A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aneel aprova sistema de cobrança que pode baratear (faz me rir) conta de luz

+2
ghmartins
Brainiac
6 participantes

Ir para baixo

Aneel aprova sistema de cobrança que pode baratear (faz me rir) conta de luz  Empty Aneel aprova sistema de cobrança que pode baratear (faz me rir) conta de luz

Mensagem por Brainiac Qua Nov 23, 2011 3:29 pm

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou um novo sistema de cobrança de tarifa nesta terça-feira (22). A medida deve entrar em vigor dentro de dois anos, será opcional e depende do desenvolvimento de "medidores eletrônicos de energia". O novo sistema de cobrança estabelece preços de energia específicos de acordo com o horário.

O consumidor residencial, que hoje paga uma tarifa única independentemente do período do dia, poderá optar pelo plano que prevê energia mais barata nos horários de menor demanda. Pelo novo sistema, cada distribuidora de energia terá que definir um intervalo de três horas, entre as 17h e 22h, em que o consumo de energia elétrica será mais caro. Neste horário de pico, a energia custará cinco vezes mais do que no horário de baixo consumo (madrugada) e três vezes mais do que no horário intermediário (restante do dia).
"A nova modalidade torna-se vantajosa para consumidores com flexibilidade para alterar seus hábitos de consumo durante os horários de maior carregamento do sistema elétrico, apresentando redução em suas faturas", argumentou o diretor Edvaldo Santana, relator da matéria, em seu voto.

O diretor garante, porém, que a conta de luz não ficará mais cara para os consumidores que não têm flexibilidade de uso da energia elétrica. "Ressalta-se que não haverá majoração de custos para aqueles que a tarifa branca não é vantajosa, haja vista que continuarão na modalidade convencional", garantiu Santana.

Conforme a nova estrutura tarifária do setor de distribuição aprovada pela Aneel, o horário de pico terá três horas de duração. A faixa intermediária durará duas horas - uma antes e outra após o horário de pico. Os horários de maior e menor demanda serão fixados pelas distribuidoras, mas terão de ser submetidos a audiência pública e aprovados pela Aneel.

Opcional

A nova modalidade tarifária terá caráter opcional, exceto para a cobrança de iluminação pública e para o mercado de baixa renda, com vigência a partir de janeiro de 2014. Em 2013, serão feitas as simulações dos valores das tarifas e os resultados serão divulgados pela Aneel, a fim de que o consumidor saiba se será vantajoso ou não para ele aderir ao novo sistema.

A alteração da forma de cobrança também dependerá da implantação dos medidores eletrônicos de energia, os chamados "medidores inteligentes", que ainda estão em fase de desenvolvimento no país.

A Aneel também vai criar "bandeiras tarifárias" nas cores verde, amarela e vermelha, para alertar toda a sociedade sobre os custos de geração de energia ao longo do tempo. Quando a Aneel anunciar a "bandeira verde", isso indicará um cenário de custos baixos para gerar a energia que chega ao consumidor.

A "bandeira amarela" representará um sinal de atenção, pois alertará que os custos de geração estão aumentando. Já a "bandeira vermelha" indicará que uma situação mais grave, na qual, para suprir a demanda, estão sendo acionadas uma grande quantidade de termelétricas para gerar energia, que é uma fonte mais cara do que as usinas hidrelétricas, por exemplo.

Com a implementação das bandeiras tarifárias, o consumidor saberá se a energia que ele está recebendo em sua casa está mais cara ou mais barata em função da abundância ou falta de chuvas, que afetam diretamente o nível dos reservatórios e, consequentemente, o preço da tarifa. Hoje, o impacto da falta de chuvas e da necessidade do acionamento de térmicas, por exemplo, só é sentido pelo consumidor na época do reajuste da tarifa.

Fonte: G1

Agora me diz.... Eles vão ter das 17h as 22h pra colocar a tarifa 5vezes mais cara.

Vão meter das 18:00 as 21:00 ou das 19:00 as 22:00 que é o horario que TODO MUNDO TA EM CASA.

Que porra é essa? No resto do dia a energia vai ta mais barata? Vai sim senhor.
Só que creio que em 99,9% dos lares, a energia gasta nesse horario é minima perto do horario de pico.

Alguem consegue enxergar alguma vantagem nisso?
Brainiac
Brainiac
Farrista ninguém me alcança
Farrista ninguém me alcança

Mensagens : 15575
Data de inscrição : 29/11/2010
Idade : 35
Localização : Planeta Colu

Ir para o topo Ir para baixo

Aneel aprova sistema de cobrança que pode baratear (faz me rir) conta de luz  Empty Re: Aneel aprova sistema de cobrança que pode baratear (faz me rir) conta de luz

Mensagem por ghmartins Qua Nov 23, 2011 4:49 pm

Pelo que eu entendi, a adesão será opcional, então para a maioria vai continuar como está mesmo... Só quem se dispor a mudar seus hábitos de consumo de energia elétrica para a madrugada será beneficiado... Rolling Eyes

_________________
I'm gonna make him an offer he can't refuse...
ghmartins
ghmartins
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1135
Data de inscrição : 14/06/2010
Idade : 43
Localização : Taubaté - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Aneel aprova sistema de cobrança que pode baratear (faz me rir) conta de luz  Empty Re: Aneel aprova sistema de cobrança que pode baratear (faz me rir) conta de luz

Mensagem por Mononoke Hime Qua Nov 23, 2011 5:08 pm

Eu tô na lista

Mononoke Hime
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7009
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 46
Localização : Floresta do Shishi-Gami

Ir para o topo Ir para baixo

Aneel aprova sistema de cobrança que pode baratear (faz me rir) conta de luz  Empty Re: Aneel aprova sistema de cobrança que pode baratear (faz me rir) conta de luz

Mensagem por volpi Qua Nov 23, 2011 6:25 pm

Brainiac escreveu:Alguem consegue enxergar alguma vantagem nisso?

Só 3.

1) Todo mundo da casa trabalha/estuda/fica fora de casa de noite.

2) Pessoal criado pra fora, dorme assim que o sol se põe e acorda na hora que o galo canta.

3) Acumula energia em baterias durante o dia e usa nos horários que aumenta o valor.
volpi
volpi
Farrista o que está acontecendo comigo?
Farrista o que está acontecendo comigo?

Mensagens : 1516
Data de inscrição : 10/06/2010
Idade : 41
Localização : Santa Maria/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Aneel aprova sistema de cobrança que pode baratear (faz me rir) conta de luz  Empty Re: Aneel aprova sistema de cobrança que pode baratear (faz me rir) conta de luz

Mensagem por Questao Qua Nov 23, 2011 6:42 pm

eu desconfio de tudo que o governo fala uahuahuahua então só vou saber quando chegar a ilha de são luis,a saint louis brasileira auhau

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aneel aprova sistema de cobrança que pode baratear (faz me rir) conta de luz  Empty Re: Aneel aprova sistema de cobrança que pode baratear (faz me rir) conta de luz

Mensagem por Convidado Qua Nov 23, 2011 9:25 pm

Pois é o fato que é opcional já é bom, mas well, não irá abranger a maior parte da população. Mas ainda não entendi muito bem qual é a vantagem de coloca uma tarifa mais cara, e não baratear os outros horários...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Aneel aprova sistema de cobrança que pode baratear (faz me rir) conta de luz  Empty Re: Aneel aprova sistema de cobrança que pode baratear (faz me rir) conta de luz

Mensagem por Brainiac Qua Nov 23, 2011 10:29 pm

A vantagem é para as empresas que utilizam eletricidade das 8 :00 as 18:00.

Consumidor doméstico mesmo vai se ferrar nessa ai.
Brainiac
Brainiac
Farrista ninguém me alcança
Farrista ninguém me alcança

Mensagens : 15575
Data de inscrição : 29/11/2010
Idade : 35
Localização : Planeta Colu

Ir para o topo Ir para baixo

Aneel aprova sistema de cobrança que pode baratear (faz me rir) conta de luz  Empty Re: Aneel aprova sistema de cobrança que pode baratear (faz me rir) conta de luz

Mensagem por Goris Sex Nov 25, 2011 9:17 am

Hua hua hua

Fabíola, no começo é opcional, mas vc conhece o país sério onde estamos, não? Daqui a 2 anos surge uma "crise" e a opção some por algum tempo mas logo volta, só que nunca mais volta...

Igual à epoca do apagão, não sei se vc tem idade pra lembrar legal dessa epoca, mas o governo FHC pediu pro povo consumir menos energia pra cagada dele mesmo não dar mais problema ainda...

Meses depois, quando o povo tinha acostumado-se a gastar menos energia, ele aumentou a tarifa da energia para as empresas de energia não terem prejuízo.

Duvida mesmo que algo do tipo não acontecerá agora?
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 49
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Aneel aprova sistema de cobrança que pode baratear (faz me rir) conta de luz  Empty Re: Aneel aprova sistema de cobrança que pode baratear (faz me rir) conta de luz

Mensagem por Questao Sex Nov 25, 2011 11:15 am

Goris escreveu:Hua hua hua

Fabíola, no começo é opcional, mas vc conhece o país sério onde estamos, não? Daqui a 2 anos surge uma "crise" e a opção some por algum tempo mas logo volta, só que nunca mais volta...

Igual à epoca do apagão, não sei se vc tem idade pra lembrar legal dessa epoca, mas o governo FHC pediu pro povo consumir menos energia pra cagada dele mesmo não dar mais problema ainda...

Meses depois, quando o povo tinha acostumado-se a gastar menos energia, ele aumentou a tarifa da energia para as empresas de energia não terem prejuízo.

Duvida mesmo que algo do tipo não acontecerá agora?

pois é goris pois é

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aneel aprova sistema de cobrança que pode baratear (faz me rir) conta de luz  Empty Re: Aneel aprova sistema de cobrança que pode baratear (faz me rir) conta de luz

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos