Touradas são proibidas na Catalunha
4 participantes
Página 1 de 1
Touradas são proibidas na Catalunha
Ontem o Espaço Vital noticiou que o parlamento da Catalunha, na Espanha, estava por votar projeto que proibia as touradas naquela região. O assunto ganhou mais relevo por causa da internação hospitalar de um toureiro atingido gravemente por um touro já bastante ferido pelo seu algoz, também publicada pelo Espaço Vital.
Pois o parlamento catalão aprovou hoje (28), com 68 votos a favor, 55 contra e 9 abstenções, o decreto de proteção dos animais, que implica a proibição das touradas nesta próspera região do nordeste espanhol, a partir de 2012.
O parlamento regional catalão decidiu dessa maneira aprovar uma Iniciativa Legislativa Popular (ILP) apresentada em dezembro passado pelos opositores das touradas, que consideram essa prática uma barbárie, convertendo-se na segunda região espanhola a proibir sua realização depois das Ilhas Canárias, em 1991.
Os opositores à "corrida" de touros, cada vez mais numerosos na Catalunha e apoiados por poderosas organizações internacionais de defesa dos animais, lembram que esta tradição está perdendo força na região, onde apenas a Praça Monumental de Barcelona continua a organizar touradas.
A votação aconteceu num contexto complicado para o setor "taurino" na Espanha, que gera cerca de 40 mil empregos e bilhões de euros por ano, e que vem sentindo efeitos negativos desde 2009 por causa da crise econômica.
Inúmeras regiões espanholas, inclusive Madri, anunciaram, assim que se iniciou o debate catalão, suas intenções de inscrever a tourada como "patrimônio cultural", com o objetivo de proteger a tradição. Ainda assim, os contra ganham espaço.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
É preciso defender a liberdade de escolha e essa "paixão comum" cultural franco-espanhola, que "ninguém tem o direito de proibir", afirmou na terça-feira ao jornal La Razon o toureiro francês Juan Bautista (Jean-Baptiste Jalabert). (Com informações do Terra).
Fonte:[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Pois o parlamento catalão aprovou hoje (28), com 68 votos a favor, 55 contra e 9 abstenções, o decreto de proteção dos animais, que implica a proibição das touradas nesta próspera região do nordeste espanhol, a partir de 2012.
O parlamento regional catalão decidiu dessa maneira aprovar uma Iniciativa Legislativa Popular (ILP) apresentada em dezembro passado pelos opositores das touradas, que consideram essa prática uma barbárie, convertendo-se na segunda região espanhola a proibir sua realização depois das Ilhas Canárias, em 1991.
Os opositores à "corrida" de touros, cada vez mais numerosos na Catalunha e apoiados por poderosas organizações internacionais de defesa dos animais, lembram que esta tradição está perdendo força na região, onde apenas a Praça Monumental de Barcelona continua a organizar touradas.
A votação aconteceu num contexto complicado para o setor "taurino" na Espanha, que gera cerca de 40 mil empregos e bilhões de euros por ano, e que vem sentindo efeitos negativos desde 2009 por causa da crise econômica.
Inúmeras regiões espanholas, inclusive Madri, anunciaram, assim que se iniciou o debate catalão, suas intenções de inscrever a tourada como "patrimônio cultural", com o objetivo de proteger a tradição. Ainda assim, os contra ganham espaço.
É preciso defender a liberdade de escolha e essa "paixão comum" cultural franco-espanhola, que "ninguém tem o direito de proibir", afirmou na terça-feira ao jornal La Razon o toureiro francês Juan Bautista (Jean-Baptiste Jalabert). (Com informações do Terra).
Fonte:[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Convidad- Convidado
Re: Touradas são proibidas na Catalunha
sempre achei touradas uma coisa abominável...
Mononoke Hime- Farrista "We are the Champions"
enfim uma atitude louvável... sempre torci pelo touro...
krwel- Farrista das mil e uma noites
Agora falta saber se tal coisa vai pegar...
Eu torço que sim, mas tenho minhas dúvidas a respeito...
Eu torço que sim, mas tenho minhas dúvidas a respeito...
zkrk- Farrista desafio aceito!
E demorou, não acham?
Como o ser humano é ridículo para se divertir.
Como o ser humano é ridículo para se divertir.
Convidad- Convidado
Pois é , parece que ainda há sombras de que a Idade das trevas ainda sobrevive nesses dias, ainda há tantos ignorantes que eu fico irado com isso, revanchismo político, emprego, nada disso justifica uma porcaria dessas, o mesmo vale para os rodeios, que por aqui são constantes.
Convidad- Convidado
Miguel L. escreveu:Pois é , parece que ainda há sombras de que a Idade das trevas ainda sobrevive nesses dias, ainda há tantos ignorantes que eu fico irado com isso, revanchismo político, emprego, nada disso justifica uma porcaria dessas, o mesmo vale para os rodeios, que por aqui são constantes.
pior que os rodeios são as chamadas "Farra do Boi"... já ouviu falar?
zkrk escreveu:Miguel L. escreveu:Pois é , parece que ainda há sombras de que a Idade das trevas ainda sobrevive nesses dias, ainda há tantos ignorantes que eu fico irado com isso, revanchismo político, emprego, nada disso justifica uma porcaria dessas, o mesmo vale para os rodeios, que por aqui são constantes.
pior que os rodeios são as chamadas "Farra do Boi"... já ouviu falar?
Pior que não tinha ouvido falar.Puta merda, o "animal" é agredido de todas formas possíveis em um evento de merda aí chega um maluco e diz ah vamos minimizar a situação que tal chamar "farra do boi", assim parece mais bonito.
Convidad- Convidado
Miguel L. escreveu:zkrk escreveu:Miguel L. escreveu:Pois é , parece que ainda há sombras de que a Idade das trevas ainda sobrevive nesses dias, ainda há tantos ignorantes que eu fico irado com isso, revanchismo político, emprego, nada disso justifica uma porcaria dessas, o mesmo vale para os rodeios, que por aqui são constantes.
pior que os rodeios são as chamadas "Farra do Boi"... já ouviu falar?Pior que não tinha ouvido falar.Puta merda, o "animal" é agredido de todas formas possíveis em um evento demerdaaí chega um maluco e diz ah vamos minimizar a situação que tal chamar "farra do boi", assim parece mais bonito.
Uma vez li um texto, acho que na revista de história da Biblioteca Nacional, sobre a Farra do Boi. Vou procurar e, se possível, postar aqui. Muitos brasileiros criticam as touradas mas desconhecem a existência da Farra do Boi em nosso país.
zkrk escreveu:
Uma vez li um texto, acho que na revista de história da Biblioteca Nacional, sobre a Farra do Boi. Vou procurar e, se possível, postar aqui. Muitos brasileiros criticam as touradas mas desconhecem a existência da Farra do Boi em nosso país.
pode saber q farra do boi e rodeio serão as últimas cosias q conseguiremos proibir nesse país. Rola tanta grana e tanto interesse. ninguém tem vontade de acabar com isso.
"faz parte da cultura" é o q sempre falam p nos!D:
Convidado- Convidado
Eu fui em uma tourada em Sevilha... é um negócio bem inexplicável...
Convidado- Convidado
Na lei está resolvido, mas como citaram aqui em cima, aposto que será tipo uma farra do boi, não terá mais essa pompa, mas continuará na ilegalidade, tenho quase certeza ¬¬
Convidad- Convidado
arthurskywalker escreveu:Eu fui em uma tourada em Sevilha... é um negócio bem inexplicável...
É incrível ver como as pessoas conseguem se divertir com isso.
Como é possível?
Convidad- Convidado
luccasf escreveu:arthurskywalker escreveu:Eu fui em uma tourada em Sevilha... é um negócio bem inexplicável...
Como é possível?
É um negócio cultural.. se a maioria gosta já há muitos séculos, então as pessoas que vão nascendo gostam por osmose... é mais ou menos a mesma coisa que acontece com a mutilação feminina em países árabes, é feito há tanto tempo, que até para as mulheres parece normal e correto, ainda que seja um crime monstruoso... a gente precisa parar de achar que hábitos culturais de um povo são intocáveis...
Convidado- Convidado
arthurskywalker escreveu:luccasf escreveu:arthurskywalker escreveu:Eu fui em uma tourada em Sevilha... é um negócio bem inexplicável...
Como é possível?
É um negócio cultural.. se a maioria gosta já há muitos séculos, então as pessoas que vão nascendo gostam por osmose... é mais ou menos a mesma coisa que acontece com a mutilação feminina em países árabes, é feito há tanto tempo, que até para as mulheres parece normal e correto, ainda que seja um crime monstruoso... a gente precisa parar de achar que hábitos culturais de um povo são intocáveis...
Imagino mesmo. Mas vendo de fora, fico fazendo essa pergunta.
Essa osmose, digamos assim, elimina qualquer senso que uma pessoa pode ter. Ridículo.
Convidad- Convidado
Olé! Dizem os touros...
Jamm- Farrista além das fronteiras da sanidade