A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estudo alerta para possibilidade de extinção em massa na Terra

4 participantes

Ir para baixo

Estudo alerta para possibilidade de extinção em massa na Terra Empty Estudo alerta para possibilidade de extinção em massa na Terra

Mensagem por Chusma Qua Mar 02, 2011 3:12 pm

A raça humana pode ter provocado a sexta onda de extinções em massa na Terra, de acordo com um estudo divulgado nesta quarta-feira pela revista Nature. Ao longo dos últimos 540 milhões de anos, cinco extinções em massa de espécies foram causadas por fenômenos naturais.

As novas ameaças, entretanto, são fruto da ação humana: a redução dos hábitats, a caça e pesca excessivas, a disseminação de germes e vírus, a introdução de espécies e as mudanças climáticas provocadas pela emissão de gases causadores do efeito estufa.

Evidências coletadas em fósseis sugerem que, nas cinco grandes extinções anteriores, 75% de todas as espécies animais simplesmente desapareceram.

Paleobiólogos da Universidade da Califórnia em Berkeley estudaram a situação da biodiversidade nos dias de hoje, utilizando como barômetro as espécies de mamíferos. Até a grande expansão da humanidade, há cerca de 500 anos, a extinção de mamíferos era muito rara: em média, apenas duas espécies pereciam a cada milhão de anos.

Nos últimos cinco séculos, entretanto, pelo menos 80 das 5.570 espécies conhecidas de mamíferos foram extintas, um claro sinal de alarme para os riscos à biodiversidade. "Parece que os níveis modernos de extinção se assemelham ao patamar registrado pelas extinções em massa, mesmo depois do nível mínimo para definir uma extinção em massa ter sido ampliado", disse o pesquisador Anthony Barnosky.

Este cenário torna-se ainda mais assustador com a quantidade de mamíferos incluídos nas categorias "risco crítico" e "ameaça" da Lista Vermelha da biodiversidade, atualizada pela União Internacional pela Preservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês).

Na hipótese de todas estas espécies terminarem extintas sem que a redução da biodiversidade seja combatida, "a sexta extinção em massa pode chegar dentro de pouco tempo, daqui a entre três e 22 séculos", afirmou Barnosky.

Ondas de extinção
Comparada às outras cinco grandes, esta seria a mais rápida extinção em massa já documentada. Quatro destas ondas de extinção ocorreram num lapso estimado de centenas de milhares e até milhões de anos, e foram causadas principalmente por aquecimento ou resfriamento global provocados naturalmente.

A extinção mais abrupta já estudada pela ciência aconteceu no fim do período Cretáceo, há cerca de 65 milhões de anos, quando um cometa ou asteróide caiu sobre a península de Yucatán, no atual México, provocando tempestades de fogo cujas cinzas resfriaram o planeta. Os cientistas estimam que este evento tenha sido responsável pela extinção de 76% das espécies que habitavam a terra, incluindo os dinossauros.

Incertezas
Os autores do estudo, entretanto, admitem algumas fraquezas de seu trabalho. Eles reconhecem, por exemplo, que os registros fósseis disponíveis são pouco completos, e que os mamíferos são um marco referencial imperfeito para medir a biodiversidade da Terra. Além disso, estimam que serão necessários estudos mais profundos para confirmar sua hipótese.

Por outro lado, os próprios pesquisadores indicam que suas estimativas são conservadoras, e alertam que uma extinção em grande escala teria um impacto inimaginável sobre a vida humana. "A recuperação da biodiversidade (após uma extinção em massa) não ocorrerá dentro de um período de tempo familiar às pessoas", afirma o estudo.

"A evolução de novas espécies geralmente leva pelo menos centenas de milhares de anos, e a recuperação de episódios de extinção em massa provavelmente acontece em uma escala de tempo que engloba milhões de anos".

Mesmo assim, os pesquisadores apontam que ainda é possível ter esperança. "Até agora, apenas 1 ou 2% de todas as espécies foram extintas nos grupos que conhecemos claramente, então estes números indicam que não estamos tão avançados assim na estrada para a extinção. Ainda temos muita biodiversidade para salvar", indicou Barnosky.

Mesmo assim, "é muito importante que dediquemos recursos e adotemos leis e normas para proteger as espécies, se não quisermos ser a espécie cujas atividades provocou uma extinção em massa". Até hoje, 1,9 milhão de espécies foram identificadas e documentadas pela ciência, entre 16.000 e 18.000 - a maioria, seres microscópicos - são descobertas a cada ano.

Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Chusma
Chusma
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4701
Data de inscrição : 25/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Estudo alerta para possibilidade de extinção em massa na Terra Empty Re: Estudo alerta para possibilidade de extinção em massa na Terra

Mensagem por Convidad Qua Mar 02, 2011 3:24 pm

Cara estudos já se fizeram muitos,sérios relevantes embasados mas o que decepciona é que são ignorados pelo povo e principalmente seus governantes,se a ameaça fosse iminente,a curtíssimo prazo quem sabe eles se mexeriam para salvar pelo ao menos o próprio rabo,o egoísmo não permite pensarem em seus próprios descendentes!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Estudo alerta para possibilidade de extinção em massa na Terra Empty Re: Estudo alerta para possibilidade de extinção em massa na Terra

Mensagem por Victor Pax Qua Mar 02, 2011 3:32 pm

Só retificando... o impacto do meteoro provocou alterações climáticas séria e desencadearam extinções em um período curtíssimo de uns 100... 150 mil anos (em escala geológica ou até mesmo biológica é um estalar de dedos).

Muitos pensam que foi uma coisa instantânea (no padrão humano de tempo).

Para preservar a humanidade tem de ceder espaço e não acredito que ela o vá fazer, não importando os esforços de zoológicos e criadores para preservar as espécies e a sua diversidade genética.
Com a destruição dos habitais não vai ter para onde elas voltarem (e nem de onde serem coletadas para acasalamento).

Muitas estão condenadas a viverem em cativeiro (ou serem extintas) e muitas outras irão por esse caminho.
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Estudo alerta para possibilidade de extinção em massa na Terra Empty Re: Estudo alerta para possibilidade de extinção em massa na Terra

Mensagem por Convidado Qua Mar 02, 2011 3:51 pm

quem liga p o resto das espécies, sobrando apenas a vaca, o porco e a galinha o resto q se foda.

ainda mais qdo a galileu solta uma revista assim:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

ainda não li o artigo inteiro, mas algo com essa chamada e feita pela globo, não acredito q seja alguma coisa boa.


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Estudo alerta para possibilidade de extinção em massa na Terra Empty Re: Estudo alerta para possibilidade de extinção em massa na Terra

Mensagem por Chusma Qua Mar 02, 2011 3:55 pm

A quantidade de especies que já estão em processo de extinção é muito grande. Se vcs tiverem a curiosidade de procurar é capaz de tomar até susto. Nem sei se há algum mamífero além do ser humano que tenha uma população maior que 1 milhão no seu próprio habitat. Enfim, essa extinção em massa é a coisa mais lógica que deve acontecer. Obviamente não veremos isso, mas ela acontecerá, e de forma meteórica. Nem precisa de estudo. A lógica já mostra isso.

Triste. Não conseguimos nem cuidar de nossa casa... Isso pq somos "seres evoluidos".
Chusma
Chusma
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4701
Data de inscrição : 25/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Estudo alerta para possibilidade de extinção em massa na Terra Empty Re: Estudo alerta para possibilidade de extinção em massa na Terra

Mensagem por Victor Pax Qua Mar 02, 2011 4:03 pm

fabiola_a9 escreveu:quem liga p o resto das espécies, sobrando apenas a vaca, o porco e a galinha o resto q se foda.

ainda mais qdo a galileu solta uma revista assim:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

ainda não li o artigo inteiro, mas algo com essa chamada e feita pela globo, não acredito q seja alguma coisa boa.


Bom, levando-se em conta o exemplo da superinteressante o conteúdo da revista pode ser totalmente diferente da chamada de capa.
Mas achei bem tendênciosa o que foi mostrado.

Mas o povão que ler isso vai se achar o máximo comprando um monte de coisa inútil de plástico e lavando a calçada com a mangueira.
Afinal é o MERCADO que dita as regras.
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Estudo alerta para possibilidade de extinção em massa na Terra Empty Re: Estudo alerta para possibilidade de extinção em massa na Terra

Mensagem por Convidado Qua Mar 02, 2011 4:12 pm

Victor Pax escreveu:

Bom, levando-se em conta o exemplo da superinteressante o conteúdo da revista pode ser totalmente diferente da chamada de capa.
Mas achei bem tendênciosa o que foi mostrado.

Mas o povão que ler isso vai se achar o máximo comprando um monte de coisa inútil de plástico e lavando a calçada com a mangueira.
Afinal é o MERCADO que dita as regras.

pensei na possibilidade de ser equívoco, quero ler, mas não quero comprar!XDD
Mas não descarto a hipótese de uma pesquisa comprada, não pela globo, mas por quem se interessar e ir contra qualquer atitude de sustentabilidade, por mais inofensivas que sejam.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Estudo alerta para possibilidade de extinção em massa na Terra Empty Re: Estudo alerta para possibilidade de extinção em massa na Terra

Mensagem por Victor Pax Qua Mar 02, 2011 4:39 pm

Acho que nem precisa ser comprada... lembra o video que postei em que o cara fala um monte de besteira como "a água nunca vai acabar seu *%%#$$ pois tem muita no mar" (aliás se me lembro ele atacou quem era contra os saquinhos plásticos também).

O que não falta é gente querendo defender as coisas como estão.
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Estudo alerta para possibilidade de extinção em massa na Terra Empty Re: Estudo alerta para possibilidade de extinção em massa na Terra

Mensagem por Quero Café Qua Mar 02, 2011 6:04 pm

Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Estudo alerta para possibilidade de extinção em massa na Terra Empty Re: Estudo alerta para possibilidade de extinção em massa na Terra

Mensagem por Chusma Qua Mar 02, 2011 6:14 pm

Por mais assustador que possa parecer, eu acho que faz todo sentido um cara achar certo lavar a rua com mangueira ou usar sacos plásticos. Olha, só olhamos para o nosso próprio umbigo, e sempre foi assim. Não vamos ser hipocritas. Tem alguns que até falam, mas fazer que é bom nada. Cada vez que mais o QI populacional aumenta, enquanto, cocomitantemente, cresce exponencialmentea ignorancia e o desprezo pelo planeta em que vivemos.

Infelizmente ações individuais não são o bastante. E acredito em ações governamentais, bem mais eficientes, apenas vão ocorrer de fato quanto a vaca já tiver ido para o brejo. Ou seja, acho que essa extinção em massa não é nenhuma "zona de crepúsculo", e sim o destino próximo (nas devidas proporções, claro) do planeta Terra.
Chusma
Chusma
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4701
Data de inscrição : 25/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Estudo alerta para possibilidade de extinção em massa na Terra Empty Re: Estudo alerta para possibilidade de extinção em massa na Terra

Mensagem por Victor Pax Qui Mar 03, 2011 9:09 am

Cara, concordo em parte contigo.

Tudo bem melhores ações governamentais, mas quem pressiona o governo a faze-las?

E quando implantadas quem é quem deve seguir?
Até hoje com todo o conhecimento e pressão governamental tem gente que sai por aí sem cinto de segurança?

Essa semana mesmo aqui na facul, o cara estava operando a máquina de corte na grafica.
A reitoria exige todo um comportamento e equipamentos de segurança, a máquina tem dois botões que devem ser aperados juntos, um de cada lado da máquina.
O cara chamou um amigo para apertar e acabou perdendo o dedo.

Da mesma forma as autoridades já cansaram de explicar que lavar com mangueira gasta uma água violenta... que essa água foi tratada e isso consumiu dinheiro... já ameaçou multar... já multou gente.... milagre ela não pode fazer, né?
Em Santos a prefeitura gastou milhões em infraestrutura de esgoto, multa quem joga o esgoto na rede de água pluviais, fez campanhas de que esse esgoto vai para os canais/praias que eles mesmo usam e tem muita gente que conecta os esgoto na rede de água pluviais mesmo pagando imposto na conta de água e com a rede de esgoto na porta.

Quem exige sacola de plástico nos supermercados?
Eu prefiro caixas de papelão (e olha que eu só faço compras de mês).
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Estudo alerta para possibilidade de extinção em massa na Terra Empty Re: Estudo alerta para possibilidade de extinção em massa na Terra

Mensagem por Convidad Qui Mar 03, 2011 10:40 am

Ainda lembro quando o recolhimento de lixo no Rio de Janeiro era feito em latas de lixo, depois a prefeitura decidiu que era mais prático (pra ela, não pro meio ambiente) que o recolhimento fosse todo feito em sacos plásticos. Gente inteligente é outra coisa!

Vivemos num planeta em que a nação mais poderosa gasta um trilhão de dólares numa guerra contra dois países pequenos. Se o mesmo dinheiro fosse usado na pesquisa da fusão nuclear teriamos uma fonte de energia abundante limpa e segura.

Alguém já assistiu o polêmico zeitgeist: moving forward?



P.s. se a legenda em português não aparecer, é só clicar na setinha em baixo do video e depois em CC

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Estudo alerta para possibilidade de extinção em massa na Terra Empty Re: Estudo alerta para possibilidade de extinção em massa na Terra

Mensagem por Convidad Qui Mar 03, 2011 3:53 pm

Erick Solen você esta coberto de razão ao afirmar tudo isto, a humanidade (quase todos) é egoísta e beligerante, enquanto não se mudar o jeito de pensar e sentir somos ameaça grave pra todas as espécies, incluindo a nós mesmos.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Estudo alerta para possibilidade de extinção em massa na Terra Empty Re: Estudo alerta para possibilidade de extinção em massa na Terra

Mensagem por Brainiac Sex Mar 04, 2011 11:41 am

Tó nem aí.

Só os meus tetranetos verão essa extinção... e eu não me dou muito bem com eles, Laughing
Brainiac
Brainiac
Farrista ninguém me alcança
Farrista ninguém me alcança

Mensagens : 15575
Data de inscrição : 29/11/2010
Idade : 35
Localização : Planeta Colu

Ir para o topo Ir para baixo

Estudo alerta para possibilidade de extinção em massa na Terra Empty Re: Estudo alerta para possibilidade de extinção em massa na Terra

Mensagem por Convidad Sex Mar 04, 2011 12:10 pm

Brainiac escreveu:Tó nem aí.

Só os meus tetranetos verão essa extinção... e eu não me dou muito bem com eles, Laughing

Mas o problema é que essa extinção pode ocorrer ainda no nosso período de vida! Laughing

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Estudo alerta para possibilidade de extinção em massa na Terra Empty Re: Estudo alerta para possibilidade de extinção em massa na Terra

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos