Estudantes alemães acham que Hitler era um “protetor dos direitos humanos”.
+6
zkrk
Quero Café
Hiena
Parallax
Questao
Brainiac
10 participantes
Página 1 de 3
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
Estudantes alemães acham que Hitler era um “protetor dos direitos humanos”.
A divulgação de um estudo realizado entre milhares de estudantes de cinco regiões da Alemanha revelou resultados que chocaram a opinião pública do país e que colocaram em dúvida critérios do sistema educacional local. Segundo a pesquisa intitulada “A última vitória das ditaduras?”, metade dos entrevistados não sabia que Adolf Hitler foi um ditador, enquanto um terço achava que ele era um “protetor dos direitos humanos”.
Outro resultado que chamou atenção é que 40% desses estudantes não sabiam diferenciar entre as noções de “democracia” e “ditadura”. A resposta mais comum assinalada por quatro entre dez entrevistados foi: “é tudo a mesma coisa”. Realizada sob forma de questionário, o estudo foi divulgado pelos jornais locais nesta sexta-feira (29/06).
Um dos realizadores do estudo, o professor de Ciências Políticas da Universidade Livre de Berlim, Klaus Schroeder, considerou o resultado chocante. “Talvez a solução seja aumentar as aulas de História Contemporânea em detrimento ao estudo de outras épocas”, disse ele ao jornal italiano Corriere della Sera.
Outra solução apontada por Schroeder seria utilizar métodos mais modernos e alternativos de estudo da História, como aumentar a frequência de visitas de delegações estudantis a antigos campos de concentração, que hoje servem como memoriais. Essas mudanças, na opinião de Schroeder, reforçariam entre os jovens as noções do que considera “valores-chave” de nossa época, como liberdade, direitos humanos, pluralismo e Estado de direito.
“Esses estudantes não têm qualquer consciência política e não possuem qualquer ideia de conceitos como ‘liberdade de expressão’ ou ‘direitos humanos’”, afirmou Schroeder.
O estudo abordou 7.400 estudantes alemães entre 15 e 16 anos. Cerca de dois mil desses entrevistados visitavam memoriais de guerra na Alemanha quando foram abordados.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Essa pedra fica localizada em frente ao local de nascimento de Hitler na Áustria. A inscrição diz: "Pela paz liberdade / e democracia / fascismo nunca mais / milhões de mortos nos relembram"
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Outro resultado que chamou atenção é que 40% desses estudantes não sabiam diferenciar entre as noções de “democracia” e “ditadura”. A resposta mais comum assinalada por quatro entre dez entrevistados foi: “é tudo a mesma coisa”. Realizada sob forma de questionário, o estudo foi divulgado pelos jornais locais nesta sexta-feira (29/06).
Um dos realizadores do estudo, o professor de Ciências Políticas da Universidade Livre de Berlim, Klaus Schroeder, considerou o resultado chocante. “Talvez a solução seja aumentar as aulas de História Contemporânea em detrimento ao estudo de outras épocas”, disse ele ao jornal italiano Corriere della Sera.
Outra solução apontada por Schroeder seria utilizar métodos mais modernos e alternativos de estudo da História, como aumentar a frequência de visitas de delegações estudantis a antigos campos de concentração, que hoje servem como memoriais. Essas mudanças, na opinião de Schroeder, reforçariam entre os jovens as noções do que considera “valores-chave” de nossa época, como liberdade, direitos humanos, pluralismo e Estado de direito.
“Esses estudantes não têm qualquer consciência política e não possuem qualquer ideia de conceitos como ‘liberdade de expressão’ ou ‘direitos humanos’”, afirmou Schroeder.
O estudo abordou 7.400 estudantes alemães entre 15 e 16 anos. Cerca de dois mil desses entrevistados visitavam memoriais de guerra na Alemanha quando foram abordados.
Essa pedra fica localizada em frente ao local de nascimento de Hitler na Áustria. A inscrição diz: "Pela paz liberdade / e democracia / fascismo nunca mais / milhões de mortos nos relembram"
Brainiac- Farrista ninguém me alcança
Re: Estudantes alemães acham que Hitler era um “protetor dos direitos humanos”.
e olha que a alemanha é considerada por muita gente o país que possui um dos melhores sistemas educacionais do mundo hauhuaa mas comecei a desconfiar quando a primeira ministra la não sabia localizar a alemanha no mapa da europa
-J.R.R.Tolkien
Pode ser uma conspiração. Os nazistas se infiltraram no sistema educacional e estão ensinando valores errados aos jovens.
Questao escreveu:e olha que a alemanha é considerada por muita gente o país que possui um dos melhores sistemas educacionais do mundo hauhuaa mas comecei a desconfiar quando a primeira ministra la não sabia localizar a alemanha no mapa da europa
Acho que eles fazem como nós, facilitam ao máximo para que os índices de aprovação sejam altos e depois facilitam a entrada na faculdade...
Hiena- Farrista das mil e uma noites
Os alemães são um tanto ressentidos sobre esse pedaço de sua história.
Possivelmente ainda seja embaraçoso falar muito sobre isso em sala de aula.
Possivelmente ainda seja embaraçoso falar muito sobre isso em sala de aula.
Quero Café- Farrista "We are the Champions"
Parallax escreveu:Pode ser uma conspiração. Os nazistas se infiltraram no sistema educacional e estão ensinando valores errados aos jovens.
seu maldito,eu agora vou pesquisar sobre isso uhauhauhu odeio ser viciado em conspirações uiahua
-J.R.R.Tolkien
Isso é apenas mais um índice da escalada em poder e popularidade da extrema direita e de linhas políticas fascistóides. A esquerda 9a pensante, não a de corredor de faculdade) vem alertando para isso já tem um tempo.
Sem necessidade para teorias da conspiração. A realidade é ruim o suficiente.
zkrk- Farrista desafio aceito!
zkrk escreveu:Isso é apenas mais um índice da escalada em poder e popularidade da extrema direita e de linhas políticas fascistóides. A esquerda 9a pensante, não a de corredor de faculdade) vem alertando para isso já tem um tempo.
um professor de faculdade uma vez disse na tv(não me lembro o nome dele) que em momentos de paz e prosperidade os liberais normalmente tomam o poder e todo mundo curte ser liberal,ai quando a coisa fica tensa com em guerras e crises as pessoas liberais culpam os liberais e começam a tomar atitudes conservadoras tendendo a direita ou a esquerda,dependendo do que for considerado mais totalitarista para que o estado tenha mais controle e assim eles tenham uma ilusão de segurança,talvez seja assim mesmo afinal a crise ta tomando conta da europa e só a alemanha e a russia estão crescendo de verdade,mesmo assim ambas estão sentido a crise agravando sua economia
-J.R.R.Tolkien
Questao escreveu:zkrk escreveu:Isso é apenas mais um índice da escalada em poder e popularidade da extrema direita e de linhas políticas fascistóides. A esquerda 9a pensante, não a de corredor de faculdade) vem alertando para isso já tem um tempo.
um professor de faculdade uma vez disse na tv(não me lembro o nome dele) que em momentos de paz e prosperidade os liberais normalmente tomam o poder e todo mundo curte ser liberal,ai quando a coisa fica tensa com em guerras e crises as pessoas liberais culpam os liberais e começam a tomar atitudes conservadoras tendendo a direita ou a esquerda,dependendo do que for considerado mais totalitarista para que o estado tenha mais controle e assim eles tenham uma ilusão de segurança,talvez seja assim mesmo afinal a crise ta tomando conta da europa e só a alemanha e a russia estão crescendo de verdade,mesmo assim ambas estão sentido a crise agravando sua economia
Outra coisa que cresce nos momentos de crise e incerteza são as seitas religiosas e movimentos religiosos messiânicos/ escatológicos/ obscurantistas. Isso aconteceu muito em Roma em determinados momentos, com o crescimento dos cultos de mistério e religiões orientais (como o culto a Mitra ou a Ísis).
zkrk escreveu:Questao escreveu:zkrk escreveu:Isso é apenas mais um índice da escalada em poder e popularidade da extrema direita e de linhas políticas fascistóides. A esquerda 9a pensante, não a de corredor de faculdade) vem alertando para isso já tem um tempo.
Outra coisa que cresce nos momentos de crise e incerteza são as seitas religiosas e movimentos religiosos messiânicos/ escatológicos/ obscurantistas. Isso aconteceu muito em Roma em determinados momentos, com o crescimento dos cultos de mistério e religiões orientais (como o culto a Mitra ou a Ísis).
com certeza,sem falar nos militares ganhando confiança da população e "herois" populares assumindo o poder,vide julio cesar né? uhaua
as pessoas normalmente insatisfeitas com a sociedade(seja pela corrupção,filosofia,economia,etc) que vivem acabam querendo se tornar o oposto da sociedade em que vivem e acho que é ai que as mudanças acontecem boas ou ruins
-J.R.R.Tolkien
Parallax escreveu:Pode ser uma conspiração. Os nazistas se infiltraram no sistema educacional e estão ensinando valores errados aos jovens.
Acho que "o buraco é mais embaixo", pois justamente com o argumento de "não dar espaço" para essa ideologia se promoveu "varrer para baixo do tapete" todo debate sobre o tema e com isso se "mitificou" o movimento, seus lideres e o do bigodinho (até para poder julgar toda e qualquer culpa sobre o que foi o período nas costas unicamente do Adolfinho, quando toda a população era ...será que ainda não são... profundamente anti semita e xenófobos).
Aliás não só os alemães como os franceses, os russos, os ingleses, etc.
Fora que com essa "política do silêncio" se beneficiou seus aliados (como o Irã e a argentina), seus apoiadores (como o Vaticano que aliás praticamente promoveu o extermínio semita... e de inúmeros outros povos... desde sua fundação) e seus adversários.
E até seus alvos, afinal basta levantar a forma de tratamento aos palestinos ou qualquer outra postura (como a legitimação da tortura como rotina ou o envio de assassinos à outros países) que Israel logo vem relembrar o que sofreram no holocausto.
Victor Pax- Farrista já viciei...
na europa cada vez mais europeus se convertem para se tornarem islamicos,tem uma amiga minha e do jamm que vai para a alemanha que ta doidinha por um alemão que é convertido ao islã,parece tipo o que aconteceu com os estados unidos durante a decada de 60 a 80 ,não sei como os europeus conservadores vão lidar com isso
-J.R.R.Tolkien
Questao escreveu:na europa cada vez mais europeus se convertem para se tornarem islamicos,tem uma amiga minha e do jamm que vai para a alemanha que ta doidinha por um alemão que é convertido ao islã,parece tipo o que aconteceu com os estados unidos durante a decada de 60 a 80 ,não sei como os europeus conservadores vão lidar com isso
Só quero ver se isso rolar no Brasil... IMAGINA A BRIGA DOS EVANGÉLICOS NEOPENTECOSTAIS (visto que algumas dessas congregações não tiveram escrúpulos, pelo menos aqui no RJ, em seus ataques contra religiões sincréticas afro-brasileiras, como a Umbanda ou o Candomblé, ou o Espiritismo de forma mais geral, como forma de disputar "mercado e público" em regiões onde essas religiões tinham muitos adeptos- em especial áreas pobres e de população majoritariamente afro-descendente) COM UMA RELIGIÃO TÃO EXPANSIONISTA QUANTO ELES? Vai dar um rolo...
zkrk escreveu:Questao escreveu:na europa cada vez mais europeus se convertem para se tornarem islamicos,tem uma amiga minha e do jamm que vai para a alemanha que ta doidinha por um alemão que é convertido ao islã,parece tipo o que aconteceu com os estados unidos durante a decada de 60 a 80 ,não sei como os europeus conservadores vão lidar com isso
Só quero ver se isso rolar no Brasil... IMAGINA A BRIGA DOS EVANGÉLICOS NEOPENTECOSTAIS (visto que algumas dessas congregações não tiveram escrúpulos, pelo menos aqui no RJ, em seus ataques contra religiões sincréticas afro-brasileiras, como a Umbanda ou o Candomblé, ou o Espiritismo de forma mais geral, como forma de disputar "mercado e público" em regiões onde essas religiões tinham muitos adeptos- em especial áreas pobres e de população majoritariamente afro-descendente) COM UMA RELIGIÃO TÃO EXPANSIONISTA QUANTO ELES? Vai dar um rolo...
bom o brasil é o pais que mais facil aceita imigrantes desses paises,normalmente são de origem arabe e islamicos e até agora não teve nenhum incidente (que eu saiba com eles),basta ver a vasta comunidade arabe que o brasil tem,sem falar na relação proxima que o brasil tem com o irã que ninguem aqui liga muito,pelo menos é o que parece
as igrejas que eu vejo falar mal das religiões africanas no brasil,atacam o lance do sincretismo religioso,talvez pelo fato da igreja catolica aceitar de boa esse tipo de coisa (especialmente o espiritismo) e ai muitas igrejas ficam conhecidas por darem voadoras para mim usando mais como desculpa para dar ibope
-J.R.R.Tolkien
Uma colega que morou na alemanha diz que esses assuntos lá são evitados em família. Contou até que o avô de seu marido foi um soldado nazista e NUNCA toca no assunto. Hoje, para todos os efeitos, ele é um simpático vovô.
Não me admira que a mulecada lá cresca sem ter a real noção do foi a alemanha nazista!
Bem que isso poderia ter acontecido:
Não me admira que a mulecada lá cresca sem ter a real noção do foi a alemanha nazista!
Bem que isso poderia ter acontecido:
Rafael Zoia- Farrista o que está acontecendo comigo?
Rafael Zoia escreveu:Uma colega que morou na alemanha diz que esses assuntos lá são evitados em família. Contou até que o avô de seu marido foi um soldado nazista e NUNCA toca no assunto. Hoje, para todos os efeitos, ele é um simpático vovô.
Bem que isso poderia ter acontecido aos nazistas:
hauhaua bastardos inglorios na cabeça,mas acho que essa é uma visão muito curta de algo maior,imagina você ser alemão e sua familia passando fome e tem um emprego no exercito onde você pode sustentar sua familia e o no meio disso tudo você se ve fazendo altas merdas pelo governo,como a ditadura no brasil e em varios momentos da historia o exercito americano,russo,chines e japones dentre outros,é um lance meio complexo de se debater,apesar de que os nazistas são inimigos classicos,você nem sente pena quando ve os caras serem destruidos e explodidos em filmes,bem como terroristas arabes,mas os caras que lutaram pela liberdade do nosso país no periodo da ultima ditadura(porque o brasil teve varias) tambem eram chamados de terroristas e com certeza devem ter torturado e matado militares ou civis,é bem complicado
-J.R.R.Tolkien
Questao escreveu:Rafael Zoia escreveu:Uma colega que morou na alemanha diz que esses assuntos lá são evitados em família. Contou até que o avô de seu marido foi um soldado nazista e NUNCA toca no assunto. Hoje, para todos os efeitos, ele é um simpático vovô.
hauhaua bastardos inglorios na cabeça,mas acho que essa é uma visão muito curta de algo maior,imagina você ser alemão e sua familia passando fome e tem um emprego no exercito onde você pode sustentar sua familia e o no meio disso tudo você se ve fazendo altas merdas pelo governo,como a ditadura no brasil e em varios momentos da historia o exercito americano,russo,chines e japones dentre outros,é um lance meio complexo de se debater,apesar de que os nazistas são inimigos classicos,você nem sente pena quando ve os caras serem destruidos e explodidos em filmes,bem como terroristas arabes,mas os caras que lutaram pela liberdade do nosso país no periodo da ultima ditadura(porque o brasil teve varias) tambem eram chamados de terroristas e com certeza devem ter torturado e matado militares ou civis,é bem complicado
Você não esta errado, tio Questão, mas pra mim é bem simples sim! Eu não estaria disposto a sacrificar minha humanidade para cumprir ordens, mesmo que isso custasse minha vida. Sei que muitas pessoas se manteram íntegras.
Eu não me oriento por filmes do gênero, mas por documentários e leitura. Por isso acho que a esmagadora maioria fez o que fez porque realmente compraram a ideia de superioridade ariana, era impossivel não verem que tais massacres eram errados, da mesma forma que tambem é errado atualmente varrerem isso tudo pra de baixo do tapete (tal como as covardias cometidas durante a nossa ditadura). Tem muito idoso safado andando pelo mundo com cara de bonzinho!
Rafael Zoia escreveu:Questao escreveu:Rafael Zoia escreveu:Uma colega que morou na alemanha diz que esses assuntos lá são evitados em família. Contou até que o avô de seu marido foi um soldado nazista e NUNCA toca no assunto. Hoje, para todos os efeitos, ele é um simpático vovô.
Você não esta errado, tio Questão, mas pra mim é bem simples sim! Eu não estaria disposto a sacrificar minha humanidade para cumprir ordens, mesmo que isso custasse minha vida. Sei que muitas pessoas se manteram íntegras.
Eu não me oriento por filmes do gênero, mas por documentários e leitura. Por isso acho que a esmagadora maioria fez o que fez porque realmente compraram a ideia de superioridade ariana, era impossivel não verem que tais massacres eram errados, da mesma forma que tambem é errado atualmente varrerem isso tudo pra de baixo do tapete (tal como as covardias cometidas durante a nossa ditadura). Tem muito idoso safado andando pelo mundo com cara de bonzinho!
eu nunca seria militar,a menos que alguem fosse invadir e fosse explodir a minha casa,mas devo admitir se tivesse na 2 guerra,eu com certeza não ia resistir de me alistar e enfrentar os nazistas,e curto muito ver os nazistas se ferrando em filmes como bastardos inglorios uahua
-J.R.R.Tolkien
Temos isso em comum, tambem nunca tive vontade de fazer serviço militar.
Galera, quem puder conseguir esse livro, recomendo a leitura:
"Os Carrascos Voluntários de Hitler", de GOLDHAGEN, Daniel Jonah.
O livro, entretanto não é perfeito. Segue abaixo uma resenha crítica sobre o livro, bastante interessante:
O livro, entretanto não é perfeito. Segue abaixo uma resenha crítica sobre o livro, bastante interessante:
Mas lembrem o caso do Brasil. Temos um ditador chamado Getúlio Vargas que é idolatrado, e que por muito tempo foi intocável nos livros escolares.
Se perguntar, muitos brasileiros terão a mesma resposta que os alemães tiveram sobre o Hitler. Terão dificuldade em vincular a figura do Vargas a um ditador fascista.
Se perguntar, muitos brasileiros terão a mesma resposta que os alemães tiveram sobre o Hitler. Terão dificuldade em vincular a figura do Vargas a um ditador fascista.
zkrk escreveu:Galera, quem puder conseguir esse livro, recomendo a leitura:
Excelente sugestão de leitura, ou procurar. Valeu, zkrk!!!!
Parallax escreveu:Mas lembrem o caso do Brasil. Temos um ditador chamado Getúlio Vargas que é idolatrado, e que por muito tempo foi intocável nos livros escolares.
Concordo 100%, por isso vejo tanta importância em mostrar os podres da história!
Rafael Zoia escreveu:Parallax escreveu:Mas lembrem o caso do Brasil. Temos um ditador chamado Getúlio Vargas que é idolatrado, e que por muito tempo foi intocável nos livros escolares.
Concordo 100%, por isso vejo tanta importância em mostrar os podres da história!
getulio era um maluco total cara uahuahua mas quase todo mundo idolatra ele mesmo,acho que vai ser o mesmo com o lula e a dilma,o que me deixa perturbado é que o sarney tambem vai ser considerado um heroi da patria,aqui no maranhão tem muita gente das antigas que fica p da vida quando você fala mal dele
-J.R.R.Tolkien
Questao escreveu:Rafael Zoia escreveu:Parallax escreveu:Mas lembrem o caso do Brasil. Temos um ditador chamado Getúlio Vargas que é idolatrado, e que por muito tempo foi intocável nos livros escolares.
getulio era um maluco total cara uahuahua mas quase todo mundo idolatra ele mesmo,acho que vai ser o mesmo com o lula e a dilma,o que me deixa perturbado é que o sarney tambem vai ser considerado um heroi da patria,aqui no maranhão tem muita gente das antigas que fica p da vida quando você fala mal dele
O caso de Vargas é para ser entendido de forma mais ampla, relacionado ao fenômeno político do POPULISMO LATINO-AMERICANO, junto com casos como de Perón na Argentina.
É sempre importante lembrar que Vargas não se omitiu em mentir ou fabricar provas falsas como na ocasião do "Plano Cohen", onde planos (falsos, forjados pelo governo Vargas) acusavam "os comunistas" (de forma muito genérica) de terem "planos para conquistar o Brasil". Isso foi instrumental para gerar medo na população (que na maioria das vezes sequer sabia o que um "comunista" era... apenas acreditava quando diziam que era mal, assim como nos filmes dos EUA) e garantir o início do ESTADO NOVO em 1937, sendo que Vargas cancelou as eleições marcadas para 1938 e fixou-se no poder sem data para sair. Sobre o Plano Cohen, conferir: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Muitos também malham o DOI- CODI ( Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna, ligado ao exército e que cuidava da censura e da perseguição a opositores do Regime) da Ditadura Militar (o que não é injustificado, muito pelo contrário) mas se esquecem que no Governo Vargas houve o DIP (Departamento de Imprensa e Propagando- responsável pela censura e perseguição a intelectuais e jornalistas que escrevem algo contrário aos interesses e posições do governo), e o que DOPS (Departamento de Ordem Política e Social, responsável pela perseguição e repressão a pessoas com posições contrárias ao governo, obstruindo a liberdade de opinião e a liberdade política) não foi criado pelos militares a partir de 1964, e sim já existia desde 1924, sendo muito utilizado durante o Estado Novo. O Governo Vargas fez muitas das coisas feitas pelos militares e que todos tem horror: prisões sumárias, torturas, proibição de partidos, proibição de liberdade política, censura contra opiniões contrárias ao governo.
Um bom filme que toca nesse tema é "Tempos de Paz", de 2009 (sobre o filme: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] ), baseado em uma peça de teatro. Recomendado e com louvor.
Conteúdo patrocinado
Página 1 de 3 • 1, 2, 3