Governo multa fabricantes de TV em R$ 5 mi por progaganda enganosa
+3
Goris
Mononoke Hime
Parallax
7 participantes
Página 1 de 1
Governo multa fabricantes de TV em R$ 5 mi por progaganda enganosa
O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça multou, nesta segunda-feira, sete fabricantes de aparelhos de televisão por propaganda enganosa. O órgão alega que as empresas não informaram aos consumidores que as televisões de plasma poderiam apresentar manchas na tela caso o equipamento ficasse ligado por um longo período (efeito conhecido como burn in). Somadas, as multas chegam a R$ 5 milhões, mas as empresas ainda podem recorrer da decisão.
O processo de investigação começou em 2006, resultado de uma denúncia feita pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. Segundo o DPDC, alguns televisores eram testados nas lojas em aparelhos de DVD com o objetivo de garantir qualidade digital na imagem. Por esse motivo, o órgão acusa as sete fabricantes de não informar os clientes sobre a real qualidade da imagem.
Foram multadas a Gradiente, em R$ 240 mil; a LG, em R$ 1,850 milhão; a Panasonic, em R$ 790 mil; a Philips, em R$ 290 mil; a Samsung, em R$ 910 mil; a Semp Toshiba, em R$ 25 mil; e a Sony, em R$ 900 mil.
A Samsung e a Panasonic informaram que não foram notificadas oficialmente da decisão do ministério e, por isso, não vão se pronunciar. A LG afirmou que não comenta casos em andamento.
Já a Gradiente disse que a multa está relacionada ao período anterior ao arrendamento da marca Gradiente pela Companhia Brasileira de Tecnologia Digital (CBTD), que ocorreu em novembro de 2010. "Tal multa é de responsabilidade da IGB Eletrônica S.A., antiga detentora da marca e não da CBTD", diz a empresa.
A Sony também informou não ter recebido comunicação oficial sobre a multa e diz aguardar a notificação oficial para "estudar as medidas judiciais cabíveis ao caso".
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
O processo de investigação começou em 2006, resultado de uma denúncia feita pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. Segundo o DPDC, alguns televisores eram testados nas lojas em aparelhos de DVD com o objetivo de garantir qualidade digital na imagem. Por esse motivo, o órgão acusa as sete fabricantes de não informar os clientes sobre a real qualidade da imagem.
Foram multadas a Gradiente, em R$ 240 mil; a LG, em R$ 1,850 milhão; a Panasonic, em R$ 790 mil; a Philips, em R$ 290 mil; a Samsung, em R$ 910 mil; a Semp Toshiba, em R$ 25 mil; e a Sony, em R$ 900 mil.
A Samsung e a Panasonic informaram que não foram notificadas oficialmente da decisão do ministério e, por isso, não vão se pronunciar. A LG afirmou que não comenta casos em andamento.
Já a Gradiente disse que a multa está relacionada ao período anterior ao arrendamento da marca Gradiente pela Companhia Brasileira de Tecnologia Digital (CBTD), que ocorreu em novembro de 2010. "Tal multa é de responsabilidade da IGB Eletrônica S.A., antiga detentora da marca e não da CBTD", diz a empresa.
A Sony também informou não ter recebido comunicação oficial sobre a multa e diz aguardar a notificação oficial para "estudar as medidas judiciais cabíveis ao caso".
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Re: Governo multa fabricantes de TV em R$ 5 mi por progaganda enganosa
Nossa! Que sirva de alerta! Cartel da p*rra!
Mononoke Hime- Farrista "We are the Champions"
Sei não, no meu manual da TV - sim, eu li - falava claramente das manchas caso a imagem fique muito tempo parada.
Não sei antes, mas pelo produto que comprei, a reclamação não procede (ser analfabeto ou preguiçoso de ler o manual não deveria prejudicar a empresa).
E sobre usarem DVD na loja, po, isso tbm é culpa da empresa?
Não sei antes, mas pelo produto que comprei, a reclamação não procede (ser analfabeto ou preguiçoso de ler o manual não deveria prejudicar a empresa).
E sobre usarem DVD na loja, po, isso tbm é culpa da empresa?
Goris- Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Você só tem acesso a o manual depois de comprar, logo a propaganda não deixa de ser enganosa.
Brainiac- Farrista ninguém me alcança
Brainiac escreveu:Você só tem acesso a o manual depois de comprar, logo a propaganda não deixa de ser enganosa.
Desculpe, que propaganda vc conhece que diz que o carro precisa de gasolina para funcionar? Vc só descobre isso depois de comprar o carro, não?Brainiac escreveu:Você só tem acesso a o manual depois de comprar, logo a propaganda não deixa de ser enganosa.
Sério, eu não sou polêmico, apenas nem sempre concordo com a lógica de vocês de "quero ver o capitalista malvado se dar mal mesmo que seja de forma errada"...
Se alguém comprou a TV e lá diz que vc tem de mudar a imagem de tempo em tempo para evitar manchas e vc não faz isso, a culpa é da fábrica? Se vc compra um carro e não põe óleo nele de tantos em tantos quilômetros e o carro funde o motor, a culpa é da fábrica?
São dois pesos e duas medidas ou eu estou errado?
Os exemplos são diferentes.
Não é questão de que a TV precisa de luz para funcionar, ou de que se colocar em uma voltagem diferente vai dar problema.
Seria o equivalente a não poder deixar o motor do carro funcionando por muito tempo.
Se o vendedor te avisa que o carro é uma maravilha, mas ele não pode ficar com o motor ligado por mais de 1 hora, tu compraria mesmo assim?
Uma TV que tu pode assistir, mas não muito, é no mínimo estranha.
Não é questão de que a TV precisa de luz para funcionar, ou de que se colocar em uma voltagem diferente vai dar problema.
Seria o equivalente a não poder deixar o motor do carro funcionando por muito tempo.
Se o vendedor te avisa que o carro é uma maravilha, mas ele não pode ficar com o motor ligado por mais de 1 hora, tu compraria mesmo assim?
Uma TV que tu pode assistir, mas não muito, é no mínimo estranha.
O Burn-In acontece quando a TV fica muuuito tempo com uma imagem estática, ou seja, vendo um filme, um desenho, uma novela, vc não vai ter problemas de burn-in.Uma TV que tu pode assistir, mas não muito, é no mínimo estranha.
O que pode prejudicar a tela é vc ligar no DVD, pausar e sair pra fazer um lanche, atender o telefone e depois tomar um banho. Isso acontecia com monitores verdes de computador já na decada de 80, então não sei muito bem de onde vc tirou que é a mesma coisa que um carro que não pode andar muito.
Talvez fosse melhor usar o exemplo de que vc não poderia usar o carro na primeira marcha tentando correr a 120 por hora. Algo que, se não está no manual, é errado mas de resto é do processo do carro.
De novo, não tá no manual, ok, podem processar. Mas se tiver no manual é errado.
Usar o carro na primeira marcha a 120 por hora é errado. Pausar a imagem não.
Goris defendendo as corporações capitalistas burguesas, cê traiu o movimento, véio!
ediv_diVad- Farrista além das fronteiras da sanidade
Discordo completamente do Goris.
Quando fui comprar minha TV, eu sabia que o plasma dava esse problema (fiquei sabendo graças à internet, pois até mesmo os sites dos fabricantes são meio obscuros quanto a isso) e por isso já rejeitei essa tecnologia de cara. Se eu ficasse sabendo só depois da compra, através do manual, eu ficaria muito p#to.
Não podemos tomar como base nosso conhecimento prévio para definir alguma coisa, e sim o da maioria das pessoas. Ao contrário da gasolina, que até uma criança de 5 anos sabe que é usada como combustível de automóveis, essas novas tecnologias de televisão são vistas com certa ignorância por quase toda a população.
Quando fui comprar minha TV, eu sabia que o plasma dava esse problema (fiquei sabendo graças à internet, pois até mesmo os sites dos fabricantes são meio obscuros quanto a isso) e por isso já rejeitei essa tecnologia de cara. Se eu ficasse sabendo só depois da compra, através do manual, eu ficaria muito p#to.
Não podemos tomar como base nosso conhecimento prévio para definir alguma coisa, e sim o da maioria das pessoas. Ao contrário da gasolina, que até uma criança de 5 anos sabe que é usada como combustível de automóveis, essas novas tecnologias de televisão são vistas com certa ignorância por quase toda a população.
Chusma- Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Minha filha quer um tablet. Eu não tenho e sou meio leiga com essa tecnologia, mas antes preciso pesquisar e ler muito sobre ele, porque na loja não souberam tirar minhas dúvidas. Então eu compro e depois descubro que ele não servirá para o que ela quer... eu entendo meio por ai. Tirar as dúvidas antes de comprar é uma !
Pra quais das mais de 3 zilhões de funções ela quer?Mononoke Hime escreveu:Minha filha quer um tablet. Eu não tenho e sou meio leiga com essa tecnologia, mas antes preciso pesquisar e ler muito sobre ele, porque na loja não souberam tirar minhas dúvidas. Então eu compro e depois descubro que ele não servirá para o que ela quer... eu entendo meio por ai. Tirar as dúvidas antes de comprar é uma !
Joguinhos não contam...
ediv_diVad escreveu:Pra quais das mais de 3 zilhões de funções ela quer?Mononoke Hime escreveu:Minha filha quer um tablet. Eu não tenho e sou meio leiga com essa tecnologia, mas antes preciso pesquisar e ler muito sobre ele, porque na loja não souberam tirar minhas dúvidas. Então eu compro e depois descubro que ele não servirá para o que ela quer... eu entendo meio por ai. Tirar as dúvidas antes de comprar é uma !
Joguinhos não contam...
É sério que tem 3 zilhões de funções? huahsuahsuhshauhsuasa
Ela quer por status e eu quero que sirva para ler, jogar, estudar... Tenho dúvida no que significa Android e como é a internet, se eu tenho que fazer um plano por fora.
Realmente preciso de ajuda para poder tentar comprar...
Foda, difícil momento para os pais, mas seja o que vc fizer, imagino que o importante é estar sempre informando e pautando tais assuntos.Mononoke Hime escreveu:É sério que tem 3 zilhões de funções? huahsuahsuhshauhsuasaediv_diVad escreveu:Pra quais das mais de 3 zilhões de funções ela quer?Mononoke Hime escreveu:Minha filha quer um tablet. Eu não tenho e sou meio leiga com essa tecnologia, mas antes preciso pesquisar e ler muito sobre ele, porque na loja não souberam tirar minhas dúvidas. Então eu compro e depois descubro que ele não servirá para o que ela quer... eu entendo meio por ai. Tirar as dúvidas antes de comprar é uma !
Joguinhos não contam...
Ela quer por status e eu quero que sirva para ler, jogar, estudar... Tenho dúvida no que significa Android e como é a internet, se eu tenho que fazer um plano por fora.
Vc sabe melhor que eu...
ediv_diVad escreveu:Foda, difícil momento para os pais, mas seja o que vc fizer, imagino que o importante é estar sempre informando e pautando tais assuntos.Mononoke Hime escreveu:É sério que tem 3 zilhões de funções? huahsuahsuhshauhsuasaediv_diVad escreveu:Pra quais das mais de 3 zilhões de funções ela quer?Mononoke Hime escreveu:Minha filha quer um tablet. Eu não tenho e sou meio leiga com essa tecnologia, mas antes preciso pesquisar e ler muito sobre ele, porque na loja não souberam tirar minhas dúvidas. Então eu compro e depois descubro que ele não servirá para o que ela quer... eu entendo meio por ai. Tirar as dúvidas antes de comprar é uma !
Joguinhos não contam...
Vc sabe melhor que eu...
Eu imponho muitos limites, sou uma mãe muito rigorosa e por isso às vezes tenho que ceder um pouco... Em meio a milhões de pedidos, eu acato 1 ou 2. De antemão vejo a funcionalidade desse pedido, óbvio...
Eu concordo com o Goris, não é função da propaganda ensinar o bom uso do produto, isso deve ser mostrado no manual.
Estou nesse momento folheando o manual de meu DVD e aqui diz:
*Coloque o aparelho num local bem ventilado, assegurando que haja no minimo 3 cm de espaço livre nas laterais, parte traseira e parte superior.
*Use o aparelho sobre uma superfície firme e nivelada, livre de vibrações, e não coloque nada sobre ele.
*Não deixe o aparelho sob a luz direta do sol, nem o exponha a campos magnéticos fortes, excesso de pó ou umidade.
*Nunca exponha o aparelho à chuva, a umidade elevada e a temperaturas extremamente altas (acima de 60 °C) ou extremamente baixas.
*Mantenha o aparelho afastado de outros eletroeletrônicos domésticos (computadores, fax) que geram ruído eletrônico.
Vocês acham mesmo que todas essas coisas deveriam estar em uma propaganda?
A propaganda seria enganosa se ela dissesse que meu DVD lê Blu-ray, quando na verdade ele só lê DVD.
Estou nesse momento folheando o manual de meu DVD e aqui diz:
*Coloque o aparelho num local bem ventilado, assegurando que haja no minimo 3 cm de espaço livre nas laterais, parte traseira e parte superior.
*Use o aparelho sobre uma superfície firme e nivelada, livre de vibrações, e não coloque nada sobre ele.
*Não deixe o aparelho sob a luz direta do sol, nem o exponha a campos magnéticos fortes, excesso de pó ou umidade.
*Nunca exponha o aparelho à chuva, a umidade elevada e a temperaturas extremamente altas (acima de 60 °C) ou extremamente baixas.
*Mantenha o aparelho afastado de outros eletroeletrônicos domésticos (computadores, fax) que geram ruído eletrônico.
Vocês acham mesmo que todas essas coisas deveriam estar em uma propaganda?
A propaganda seria enganosa se ela dissesse que meu DVD lê Blu-ray, quando na verdade ele só lê DVD.
Hiena- Farrista das mil e uma noites
A propaganda não é enganosa e sim omissa, justamente num ponto que eu considero de fundamental importância. Eu jamais compraria uma TV que tivesse isso aí (ainda que eu não seja uma pessoa de ficar dando pausas ou mesmo dormir com as color bars da Globo).
Chusma- Farrista Cheguei até aqui. Problem?