A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CIA Confirma papel no golpe de 1953 no Irã

3 participantes

Ir para baixo

CIA Confirma papel no golpe de 1953 no Irã Empty CIA Confirma papel no golpe de 1953 no Irã

Mensagem por marcelo l. Qua Ago 21, 2013 11:14 am

Washington, DC, 19 de agosto de 2013 - Marcando o sexagésimo aniversário da derrubada do primeiro-ministro iraniano Mohammad Mossadegh, o Arquivo de Segurança Nacional é hoje postando documentos recentemente desclassificados da CIA sobre o papel dos Estados Unidos na operação controversa. Envolvimento americano e britânico na derrubada de Mossadegh tem sido de conhecimento público, mas hoje de postagem inclui o que se acredita ser o primeiro reconhecimento formal da CIA que a agência ajudou a planejar e executar o golpe.

A referência explícita ao papel da CIA aparece em uma cópia de uma história interna, a batalha para o Irã , que data de meados dos anos 1970. A agência lançou uma versão fortemente retirado da conta, em 1981, em resposta a uma ação judicial da ACLU, mas apaguei todas as referências a TPAJAX, o nome de código para a operação norte-americana. Essas referências aparecem na versão mais recente. Materiais da CIA adicionais publicadas hoje incluem arquivos de trabalho de Kermit Roosevelt, o agente da CIA sênior no chão no Irã durante o golpe. Eles fornecem novas especificidades, bem como insights sobre as ações da agência de inteligência antes e depois da operação.

Só indo para página em inglês são 35 documentos...para quem gosta literealmente a notícia. E claro, ninguém está surpreso.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
marcelo l.
marcelo l.
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 6877
Data de inscrição : 15/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

CIA Confirma papel no golpe de 1953 no Irã Empty Re: CIA Confirma papel no golpe de 1953 no Irã

Mensagem por Quero Café Qua Ago 21, 2013 6:23 pm

Esse á mole.
Queria ver mesmo coisas menos conhecidas do público.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

CIA Confirma papel no golpe de 1953 no Irã Empty Re: CIA Confirma papel no golpe de 1953 no Irã

Mensagem por Goris Qua Ago 21, 2013 7:11 pm

Acho que nem todos sabem o que é ou foi o golpe de 53. Que tal, no título colocar Golpe de 53 no Irã?
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 49
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

CIA Confirma papel no golpe de 1953 no Irã Empty Re: CIA Confirma papel no golpe de 1953 no Irã

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos