A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Projeto de lei tenta proibir a importação de livros

5 participantes

Ir para baixo

Projeto de lei tenta proibir a importação de livros Empty Projeto de lei tenta proibir a importação de livros

Mensagem por Questao Qui Jun 04, 2015 8:01 pm

fonte - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Líder do PT na Câmara Fe­­deral, o deputado Vicen­­tinho (PT-SP) apresentou um projeto que proíbe a compra de livros e outras publicações estrangeiras por órgãos públicos brasileiros. O deputado argumenta que a proibição seria uma forma de fomentar a produção gráfica nacional. A lei ainda está em estágio inicial de tramitação. Mas, se for aprovada, irá prejudicar universidades e institutos de pesquisa públicos que usam a produção acadêmica estrangeira como um de seus instrumentos de trabalho.

O deputado apresentou a proposta em 25 de março. Atualmente, o projeto está na Comissão de Serviço Público e depois passará pela Comissão de Trabalho e de Constituição e Justiça (CCJ). Caso não haja votos contrários nas duas primeiras comissões, o trâmite na CCJ será em caráter terminativo – ou seja, se aprovada, a matéria segue diretamente para o Senado.

Sem sentido

Professor de Direito Administrativo da UFPR, Rodrigo Kanayama diz que a abrangência do projeto não é clara. O texto fala em “órgãos públicos” sem especificar se autarquias, como as universidades, seriam afetadas.

De qualquer forma, o projeto é nocivo. Ainda que não inclua as instituições de ensino e pesquisa, trata-se de uma tentativa de restrição ao acesso à informação – o que contraria a Constituição. Caso inclua, o retrocesso é ainda maior. Universidades federais e estaduais teriam de cancelar a assinatura de periódicos e bases de dados usadas em pesquisas nas mais diversas áreas.

“Não faz sentido priorizar as publicações brasileiras. O Brasil deve incentivar a importação e exportação de conhecimento, e não o contrário”, afirma Kanayama. Para ele, a proposta é contraditória com outras iniciativas do governo federal – como o programa Ciência Sem Fronteiras, que busca justamente ampliar a troca de conhecimento entre universidades brasileiras e estrangeiras. “Se a lei for aplicada, eu terei que desrespeitá-la para exercer o meu trabalho.”

O professor de Filosofia Política Roberto Romano, da Universidade de Campinas (Unicamp), reconhece no projeto uma “origem de direita, conservadora, reacionária e que tem pouco a contribuir com o aprimoramento das instituições políticas brasileiras”. Ele relembra que textos estrangeiros serviram como fundamento para movimentos que geraram grandes avanços sociais ao longo da história do Brasil. Um exemplo é a Inconfidência Mineira, que não seria possível sem a influência de pensadores norte-americanos e franceses.

A apresentação do projeto coincidiu com um momento no qual veículos estrangeiros, como os britânicos Financial Times e The Economist e a revista francesa France Football, fizeram críticas pesadas à economia brasileira e à organização da Copa do Mundo. Romano acredita, entretanto, que esse projeto tem mais a ver com uma visão distorcida de nacionalismo do que com esse episódio em particular. “É próprio de um pensamento supostamente nacionalista, mas que vai contra toda uma ideia de cultura, ciência, Estado e contra a própria vida moderna”, afirma.

-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de lei tenta proibir a importação de livros Empty Re: Projeto de lei tenta proibir a importação de livros

Mensagem por marcelo l. Qui Jun 04, 2015 8:36 pm

Nem vou colocar o pensei...pt já diz tudo, perda total, é perda total da noção de decência, discernimento, honestidade...
marcelo l.
marcelo l.
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Projeto de lei tenta proibir a importação de livros Empty Re: Projeto de lei tenta proibir a importação de livros

Mensagem por Koppe Sex Jun 05, 2015 3:53 am

Notícia antiga... o próprio deputado tirou o projeto de tramitação em junho do ano passado, e o projeto foi arquivado. Fez merda, teve que limpar.
Koppe
Koppe
Farrista tenho muitos amigos
Farrista tenho muitos amigos

http://mdhq.wordpress.com/

Mensagem por Parallax Sáb Jun 06, 2015 9:08 am

Parece aquele projeto do "novo português". Os caras soltam a ideia para ver a recepção, quando descobrem que é uma merda total eles arquivam o pedido.
Parallax
Parallax
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

https://www.shareflash.xyz/portal

Mensagem por Quero Café Sáb Jun 06, 2015 10:42 am

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Controvero, mas...

Quero Café
Quero Café
Farrista

Mensagem por Quero Café Sáb Jun 06, 2015 11:34 am

Deve-se ser realista num assunto como esse.
Em primeiro lugar, não há universidade que sobreviva sem uma boa coleção de livros estrangeiros.
Em segundo lugar, o nome universidade sugere algo universal, ou seja, em última instância, um lugar em que há espaço para o discurso em todas as línguas.
Em terceiro lugar, e principalmente, deve-se reconhecer que a produção de literatura em nível superior para pesquisa é deficitária ainda no Brasil o que faz com que seja necessária a pesquisa em língua estrangeira.
Quero Café
Quero Café
Farrista

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo