A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Congresso Nacional aprovou o veto da presidente ao Ato Médico

3 participantes

Ir para baixo

Congresso Nacional aprovou o veto da presidente ao Ato Médico Empty Congresso Nacional aprovou o veto da presidente ao Ato Médico

Mensagem por Mogur Qui Ago 22, 2013 11:26 am

Médicos lamentam e outros profissionais de saúde comemoram aprovação de vetos ao Ato Médico

Os vetos a artigos da lei do Ato Médico feitos pela presidente Dilma Rousseff e mantidos no Congresso Nacional, na madrugada desta quarta-feira (21), dividiram as categorias de profissionais de saúde. Um dos principais artigos vetados foi a determinação de que só médicos pudessem diagnosticar doenças e fazer prescrição do tratamento.

Para a nutricionista Marcia Fidelix, presidente da Asbran (Associação Brasileira de Nutrição), caso não houvesse o veto, haveria um retrocesso para a saúde do País e também, em longo prazo, uma redução de empregos para profissionais da área.

— Nós perderíamos a nossa autonomia e dependeríamos diretamente do médico. Fazemos quatro anos de faculdade e somos muito mais preparados para realizar um acompanhamento de dieta do que um médico que fez um ano de especialização.

Em nota, a fonoaudióloga Irene Marchesan, presidente da SBFa (Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia), afirmou que o Ato Médico sem o veto tiraria a categoria das equipes de saúde para o atendimento integral ao paciente, impedindo outros profissionais da área de saúde de exercer suas profissões por completo.

— Sem desmerecer nenhuma categoria, entendemos que a especificidade e a complexidade do atendimento fonoaudiólogo só podem ser geridos por profissionais habilitados para tal, com o devido conhecimento acadêmico e clínico para as devidas indicações terapêuticas.

Médicos lamentam

Enquanto instituições estão comemorando a aprovação do veto, os médicos lamentam a decisão do Congresso. O anestesista e presidente da Fenam (Federação Nacional de Médicos), Geraldo Ferreira, explica que o médico precisa coordenar a equipe de profissionais de saúde, embora o tratamento seja feito por todos.

— A população não aceita que a sua saúde seja cuidada sem ter a presença de um médico. O médico é formado para diagnosticar doenças e tratá-las junto com outros profissionais da saúde.

Para o presidente, sem o veto, os outros profissionais da saúde continuariam suas atribuições, acompanhando o tratamento realizado pelo médico, por ele ter formação para detectar doenças.

— Um exemplo é a nutricionista. Um paciente com uma doença celíaca, que tem dificuldade da absorver os nutrientes, seria diagnosticado por um médico que lhe passaria o tratamento e acompanhamento nutricional. Ela [a nutricionista] seria um complemento.

Aplicação de vacina e injeção

Outro ponto vetado pela presidente Dilma foi a aplicação de vacinas, injeções, punções periféricas e coleta de sangue apenas por médicos. Embora o presidente da Fenam seja contra os vetos, ele diz que esses procedimentos sempre serão feitos pelos profissionais de enfermagem.

— Isso é coisa de enfermeiro. Não é preciso de um médico. Tenho a impressão que o governo tem interesse em jogar outros profissionais de saúde contra os médicos.

Com a votação do Congresso Nacional, os médicos pretendem propor novo projeto de lei.

Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

_________________
Porque um homem que foge do seu medo pode descobrir que, afinal, apenas enveredou por um atalho para ir ao seu encontro. (J. R. R. Tolkien, em Os filhos de Húrin)
Mogur
Mogur
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8799
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Congresso Nacional aprovou o veto da presidente ao Ato Médico Empty Re: Congresso Nacional aprovou o veto da presidente ao Ato Médico

Mensagem por Jamm Qui Ago 22, 2013 11:53 am

Nada mais correto.

Os médicos se acham deuses andando sobre a terra, tudo e todo conhecimento é deles e para ser usado só por eles.

Por que nenhum outro profissional da saúde apoiou as greves e marchas que eles fizeram pelo país pelo ato médico e a vinda de estrangeiros?
Jamm
Jamm
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 18746
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Congresso Nacional aprovou o veto da presidente ao Ato Médico Empty Re: Congresso Nacional aprovou o veto da presidente ao Ato Médico

Mensagem por volpi Qui Ago 22, 2013 12:46 pm

Mogur escreveu: A população não aceita que a sua saúde seja cuidada sem ter a presença de um médico. O médico é formado para diagnosticar doenças e tratá-las junto com outros profissionais da saúde.

...

— Um exemplo é a nutricionista. Um paciente com uma doença celíaca, que tem dificuldade da absorver os nutrientes, seria diagnosticado por um médico que lhe passaria o tratamento e acompanhamento nutricional. Ela [a nutricionista] seria um complemento.

...

Isso é coisa de enfermeiro. Não é preciso de um médico. Tenho a impressão que o governo tem interesse em jogar outros profissionais de saúde contra os médicos.
Primeiro, eles insistem que é a população que está exigindo a lei maluca deles, considerando que fora da área da saúde, só meia dúzia sabe que a lei existe. Sem falar que essa lei me dá impressão que médico nunca foi no médico na vida. Imagina se eu realmente iria querer tomar um chá de cadeira, em que o médico me deixa esperando 4 horas além da hora marcada, só pra ele me "conceder permissão" de ir em um outro profissional e tomar uma conta de R$500,00 ainda por cima.

No restante do que ele disse, não faz sequer esforço em esconder o desprezo que sente pelos outros profissionais...
volpi
volpi
Farrista o que está acontecendo comigo?
Farrista o que está acontecendo comigo?

Mensagens : 1516
Data de inscrição : 10/06/2010
Idade : 41
Localização : Santa Maria/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Congresso Nacional aprovou o veto da presidente ao Ato Médico Empty Re: Congresso Nacional aprovou o veto da presidente ao Ato Médico

Mensagem por Mogur Qui Ago 22, 2013 1:49 pm

A maioria dos médicos são extremamente arrogantes. Achei correto a presidente e o Congresso terem acabado com essa insanidade!

Muitas outras coisas poderiam mudar, como por exemplo, um laudo para teste de paternidade! Qualquer profissional ligado à saúde que fizesse uma pós-graduação em genética deveria ter a autoridade para assinar esse laudo, porque no final das contas não é mais que um cálculo de probabilidades...

_________________
Porque um homem que foge do seu medo pode descobrir que, afinal, apenas enveredou por um atalho para ir ao seu encontro. (J. R. R. Tolkien, em Os filhos de Húrin)
Mogur
Mogur
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8799
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Congresso Nacional aprovou o veto da presidente ao Ato Médico Empty Re: Congresso Nacional aprovou o veto da presidente ao Ato Médico

Mensagem por Jamm Qui Ago 22, 2013 2:01 pm

Mogur escreveu:
A maioria dos médicos são extremamente arrogantes. Achei correto a presidente e o Congresso terem acabado com essa insanidade!

Muitas outras coisas poderiam mudar, como por exemplo, um laudo para teste de paternidade! Qualquer profissional ligado à saúde que fizesse uma pós-graduação em genética deveria ter a autoridade para assinar esse laudo, porque no final das contas não é mais que um cálculo de probabilidades...
Concordo.

Toda havia, eles ainda têm muita influência nos caminhos da saúde deste país, eles até matariam pra não perder essa boquinha. kkk

A Acupuntura, que é uma prática oriental e não tem nada haver com as terapias ocidentais, é tida como de posse dos médicos, há um tempo atrás eles conseguiram que fosse incorporada somente à classe deles, ou seja só eles poderiam usar a técnica.

Aos poucos vem-se quebrando essa conduta autoritária.

Jamm
Jamm
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 18746
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Congresso Nacional aprovou o veto da presidente ao Ato Médico Empty Re: Congresso Nacional aprovou o veto da presidente ao Ato Médico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos