A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mulher se nega a sentar na parte traseira de ônibus e vira símbolo em Israel

+2
Questao
Koppe
6 participantes

Ir para baixo

Mulher se nega a sentar na parte traseira de ônibus e vira símbolo em Israel Empty Mulher se nega a sentar na parte traseira de ônibus e vira símbolo em Israel

Mensagem por Koppe Seg Dez 19, 2011 1:08 pm

Polêmica envolvendo ultraortodoxos reacende a discussão sobre a segregação de mulheres em espaços públicos do país.
19 de dezembro de 2011 | 8h 30

Uma mulher israelense negou-se a ceder às imposições de ultraortodoxos que queriam obrigá-la a ficar na parte traseira de um ônibus e tornou-se símbolo da luta contra a segregação das mulheres em áreas religiosas do país.

Na última sexta-feira, a engenheira Tanya Rosenblit, 28 anos, tomou um ônibus em sua cidade, Ashdod (sul de Israel), com destino a Jerusalém.

Como sabia que o ônibus passava por bairros religiosos, ela diz ter tomado a precaução de vestir-se de "maneira modesta", para não irritar os demais passageiros.

Tanya diz que, logo depois de sentar-se atrás do motorista, vários homens ultraortodoxos começaram a xingá-la, mandando-a se deslocar para a parte traseira.

"Disse a eles que não estava fazendo nenhuma provocação, e que, se tratando de um ônibus público, todos os cidadãos têm o direito de viajar nele", afirmou Rosenblit.

"Também lhes disse que comprei minha passagem exatamente como eles e que não tinham o direito de me dizer onde sentar."

Os homens afirmavam, segundo a engenheira, que "não poderiam sentar atrás de mulheres" no veículo.

Em Israel, existem 70 linhas de ônibus, predominantemente utilizadas por ultraortodoxos, nas quais é praticada a separação entre homens, que ficam na parte dianteira, e mulheres, que ficam na parte de trás do veículo.

Apesar de protestos de grupos feministas e de grupos de direitos humanos, o fenômeno tornou-se comum em várias regiões do país.

Intervenção policial

Devido à resistência de Rosenblit, os homens impediram o ônibus de prosseguir sua viagem.

O motorista acabou chamando a polícia, que também tentou convencer a mulher a se deslocar para a parte traseira.

Após a discussão, os policiais instruíram o motorista a prosseguir e disseram que quem não concordasse com a decisão "poderia descer do ônibus". Vários dos passageiros ultraortodoxos saíram do veículo, e o ônibus finalmente partiu para Jerusalém.

Depois que a engenheira divulgou a história no Facebook, o incidente rapidamente virou notícia nos principais veículos de comunicação no país.

A imprensa comparou Tanya à americana Rosa Parks, que, em 1955, negou-se a ceder seu lugar no ônibus a um branco, episódio que virou símbolo da luta contra a segregação racial nos Estados Unidos.

A história de Tanya ocorre em meio a uma polêmica crescente em Israel, causada pela exclusão das mulheres de espaços públicos, imposta por ultraortodoxos.

Em Jerusalém, onde grande parte da população é religiosa, não se vê mulheres em outdoors, nem mesmo em propagandas de roupas femininas.

Várias estações de rádio religiosas não transmitem vozes femininas cantando, pois, segundo os preceitos ultraortodoxos, a mulher tem uma voz "obscena", podendo cantar apenas dentro de sua própria casa.

Algumas estações de rádio também pararam de transmitir vozes de mulheres falando.

Na semana passada, homens ultraortodoxos impediram mulheres de participar em uma eleição de lideranças comunitárias, no bairro religioso de Mea Shearim.

Depois que a história de Tanya Rosenblit chegou à mídia, a questão da segregação das mulheres foi discutida na reunião semanal do gabinete israelense.

O primeiro ministro, Binyamin Netanyahu, declarou que "o espaço público deve permanecer aberto e seguro para todos os cidadãos".

BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Koppe
Koppe
Farrista tenho muitos amigos
Farrista tenho muitos amigos

Mensagens : 2246
Data de inscrição : 13/06/2010
Idade : 39
Localização : Rio Grande do Sul

http://mdhq.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Mulher se nega a sentar na parte traseira de ônibus e vira símbolo em Israel Empty Re: Mulher se nega a sentar na parte traseira de ônibus e vira símbolo em Israel

Mensagem por Questao Seg Dez 19, 2011 1:11 pm

koppe foi mais rapido que eu uahuahuahuhuhuhu


como falei o google acha que sou ateu e aluno da usp ahauha


mas tipo pelos comentarios do link da noticia parece que as pessoas nem sabem que tem uma verdadeira divisão entre judeus e judeus utraortodoxos,inclusive os ultraortodoxos começaram uma campanha contra o casamento entre judeus e outras religiões,especialmente mulçumanos que tem crescido no pais casamento entre judeus e mulçumanos que poderia levar a paz em israel se não fosse o preconceito dos judeus ultraortodoxos

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mulher se nega a sentar na parte traseira de ônibus e vira símbolo em Israel Empty Re: Mulher se nega a sentar na parte traseira de ônibus e vira símbolo em Israel

Mensagem por L.Anne Seg Dez 19, 2011 2:37 pm

A voz das mulheres é obscena?
Olha chego a pensar que os homens no oriente médio são um bando de tarados, pra ver algo obsceno até na voz de uma mulher falando de maneira normal e não propositalmente provocativa.
L.Anne
L.Anne
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4404
Data de inscrição : 11/06/2010
Idade : 39
Localização : Mares do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Mulher se nega a sentar na parte traseira de ônibus e vira símbolo em Israel Empty Re: Mulher se nega a sentar na parte traseira de ônibus e vira símbolo em Israel

Mensagem por Victor Pax Seg Dez 19, 2011 2:59 pm

Opa gente, vamos ser justos... não é só no oriente médio que se tem essa mentalidade ou é exclusiva de Judeus ou muçulmanos.

Da mesma forma que o Vaticano falava que o mundo foi feito para o homem usar e explorar ao bel prazer (e agora se apresenta como defensora do meio ambiente) e foi forte defensora da escravidão ao dizer que os negros não tinham alma (e agora se apresenta como defensora das minorias) ele pregava que a Maria (a do Pedro) não era uma mulher mas um anjo para não vincular o JC a uma criatura inferior fonte de todo mal... inclusive seguindo a exata linha de pensamento desses judeus que levam sua religião a sério.
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mulher se nega a sentar na parte traseira de ônibus e vira símbolo em Israel Empty Re: Mulher se nega a sentar na parte traseira de ônibus e vira símbolo em Israel

Mensagem por Mogur Seg Dez 19, 2011 6:03 pm

Pois é... a mulher ainda é desvalorizada em muitas outras religiões, não só entre os ultraortodoxos.

E o pior é que elas aceitam isso, quando fazem parte da religião...

_________________
Porque um homem que foge do seu medo pode descobrir que, afinal, apenas enveredou por um atalho para ir ao seu encontro. (J. R. R. Tolkien, em Os filhos de Húrin)
Mogur
Mogur
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8799
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Mulher se nega a sentar na parte traseira de ônibus e vira símbolo em Israel Empty Re: Mulher se nega a sentar na parte traseira de ônibus e vira símbolo em Israel

Mensagem por Questao Seg Dez 19, 2011 6:37 pm

Victor Pax escreveu:Opa gente, vamos ser justos... não é só no oriente médio que se tem essa mentalidade ou é exclusiva de Judeus ou muçulmanos.

Da mesma forma que o Vaticano falava que o mundo foi feito para o homem usar e explorar ao bel prazer (e agora se apresenta como defensora do meio ambiente) e foi forte defensora da escravidão ao dizer que os negros não tinham alma (e agora se apresenta como defensora das minorias) ele pregava que a Maria (a do Pedro) não era uma mulher mas um anjo para não vincular o JC a uma criatura inferior fonte de todo mal... inclusive seguindo a exata linha de pensamento desses judeus que levam sua religião a sério.

que absurdo cara,acredita que eu nunca escutei isso antes? é cada uma

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mulher se nega a sentar na parte traseira de ônibus e vira símbolo em Israel Empty Re: Mulher se nega a sentar na parte traseira de ônibus e vira símbolo em Israel

Mensagem por Victor Pax Ter Dez 20, 2011 8:04 am

Assista a rede canção nova. Twisted Evil
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mulher se nega a sentar na parte traseira de ônibus e vira símbolo em Israel Empty Re: Mulher se nega a sentar na parte traseira de ônibus e vira símbolo em Israel

Mensagem por Questao Ter Dez 20, 2011 11:44 am

Victor Pax escreveu:Assista a rede canção nova. Twisted Evil

vou procurar agora acho que goris tem um certo fundamento no medo dele uahuaha,eu sabia o lance dos negros pela igreja catolica mas não das mulheres e o lance do anjo deles terem defenestrado a biblia desse jeito

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mulher se nega a sentar na parte traseira de ônibus e vira símbolo em Israel Empty Re: Mulher se nega a sentar na parte traseira de ônibus e vira símbolo em Israel

Mensagem por Quero Café Ter Dez 20, 2011 12:30 pm

Questao escreveu:koppe foi mais rapido que eu uahuahuahuhuhuhu


como falei o google acha que sou ateu e aluno da usp ahauha


mas tipo pelos comentarios do link da noticia parece que as pessoas nem sabem que tem uma verdadeira divisão entre judeus e judeus utraortodoxos,inclusive os ultraortodoxos começaram uma campanha contra o casamento entre judeus e outras religiões,especialmente mulçumanos que tem crescido no pais casamento entre judeus e mulçumanos que poderia levar a paz em israel se não fosse o preconceito dos judeus ultraortodoxos

Talvez o cockies de seu computador sejam os culpados.


Às vezes, acho que os ortodoxos deveriam ser ortodoxos entre si.
Eles deveriam ou entrar em ônibus só para ortodoxos, ou então não obrigar não ortodoxos a adotar seus padrões de comportamento. Eles poderiam exigir esse comportamento de mulheres ortodoxas e serem um poucos mais relevantes em relação às mulheres não ortodoxas.
Mas isso é uma opinião de um não ortodoxo.
...
Tenho um amigo Judeu que está morando em Israel.
Ele já me falou uns lances dos ortodoxos.
Eles, por exemplo, não podem comer numa mesma refeição carne e queijo.
Por esse motivo, muitos religiosos mantém duas geladeiras em casa para poder manter separados em absoluto esses dois produtos.
...
Minha opinião sobre esses assuntos relacionados à religião:
Acho que essas questões a que chamo de comezinhas não deveriam ser objeto da religião. Deus é uma figura importante demais para se preocupar com esse tipo de questões.
A religião deve se preocupar primordialmente que a origem do mundo, a almas, a salvação e coisas do gênero. É claro que a religião imprime rituais, crenças, códigos de ética e por aí vai, mas creio que ela deva passar o mais longe possível da etiqueta.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Mulher se nega a sentar na parte traseira de ônibus e vira símbolo em Israel Empty Re: Mulher se nega a sentar na parte traseira de ônibus e vira símbolo em Israel

Mensagem por Questao Ter Dez 20, 2011 2:32 pm

Hal 9000 escreveu:
Questao escreveu:koppe foi mais rapido que eu uahuahuahuhuhuhu


como falei o google acha que sou ateu e aluno da usp ahauha


mas tipo pelos comentarios do link da noticia parece que as pessoas nem sabem que tem uma verdadeira divisão entre judeus e judeus utraortodoxos,inclusive os ultraortodoxos começaram uma campanha contra o casamento entre judeus e outras religiões,especialmente mulçumanos que tem crescido no pais casamento entre judeus e mulçumanos que poderia levar a paz em israel se não fosse o preconceito dos judeus ultraortodoxos

Talvez o cockies de seu computador sejam os culpados.


Às vezes, acho que os ortodoxos deveriam ser ortodoxos entre si.
Eles deveriam ou entrar em ônibus só para ortodoxos, ou então não obrigar não ortodoxos a adotar seus padrões de comportamento. Eles poderiam exigir esse comportamento de mulheres ortodoxas e serem um poucos mais relevantes em relação às mulheres não ortodoxas.
Mas isso é uma opinião de um não ortodoxo.
...
Tenho um amigo Judeu que está morando em Israel.
Ele já me falou uns lances dos ortodoxos.
Eles, por exemplo, não podem comer numa mesma refeição carne e queijo.
Por esse motivo, muitos religiosos mantém duas geladeiras em casa para poder manter separados em absoluto esses dois produtos.
...
Minha opinião sobre esses assuntos relacionados à religião:
Acho que essas questões a que chamo de comezinhas não deveriam ser objeto da religião. Deus é uma figura importante demais para se preocupar com esse tipo de questões.
A religião deve se preocupar primordialmente que a origem do mundo, a almas, a salvação e coisas do gênero. É claro que a religião imprime rituais, crenças, códigos de ética e por aí vai, mas creio que ela deva passar o mais longe possível da etiqueta.

concordo com você,eu tb penso assim até porque esse não é o objetivo dela mesmo auhauau deixa o lance da etiqueta com a supernanny uahua

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mulher se nega a sentar na parte traseira de ônibus e vira símbolo em Israel Empty Re: Mulher se nega a sentar na parte traseira de ônibus e vira símbolo em Israel

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos