A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estudiosos tentam limpar racismo da obra de Lobato, diz escritora

+6
alancosme32
Zach
Mononoke Hime
Quero Café
Questao
Parallax
10 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Estudiosos tentam limpar racismo da obra de Lobato, diz escritora Empty Estudiosos tentam limpar racismo da obra de Lobato, diz escritora

Mensagem por Parallax Qua maio 11, 2011 5:09 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ana Cláudia Barros

Em meio às discussões desencadeadas após o parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE), que identificou racismo na obra Caçadas de Pedrinho, a escritora Ana Maria Gonçalves se deu conta, "estupefata", do "umbiguismo em torno dos comentários e das matérias sobre o tema". "Ninguém foi capaz de perceber que o parecer era para melhorar a qualidade de vida e evitar expor ao racismo as crianças negras matriculadas no ensino público fundamental e médio", argumenta. Foi a partir daí, diz Ana, que surgiu o interesse em se debruçar sobre o tema.

A escritora denuncia o que chama de "processo interessante de 'limpar' a memória de Lobato".

- Acho bom que essas cartas sejam publicadas (em referência ao material divulgado pela Bravo!). Nem os principais estudiosos da obra de Lobato nem os seus biógrafos tocam no assunto, que deveria ser de conhecimento de qualquer pesquisador sério sobre a obra e a vida do autor - afirma, emendando categórica:

- Lobato foi racista, e se está sendo apontado conteúdo racista na obra dele, esse é um dado importante que deve ser conhecido de todos e levado em conta por quem quer opinar sobre o assunto. Quem acha que o parecer (do CNE) foi um exagero, talvez nunca tenha pensado em racismo, nunca tenha de fato lido Lobato, mas apenas visto os seriados de TV, ou acreditado na imprensa que insistia em ver censura e banimento onde nunca existiram.

Sobre as alegações de que o autor do Sítio do Picapau Amarelo era um "homem de seu tempo", Ana Maria Gonçalves rebate:

- Ser racista podia ser "normal" na época, mas não era obrigatório, visto que havia muitas pessoas que pensavam diferente, e muitas ideias já circulando, desde muito antes, sem a contaminação do racismo científico. Da mesma maneira que ser homofóbico hoje em dia não é obrigatório, embora muitos ainda o sejam, por ignorância ou motivos religiosos. Lobato escolheu ser racista, escolheu ser admirador da obra de (Joseph Arthur de) Gobineau, (Gustave) Le Bon, Ernest Renan, Hyppolite Taine, Renato Kehl e companhia - diz, listando uma sucessão de exemplos, pinçados da obra do escritor, em que identifica traços de racismo.

Na avaliação dela, as obras de Monteiro Lobato "envelheceram muito mal, em vários aspectos".

- Toda essa defesa de Lobato foi feita por gente saudosa da infância, das leituras de Lobato e das histórias que assistiu na TV e que, provavelmente, não tem filhos estudando em escolas públicas. E o mais interessante é que alguns escritores de literatura infanto-juvenil, que hoje assinaram cartas em defesa de Lobato, também viam esses mesmos problemas. Em 2002, Ziraldo disse que os livros de Lobato estão cheios de preconceitos, e que para ele (Lobato), Tia Nastácia era uma negra beiçola e retardada, gozada pelos outros personagens. Em 2009, a Ana Maria Machado disse que os livros de Lobato possuem ilustrações horrorosas e são pouco atraentes para as crianças de hoje; os próprios netos só se interessam se ela mesma os lê para eles. Em 2010, a Ruth Rocha diz que são de difícil compreensão para as crianças, que enfrentam problemas de alfabetização. Livros cheios de preconceitos, com ilustrações horrorosas, pouco atraentes e de difícil compreensão são indicados para inspirar debates produtivos sobre racismo com crianças a partir de 9, 10 anos de idade? Nem mesmo os adultos estão levando esse debate a sério, fugindo para o campo da acusação de censura e abuso do politicamente correto, sem ter a menor ideia da contextualização, de quem foi Lobato, do que ele pretendia com sua literatura. Nem mesmo o Ministro da Educação consegue ver racismo onde ele claramente está, como disse em uma declaração à época em que a história foi parar na mídia.

Incisiva, a autora de Um defeito de cor se posiciona contrária à permanência das obras do escritor na lista dos livros distribuídos gratuitamente pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola, "sob a tutela do Estado e adquirido com dinheiro público".

- A adoção em escolas de livros com conteúdo racista fere tanto o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei 10.639/03, sou contra. Como os livros continuarão fazendo parte de acervos de bibliotecas e sendo vendidos em livrarias, que sejam providenciados pelos pais, que decidirão quando e como apresentar Monteiro Lobato aos filhos. Como já acontece no caso de pais com filhos em escolas particulares. Da maneira que está, pais de crianças negras em escolas públicas não têm escolha. Eles são obrigados a aceitar que seus filhos sejam expostos a livros com conteúdo racista em um ambiente que nem sempre está preparado para lidar com situações de racismo, e ainda pagam a conta, através de impostos. Se é para discutir racismo em sala de aula, há obras muito mais apropriadas e, sobretudo, respeitosas, como os divulgados pela UNICEF na campanha lançada no Dia Nacional do Livro Infantil, em 18 de abril - data que, aliás, homenageia o nascimento de Monteiro Lobato.

"Carta aberta"

Em fevereiro deste ano, Ana Maria Gonçalves divulgou uma "Carta aberta ao Ziraldo", na qual criticou o desenhista e escritor, que havia ilustrado a camiseta de um bloco carnavalesco do Rio de Janeiro com a figura de Lobato abraçado a uma mulata.

"Esperava que fosse o seu senso de humor falando mais alto do que a ignorância dos fatos, e por breves momentos até me senti vingada. Vingada contra o racismo do eugenista Monteiro Lobato", afirmou, rechaçando, em seguida, a declaração de Ziraldo de que "racismo sem ódio não é racismo".

Texto publicado no Terra Magazine
Parallax
Parallax
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

https://www.shareflash.xyz/portal

Ir para o topo Ir para baixo

Estudiosos tentam limpar racismo da obra de Lobato, diz escritora Empty Re: Estudiosos tentam limpar racismo da obra de Lobato, diz escritora

Mensagem por Questao Qua maio 11, 2011 8:02 pm

igualzinho ao lance do tim tim auhauhau

-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Estudiosos tentam limpar racismo da obra de Lobato, diz escritora Empty Re: Estudiosos tentam limpar racismo da obra de Lobato, diz escritora

Mensagem por Quero Café Qua maio 11, 2011 9:09 pm

Visto.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagem por Convidad Qua maio 11, 2011 9:42 pm

Já que a ideia é mudar as coisas, que tal mudar os livros escolares, substituindo as estórias da carochinha politicamente-corretas, pela verdadeira História do Brasil? Idea

Convidad
Convidado

Mensagem por Questao Qua maio 11, 2011 10:36 pm

Cezzarus Guinness escreveu:Já que a ideia é mudar as coisas, que tal mudar os livros escolares, substituindo as estórias da carochinha politicamente-corretas, pela verdadeira História do Brasil? Idea

seria uma boa tipo um historiador brasileiro ta fazendo uma pesquisa e tem provas fodonicas que os vikings visitaram o brasil da para fazer uma plot bacana de filme uahuahua

hi-brazil sera que os portugueses ja sabiam disso? uahua

-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao

Mensagem por Mononoke Hime Qua maio 11, 2011 11:10 pm

Cezzarus Guinness escreveu:Já que a ideia é mudar as coisas, que tal mudar os livros escolares, substituindo as estórias da carochinha politicamente-corretas, pela verdadeira História do Brasil? Idea

Mas essa mudança está sendo ajustada e utilizada. Alguns professores podem ainda adotar uma postura mais tradicional, porém temos muitos documentos federais que nos imbui de um novo conceito de educação, onde a reflexão e a criticidade do aluno seja desenvolvida.

Nunca gostei de Monteiro Lobato... parece até mentira, mas minha mãe era negra, morreu quando eu ainda era bebê e eu via ela na tia Nastácia e não gostava ... quando eu era bem pequena, eu chorava para não ver o Sítio do Pica Pau Amarelo...

Mononoke Hime
Farrista

Mensagem por Questao Qui maio 12, 2011 1:02 pm

Mononoke Hime escreveu:

Mas essa mudança está sendo ajustada e utilizada. Alguns professores podem ainda adotar uma postura mais tradicional, porém temos muitos documentos federais que nos imbui de um novo conceito de educação, onde a reflexão e a criticidade do aluno seja desenvolvida.

Nunca gostei de Monteiro Lobato... parece até mentira, mas minha mãe era negra, morreu quando eu ainda era bebê e eu via ela na tia Nastácia e não gostava ... quando eu era bem pequena, eu chorava para não ver o Sítio do Pica Pau Amarelo...

tinha medo da cuca? eu admito que tinha com 5 anos ahahhau

-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao

Mensagem por Convidado Qui maio 12, 2011 1:08 pm

Questao escreveu:
Mononoke Hime escreveu:

Eu também, ela era sinistra, do mesmo jeito que o Minotauro!

Convidado
Convidado

Mensagem por Mononoke Hime Qui maio 12, 2011 11:33 pm

chrisliter escreveu:
Questao escreveu:
Mononoke Hime escreveu:

Eu também, ela era sinistra, do mesmo jeito que o Minotauro!

Odiava ela...

era muito medonha!

Mononoke Hime
Farrista

Mensagem por Zach Sex maio 13, 2011 7:29 pm

Olha, minha mãe lia mto Monteiro Lobato pra mim e pra minha irmã na hora de dormir e acho que ela nunca percebeu nessa intonação racista a respeito da Tia Nastácia, até pq minha mãe sempre nos ensinou que racismo é errado!
Zach
Zach
Farrista o que está acontecendo comigo?

Mensagem por alancosme32 Sex maio 13, 2011 8:05 pm

Não li Lobato, mas os livros antigos que li (Agatha Christie, H.P Lovecraft, A Princesa de Marte, Conan Doyle) quase sempre tem uma pitada de racismo em suas histórias. Ou isso ou simplesmente ignoravam personagens negros, asiáticos.... Acho que isso é fruto da época sim. Por exemplo, vi um dia desses um pedaço de uma novela que passava nos anos 1950 que um personagem falava com todas as letras. "Ela tem alma branca, é isso que importa". Hoje em dia uma frase assim chega a chocar, mas uns quarenta, sessenta anos atrás era a coisa mais banal do mundo.
alancosme32
alancosme32
Farrista das "Árvores Somos Nozes"
Farrista das

Mensagem por Questao Sex maio 13, 2011 10:02 pm

alancosme32 escreveu:Não li Lobato, mas os livros antigos que li (Agatha Christie, H.P Lovecraft, A Princesa de Marte, Conan Doyle) quase sempre tem uma pitada de racismo em suas histórias. Ou isso ou simplesmente ignoravam personagens negros, asiáticos.... Acho que isso é fruto da época sim. Por exemplo, vi um dia desses um pedaço de uma novela que passava nos anos 1950 que um personagem falava com todas as letras. "Ela tem alma branca, é isso que importa". Hoje em dia uma frase assim chega a chocar, mas uns quarenta, sessenta anos atrás era a coisa mais banal do mundo.

2 me lembro que nego dizia que o questão ficava de mimimi por sempre criticava essa postura dos herois da epoca,hoje em dia falar que o hal é racista ou o capitão america é quase uma ofensa auhauha

-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao

Mensagem por Goris Dom maio 15, 2011 6:33 pm

Uau!

Posso dizer sem sombra de dúvida que Monteiro Lobato foi um dos que me fizeram gostar de ler... Enquanto outras crianças liam (quando liam) versões de filmes da Disney em livros e a Coleção Vagalume (não me entendam mal, a Coleção Vaga-Lume tbm foi outra que me ajudou a gostar de ler) eu pegava os grossos volumes de Sítio do Pica-Pau Amarelo e viajava pelo mundo de Lobato.

E, como negro, não via nada de tão ofensivo nas obras... Ah, Tia Anastácia era analfabeta e meio lerda... Se ela não fosse negra, não teria problema, mas por ser negra, não pode... Claro que sabemos que não existem negros analfabetos e meio lerdos e que isso foi invenção do Lobato, mas por minha história de vida - tbm vivia em fazendas em Minas na infância - não vi isso como racismo, mas como um desfile de personagens que até existiam na vida real.

Sei lá... Tenho até de ler de novo (ai, preguiça) mas ao menos a autora poderia mostrar exemplos textuais do que acha que deve ser mudado. Só falar não me ajuda a definir se ela está certa ou não.
Goris
Goris

Mensagem por Zach Seg maio 16, 2011 2:54 pm

Goris, Monteiro Lobato era racista sim! Se vc pegar as obras pra (re)ler irá ver que era só de "analfabeta" e "meio lerda" que a Tia Nastácia era chamada!
Zach
Zach

Mensagem por Questao Seg maio 16, 2011 3:02 pm

OZZY escreveu:Goris, Monteiro Lobato era racista sim! Se vc pegar as obras pra (re)ler irá ver que era só de "analfabeta" e "meio lerda" que a Tia Nastácia era chamada!

eu ja acho que era coisa da epoca,apesar de achar o sitio bem sinistro para o publico alvo uahuuah negada morria la em varios episodios , não sei mas as vezes acho que as pessoas são tão paranoicas quanto eu somente não admitem auhuaha

-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao

Mensagem por Koppe Ter maio 17, 2011 2:22 pm

Questao escreveu:
alancosme32 escreveu:Não li Lobato, mas os livros antigos que li (Agatha Christie, H.P Lovecraft, A Princesa de Marte, Conan Doyle) quase sempre tem uma pitada de racismo em suas histórias. Ou isso ou simplesmente ignoravam personagens negros, asiáticos.... Acho que isso é fruto da época sim. Por exemplo, vi um dia desses um pedaço de uma novela que passava nos anos 1950 que um personagem falava com todas as letras. "Ela tem alma branca, é isso que importa". Hoje em dia uma frase assim chega a chocar, mas uns quarenta, sessenta anos atrás era a coisa mais banal do mundo.

2 me lembro que nego dizia que o questão ficava de mimimi por sempre criticava essa postura dos herois da epoca,hoje em dia falar que o hal é racista ou o capitão america é quase uma ofensa auhauha

Lobato não era só um "racista por comodismo", como tantos da época, ele era entusiasta do branqueamento e lamentava não ter Ku-Klux-Klan no Brasil. Ele tinha verdadeiro ódio, não pelos negros, mas pelos mulatos, que via como seres deformados e nocivos.

Eu até achava interessante as reprises do Sítio na TV Cultura, mas nunca entendi todo esse entusiasmo pelo Lobato, principalmente da parte dos professores e das professoras, acho que todas as professoras e professores que tive amavam esse sujeito. Mas é como diz o texto, muita gente não consegue separar direito suas queridas memórias de infância com uma visão crítica da realidade, e Monteiro Lobato fica incluído nas primeiras, algo intocável, precioso, que deve ser defendido, mantido e apresentado às novas gerações, como se ML fosse o que há de mais valioso na literatura brasileira.

Eu penso que, se a literatura brasileira não produziu nada melhor em 100 anos, é melhor a gente começar a importar literatura estrangeira. Prefiro educar crianças lendo Marvel e DC do que lendo um autor que sonhava com um Brasil totalmente branco e que lamentava que aqui os brancos não tinham força pra organizar uma Klux-Klan. Nos currículos escolares, Monteiro Lobato faz mesmo alguma falta? Sinceramente acredito que não.
Koppe
Koppe
Farrista tenho muitos amigos

http://mdhq.wordpress.com/

Mensagem por Koppe Ter maio 17, 2011 2:34 pm

Não que eu seja a favor de censurar. Os livros estão lá nas bibliotecas, e lá devem ficar, disponíveis a quem quiser ler. Editoras lançam, devem continuar lançando. MAS, não gosto da idéia de usarem dinheiro público pra comprar livros dele e distribuir pra crianças nas escolas públicas. E acho que, com tanto livro que existe, professoras e professores deveriam escolher coisa melhor pra apresentarem aos alunos.

Quanto à "Carta Aberta Ao Ziraldo", mencionada antes, é um texto excelente, meio grande, mas que vale a pena ler cada parágrafo. Está aqui, aqui, aqui, e em muitos outros sites.
Koppe
Koppe

http://mdhq.wordpress.com/

Mensagem por Questao Ter maio 17, 2011 6:05 pm

Koppe escreveu:Não que eu seja a favor de censurar. Os livros estão lá nas bibliotecas, e lá devem ficar, disponíveis a quem quiser ler. Editoras lançam, devem continuar lançando. MAS, não gosto da idéia de usarem dinheiro público pra comprar livros dele e distribuir pra crianças nas escolas públicas. E acho que, com tanto livro que existe, professoras e professores deveriam escolher coisa melhor pra apresentarem aos alunos.

Quanto à "Carta Aberta Ao Ziraldo", mencionada antes, é um texto excelente, meio grande, mas que vale a pena ler cada parágrafo. Está aqui, aqui, aqui, e em muitos outros sites.

o lance dele é que os livros dele e do menino maluquinho (esse não considerado obra literaria por preconceito as hqs) são as unicas obras literarias nacionais que as crianças normalmente curtem,infelizmente poucos investiram no folclore nacional como mundo magico como esses dois

-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao

Mensagem por Victor Pax Qui maio 19, 2011 9:01 am

Acho que tanto o Hergé quanto o Lobato foram racistas e não cola essa "contextualização histórica".

Mas as histórias são boa e edificantes?
SÃO!

Então se aponte o fato contextualizando a critica e deixa os leitores julgarem.

Lembram da piada "pelo menos sirvo de mal exemplo"?
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagem por Goris Sáb maio 21, 2011 4:57 pm

Victor Pax escreveu:Acho que tanto o Hergé quanto o Lobato foram racistas e não cola essa "contextualização histórica".
Acho que sem contextualização, não se pode julgar outras pessoas de forma humana. Pode-se julgá-la legalmente, religiosamente, socialmente, mas nunca humanamente.

E não falo isso apenas por ser um fã declarado da obra de Monteiro Lobato.

Num dos livros de Monteiro Lobato há uma parte genial, Pax, em que a Dona Benta conta à Narizinho, Pedrinho e cia como era a vida dos índios e como se fazia o caium... Puxa, eu li isso mais de 25 anos atrás e está na memória até hoje... Os índios saiam pra caçar e as mulheres ficavam na aldeia fazendo sua parte... E nisso iam mascando o milho até ele virar uma papa. E cuspiam essa baba de milho numa tigela enorme no fogo... E depois de fermentada, essa bebida era bebida e apreciada por todos da tribo.

Ao que Narizinho falou "Eca, vovó, eu nunca tomaria e apreciaria essa nojeira" e Dona Benta disse "filha, se vc tivesse nascido numa tribo indígena e criada como uma índiazinha, acharia perfeitamente normal e delicioso o caium!" no que Narizinho disse que não...

Mas ela realmente não conseguiu se ver no contexto. O que a gente acha nojento, os índios achavam normal.

Tenho um amigo vegano. Ele diz que quem come carne está incentivando o sofrimento animal.

Imagina daqui a 100 anos, todos veganos e a Dona Benta conta "E no passado, Victor Pax comia carne de animais assada, com tantas gorduras e nem ligava para o sofrimento do pobre animal..." e Narizinho perguntaria "Esse Victor Pax devia ser um monstro, se deliciar com todo o sofrimento que o animal teve..." e "Ah, minha netinha, se vc vivesse no começo do século XXI tbm acharia normal comer a carne de animais..."

Ou seja, passado um tempo (e estamos falando de quase um século já) conceitos que eram tidos como absolutamente normais podem mudar totalmente e uma pessoa que hoje acha algo um absurdo não está sendo humanamente justa com outra que viveu em outro tempo...
Goris
Goris

Mensagem por Goris Sáb maio 21, 2011 5:40 pm

Sabe, sou formado em História.

Poucas aulas boas de história do Brasil eu tive durante a faculdade, todas dadas por um professor de História da América Inglesa e Espanhola.

Os professores de História do Brasil davam aulas tão idiotas e sem conteúdo (mas cheias de piadas e anedotas históricas) que 99% do pessoal se formou achando história do Brasil um lixo e preferindo história antiga, ocidental, medieval e talz...

Nisso, nessa brincadeira de "todo mundo era manipulado pela Inglaterra ou pela Rússia Soviética" deixou de mostrar fatos importantes pra mim, professor, imagino então pra pessoas "comuns" que nem tem tanto interesse em história.

Sabe, a questão racial sempre é falada ou com vergonha ou com panfletismos (ou pior ainda, panfletismos dos envergonhados que dizem que não era assim tão ruim e tal) e isso não ajuda ninguém.

Eu li Gilberto Freyre na faculdade, era imprescindível ler mas os professores falavam que tinha mil estudiosos falando que a obra de Freyre era anacrônica, errada e muita gente nem leu.

Sabe, essas idéias de que há raças superioras e inferioras crassavam o mundo em fins do século XIX, era coisa de estudiosos. Ao invés de dizer "Ah, a Africa é atrasada por que as condições geograficas nao pediram esse adiantamento europeu ou por que os europeus dominavam a Africa e impediam seu desenvolvimento" eram justificadas pelos povos africanos serem inferiores.

Era simplesmente o pensamento erudito da epoca. E muita gente na epoca era racista e nem por isso saia por aí mandando esterelizar negros, mas acreditava que eles eram pobres por que eram inferiores.

Voltando ao Freyre, ele estava numa viagem quando viu marujos brasileiros, mestiços, andando bêbados. Por um momento ele parou e tudo aquilo que ele sempre leu e conversava nas altas rodas se confirmou, eram feios, pobres, trôpegos...

Mas se Freyre viu confirmadas essas teorias racistas, foi quando voltou ao Brasil que notou que não era exatamente assim, que enquanto o resto do mundo achava que quanto mais pura uma raça, melhor ela era, aqui ele viu que a mistura dava certo, que havia negros tão inteligentes quanto brancos, que um mestiço não necessariamente seria uma mistura do pior das raças e fez toda a sua obra em cima disso, desse estudo e do que se saia disso.

Foi com Freyre que o Brasil deixou de ter vergonha de ser a mistura de todas as cores para ter orgulho dela (ainda que sempre surja um ou outro ainda com tal vergonha) e Lobato viveram na mesma epoca.

Lógico que ambos tinham os mesmos preconceitos, mas que curiosamente não eram tidos como preconceitos, mas como fatos naquela epoca. Ou seja, será que se pode chamar de má uma pessoa fruto de sua epoca, que seguia o que a ciência dizia ser o mais moderno?

Ops, tenho de sair, volto logo.
Goris
Goris

Mensagem por Goris Sáb maio 21, 2011 5:49 pm

Ah, antes de ir, vale a pena ler o texto Negrinha.

Sou negro.

E não vi racismo na obra, pelo contrário, vi uma análise psicológica tremenda do ser humano na historinha da negrinha. Se ela tem caracteristicas não tão vivazes, mais parece um ser humano real que o idealizado. E toda a história dela me lembra mais as histórias que minha mãe me contava dos tempos da escravidão que um manifesto racista de que negro é acomodado...
Goris
Goris

Mensagem por Questao Dom maio 22, 2011 1:15 am

concordo com tudo que vc falou,eu joguei um rpg chamado desafio dos bandeirantes quando era moleque aprendi mais de histora brasileira do que essa galera fala na escola

se monteiro lombato era racista o que os bandeirantes eram? porra de nazistas,então TODOS esses supostos herois nacionais desbravadores eram fdp?

cara ninguem é perfeito e o que fica é o legado das pessoas,lobato tem um puta legado cultural em relação a como nos olhamos para nos mesmos em relação a nossa cultura,é dificil analisar morais antigas é como eu analisar os romanos pois a moral deles eram outra e se divertiam vendo gente morrer nas arenas dos gladiadores,escravizavam pessoas e castravam homens e violentava mulheres por acaso eles eram maus? era a moral da epocaa,mesma coisa eu julgar platão por dizer que uma sociedade deve se basear na escravidão e que os filosofos deveriam ser os reis do mundo e depois os militares em 2 comando

muito dificil esse tipo de analises historicas,acredito que devemos sempre absorver o que tem de bom em cada coisa

-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao

Mensagem por Victor Pax Dom maio 22, 2011 4:27 pm

Rolling Eyes

Releiam o que escrevi, tá. Rolling Eyes
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagem por Questao Dom maio 22, 2011 4:54 pm

Victor Pax escreveu: Rolling Eyes

Releiam o que escrevi, tá. Rolling Eyes

eu concordo com vc pax uahuahua e concordei com o cara pq vcs dois falam sobre a mesma coisa que é dificil vc analisar a moral de alguem em um determinado tempo e lugar e colocar como hoje

os romanos achavam normal fazer o que faziam ,um exemplo era os gladiadores romanos achavam normal mas os filosofos,judeus e outros povos eram contra mas isso nao quer dizer que eles eram maus ja que haviam tb varios povos que achavam normal mas que era a moral da grande maioria na epoca

ainda bem que nos melhoramos mas nao da para julgar o povo da epoca com a nossa moral atual muito menos taxar ele se for por isso TODOS os livros da epoca podiam ser chamados de racistas ja que aceitavam o racismo na epoca

-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos