vida, digno talvez do pleito de 89. Até o aborto virou bandeira de programa eleitoral.

Não dá para elogiar nada que reviva esse clima.

Após ler o post, pedi uma posição oficial da Panini. Esperava que a editora assumisse uma posição política - o que não deixa de ser direito de qualquer empresa nacional - ou lamentasse a tradução. A resposta, admito, me surpreendeu e veio assinada por Marcio Borges, diretor de Marketing e Comercial da editora:

A Panini considera o termo “petralha” como uma gíria que vem se popularizando no Brasil, e independente da origem do termo, não é mais utilizado no linguajar popular apenas com conotação política, mas como sinônimos para asqueroso, nojento, etc. A empresa ressalta que não tem qualquer intenção de utilizar seus produtos editoriais de entretenimento para fins políticos.


Ou seja, a Panini assina embaixo da tradução e a inclui em seu próprio dicionário. Fico feliz de ver a editora não querer usar produtos editoriais de entretenimento - que fazem sucesso por representar ideais além de qualquer ideologia - mas não dá para concordar com a sua interpretação do neologismo. Em nenhuma época a língua foi feita de cima para baixo de qualquer pirâmide. Editoras trabalham com a língua construída pelo povo. Qualquer linguista irá confirmar que são as pessoas e suas interpretações que constroem e reconstroem seus idiomas.

Então pergunto ao Google: o termo "petralha" tem essa conotação plural ou é exclusivamente político? E ele me diz que a Panini está errada. Seja qual for a intenção da editora, sua ação acaba trazendo uma discussão que nenhum leitor de quadrinhos quer ver quando vai ler um gibi do Batman. Se ninguém liga se Bruce Wayne é republicano ou democrata, que tal não fazer essa opção por ele? A gente só quer saber como ele vai derrotar seu vilão e não em quem ele vota. Grato.

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Batman lê a Veja? Empty Re: Batman lê a Veja?

Mensagem por Convidad Sex Fev 11, 2011 5:13 pm

Cara li há algum tempo uma estória dos Novos Guerreiros que se passava no Brasil,e o argumento apresentado foi num dos quadrinhos.falava de "agricultores e posseiros invadindo desmatando e avançando e seringueiros,tribos indígenas e ecologistas tentando impedir", e pasmem dizia no meio o governo brasileiro com uma dívida externa e 100 bilhões de dólares,e dizia "que a Amazônia seria a unica maneira de pagar e fazer a economia crescer"fiquei puto,como eles tiveram a ousadia de por esse absurdo nos quadrinhos, pra vocês verem como uma posição política uma visão estreita não deviam jamais ser colocadas no quadrinhos, o caso de Wayne e petralhas o cara usou de sacanagem mesmo havia muitos outros adjetivos para usar

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Batman lê a Veja? Empty Quadrinhos que mostram a Amzônia

Mensagem por Convidad Dom Abr 03, 2011 9:14 pm

Olá amigos do fórum!
Meu nome é Mariane, já fui cadastrada no forum qd se chamava F.A.R.R.A, fiquei muito feliz de saber que vcs retornaram, pois tenho o fórum como uma referência de quadrinhos.
Li o tópico acima e achei interessante e resolvi pedir uma ajudinha a vcs, que entendem muito mais de quadrinhos do que eu.
Bom... estou fazendo um levantamento, para uma futura (quem sabe, pois ainda estou no processo de seleção) pesquisa de mestrado, sobre os quadrinhos que falam, retratam e citam a Amazônia.
Pelo que Marion falou acima, esse quadrinho, Novos Guerreiros, se encaixa perfeitamente na minha pesquisa.
Agora meu pedido.... corrigindo meu pedidos (não sei se aqui é o lugar certo, mas não poderia perder a linha de raciocínio)

Gostaria de saber como faço para adquirir essa quadrinhos, nem que seja comprando pela net.

O outro pedido é, se vcs conhecem narrativas de HQs que mostram a Amazônia, seja estrangeira ou nacional, por favor me falem, isso ia contribuir demais na minha pesquisa.
Sei que tem algumas, como Os vingadores, Hulk e o Capitão América, e de nacional sei que tem umas raridades o Capitão Atlas e Escorpião (editora Taika) mais ainda não sei como adquirir tais gibis.
Ficaria muito agradecida se vcs me indicassem onde conseguir.

Agradeço a atenção

Deixo meus contatos se quiserem responder mandando emails, não tem problema
Email e msn: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Email alternativo: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Atte
Marri_HQ

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Batman lê a Veja? Empty Re: Batman lê a Veja?

Mensagem por Convidad Dom Abr 03, 2011 9:17 pm

Desculpa! é Mairon

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Batman lê a Veja? Empty Re: Batman lê a Veja?

Mensagem por Parallax Seg Abr 04, 2011 11:18 am

Marri_HQ, existe um livro nacional chamado AMAZON – GUERREIROS DA AMAZÔNIA – O TEMPLO DA LUZ

Dá uma olhada e vê se encaixa no que tu precisa
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Parallax
Parallax
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4611
Data de inscrição : 10/06/2010
Idade : 41

https://www.shareflash.xyz/portal

Ir para o topo Ir para baixo

Batman lê a Veja? Empty Re: Batman lê a Veja?

Mensagem por Questao Seg Abr 04, 2011 5:01 pm

tinha uma hq parecida uahua so que era patrocinada pela operadora amazonia que nem existe mais auhuaa ai toda hora os herois usavam o celular para salvar a pele uaihau

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Batman lê a Veja? Empty Re: Batman lê a Veja?

Mensagem por Jamm Seg Abr 04, 2011 5:22 pm

O que? Shocked
Jamm
Jamm
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 18746
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Batman lê a Veja? Empty Re: Batman lê a Veja?

Mensagem por Convidad Seg Abr 04, 2011 5:59 pm

Pois é, Questao...
Essa Hq Esquadrão Amazônia, foi criada pelo Joe Bennet, e foi justamente para vender a operadora Amazônia celular, quem comprasse um celular da Ericsson ganha de brinde a revista.

Marri


Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Batman lê a Veja? Empty Re: Batman lê a Veja?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos