O russo que foi punido por salvar o mundo
4 participantes
Página 1 de 1
O russo que foi punido por salvar o mundo
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Poucas vezes a humanidade esteve tão próxima de ser varrida da terra como a manhã de 26 de setembro de 1983"
Stanislav Petrov era coronel do exército russo, tinha 44 anos e estava em serviço na madrugada de 26 de setembro de 1983, numa base próxima a Moscou. Ele não costumava trabalhar a noite, mas estava ali cobrindo a folga de um colega. Sua função era vigiar computadores e satélites e informar as autoridades sobre qualquer mudança. No caso de um ataque, a estratégia soviética era clara: o responsável tem exatos 12 minutos para acionar o sistema de retaliação. É o tempo que levava para que um míssil americano atingisse território soviético.
Era pouco mais de meia-noite em Moscou e domingo à tarde nos Estados Unidos, quando os computadores de Petrov indicaram que um míssil americano voava em sua direção. Ele interpretou o aviso como um erro da máquina – afinal se fosse uma guerra, os americanos não lançariam só um míssil – e registrou o aviso como um alarme falso. Algum tempo depois, soou novamente o alerta: um segundo míssil americano, e, depois, um terceiro, um quarto e um quinto. Piscava na tela do monitor em letras vermelhas a palavra “natinats” (iniciar, em português). Petrov manteve-se impassível, ele não tinha outras fontes para checar a informação e os radares terrestres só detectariam os mísseis quando estivessem visíveis na linha do horizonte, quando seria tarde demais.
Petrov confiou na intuição e não comunicou nada. Ele sabia que se estivesse errado o mundo cairia sobre sua cabeça, literalmente: 13 minutos se passaram. O silêncio era absoluto dentro e fora do comando militar. Nenhum míssil ou destruição. Petrov tomara a decisão certa e livrou o mundo de uma guerra nuclear. Mas se o planeta agradeceu, o mesmo não o fez o comando militar soviético.
Petrov foi acusado de cometer uma falta burocrática menor -preencher formulários de maneira imprópria- foi rebaixado e passou a receber tarefas com menor responsabilidade, até que se aposentou voluntariamente poucos meses após o caso.
Petrov continuou vivendo na Rússia como pensionista, passando sua aposentadoria em pobreza, na cidade de Fryazino. Ele disse que não se considera um herói pelo que fez naquele dia, mas mesmo assim, em 21 de Maio de 2004, uma associação californiana, chamada Association of World Citizens, deu ao Coronel Petrov seu prêmio World Citizen Award, junto com um troféu e US$ 1.000,00 em reconhecimento ao papel exercido ao evitar a catástrofe.
Menos de dois meses após o evento de Setembro de 1983, a ABC, rede de TV norte americana. televisionou o controverso filme The Day After. O drama de ficção trata de uma guerra nuclear entre os Estados Unidos e a União Soviética e que efeitos isto teria em famílias vivendo numa típica cidade americana. Hoje em dia, acontecimanentos envolvendo Petrov permanecem desconhecidos ao público americano. A maioria das pessoas pensa (incorretamente) que a Crise dos Mísseis de Cuba, vinte anos antes, foi o evento mais recente que poderia ter eclodido numa guerra nuclear.
Fonte: Guia do Estudante; Metamorfose Digital e [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
-J.R.R.Tolkien
Re: O russo que foi punido por salvar o mundo
Fiquei de cara com essa história!
Rafael Zoia- Farrista o que está acontecendo comigo?
Eu lembro de ter visto essa história na TV.
Mas faltou mencionar o que eram os misseis que o computador detectou.
Não me lembro bem, mas acho que eram pra algum tipo de pesquisa ou coisa do tipo. Eu lembro é que não tinha nenhum fim militar (ou assim disseram).
Não me lembro bem, mas acho que eram pra algum tipo de pesquisa ou coisa do tipo. Eu lembro é que não tinha nenhum fim militar (ou assim disseram).
Brainiac- Farrista ninguém me alcança
Brainiac escreveu:Eu lembro de ter visto essa história na TV.
o computador era de um sistema de defesa em um ataque nuclear ou seja para defender de misseis americanos dando aquela replica,porem o sistema apresentou defeito,uma mancha solar ou algo assim fez com que ela pensasse que era um ataque nuclear,o cara arriscou e com isso salvou o mundo mas se ferrou
-J.R.R.Tolkien
então foi outra história que eu vi na tv.
a que eu vi os americanos mandaram misseis mesmo, pra um tipo de pesquisa, e os soviéticos quase retaliaram , mas os misseis americanos caíram no mar alguns minutos antes da U.R.S.S lançar os misseis nucleares nos E.U.A.
a que eu vi os americanos mandaram misseis mesmo, pra um tipo de pesquisa, e os soviéticos quase retaliaram , mas os misseis americanos caíram no mar alguns minutos antes da U.R.S.S lançar os misseis nucleares nos E.U.A.
Brainiac- Farrista ninguém me alcança
Já falamos disso aqui no forum, mas ninguém conseguiu encontrar a noticia original. Legal ela ter aparecido agora, cheguei a pensar que eu tinha imaginado.
Essa notícia foi matéria no Fantástico nos anos 90.
Essa notícia foi matéria no Fantástico nos anos 90.
Convidad- Convidado
Ainda bem que esse mundo ainda tem pessoas dispostas a se fuderem para fazer a coisa certa.
Quero Café- Farrista "We are the Champions"
Artigo em extinção, o que leva a crer que a nossa não tarda, já que a regra é fuder todo mundo para se dar bem! Bem, isso ainda vai acabar (muito) mal...Hal 9000 escreveu:Ainda bem que esse mundo ainda tem pessoas dispostas a se fuderem para fazer a coisa certa.
Convidado- Convidado