A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Persépolis - A história em quadrinhos

4 participantes

Ir para baixo

Persépolis - A história em quadrinhos Empty Persépolis - A história em quadrinhos

Mensagem por Convidado Qua Ago 24, 2011 10:43 pm

Persépolis é a história de Marjane Satrapi, uma iraniana que viu seu país ser virado do avesso a partir de 1979, com a revolução islâmica. Em questão de meses o Irã entrou numa onda de conservadorismo e repressão que fez o país se fechar para o resto do mundo e empurrou-o, em muitos aspectos, de volta à Idade Média.

Para Marji, a Marjane Satrapi de 10 anos, isto significou ir para uma escola diferente, onde ela não poderia mais aprender francês (uma ameaça aos valores da revolução) e meninos ficavam separados das meninas. Como toda mulher, ela também foi obrigada a usar o véu. Imagine gente na TV dizendo "o cabelo das mulheres contém raios que excitam os homens; elas devem escondê-lo!" Andar com jaqueta jeans e tênis pelas ruas, como numa das histórias do volume 2, levou Marji a um interrogatório de uma patrulha de senhoras pró-revolução.

Mas isso é detalhe perto do que acontece no resto do país. Os pais de Marji, intelectuais liberais com alguns vínculos com o governo anterior, começam a perder amigos, que misteriosamente desaparecem. Vizinhos e parentes fogem enquanto podem (o país fecha suas fronteiras em 1981). Com o início da guerra contra o Iraque, em 1980, uma bomba pode repentinamente cair no seu bairro. O terror e a falta de perspectiva tomam conta.

Satrapi começou a publicar suas memórias na França em 2002. Persépolis saiu originalmente, lá e aqui, em 4 volumes: os dois primeiros sobre a infância e pré-adolescência de Marji, o terceiro sobre seu exílio na Europa (os pais acreditam que ela terá uma educação melhor fora do país) e o quarto sobre seu retorno ao Irã para cursar a universidade. O material foi recentemente reunido no Brasil pela Companhia das Letras em uma edição única.

A autora ainda tem outros álbuns publicados lá fora, como o elogiadíssimo Poulet aux Prunes (Frango com Passas), também com toques autobiográficos - e que a Companhia das Letras também tem planos de publicar.

Em meio a toda tristeza da situação do Irã, a biografia de Satrapi é forte ao revelar o que é ser um civil no meio de uma revolução, de uma transformação cultural violenta e de uma guerra. Um boneco que não pode fazer nada, sujeito aos desígnios de governantes, que parecem insanos. Mas, no clima de terror e incerteza do país, Marji e sua família ainda encontram tempo para rir. São estes momentos, de humor no meio do caos (às vezes um tanto nervoso), que tornam Persépolis imperdível.

fonte:http://omelete.uol.com.br/quadrinhos/persepolis-a-historia-em-quadrinhos/Persépolis - A história em quadrinhos Capa_persepolis

Acabei de ler, e é muito bom, encontrei até um scan feito pelo SR. papaia celestial, apesar que estou com o livro aqui. Recomendo, e aos mais manteigas derretidas como eu, recomendo leitura com cuidado, pois chorei rios no ônibus, não tenho vergonha, mas as pessoas olharam!XD

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Persépolis - A história em quadrinhos Empty Re: Persépolis - A história em quadrinhos

Mensagem por Questao Qua Ago 24, 2011 10:45 pm

o mais foda que foi uma revolução popular,por isso tenho medo as vezes quando os rebeldes vencem pode dar merda

eu conhecia um pouco da historia dela mas não sabia que tinha hqs vou dar uma olhada,fabiola ja leu mauz?

_________________
www.anovatocadocoelho.blogspot.com
Persépolis - A história em quadrinhos Toca+do+coelho+banner1
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Persépolis - A história em quadrinhos Empty Re: Persépolis - A história em quadrinhos

Mensagem por Nika Hagen Qua Ago 24, 2011 11:35 pm

Marji esta na minha lista de exemplos de vida
RSRSRSRSRS
Nika Hagen
Nika Hagen
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1037
Data de inscrição : 13/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Persépolis - A história em quadrinhos Empty Re: Persépolis - A história em quadrinhos

Mensagem por Convidado Qui Ago 25, 2011 10:25 am

Questao escreveu:o mais foda que foi uma revolução popular,por isso tenho medo as vezes quando os rebeldes vencem pode dar merda

eu conhecia um pouco da historia dela mas não sabia que tinha hqs vou dar uma olhada,fabiola ja leu mauz?

hum não quero começar uma guerra aqui, mas os rebeldes eram fundamentalistas, usaram a religião como forma de controle, isso deu merda mesmo. Acho que no final "esquerda" ou "direita" é so um motivo p chegar ao poder, lá tudo vira a força.

Mauz? não nunca li, fala sobre o q?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Persépolis - A história em quadrinhos Empty Re: Persépolis - A história em quadrinhos

Mensagem por Questao Qui Ago 25, 2011 12:21 pm

um escritor de quadrinhos decide contar a vida de seu pai em uma hq ao inves de colocar pessoas reais ele coloca os ratos como judeus (sendo ele judeu) os gatos como alemães,os cães como os americanos e assim por diante

Persépolis - A história em quadrinhos Maus01_capa
A segunda guerra mundial, um dos tantos marcos cruéis na história da humanidade, rende, até hoje, estudos, livros, ensaios e filmagens. Porém, um dos mais marcantes e verdadeiros relatos do que aconteceu em meio à tragédia que teve início na Alemanha foi apresentado ao mundo na forma de uma história em quadrinhos. Maus, de Art Spiegelman, publicado no Brasil pela Editora Brasiliense, em duas partes (formato livro), nos traz um impressionante relato da trajetória de um Judeu em meio à guerra.

O judeu em questão é o pai do autor, que é apresentado na história já como uma pessoa de idade, narrando ao filho sua passagem pela guerra. Portanto, o livro é baseado em fatos reais, um relato detalhado, minucioso até, que nos apresenta tudo em detalhes, inclusive a personalidade das pessoas envolvidas, principalmente do protagonista, mesquinho, avarento e racista, embora inteligente, perspicaz, dotado de uma intuição fantástica e, principalmente, de muita, muita sorte.

Em Maus, mais que os desenhos, o que salta aos olhos é o roteiro. Os personagens são muito bem caracterizados, têm vida própria, pulsante. É difícil permanecer indiferente à leitura desta obra. A crueldade dos fatos é gritante, machuca, incomoda. A qualidade com que o autor associa texto e imagens é tal, que é impossível não imaginar na própria pele a dor, a angústia, o medo e o terror impostos pelos nazistas.

A caracterização dos personagens é um capítulo à parte. Os judeus são retratados como ratos, os alemães como gatos, os americanos como cachorros e os poloneses como porcos. Isso não diminui a grandeza da obra. Pelo contrário! Aumenta ainda mais, pois, além da originalidade, torna a leitura ainda mais fluente. Outro mérito é o humor, muitas vezes ácido e corrosivo, mas sempre inteligente.

Os personagens secundários, alguns com passagens relâmpagos pela história, são marcantes. São diversos fatos ocorridos ao redor do protagonista, em toda sua caminhada no decorrer da guerra. Homens, mulheres, velhos, jovens e crianças, todos jogados a um destino incerto e quase sempre terrível, tentando, de todas as maneiras, possíveis e impossíveis, buscar a sobrevivência através da esperança, uma esperança vã, que não resiste à certeza dos fatos. E a única certeza, para as vitimas dessa guerra, era a morte.

_________________
www.anovatocadocoelho.blogspot.com
Persépolis - A história em quadrinhos Toca+do+coelho+banner1
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Persépolis - A história em quadrinhos Empty Re: Persépolis - A história em quadrinhos

Mensagem por Brainiac Qui Ago 25, 2011 2:11 pm

Gostei desse maus.
Brainiac
Brainiac
Farrista ninguém me alcança
Farrista ninguém me alcança

Mensagens : 15575
Data de inscrição : 29/11/2010
Idade : 35
Localização : Planeta Colu

Ir para o topo Ir para baixo

Persépolis - A história em quadrinhos Empty Re: Persépolis - A história em quadrinhos

Mensagem por Nika Hagen Qui Ago 25, 2011 8:08 pm

Recomendo que leiam p seus filhos
Persépolis - A história em quadrinhos Maus1
Nika Hagen
Nika Hagen
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1037
Data de inscrição : 13/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Persépolis - A história em quadrinhos Empty Re: Persépolis - A história em quadrinhos

Mensagem por Convidado Qui Ago 25, 2011 11:36 pm

nossa vou atrás desse!Smile valeu pela dica!!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Persépolis - A história em quadrinhos Empty Re: Persépolis - A história em quadrinhos

Mensagem por ediv_diVad Sex Ago 26, 2011 2:48 pm

Maus é bom demais, tenho em scan, se alguem quiser me diz aí.

Persépolis ainda nao vi a animação, mas ta na lista de espera desde o lançamento...

_________________
Persépolis - A história em quadrinhos 1rdPv
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Persépolis - A história em quadrinhos Empty Re: Persépolis - A história em quadrinhos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos