A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Sociedade] Percepções Etnicas

+3
Questao
Mogur
Goris
7 participantes

Ir para baixo

[Sociedade] Percepções Etnicas Empty [Sociedade] Percepções Etnicas

Mensagem por Goris Qua Dez 07, 2011 6:26 pm

Pra quem não sabe, sou negro.

Como tal, vivo muitas das agruras de que sofrem muitos negros e mestiços, algumas que machucam, outras que irritam e algumas que apenas acontecem.

Eu queria comentar uma dessas últimas, coisas que apenas acontecem, sem nada demais, mas que são curiosidades...

Já faz mais de um ano que notei, mas nos grandes supermercados, atendentes negras demoram a colocar minhas compras nas sacolas.

E hoje confirmei essa impressão:

Isso mesmo, a atendente da fila onde eu estava atendeu à senhora na minha frente normalmente e enquanto o caixa fechava já ia ensacando as coisas. Quando ela terminou, tocou a campainha pra me atender.

E enquanto o caixa ainda fechava, já apertou o botão pra chamar o próximo cliente, meio que dando a deixa pra eu ensacar minhas compras.

Isso foi a atendente negra, de manhã quando comprei umas coisas.

Agora, uns 20 minutos atrás, fui ao mesmo hipermercado e comprei algumas coisas pra casa... Fui atendido por uma atendente branca, que me tratou exatamente como tratou a senhora anterior, ensacando tudo.

Tipo, não sou daqueles negros paranóides que vêem racismo em tudo, muito menos acho as atendentes negras piores que as atendentes brancas.

Apenas achei curioso isso. E como o clima no ARRAF é mais tranquilo, achei legal dividir.
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Percepções Etnicas Empty Re: [Sociedade] Percepções Etnicas

Mensagem por Mogur Qua Dez 07, 2011 6:44 pm

Você já pensou na possibilidade do motivo ser porque você é Homem e Jovem?

_________________
Porque um homem que foge do seu medo pode descobrir que, afinal, apenas enveredou por um atalho para ir ao seu encontro. (J. R. R. Tolkien, em Os filhos de Húrin)
Mogur
Mogur
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8799
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Percepções Etnicas Empty Re: [Sociedade] Percepções Etnicas

Mensagem por Questao Qua Dez 07, 2011 6:58 pm

Mogur escreveu:Você já pensou na possibilidade do motivo ser porque você é Homem e Jovem?

ahauhauhuahuahuahuuaaua desculpe morri de rir agora aqui auhau


_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Percepções Etnicas Empty Re: [Sociedade] Percepções Etnicas

Mensagem por Goris Qua Dez 07, 2011 7:19 pm

Hmmm...

Sim, cheguei a pensar nisso.

Mas o estranho é que essa é uma ação que noto mais envolvendo negro/negro que o contrário.
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Percepções Etnicas Empty Re: [Sociedade] Percepções Etnicas

Mensagem por Questao Qua Dez 07, 2011 8:10 pm

Goris escreveu:Hmmm...

Sim, cheguei a pensar nisso.

Mas o estranho é que essa é uma ação que noto mais envolvendo negro/negro que o contrário.

sei la pode ser a mesma relação brasileiro/brasileiro no exterior uahu

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Percepções Etnicas Empty Re: [Sociedade] Percepções Etnicas

Mensagem por Goris Qua Dez 07, 2011 8:32 pm

Vc não entendeu.

A percepção que tenho é:

Atendentes brancas atendem e embolsam (ou ensacam) as compras de clientes, sejam eles brancos ou negros.

Atendentes negras atendem e embolsam (ou ensacam) as compras de clientes brancos normalmente, enquanto para clientes negros, é como se esperassem que eles ensacassem suas compras.

E notei e venho observando isso há mais de ano pra não falar sem razão...
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Percepções Etnicas Empty Re: [Sociedade] Percepções Etnicas

Mensagem por Convidado Qua Dez 07, 2011 9:04 pm

Por que um negro não atenderia um outro negro igual?
Pra não mostrar preferência?
Pra exibir superioridade?
Pra não exibir submissão?

Como diria a Morte em "A menina que roubava livros": "os seres humanos me assustam".


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Percepções Etnicas Empty Re: [Sociedade] Percepções Etnicas

Mensagem por Mogur Qua Dez 07, 2011 9:42 pm

Me lembrei desse episódio de "Todo mundo odeia o Chris"...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Mogur
Mogur
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8799
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Percepções Etnicas Empty Re: [Sociedade] Percepções Etnicas

Mensagem por Convidado Qui Dez 08, 2011 11:03 am


bem eu acho interessante, pode ser pode vc ser homem, ou pode ser por racismo sim. O triste to racismo é que está tão impregnado que existem coisas que parecem bobagens, mas não são. Infelizmente os negros desde pequenos são ensinados que são feios, tem traços feios( e isso inclui o cabelo e a notícia da moça na escola) e por isso em algumas famílias inconscientemente há a tentativa de "branqueamento", casar com homem/mulher branc@s. Isso já li em vários textos e meus/minhas amig@s negr@s já tbm me falaram que isso acontece com eles.

Acho que pode ser sim, racismo da moça, não sei se consciente ou inconsciente. Mas é duro perceber essas coisas né.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Percepções Etnicas Empty Re: [Sociedade] Percepções Etnicas

Mensagem por Quero Café Qui Dez 08, 2011 11:34 am

Mogur escreveu:Você já pensou na possibilidade do motivo ser porque você é Homem e Jovem?


Essa pode ser uma explicação bem mais provável.
Bem, como você já se colocou solícito em discutir saudávelmente o assunto, vou expressar meu ponto de vista que pode não ser totalmente agradável, mas certamente é extremamente respeitoso.
Quero deixa claro que não tenho nenhum tipo de preconceito e que convivo bem com todo tipo de pessoa.
...
Não que o racismo não exista no nosso país, mas acho que os negros veem racismo aonde não existe.
Eu mesmo já vi algumas situações engraçadas.
Trabalhei por pouco tempo como administrativo na área de saúde e vi duas situações complementares sobre o assunto.
Um dia um médico branco teve um compromisso e resolveu não atender a nenhum paciente.
Ao perceber que não seria atendida, uma senhora negra acusou o médico de racismo o que era uma tremenda injustiça já que o médico não antendeu a ninguém.
Em outra ocasião, uma médica negra foi procurada por uma paciente branca. É comum paciente que precisão do médico para assuntos rápidos como pedir uma carimbanda esquecida ou uma dúvida sobre uma receita procurarem o médico em sua porta antes que ele atenda ouro paciente. Assim a senhora branca o fez. A médica não quis a atender e dispensou a paciente dizendo "esses brancos acham que têm o rei na barriga".
Também conheço um outro caso interessenta.
Tenho um amigo negro que estuva direito numa faculdade particular.
Numa dada aula, após as explicações do professor, ele fez uma piada qualquer sobre negros certamente inócua e engraçada.
Um colega de classe negro sentiu-se profundamente ofendido pela piada e procurou a direção da faculdade para que tomasse providências legais. Esse meu amigo negro desvencilhou-se da situação ressaltando o absurdo do contexto. Um negro sendo processado por racismo por uma intervenção inócua a respeito.
Esse casos me fazem tirar algumas conclusões provisórias.
Os negros tem que parar de se vitimizarem tanto. Não digo que o racismo não seja assunto sério e que deva ser tolerado, mas acho que muitas situações merecem ser levadas menos a sério.
Os negros tem que tomar cuidado para não usarem o argumento do racismo para criar situações em que ele não existe.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Percepções Etnicas Empty Re: [Sociedade] Percepções Etnicas

Mensagem por Questao Qui Dez 08, 2011 11:58 am

Um amigo e eu estavamos conversando na frente de uma banca de revista,esta havendo uma forte migração chinesa,ele chegou e disse
-esses amarelos estão invadindo
-que isso cara são chineses,pare com isso
-ah amarelo é tudo amarelo
-toma cuidado se não vai virar o gran torino lá do clint estwood

acho que cada pessoa tem um preconceito,meu amigo ali o gabriel é negro,mas conheço pessoas de tudo quanto é tipo homens ou mulheres que pensam bem parecido com ele o que acho bem ruim

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Percepções Etnicas Empty Re: [Sociedade] Percepções Etnicas

Mensagem por ghmartins Qui Dez 08, 2011 1:17 pm

É por isso que eu amo o FARRA: em que outro lugar um assunto tão complexo como esse é discutido com tanto respeito? Smile

Como vários aqui já sabem, sou professor e com a molecada (de 15 a 17 anos) com uma certa frequência preciso intervir em situações de preconceito (não só racial, mas também com as meninas, os homossexuais, ocasionalmente religioso, etc.). Já li as opiniões dos colegas aqui e achei todas muito relevantes, mas para mim acho difícil opinar sobre isso sem ser negro, como vou falar com conhecimento de causa sem nunca ter passado por isso? Goris, você descreveu o fato, mas eu queria também saber a sua opinião, por que você acha que isso aconteceu?

_________________
I'm gonna make him an offer he can't refuse...
ghmartins
ghmartins
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1135
Data de inscrição : 14/06/2010
Idade : 43
Localização : Taubaté - SP

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Percepções Etnicas Empty Re: [Sociedade] Percepções Etnicas

Mensagem por Goris Qui Dez 08, 2011 2:45 pm

Hmmm...

Honestamente não tenho opinião formada. Mas teorias nunca faltam.

Uma delas é a "do mano", tipo, ela é negra e eu sou negro, logo eu deveria ser mano e ajudá-la a colocar as compras na bolsa.

Outra é simples má educação e preguiça, ainda que não intencional, tipo, sendo negro sou mais humilde, não vou reclamar de ajudar.

Finalizando pode ser por costume. Tipo, negros até bem pouco tempo atrás estavam relegados a funções e salários piores e hoje podem ir nestes hipermercados, sendo pessoas mais humildes (e não acostumados a serem servidos) eles mesmos empacotam suas coisas e a atendente com o tempo nota isso e subconscientemente atribui negro = empacota sozinho.

Bem, pode ser tbm que eu tenha algum complexo de inferioridade por ser negro (provavelmente até tenho mesmo, mas creio que seja pouco) e veja coisas onde não existem, mas que eu noto isso há muito tempo, noto.
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Percepções Etnicas Empty Re: [Sociedade] Percepções Etnicas

Mensagem por ediv_diVad Qui Dez 08, 2011 7:05 pm

Acho que tu tem que tentar notar se ela empacota para homens jovens e brancos, se ela fizer isso, é racismo mesmo.

Porque em princípio parece que ela prefere empacotar para as mulheres e para idosos, um pensamento do tipo: ele é homem, pode se virar sozinho (tem gente que pensa assim).

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Percepções Etnicas Empty Re: [Sociedade] Percepções Etnicas

Mensagem por Koppe Qui Dez 08, 2011 7:08 pm

Será que não existe a possibilidade de ela estar usando o "se colar, colou"? Eu vejo usarem muito isso no Carrefour, se cliente deixa claro (através dos gestos, posição) que não vai empacotar, empacotam sem problema, mas antes esperam pra ver se o cliente não vai se constranger pela demora e empacotar por conta própria. Mas quando vêem que é cliente idoso ou com muitas compras nem esperam, começam a empacotar logo.

A diferença racial poderia até ser ela achar os brancos mais "esnobes", e automaticamente achar que eles não vão empacotar as próprias compras...

Mas claro, tudo isso é hipótese, é muito difícil saber o que se passa na cabeça de outra pessoa, principalmente desconhecida.
Koppe
Koppe
Farrista tenho muitos amigos
Farrista tenho muitos amigos

Mensagens : 2246
Data de inscrição : 13/06/2010
Idade : 39
Localização : Rio Grande do Sul

http://mdhq.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Percepções Etnicas Empty Re: [Sociedade] Percepções Etnicas

Mensagem por Mogur Qui Dez 08, 2011 8:53 pm

Pois é, porque eu não sou negro e SEMPRE empacoto minhas compras...

Realmente não me lembro da última vez que a pessoa do caixa empacotou minhas compras no supermercado, ainda mais agora que em BH está proibido o uso de sacolas plásticas...

_________________
Porque um homem que foge do seu medo pode descobrir que, afinal, apenas enveredou por um atalho para ir ao seu encontro. (J. R. R. Tolkien, em Os filhos de Húrin)
Mogur
Mogur
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8799
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Percepções Etnicas Empty Re: [Sociedade] Percepções Etnicas

Mensagem por Questao Qui Dez 08, 2011 9:09 pm

Mogur escreveu:Pois é, porque eu não sou negro e SEMPRE empacoto minhas compras...

Realmente não me lembro da última vez que a pessoa do caixa empacotou minhas compras no supermercado, ainda mais agora que em BH está proibido o uso de sacolas plásticas...

2,eu trago a minha sacola la reciclavel que comprei no supermercado

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Percepções Etnicas Empty Re: [Sociedade] Percepções Etnicas

Mensagem por Goris Seg Dez 26, 2011 8:29 am

Negros e Loiras...

Sou muito sensível a certos pontos, meio que sempre me sinto meio traidor da raça por ter me casado com uma mulher meio branquinha.

Juro que nunca saí por aí pensando "só vou pegar mulher branca" e até mesmo pouco antes de me casar veio uma crise de consciência de "estou me casando com ela (entre todas as mulheres às quais amei) por ela ser branquinha?" claro que a crise passou assim que a encontrei de novo e conversando vi que a amava por quem ela era.

Mas sempre que vejo o assunto, normalmente tabu, sendo comentado me sinto sem jeito... Afinal me casei por amor, mas me sinto como alguém que se casou com a placa demonstrativa de sucesso para um negro que subiu na escala social/econômica, o que é bem chato.

Mas sabe que semana passada deu outra dessas crises e parei pra pensar que realmente é complicado? Eu tenho muitos amigos negros no meu nicho de nerd/gamer/leitor/arrafista mas apenas uma amiga negra neste nicho?

Não é que não existam mulheres negras nerds, mas parece que no meu meio estas são raríssimas (e cobiçadíssimas) ou então tem vergonha e desaparecem!

Smile

Não me tomem por racista, se alguém quiser discutir esse assunto como discutimos tudo no Arraf acho um tema bem interessante, ainda mais no Brasil onde basta ser jogador negro e milionário e vc logo arruma uma loira atrás da outra e só recentemente ser negro passou a ser algo legal e aceitável socialmente....
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Percepções Etnicas Empty Re: [Sociedade] Percepções Etnicas

Mensagem por Quero Café Seg Dez 26, 2011 9:29 am

Acho que há uma curiosidade natural entre loiros e negros tanto em sentido sexual quanto de afinidade de amizade.
...
Homens loiros e mulheres negras também se encontram com alguma frequência.
...
Sou loiro escuros e tenho amigos negros e já tive encontro com negras.


Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Percepções Etnicas Empty Re: [Sociedade] Percepções Etnicas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos