A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Política] ‘O pobre é que sofre’, diz Angélica, babá de foto polêmica em manifestação

+2
Quero Café
Goris
6 participantes

Ir para baixo

[Política] ‘O pobre é que sofre’, diz Angélica, babá de foto polêmica em manifestação Empty [Política] ‘O pobre é que sofre’, diz Angélica, babá de foto polêmica em manifestação

Mensagem por Goris Ter Mar 15, 2016 5:20 pm

‘O pobre é que sofre’, diz Angélica, babá de foto polêmica em manifestação


“Patrão, tem paparazzo lá embaixo?”. Maria Angélica Lima, de 45 anos, nunca achou que teria esse tipo de preocupação. Era para ser um domingo como qualquer outro do último ano, em que trabalhou cuidando, aos fins de semana, dos gêmeos de um morador de Ipanema. Mas uma foto, a caminho das manifestações de Copacabana neste domingo, a colocou no centro dos debates. E a repercussão assustou.
— Me senti exposta — explica. — Acordei e vi minha cara no jornal. Foi um susto.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

A imagem mostra Angélica empurrando o carrinho de bebês com os filhos dos patrões, que estão ao lado. Moradora de Nova Iguaçu, ela estudou até o ensino médio. O serviço era para desafogar as contas da casa onde vive com o marido e as filhas, de 2 e 16 anos. Mesmo assim, a crise sufocou.
— O pobre é que sofre. O preço da comida aumentou muito. Íamos reformar a casa, mas não vai dar — conta.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

A solução, para a babá, não passa por tirar a presidente Dilma Rousseff do cargo da presidência. Não acredita no vice, Michel Temer (PMDB). Para ela, “nenhum deles presta”. Nas eleições de 2014, Angélica votou duas vezes em Aécio Neves (PSDB). Ela diz que acredita nas propostas do mineiro. A babá também admira a figura do juiz Sérgio Moro, que já condenou 67 pessoas na Operação Lava Jato.
— A solução do Brasil começa por mudar o Congresso todo — sonha Angélica.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O furacão que transformou a babá em ponto de discussão nas redes sociais tem origem, segundo o cientista política Paulo Baia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na polarização dos debates sobre os atos contra a presidente.

— De um lado, há os que são a favor de Dilma e vão dizer que há discriminação ali, porque é uma negra numa manifestação onde só vai rico — pontua Baia. — O outro lado diz o inverso. Afirma que a imagem é de uma família bem-sucedida, lutando contra a corrupção, que contrata legalmente. Esse é o foco da briga.

Confira a entrevista com a babá Angélica

O que você achou de ir à manifestação de anteontem?
Eu não estava fazendo nada demais. Estava no meu horário de trabalho, cumprindo a minha função. Ele, como meu patrão, estava indo à manifestação. E eu estava indo com eles para acompanhar as crianças. Eu tenho que estar perto. E só. Mais nada.

A senhora foi obrigada?
Não. Claro que não.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Iria se estivesse de folga?
Eu iria se tivesse morando lá embaixo (na cidade do Rio). Ir daqui (Nova Iguaçu) para lá é bem difícil. Pego dois ônibus para ir trabalhar.

Você é a favor dos atos?
Sou. Mas queria que isso tudo acontecesse, e tivesse resultado. Falei para o meu patrão: “As pessoas querem o impeachment e que as coisas mudem, mas não vai mudar”. A presidente Dilma saindo, quem entrar vai continuar roubando. O Brasil é assim. Quem está com dinheiro, como os políticos, vai continuar tudo bem. A gente que vai sempre levar a pior.

Por que votou no Aécio?
O Lula não foi aquele presidente que todo mundo esperava. Aí, votei no Aécio para dar uma oportunidade de que ele mudasse o quadro. Mas entrou a Dilma e a gente está vendo esse resultado.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Você trabalha na semana?
Não. Quero curtir a infância da minha filha mais nova.

Quem cuida das suas filhas quando está no trabalho?
Meu marido trabalha às vezes no fim de semana. Então, a gente contrata uma menina, que mora aqui perto, para tomar conta da menorzinha.

O que acha de usar uniforme?
Acho que é um dever que a gente tem. Desde o momento que a gente trabalha e tem uniforme, a gente tem de usar. Tem casas que não pedem, outras precisam. Eu acho até melhor porque preserva mais as nossas roupas. E tudo eles que dão. Eles dão sapato, calça, bermuda, blusa. Minha patroa que fornece.

Como a senhora soube de que estava nas redes?
Meu patrão que me mostrou. Ele disse: “Olha, Angélica, está acontecendo uma coisa chata”. E me explicou o que era. Eu falei: “Sinceramente, seu Cláudio, eu não estou nem entendendo nada disso”.

Gostaria de falar algo a quem debateu nas redes sociais?
Não fiquem preocupados. Quem me apoiou, sabe do valor da gente, que é babá, de trabalhar, de ter nosso dinheiro. A gente tem de dar valor ao trabalho, independente de usar de uniforme ou não.


Polêmica na rede

Muitos internautas enxergaram na imagem um retrato da desigualdade social do país. Já outros apontaram para uma simbologia das condições de subemprego a que algumas empregadas domésticas estão submetidas.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Do outro lado, muitas pessoas defenderam a presença da babá em meio ao protesto. Entre os argumentos, a ideia de que pelo menos a funcionária não está desempregada.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Patrão se manifesta
O patrão de Angélica é o vice-presidente de Finanças do Flamengo, Claudio Pracownik. Ele se manifestou pelo Facebook sobre a polêmica. Confira o texto:
"Sí Pasarán!"
Ganho meu dinheiro honestamente, meus bens estão em meu nome, não recebi presentes de construtoras, pago impostos (não, propinas), emprego centenas de pessoas no meu trabalho e na minha casa mais 04 funcionários. Todos recebem em dia. Todos têm carteira assinada e para todos eu pago seus direitos sociais.
Não faço mais do que a minha obrigação! Se todos fizessem o mesmo, nosso país poderia estar em uma situação diferente
A babá da foto, só trabalha aos finais de semana e recebe a mais por isto. Na manifestação ela está usando sua roupa de trabalho e com dignidade ganhando seu dinheiro.
A profissão dela é regulamentada. Trata-se de uma ótima funcionária de quem, a propósito, gostamos muito.
Ela é, no entanto, livre para pedir demissão se achar que prefere outra ocupação ou empregador. Não a trato como vítima, nem como se fosse da minha família. Trato-a com o respeito e ofereço a dignidade que qualquer trabalhador faz jus.
Sinto-me feliz em gerar empregos em um país que, graças a incapacidade de seus governantes, sua classe política e de toda uma cultura baseada na corrupção vive uma de suas piores crises econômicas do século.
Triste, só me sinto quando percebo a limitação da minha privacidade em detrimento de um pensamento mesquinho, limitado, parcial cujo único objetivo é servir de factoide diversionista da fática e intolerável situação que vivemos.
Para estas pessoas que julgam outras que sequer conhecem com base em um fotografia distante, entrego apenas a minha esperança que um novo país, traga uma nova visão para a nossa gente. Uma visão sem preconceitos, sem extremismos e unitária.
O ódio? A revolta? Estas, deixo para eles."


Leia mais: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Bom, desde o princípio achei extremamente extremista quem via racismo onde havia apenas uma relação de trabalho. E engraçado que ela concorda comigo, é uma relação de trabalho. E usar uniforme não só não é vergonha (pra quem não enxerga trabalho como sinônimo de coisa vergonhosa) como facilita muito, já que ela poupa as próprias roupas.
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 49
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[Política] ‘O pobre é que sofre’, diz Angélica, babá de foto polêmica em manifestação Empty Re: [Política] ‘O pobre é que sofre’, diz Angélica, babá de foto polêmica em manifestação

Mensagem por Quero Café Ter Mar 15, 2016 7:57 pm

Qual é a mensagem desse episódio?
Classe média não tem direito a opiniões e participações políticas?
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

[Política] ‘O pobre é que sofre’, diz Angélica, babá de foto polêmica em manifestação Empty Re: [Política] ‘O pobre é que sofre’, diz Angélica, babá de foto polêmica em manifestação

Mensagem por Rurouni André Qua Mar 16, 2016 8:23 pm

O sonho do oprimido é virar o opressor, blá-blá-blá...
Eles pagam o domingo dobrado e todos os direitos...

Se a intenção do casal era demonstrar um momento família vamos a matemática básica, um casal e duas crianças.
Rurouni André
Rurouni André
Farrista me gusta
Farrista me gusta

Mensagens : 2543
Data de inscrição : 28/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[Política] ‘O pobre é que sofre’, diz Angélica, babá de foto polêmica em manifestação Empty Re: [Política] ‘O pobre é que sofre’, diz Angélica, babá de foto polêmica em manifestação

Mensagem por Goris Qui Mar 17, 2016 9:19 am

Diógenes Laércio escreveu:Qual é a mensagem desse episódio?
Classe média não tem direito a opiniões e participações políticas?
Aparentemente, para algumas pessoas, é mais vergonhoso uma negra trabalhar para um casal de brancos que uma negra desempregada.
Logo, por terem levado a empregada para o protesto eles estão mostrando pra todo mundo que tem dinheiro, que são melhores que os outros, que mandam no país, que sabem mais que os outros...

Basicamente ideologia.

Rurouni André escreveu:
Se a intenção do casal era demonstrar um momento família vamos a matemática básica, um casal e duas crianças.
Acho, apenas acho, que a intenção do casal era protestar contra um governo que parece atolado em corrupção e/ou conivência.

Até porque não foram eles a tirarem a foto e a publicarem nos jornais.

Logo... Mimimi.
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 49
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[Política] ‘O pobre é que sofre’, diz Angélica, babá de foto polêmica em manifestação Empty Re: [Política] ‘O pobre é que sofre’, diz Angélica, babá de foto polêmica em manifestação

Mensagem por Quero Café Qui Mar 17, 2016 10:28 am

Por aí.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

[Política] ‘O pobre é que sofre’, diz Angélica, babá de foto polêmica em manifestação Empty Re: [Política] ‘O pobre é que sofre’, diz Angélica, babá de foto polêmica em manifestação

Mensagem por Rurouni André Qui Mar 17, 2016 8:04 pm

Goris escreveu:Até porque não foram eles a tirarem a foto e a publicarem nos jornais.

Logo... Mimimi.
A imagem da margem a inúmeras interpretações tanto da direita quanto da esquerda.

Alguém comentou sobre ela esta caracterizada de babá com base em Bourdieu, se encontrar o txt posto.
Rurouni André
Rurouni André
Farrista me gusta
Farrista me gusta

Mensagens : 2543
Data de inscrição : 28/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[Política] ‘O pobre é que sofre’, diz Angélica, babá de foto polêmica em manifestação Empty Re: [Política] ‘O pobre é que sofre’, diz Angélica, babá de foto polêmica em manifestação

Mensagem por n-rod Sáb Mar 19, 2016 11:32 pm

realmente, que absurdo:
[ ] classe média desfilando pomposamente com a empregada na manifestação;
[ ] reclamando de uma simples família que foi mostrar seu apoio a uma manifestação contra o atual governo;
[ ] empregada se submeter a isso em pleno século XXI;
[ ] família levar os filhos pequenos para uma manifestação;
[ ] levar o cachorro para uma manifestação;
[ ] ir a uma manifestação com a camisa do flamengo;
[ ] rei do mate fechado no domingo;
[ ] desperdiçar um domingo indo a uma manifestação;
[ ] se manifestar contra o governo.
[ ] esse governo...
[ ]...se esqueci de alguma coisa, fiquem a vontade para acrescentar.

resumindo: você pode apontar para qualquer lado que vai encontrar algum motivo para descontar seu ódio e suas frustrações...

n-rod
n-rod
Farrista o que está acontecendo comigo?
Farrista o que está acontecendo comigo?

Mensagens : 1658
Data de inscrição : 13/06/2010
Idade : 39
Localização : planeta terra

http://nrodzine.wix.com/nrodcomics

Ir para o topo Ir para baixo

[Política] ‘O pobre é que sofre’, diz Angélica, babá de foto polêmica em manifestação Empty Re: [Política] ‘O pobre é que sofre’, diz Angélica, babá de foto polêmica em manifestação

Mensagem por ediv_diVad Sáb Mar 19, 2016 11:57 pm

A onda agora é mostrar detalhes absurdos de cada manifestação pra provar o quanto eles estão errados.

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[Política] ‘O pobre é que sofre’, diz Angélica, babá de foto polêmica em manifestação Empty Re: [Política] ‘O pobre é que sofre’, diz Angélica, babá de foto polêmica em manifestação

Mensagem por Rafael Zoia Ter Mar 22, 2016 10:33 am

Tudo vira pretexto para petistas alimentarem a ridícula e perigosa retórica "burguesia vs proletariado". Bem comentou o David, o que o governo fez e faz, importa menos do que essas besteiras.
Rafael Zoia
Rafael Zoia
Farrista o que está acontecendo comigo?
Farrista o que está acontecendo comigo?

Mensagens : 1961
Data de inscrição : 18/06/2010
Idade : 41
Localização : BH/MG

Ir para o topo Ir para baixo

[Política] ‘O pobre é que sofre’, diz Angélica, babá de foto polêmica em manifestação Empty Re: [Política] ‘O pobre é que sofre’, diz Angélica, babá de foto polêmica em manifestação

Mensagem por Rurouni André Ter Mar 22, 2016 1:07 pm

Enquanto ficamos nesses bates-bocas eles estão nos bastidores abraçados e rindo de nossas caras, trabalhei pouco tempo em um renomado restaurante aqui no DF e praticamente TODO final de semana, 2 desafetos locais declarados enchiam a cara juntos!

Por isso falo maul de ambos os lados p ninguém se sentir descriminado.

lol!  lol!  lol!
Rurouni André
Rurouni André
Farrista me gusta
Farrista me gusta

Mensagens : 2543
Data de inscrição : 28/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[Política] ‘O pobre é que sofre’, diz Angélica, babá de foto polêmica em manifestação Empty Re: [Política] ‘O pobre é que sofre’, diz Angélica, babá de foto polêmica em manifestação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos