A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Um Homem Sério - 2009

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Um Homem Sério - 2009 Empty Um Homem Sério - 2009

Mensagem por Convidad Qui Jun 10, 2010 9:42 pm

Um Homem Sério - 2009 10-1906276616TUm Homem Sério - 2009 10-1732014932T
Um Homem Sério (A Serious Man)
-

Informações do Filme
.

Nome do Filme: Um Homem Sério (A Serious Man)
País: EUA
Ano de Produção: 2009
Direção: Joel Coen, Ethan Coen
Roteiro: Joel Coen, Ethan Coen
Gênero: Drama
Produção: Joel Coen, Ethan Coen, Tim Bevan
Fotografia: Roger Deakins
Sinopse: Em 1967, Larry Gopnik (Michael Stuhlbarg) é um professor de Física da Universidade de Midwestern, que acaba de ser informado que sua esposa Judith (Sari Lennick) o está deixando. Ela apaixonou-se por um de seus
colegas , Sy Ableman (Fred Melamed), que, aos seus olhos, é alguém muito mais interessante do que seu marido. A família de Larry também não é lá essas coisas: seu irmão Arthur (Richard Kind) mora em sua casa e dorme no sofá; seu filho Danny (Aaron Wolf) é um estudante problemático e rebelde; e sua filha Sarah (Jessica McManus) pega, frequentemente, dinheiro de sua carteira, para fazer uma plástica no nariz. Uma carta anônima também ameaça sua carreira na universidade. Larry, então, decide pedir conselhos a três diferentes rabinos que poderão ou não ajudá-lo, diante de tantos problemas.

Elenco:

Michael Stuhlbarg .. Prof. Lawrence 'Larry' Gopnik
Richard Kind .. Uncle Arthur
Fred Melamed .. Sy Ableman
Sari Lennick .. Judith Gopnik
Aaron Wolff .. Danny Gopnik
Jessica McManus .. Sarah Gopnik

Trailer:


Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Um Homem Sério - 2009 Empty Re: Um Homem Sério - 2009

Mensagem por Convidad Qui Jun 10, 2010 9:43 pm

Um Homem Sério (A Serious Man)

Quando passamos por um período de turbulência em nossas vidas, como: divórcio, dívidas, problemas familiares, problemas no trabalho, a primeira coisa que fazemos é nos perguntar: Por que justamente comigo? A partir desses problemas muito enfrentados nos dias de hoje, os irmãos Coen nos apresentam uma obra-prima repleta de intertextualidade e humor negro, que ilustra como uma pessoa pode se comportar, se vendo à beira do precipício.

Vemos, por meio da espetacular direção dos Coen, a utilização alegórica no protagonista. O foco principal do filme é a vida do professor judeu, Lawrence Gopnik (brilhantemente interpretado por Michael Stuhlbarg), que se ve diante de uma série de problemas em sua vida, anteriormente citados. A medida que ele se dispõe a solucioná-los, outros começam a aparecer e ele se perde, psicologicamente, nesse furacão de obstáculos. A religião, então, deixa de ser coadjuvante, para ter valor fundamental no filme. É a partir desse momento, que o mesmo começa a ter proporções filosóficas incríveis, relacionando os primórdios do homem, em se questionar o "por que das coisas".

É reluzente o poder dos Coen em carregar as metáforas com aspectos religiosos. Desde a incrível introdução que atribuo um valor inimaginável para o ótimo desenvolvimento do filme, até o desfecho enigmático, porém carregado de significado. O frágil, ingênuo e submisso, Lawrence, busca, em "HaShem", respostas para tudo o que esta acontecendo. Porém, a religião toma valor universal, não se restringindo apenas à judaica, e por meio do rabino, é exposta o ideal de que: nem sempre tudo tem uma explicação.

É nessa busca individual de respostas, que os irmãos Coen desenvolvem um filme lotado de dificuldades reais que muitos podem ter a impressão de ja ter vivido algo parecido. Se por um lado o filme carrega um humor negro bem típico dos irmãos, por outro, ele se mostra grandioso dentre os filmes já produzidos, pelos mesmos. O enredo é tão bem explorado, que esquecemos de atribuir todo o mérito para o roteiro grandiosamente desenvolvido que não falha em momento algum, seja nos personagens, no desenvolvimento memorável, ou até mesmo no desfecho que utiliza, mais uma vez, uma metáfora sobre a passagem bíblica de Jó.

É nessa complexidade exposta pelos irmãos Coen, que "A Serious Man" se torna um grande adversário para a categoria de "Melhor Filme". Mais uma vez, fomos surpreendidos, agora por uma estória que se assemelha muito ao nosso social. Religião nem sempre responde a tudo, mas sim, nos induz ao que buscamos. Uma obra-prima, de fato.

Nota: 10

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Um Homem Sério - 2009 Empty Re: Um Homem Sério - 2009

Mensagem por Convidado Seg Jun 14, 2010 6:13 pm

Tenho esse mas não assisti ainda. Depois de um comentário desses ( e de uma nota dessas) vou colocá-lo como prioridade.


Última edição por rhft em Seg Jun 14, 2010 7:50 pm, editado 1 vez(es)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Um Homem Sério - 2009 Empty Re: Um Homem Sério - 2009

Mensagem por Convidad Seg Jun 14, 2010 6:40 pm

rhft escreveu:Tenho esse mais não assisti ainda. Depois de um comentário desses ( e de uma nota dessas) vou colocá-lo como prioridade.

Que bom, cara, fico feliz pelo apoio desde a antiga versão.
Só te digo uma coisa, tente ler um pouco sobre a passagem bíblica de Jó. Não é necessário ler antes, mas tenho certeza que vai apreciar em dobro. Forte abraço.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Um Homem Sério - 2009 Empty Re: Um Homem Sério - 2009

Mensagem por Convidado Seg Jun 14, 2010 7:52 pm

Faz um tempinho que não leio a Bíblia. Lia muito quando tinha uns oito anos. Lembor-me do livro de Jó: era um cara que sofria mais que suvaco de aleijado. Cool

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Um Homem Sério - 2009 Empty Re: Um Homem Sério - 2009

Mensagem por Convidad Seg Jun 14, 2010 8:07 pm

rhft escreveu:Faz um tempinho que não leio a Bíblia. Lia muito quando tinha uns oito anos. Lembor-me do livro de Jó: era um cara que sofria mais que suvaco de aleijado. Cool

Então, seria interessante dar uma lida.
Não é necessário nada muito explorado, muito pelo contrário, sendo bem superficial já ajuda. O começo do filme e o desfecho, já desbancam mais da metade dos indicados ao Oscar.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Um Homem Sério - 2009 Empty Re: Um Homem Sério - 2009

Mensagem por Convidad Seg Jun 14, 2010 11:12 pm

Respostas para as possíveis dúvidas que podem surgir (spoilers):

O "argumento original" seria a passagem bíblica de Jó. Ela cita a chegada desse tornado ao vilarejo, onde o mesmo atinge todas as casas, destruindo muitas famílias. Ou seja, no decorrer do filme, o professor de física que até então era considerado como um homem sério, começa a decair moralmente. Tem o envolvimento com a vizinha, mas o ápice dessa projeção negativa, é a alteração da nota do aluno. Tanto que, no momento que ele altera aquela nota, o telefone toca e o médico quer falar com ele. Em outras palavras, ele recebe uma punição divina imediata, pois ele deixa de ter fé na religião mediante aos problemas que ele enfrenta. Quando ele faz essa alteração, aquele "homem sério" que ele era, se dissipa pelo ar e o tornado simboliza que tudo está perdido. Se até aquele professor de física que era um exemplo de cidadão, foi vítima do escárnio da corrupção, tudo está acabado. A última esperança se foi, daí então, o tornado faz a ligação com a passagem bíblica, onde ele destrói tudo por onde passa. Complexo e maravilhoso.

Tirando essas metáforas religiosas, os irmãos Coen utilizam de certos conceitos da própria física para jogar com o caráter do professor, como: o momento que ele passa a teoria sobre o Gato de Schrödinger, onde é dito que o gato pode estar morto e vivo ao mesmo tempo, devido ao fato de não sabermos o que acontece por dentro da caixa. Em outras palavras, essa teoria é uma metáfora completa da vida do personagem. Passando por tudo que o professor passava, o mesmo começa a se perguntar sobre a sua existência, ou seja, ele está vivo, mas morto psicologicamente. Brilhante.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Um Homem Sério - 2009 Empty Re: Um Homem Sério - 2009

Mensagem por Convidad Ter Jun 15, 2010 8:22 pm

Eu o assisti a poucos dias, e realmente é um filme com uma forte carga de simbolismos, daqueles que merecem uma segunda sessão para se observar mais atentamente tais detalhes. E, por exemplo, admito que não consegui relacionar o prólogo com a história do filme, e aproveito para pedir ajuda aos universitários What a Face

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Um Homem Sério - 2009 Empty Re: Um Homem Sério - 2009

Mensagem por Convidad Ter Jun 15, 2010 8:29 pm

moziel escreveu:Eu o assisti a poucos dias, e realmente é um filme com uma forte carga de simbolismos, daqueles que merecem uma segunda sessão para se observar mais atentamente tais detalhes. E, por exemplo, admito que não consegui relacionar o prólogo com a história do filme, e aproveito para pedir ajuda aos universitários What a Face

Sim, é um filme muito complexo mesmo. Eu tive que assistir pela segunda vez, pra entender tudo da forma correta, principalmente as utilizações dos conceitos físicos. Então, o prólogo é outra parte da passagem bíblica, onde podemos relacionar como um aviso premeditado que devemos ter fé, por mais que o mal tente nos persuadir. Achei maravilhoso. Pra mim, já desbanca quase todos os outros candidatos.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Um Homem Sério - 2009 Empty Re: Um Homem Sério - 2009

Mensagem por ediv_diVad Ter Jun 15, 2010 10:38 pm

Eu pirei com esse filme, os Coen são muito fera.

_________________
Um Homem Sério - 2009 1rdPv
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Um Homem Sério - 2009 Empty Re: Um Homem Sério - 2009

Mensagem por Convidad Ter Jun 15, 2010 10:57 pm

ediv_diVad escreveu:Eu pirei com esse filme, os Coen são muito fera.

Não fico surpreso com esse seu comentário, pois já não é a primeira vez que gostamos do mesmo filme, no mesmo nível.
David, era você que estava aguardando ansiosamente o "Melancholia", próximo filme do Lars von Trier? Eu lembro que tinha alguém esperando junto comigo na versão antiga.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Um Homem Sério - 2009 Empty Re: Um Homem Sério - 2009

Mensagem por ediv_diVad Qua Jun 16, 2010 12:12 pm

luccasf escreveu:
ediv_diVad escreveu:Eu pirei com esse filme, os Coen são muito fera.

Não fico surpreso com esse seu comentário, pois já não é a primeira vez que gostamos do mesmo filme, no mesmo nível.
David, era você que estava aguardando ansiosamente o "Melancholia", próximo filme do Lars von Trier? Eu lembro que tinha alguém esperando junto comigo na versão antiga.

Melancholia? Hmm, nao era eu nao...

_________________
Um Homem Sério - 2009 1rdPv
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Um Homem Sério - 2009 Empty Re: Um Homem Sério - 2009

Mensagem por Convidad Qua Jun 16, 2010 2:29 pm

ediv_diVad escreveu:
luccasf escreveu:
ediv_diVad escreveu:Eu pirei com esse filme, os Coen são muito fera.

Não fico surpreso com esse seu comentário, pois já não é a primeira vez que gostamos do mesmo filme, no mesmo nível.
David, era você que estava aguardando ansiosamente o "Melancholia", próximo filme do Lars von Trier? Eu lembro que tinha alguém esperando junto comigo na versão antiga.

Melancholia? Hmm, nao era eu nao...

Bem, então fica a dica, caso você goste do modo de dirigir do dinamarquês. Confesso que eu gosto muito e estou bem ansioso, principalmente por estar voltado à um trabalho fantástico da psiquê humana. Em outras palavras, é uma obra que descreve totalmente as peculiaridades do diretor.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Um Homem Sério - 2009 Empty Re: Um Homem Sério - 2009

Mensagem por Convidad Qui Jun 17, 2010 8:07 pm

luccasf escreveu:
ediv_diVad escreveu:
luccasf escreveu:

Não fico surpreso com esse seu comentário, pois já não é a primeira vez que gostamos do mesmo filme, no mesmo nível.
David, era você que estava aguardando ansiosamente o "Melancholia", próximo filme do Lars von Trier? Eu lembro que tinha alguém esperando junto comigo na versão antiga.

Melancholia? Hmm, nao era eu nao...

Bem, então fica a dica, caso você goste do modo de dirigir do dinamarquês. Confesso que eu gosto muito e estou bem ansioso, principalmente por estar voltado à um trabalho fantástico da psiquê humana. Em outras palavras, é uma obra que descreve totalmente as peculiaridades do diretor.

Melancholia... do Trier? Eu não sabia dessa... Do que se trata?
Eu estou com os episódios da série O Reino, um dos primeiros trabalhos dele, vou começar a assistir hoje. Depois de Anticristo tenho visto qualquer coisa que eu possa dele.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Um Homem Sério - 2009 Empty Re: Um Homem Sério - 2009

Mensagem por Convidad Qui Jun 17, 2010 8:38 pm

Sr. Elton escreveu:
luccasf escreveu:
ediv_diVad escreveu:

Melancholia? Hmm, nao era eu nao...

Bem, então fica a dica, caso você goste do modo de dirigir do dinamarquês. Confesso que eu gosto muito e estou bem ansioso, principalmente por estar voltado à um trabalho fantástico da psiquê humana. Em outras palavras, é uma obra que descreve totalmente as peculiaridades do diretor.

Melancholia... do Trier? Eu não sabia dessa... Do que se trata?
Eu estou com os episódios da série O Reino, um dos primeiros trabalhos dele, vou começar a assistir hoje. Depois de Anticristo tenho visto qualquer coisa que eu possa dele.

Exato. Então cara, o enredo do filme é a ameaça de um planeta até então desconhecido, com o nome de "Melancholia" e o mesmo está prestes a se chocar com o planeta Terra. Com esse plano de fundo, pode-se esperar um grande trabalho psicológico nos personagens, analisando a catástrofe mental de cada um, deixando a catástrofe dos planetas como mera coadjuvante. Espero um ótimo trabalho do dinamarquês, que considero um dos meus diretores favoritos. Não publicaram mais nada oficialmente, mas aguardo ansiosamente pela produção. Se tem Trier na direção, com certeza eu não vou perder.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Um Homem Sério - 2009 Empty Re: Um Homem Sério - 2009

Mensagem por Convidad Qui Jun 17, 2010 8:50 pm

luccasf escreveu:
Sr. Elton escreveu:
luccasf escreveu:

Bem, então fica a dica, caso você goste do modo de dirigir do dinamarquês. Confesso que eu gosto muito e estou bem ansioso, principalmente por estar voltado à um trabalho fantástico da psiquê humana. Em outras palavras, é uma obra que descreve totalmente as peculiaridades do diretor.

Melancholia... do Trier? Eu não sabia dessa... Do que se trata?
Eu estou com os episódios da série O Reino, um dos primeiros trabalhos dele, vou começar a assistir hoje. Depois de Anticristo tenho visto qualquer coisa que eu possa dele.

Exato. Então cara, o enredo do filme é a ameaça de um planeta até então desconhecido, com o nome de "Melancholia" e o mesmo está prestes a se chocar com o planeta Terra. Com esse plano de fundo, pode-se esperar um grande trabalho psicológico nos personagens, analisando a catástrofe mental de cada um, deixando a catástrofe dos planetas como mera coadjuvante. Espero um ótimo trabalho do dinamarquês, que considero um dos meus diretores favoritos. Não publicaram mais nada oficialmente, mas aguardo ansiosamente pela produção. Se tem Trier na direção, com certeza eu não vou perder.

Ahhh sim! Eu tava sabendo desse projeto mas não sabia que esse era o nome. A última coisa que vi sobre o assunto é que ele queria a Penélope Cruz no filme. E de fato o cara é um dos melhores diretores What a Face

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Um Homem Sério - 2009 Empty Re: Um Homem Sério - 2009

Mensagem por Convidad Qui Jun 17, 2010 8:57 pm

Sr. Elton escreveu:
luccasf escreveu:
Sr. Elton escreveu:

Melancholia... do Trier? Eu não sabia dessa... Do que se trata?
Eu estou com os episódios da série O Reino, um dos primeiros trabalhos dele, vou começar a assistir hoje. Depois de Anticristo tenho visto qualquer coisa que eu possa dele.

Exato. Então cara, o enredo do filme é a ameaça de um planeta até então desconhecido, com o nome de "Melancholia" e o mesmo está prestes a se chocar com o planeta Terra. Com esse plano de fundo, pode-se esperar um grande trabalho psicológico nos personagens, analisando a catástrofe mental de cada um, deixando a catástrofe dos planetas como mera coadjuvante. Espero um ótimo trabalho do dinamarquês, que considero um dos meus diretores favoritos. Não publicaram mais nada oficialmente, mas aguardo ansiosamente pela produção. Se tem Trier na direção, com certeza eu não vou perder.

Ahhh sim! Eu tava sabendo desse projeto mas não sabia que esse era o nome. A última coisa que vi sobre o assunto é que ele queria a Penélope Cruz no filme. E de fato o cara é um dos melhores diretores What a Face

Exatamente, mas ela acabou optando pela quarta parte da franquia "Piratas do Caribes". No lugar dela, quem entrou foi a Kirsten Dunst. Obviamente eu prefiro a Penélope, mas veremos como a Dust se sairá no papel.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Um Homem Sério - 2009 Empty Re: Um Homem Sério - 2009

Mensagem por Convidad Qui Jun 17, 2010 9:14 pm

Quanto a atuação a Penélope é a melhor opção, porém confesso que tenho um amor platônico com a Kirsten I love you

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Um Homem Sério - 2009 Empty Re: Um Homem Sério - 2009

Mensagem por Convidad Qui Jun 17, 2010 9:27 pm

Sr. Elton escreveu:Quanto a atuação a Penélope é a melhor opção, porém confesso que tenho um amor platônico com a Kirsten I love you

Então essa escalação de última hora caiu como uma luva pra você, rs. Só pra complementar o elenco, já que fugiu do tema do tópico, só vou postar aqui pra não deixar a informação incompleta.

Elenco de "Melancholia":

.Alexander Skarsgård
.Kirsten Dunst
.Kiefer Sutherland
.Stellan Skarsgård
.John Hurt
.Charlotte Gainsbourg
.Charlotte Rampling
.Udo Kier

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Um Homem Sério - 2009 Empty Re: Um Homem Sério - 2009

Mensagem por ediv_diVad Qui Jun 17, 2010 9:37 pm

Ja gostei disso, acho q vai ser bom entao

_________________
Um Homem Sério - 2009 1rdPv
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Um Homem Sério - 2009 Empty Re: Um Homem Sério - 2009

Mensagem por Convidad Qui Jun 17, 2010 9:38 pm

Ah sim! voltando ao assunto...
Quanto as interpretações que você comentou sobre o fim do filme e coisas do tipo...
Foram feitas por você? Porque veja, eu gostei muito do filme, mas não o entendi por completo não conssegui ter essas visões e em certos momentos o achei meio confuso, no entanto adorei o filme acho que ele entra na minha lista dos dez melhores que ja vi. Mas afirmar isso sem ter captado todas as suas nuances é estranho...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Um Homem Sério - 2009 Empty Re: Um Homem Sério - 2009

Mensagem por Convidad Qui Jun 17, 2010 9:55 pm

Sr. Elton escreveu:Ah sim! voltando ao assunto...
Quanto as interpretações que você comentou sobre o fim do filme e coisas do tipo...
Foram feitas por você? Porque veja, eu gostei muito do filme, mas não o entendi por completo não conssegui ter essas visões e em certos momentos o achei meio confuso, no entanto adorei o filme acho que ele entra na minha lista dos dez melhores que ja vi. Mas afirmar isso sem ter captado todas as suas nuances é estranho...

Sim, eu fiz porque na outra comunidade, surgiram essas dúvidas, então aproveitei para postar aqui caso alguém tivesse também, afinal, é um filme muito complexo. Me diga o que você não entendeu exatamente, que eu tentarei te guiar.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Um Homem Sério - 2009 Empty Re: Um Homem Sério - 2009

Mensagem por Convidad Qui Jun 17, 2010 10:03 pm

A questão não foi o que não entendi, eu não entendi o porque não entendi (o quê?). É meio confuso, o fato de eu dizer que gosto de cinema não captar essas mensagens nas entrelinhas de certos filmes, sabe? Por exemplo eu entendi mais ou menos a mensagem central que a meu ver é "tenha fé e paciência com o que lhe acontece" no entanto acho que tem mais coisas que isso no filme todo... scratch
Nem eu me entendi agora scratch
Entendeu? scratch

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Um Homem Sério - 2009 Empty Re: Um Homem Sério - 2009

Mensagem por Convidad Qui Jun 17, 2010 10:36 pm

Sr. Elton escreveu:A questão não foi o que não entendi, eu não entendi o porque não entendi (o quê?). É meio confuso, o fato de eu dizer que gosto de cinema não captar essas mensagens nas entrelinhas de certos filmes, sabe? Por exemplo eu entendi mais ou menos a mensagem central que a meu ver é "tenha fé e paciência com o que lhe acontece" no entanto acho que tem mais coisas que isso no filme todo... scratch
Nem eu me entendi agora scratch
Entendeu? scratch

Foi mais difícil entender o que você disse, do que o próprio filme dos Coen, rs. Mas é basicamente isso mesmo. O que pode ter acontecido, é o fato de você não conhecer - estou dizendo isso como uma possível explicação, afinal, não sei se você conhece ou não - a passagem bíblica de Jó. Depois de assistir o filme, a primeira coisa que eu fiz, foi ler essa passagem. Te garanto que some qualquer tipo de dúvida.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Um Homem Sério - 2009 Empty Re: Um Homem Sério - 2009

Mensagem por Convidad Qui Jun 17, 2010 10:52 pm

Bom, com essa indicação do luccasf, vou ter que assistir esse filme...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Um Homem Sério - 2009 Empty Re: Um Homem Sério - 2009

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos