A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cotas, remendo ou reparo na educação?

+7
Mogur
Brainiac
Goris
Jamm
ediv_diVad
Mononoke Hime
Victor Pax
11 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Cotas, remendo ou reparo na educação? Empty Cotas, remendo ou reparo na educação?

Mensagem por Victor Pax Dom Fev 12, 2012 1:13 pm

Há algum tempo com a justificativa da baixa qualidade do ensino fundamental e médio públicos foram criadas as cotas, onde alunos de escolas públicas seriam beneficiados passando na frente de alunos melhor preparados de escolas particulares (como o SESI).

Bem ou mal o vestibular era uma das poucas coisas imparciais, não importava a origem da pessoa, sua religião ou raça, se houvesse o esforço para adquirir o conteúdo, a linguagem e a compreensão de texto, requeridos a pessoa conseguia sua vaga.

Se estudar em escola pública fosse impedimento não haveria estudantes não só de escolas públicas, mas também carentes, às vezes vindos de escolas rurais, ocupando vários prédios de moradia gratuita e tendo de se alimentar gratuitamente nas Universidades públicas.

Então se é realidade que por causa do baixo ensino oferecido pelas escolas públicas existe uma diferença de ensino entre a escola pública e as demais, a solução ao meu ver seria ao mesmo tempo em que se melhora esse ensino público fundamental e médio, se capacitar os alunos oriundos dela na forma de cursos como faziam associações de afrodescendentes e de indígenas e universidades públicas para capacitar tais alunos a competir de igual para igual com alunos que tiveram melhor educação (mas nem de longe são melhores ou diferentes dos outros alunos).

Mas... se estudar em uma escola pública não é impedimento para passar no vestibular, estudar em uma escola com melhor ensino não é jamais garantia de sucesso, pois se fosse assim todos os alunos que estudassem lá passariam (e isso está muito longe de acontecer).

Quem passava (seja da escola pública, seja da escola particular como o SESI) o faziam pela dedicação de aprofundar os conhecimentos, participar de grupos de estudo, lerem e estudarem quase compulsivamente para adquirir maior domínio da língua ampliando seu vocabulário e conhecimento, abdicando muitas vezes de lazer e de tempo para se prepararem, sendo que logicamente os alunos de escolas com ensino deficiente teriam de se esforçar mais (mas nada tão absurdo como é passado) para se equiparar ao nível dos alunos de escolas com melhor ensino que estivessem se dedicando ao vestibular.

Então ao chegar na universidade através do mérito pessoal, na média a pessoa estaria melhor capacitada, pois através do vestibular validou não só os conhecimentos rudimentares necessários para os cursos superiores como demonstrou domínio da língua, do vocabulário e das ferramentas de linguagem pela redação e da compreensão de texto necessário para compreender as perguntas dos testes.

Mas se optou pela saída política de ao invés de igualar os alunos subindo o nível do conteúdo dos alunos da escola pública se nivelar por baixo instituindo as cotas raciais e para alunos de escolas públicas com deficiências no ensino dado.

Será que com essas cotas, o ensino fundamental e médio vão melhorar ou “já está consertado” com as cotas?
Esses alunos que “cederam” as vagas para os cotistas tiveram a boa colocação por estudarem em escolas particulares ou por apresentarem melhor conhecimento e dedicação do que os que tiveram uma colocação pior? (grande parte vindos da escola particular também).
Se as cotas se baseiam na igualdade racial não soa meio incoerente apresentar os cotistas como alunos desiguais que precisam de ajuda senão nunca chegariam na universidade (e os outros como chegavam antes?).

Depois de assentados nas vagas é dito que os cotistas (seriam todos?) tem desempenho no mínimo igual ao dos outros alunos (seriam todos ou só os farreiros?), mas na média sim, teriam de suar mais para embasar os conhecimentos passados pelos professores (afinal "o problema" não é justamente não terem tido um ensino anterior que os igualassem ao conteúdo dos alunos das particulares?).
Mas então se são iguais não precisavam das cotas para sobressair na competição pela vaga?

Apesar de que, eu mesmo se entra-se em um lugar na vaga de um outro mais preparado ficaria até com vergonha de não me cobrar (e de ser cobrado)... coisa que aliás os demais alunos não cotistas deveriam fazer.... realmente grande parte “relaxa” após a aprovação e não é cobrada nem pela sociedade e muito menos pelos pais...

Mas a pergunta permanece... porque não se dedicaram igualmente na fase prévestibular e conquistam a vaga e afinal... se o argumento para as cotas é que os cotistas são menos capazes que os outros alunos e terão dificuldades de passar e então precisam das cotas para se equipararem, então se no final eles se mostram tão capazes quanto, provam que não precisavam das cotas (as duas coisas não dá para ser).

Eu lido com os alunos e é claro (em maior parte nos cotistas e em menor parte nos não cotistas) em muitos casos a dificuldade de vocabulário e de interpretação de textos, de rotina de estudos/pesquisa e informações passadas, demandando tempo e esforços adicionais tanto em sala de aula e atividades práticas, como em formulação e correção de provas e avaliações para estes e até na correção de textos destes.

Então pelo ato de dar a vaga ao invés de fazer a pessoa merece-la, eu só posso associar esse ato ao paternalismo que rebaixa os alunos de escolas públicas e de certas etnias a pessoas de baixo nível, praticamente os fazendo assinar um atestado de incompetência e empurrando o real problema do baixo nível da escola pública com a barriga “et finito” (se é que um dia vai ser resolvido ou até se si quer que se seja...).

Esclarecendo quando me refiro a atestado de incompetência (para não usar palavra mais forte) por os cotistas sendo tão capazes quanto os outros alunos e podendo até se sobressair NÃO precisariam de ajuda para conseguir a vaga, mas de acesso a uma educação semelhante a particular, mas o que é passado para justificar é que e os cotistas sendo menos capazes que os outros alunos (e tendo dificuldades para se equiparar aos demais vestibulandos) PRECISAM de ajuda, e como não é o que é passado do desempenho dos cotistas a imagem que passa é a de facilitação para pessoa menos capacitadas e com menos potencial para exercer a profissão fora de novas cotas em empresas e instituições.

E nisso todos perdem....
Perdem os alunos que se esforçaram e se dedicaram, mas infelizmente estudaram em escolas particulares (tanto que muitos pais estão matriculando seus filhos em escolas públicas e pagando ensino de qualidade por fora).
Perdem a sociedade ao perder a oportunidade de melhorar a educação.
Perde a universidade e o corpo técnico dela ao ter de assessorar os cotistas muitas vezes despreparados (afinal a justificativa das cotas é esse).
Perde a igualdade social ao levantar um problema que não existia, e realmente provocar um real conflito racial inexistente.
Perdem os cotistas vistos (e apresentados) como pessoa má capacitadas que precisam de ajuda para se igualarem culturalmente, profissionalmente e mentalmente aos demais cidadãos e que sempre serão olhadas por sua origem ou sua etnia e não por seus méritos.

Os pais de um amigo meu foi aos EUA e sempre em conversa com locais ao relatar que um era era advogado e o outro médica, a resposta sempre foi “... para vocês é fácil....”.

E qual é a justificativa máxima das cotas....
Que alunos estudantes do ensino publico superior terão maiores chances de sucesso e com certeza poderão di$por de um en$ino melhor para os filhos (ou seja NÃO os colocariam em uma escola fundamental e média pública).
É isso que queremos?

E então para finalizar esse enfadonho texto... se tantos esforços (sejam financeiros, sejam políticos, sejam ideológicos) fossem desprendidos para melhoria global do ensino público os efeitos seriam mais verdadeiros, talvez mais rápidos e seguramente mais seguros e éticos, não só para os alunos e as escolas superiores, mas para as escolas fundamentais e médias e principalmente à sociedade e o país.
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas, remendo ou reparo na educação? Empty Re: Cotas, remendo ou reparo na educação?

Mensagem por Mononoke Hime Dom Fev 12, 2012 9:36 pm

Eu falei na minha sala de aula do curso de Pedagogia e quase fui apedrejada...

O governo dá cota para negro para mascarar a situação das escolas públicas onde tem maioria negro-pardo...

Seria muito descarado se o governo desse cota a aluno de escola pública, estaria assinando a sentença de fracasso de sua própria educação,

Então é mais fácil fazer um teatro pacifista e dar cota para negro, pois como a maioria da população pobre é formada por negros, resolveu-se o problema!

Mononoke Hime
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7009
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 46
Localização : Floresta do Shishi-Gami

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas, remendo ou reparo na educação? Empty Re: Cotas, remendo ou reparo na educação?

Mensagem por ediv_diVad Dom Fev 12, 2012 9:48 pm

Mas quais são os critérios de definição se o cara é negro ou branco? Onde fica toda a gama de cores que existe entre isso?

E outra, não existem brancos com necessidades histórico-sociais de cotas também?

Acho esse sistema muito estranho e mal definido...

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas, remendo ou reparo na educação? Empty Re: Cotas, remendo ou reparo na educação?

Mensagem por Convidado Dom Fev 12, 2012 11:00 pm

Tem um amigo meu q é branco mas como a avó materna dele é negra ele consegue pegar a cota...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cotas, remendo ou reparo na educação? Empty Re: Cotas, remendo ou reparo na educação?

Mensagem por Mononoke Hime Seg Fev 13, 2012 12:29 am

teve um caso de dois irmãos gêmeos idênticos onde um entrou pela cota e o outro não... acho que o que difere é o olho do avaliador...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] (É Veja, mas eu tinha visto em outro lugar. Juro!)

Mononoke Hime
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7009
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 46
Localização : Floresta do Shishi-Gami

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas, remendo ou reparo na educação? Empty Re: Cotas, remendo ou reparo na educação?

Mensagem por Jamm Seg Fev 13, 2012 7:25 am

Texto por Robson Santos Costa

As cotas seriam desiguais e anticonstitucionais, pois a constituição prega a igualdade de direitos para todos.

Não são desiguais. A constituição diz que todos devem ter direitos iguais, mas ao mesmo tempo diz que, para se alcançar essa igualdade, é preciso se promover ações que façam com que todos a tenham. Por que há cotas para mulheres e deficientes em diversos ramos se eles têm que ser considerados iguais aos homens e a quem não é deficiente? Nenhuma cota tem a função de ser eterna, sua função é chegar o mais próximo possível da igualdade pregada na constituição para que ela seja realmente exercida por todos. É função do Estado atingir essa igualdade que sua principal lei prega e que deixou de promover em épocas anteriores.

Vai contra o princípio do mérito e pode diminuir a qualidade do ensino superior.

O próprio mérito do vestibular já é questionado há tempos. Os negros, que são a parcela mais pobre da população (sei que há brancos pobres, inclusive como eu, que sempre fui de escola pública e fiz pré-vestibular para carentes para ingressar em uma federal. Vou falar sobre essa questão abaixo), não têm como pagar os cursinhos caríssimos que outros estudantes pagam, os pré-vestibulares para negros e carentes foram uma das melhores idéias dos últimos tempos. Além disso os negros sofrem preconceito racial e racismo (que são coisas diferentes, não confundam) e tiveram toda a tradição histórica relatada acima. As cotas são desiguais para alcançarmos a igualdade constitucional. Sobre diminuir a qualidade do ensino: preste atenção nisso, as cotas são para o cara entrar na faculdade e não para sair. Entendam isso, por favor. Se lá dentro, ele não conseguir as mesmas notas de outros estudantes não cotistas simplesmente não vai se formar e não teremos profissionais incapacitados. Alguém teria medo de ser atendido por um médico cotista? Eu não. O cara se forma igual a todos, só seu ingresso na faculdade foi diferenciado. Toda cota deve conter um programa de bolsa de ajuda e, se preciso for, aperfeiçoamento. E já há pesquisas que comprovam na UERJ e na UNB que os alunos cotistas em sua grande maioria se esforçam muito e conseguem notas iguais ou melhores que não cotistas. Além disso, esses alunos costumam se voltar, após formados, para as comunidades de onde vieram, melhorando a vida de sua família e seu “meio-ambiente” também.

Há pobres brancos, as cotas seriam ridículas, pois seriam desiguais e racistas.

Como eu disse antes, as cotas são parte de um todo chamado Ações Afirmativas, elas não devem ser feitas “sozinhas”, sem estarem ligadas a outras medidas, ou não funcionam do modo esperado. Existem há anos programas para jovens pobres independente de raça (as chamadas medidas universalistas), mas já foi comprovado por diversas pesquisas que esses programas atingem em sua maioria jovens pobres brancos, não atingindo diretamente o jovem pobre negro. Um dos fatores para que isso ocorra são vários, mas principalmente toda a tradição de negação de direitos feita pelo Estado no decorrer do século, seus reflexos ainda estão presentes. Por isso, as cotas não excluem de forma alguma programas para jovens pobres em geral (como cotas para jovens de escolas públicas). Elas não devem ser feitas separadamente desses programas, mas deve e é necessário que existam medidas voltadas especificamente para o jovem negro por sua dinâmica social e histórica diferenciada.

Deviam era investir na educação básica para que todos tenham oportunidades iguais.

É mais do que óbvio que o Brasil precisa realizar uma melhora no nosso ensino básico e fundamental. E isso excluiria as cotas? Essa reforma deve ser feita e cobrada pela população. Mas mesmo que se comece hoje, é medida estrutural que demanda alguns anos e é preciso que algo seja feito agora. Quem sabe, os alunos cotistas depois de formados não serão autoridades responsáveis por essas melhoras? A melhora do ensino deve ser realizada juntamente com medidas universalistas (para todos) e de Ações Afirmativas, tudo junto. Temos que ver os problemas sociais como um todo, uma teia que se liga e não cada um isoladamente, não podemos ver cada problema separadamente, como a mídia costuma apresentá-los, manipulando a população. As cotas não são e nem devem ser para sempre. Elas são necessárias até que a igualdade seja atingida ou pelo menos que atinja um patamar mínimo.

É isso, pessoal. O tempo urge e esse país pode afundar de vez para todos nós se não fizermos nada. Devemos nos informar mais, ler mais, ficar mais atentos. Todos nós queremos as igualdades de direito que a constituição apresenta. Mas para que a igualdade seja plenamente desenvolvida, temos que fazer com que todos os grupos sociais a atinjam, a própria constituição diz isso. O presente é construído pelo que foi feito no passado, isso não pode ser negado. As cotas são necessárias, mas nunca devem ser feitas isoladamente, não caiam nesse falso argumento. Para que possamos usufruir de nossos filmes, séries e shows em uma sociedade mais justa, é necessário que participemos. Quero um futuro melhor para o branco e negro pobre, para o branco e negro de classe média e alta. Mas isso não vai surgir por geração espontânea O debate já é o início de melhoras.
Jamm
Jamm
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 18746
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas, remendo ou reparo na educação? Empty Re: Cotas, remendo ou reparo na educação?

Mensagem por Goris Seg Fev 13, 2012 8:24 am

Muito bem escrito o que o Jamm quotou.

Além disso, certas questões também ficam no ar.

Começando com um ponto de vista interessante:

Raramente quem recebe o favoritismo do sistema (e isso vale pra qualquer sistema humano) vai ser contra o mesmo ou achá-lo errado.

Imagine que vc seja um nobre e um camponês queira os mesmos direitos. Vc não precisa ser um nobre mau pra achar que vc tem mais direitos que ele por ter nascido de sangue nobre, afinal nobres são escolhidos por Deus para proteger justamente os camponeses e seu sacrifício (ainda que teóricamente) inclui dar a vida por ele...

Mesmo que na realidade o nobre vá é armar o camponês e mandá-lo à guerra em seu lugar.

Ou imagine que vc seja um homem comum do século XIX e uma mulher venha lhe pedir direitos iguais. Vc não vai achar errado o sistema em que o homem manda e a mulher obedece, assim como vai pensar no quanto o marido se sacrifica pela esposa e filhos e como a mulher é ingrata ou quer mandar em vc se procurar o mesmo direito de decidir sua vida.

Ou vc é um americano do século XX e acha de verdade que o seu modo de vida tem de ser levado ao mundo todo, contra o brutal modo de vista soviético. E se as democracias latino-americanas estão rumando para este modo, ainda que vc seja pró-democracia, vc apoiaria um ditador brutal para que a brutalidade soviética não dominasse esse país.

Do mesmo modo, vc não precisa ser uma pessoa má para achar que é justo o governo pegar dinheiro de todos os brasileiros e financiar os estudos de uma minoria "rica" apenas por que elas tiveram melhores condições de estudo a vida toda.

E os negros que são metade da população mas, chutemos, 10% dos estudantes, que lutam pela igualdade de vagas são tidos como acomodados que querem ganhar sem esforço.

Mas assim como a gente olha para o passado e vê coisas que passavam como justas e não eram, será que o sistema atual é realmente justo?

Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas, remendo ou reparo na educação? Empty Re: Cotas, remendo ou reparo na educação?

Mensagem por Goris Seg Fev 13, 2012 8:46 am

Tente imaginar dois caras igualmente inteligentes.

Carlos nasceu numa família classe média. Não era rico, mas cedo começou a ler gibis, depois livros, teve acesso à TV por assinatura e começou a aprender inglês e outros idiomas, ou seja um ambiente culturalmente propiciador.

Carlos estudou em bons colégios, como seria natural e fez um cursinho pré-vestibular caro, passando numa conceituada faculdade.

Já Pedro, nasceu numa casa em que os pais igualmente valorizavam os estudos mas não tinham condições de lhe dar livros. Ainda que inteligente, Pedro cedo teve de começar a trabalhar e ajudar em casa.

Apesar de acordar cedo para trabalhar e ir depois pra escola, descansando pouco, apesar dos maus alunos que atrapalhavam a aula, ele se esforçou para aprender e, mesmo com todas as dificuldades, tentou fazer uma faculdade federal, pois queria um futuro melhor e sabia que nunca teria como pagar uma faculdade privada e ter esse futuro.

Ainda que não fosse menos inteligente ou esforçado que Carlos, a bagagem cultural, qualidade de ensino até então e tudo o mais fizeram com que, mesmo passando no vestibular, ele tivesse ficado muito atrás e perdido sua chance de entrar na faculdade.

Essa era (ainda é, mas bem menos) a realidade antes das cotas para muitos negros. Na teoria, a meritocracia funcionou, mas será essa meritocracia realmente justa?

Talvez vivendo a mesma realidade de Pedro, será que Carlos acharia erradas as cotas? Será que alguma das pessoas anti-cotas não veria as coisas de outro modo?

E, de novo, será o sistema atual de vestibular o mais justo? Afinal, todos pagam impostos mas uma minoria se beneficia deles. E claro que essa minoria vai achar o sistema justo.

Eu mesmo não sei qual seria o sistema mais justo, mas as quotas vieram para diminuir em parte a desigualdade que o atual perpetua, mesmo não sendo a forma mais perfeita, me parece melhor que deixar como está.
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas, remendo ou reparo na educação? Empty Re: Cotas, remendo ou reparo na educação?

Mensagem por Victor Pax Seg Fev 13, 2012 8:48 am

As cotas vão resolver o problema?

De alguns vai...

Da educação nunca.

Texto bem... parcial e cunhados no emocional (e na chantagem emocional).
Estudar mais (ou equivalente aos não cotistas) para conseguir a vaga ninguém quer, né...

Realmente sistema baseados no mérito são tão injustos.... Rolling Eyes
Excluem quem não merece.
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas, remendo ou reparo na educação? Empty Re: Cotas, remendo ou reparo na educação?

Mensagem por Victor Pax Seg Fev 13, 2012 9:03 am

Existiram sempre Pedros nas universidades... seria sorte deles terem passados?

Ainda que não fosse menos inteligente ou esforçado que Carlos, a bagagem cultural, qualidade de ensino até então e tudo o mais fizeram com que, mesmo passando no vestibular, ele tivesse ficado muito atrás e perdido sua chance de entrar na faculdade.
Ué... ele pode fazer e como os demais Pedros (muitos da lida na enxada e no campo) antes das cotas e se esforça-se em cursinhos comunitários ou como os Carlos (que não entrou sem se esforçar ainda mais além da escola).

Ninguém diz que é facil ou não exige maior esforço do Pedro, mas dar a vara sempre será melhor do que dar o peixe.

Quando passar magicamente o Pedro vai ter tanta desenvoltura para aproveitar o curso quanto o Carlos ou a contribuição do reforço que um curso preparatório não faria diferença no rendimento deste?

E depois de formados os Pedros deixarão de dar aos filhos a vantagem das cotas (como muitos advogados, engenheiros, médicos, enfermeiros, funcionários públicos, etc) dão atualmente por poderem ser enquadrados nas cotas?

Aliás pelo texto parece que o Carlos tem culpa pelo Pedro não ter as oportunidades que teve?

Será que se proibíssemos os Carlos de adquirirem bagagem cultural e conhecimento os Pedros se sentiriam melhor por não ter de correr atrás?

Ninguém está falando que será simples ou fácil para o Pedro, mas sim o que seria mais justo para ambos tanto para o Carlos quanto para o coitadinho do Pedro que tem tanta capacidade, mas é tão prejudicado pela vida e pela sociedade e ainda tem de se esforçar estudando para conseguir adquirir conteúdo que pode melhorar seu desempenho acadêmico e pessoal e competir por uma vaga... No
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas, remendo ou reparo na educação? Empty Re: Cotas, remendo ou reparo na educação?

Mensagem por Convidado Seg Fev 13, 2012 9:18 am

Goris escreveu:
Começando com um ponto de vista interessante:

Raramente quem recebe o favoritismo do sistema (e isso vale pra qualquer sistema humano) vai ser contra o mesmo ou achá-lo errado.


Depois do que vc e o Jamm postaram nem preciso comentar, acho q essa frase define bem o que tá na cabeça de alguns! Very Happy
Ótima colocação Góris!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cotas, remendo ou reparo na educação? Empty Re: Cotas, remendo ou reparo na educação?

Mensagem por Victor Pax Seg Fev 13, 2012 9:25 am

Ora Fabiola, tenho certeza que sua contribuição erá muito bem vinda.

Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas, remendo ou reparo na educação? Empty Re: Cotas, remendo ou reparo na educação?

Mensagem por Convidado Seg Fev 13, 2012 9:26 am

Victor Pax escreveu:Ora Fabiola, tenho certeza que sua contribuição erá muito bem vinda.

Tô com stamina baixa, hahaha, mas se eu tenho uns textos interessantes, depois vou postá-los aqui!Very Happy

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cotas, remendo ou reparo na educação? Empty Re: Cotas, remendo ou reparo na educação?

Mensagem por Brainiac Seg Fev 13, 2012 9:27 am

Victor Pax escreveu:Ora Fabiola, tenho certeza que sua contribuição erá muito bem vinda.


Por favor não! Você não sabe o que está dizendo! Laughing
Brainiac
Brainiac
Farrista ninguém me alcança
Farrista ninguém me alcança

Mensagens : 15575
Data de inscrição : 29/11/2010
Idade : 35
Localização : Planeta Colu

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas, remendo ou reparo na educação? Empty Re: Cotas, remendo ou reparo na educação?

Mensagem por Convidado Seg Fev 13, 2012 9:27 am

Brainiac escreveu:
Victor Pax escreveu:Ora Fabiola, tenho certeza que sua contribuição erá muito bem vinda.


Por favor não! Você não sabe o que está dizendo! Laughing

Já era, o convite foi feito!! Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cotas, remendo ou reparo na educação? Empty Re: Cotas, remendo ou reparo na educação?

Mensagem por Victor Pax Seg Fev 13, 2012 9:36 am

Por mim tudo bem (desde que não sejam textos melodramáticos Very Happy ).

Mas continuo achando que se esse esforço (seja financeiro, seja político, seja ideológico) fosse direcionados para melhoria global do ensino público, fazendo os Pedros terem uma educação semelhante aos Carlos, os efeitos seriam mais verdadeiros, talvez mais rápidos e seguramente mais seguros e éticos, não só para os Pedros e as escolas superiores, mas para as escolas públicas fundamentais e médias e principalmente à sociedade e o país.

Mas sei que tem gente que não pensa assim. Rolling Eyes
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas, remendo ou reparo na educação? Empty Re: Cotas, remendo ou reparo na educação?

Mensagem por Victor Pax Seg Fev 13, 2012 11:40 am

Só uma perguntinha, que caiu a ficha... esse “ir para a escola depois de trabalhar” estamos nós referindo ao supletivo, onde o já precário ensino médio público é “condensado” em meses ao invés de anos? Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked

Então nem estamos falando mais em uma comparação possível, mesmo depois da vaga dada. Rolling Eyes

Peraí gente.... vão me desculpar, mas o foco de uma pessoa que faz supletivo nem dá para ser ir direto para um nível universitário... até parternalismo tem limite!!! Shocked

Aliás, para mim supletivo é o cúmulo da enganação... impossível haver uma assimilação do conteúdo (já precário e mínimo condensado dos anos em meses) real e só se entra nessa para se ter um diploma (o que em muitos casos seria até válido, mas... para assimilar uma bagagem mínima para estar em uma universidade!?! Rolling Eyes ).
Tanto que cursos superiores (sérios) diurnos de 4 anos são dados com um ou dois anos a mais quando noturnos, justamente para haver possibilidade de aprendizado e assimilação pelo aluno.

É esse nível de ensino que estão defendendo com as cotas?
Espero que não... Shocked

Se for, realmente reconheço que alunos de supletivo não têm como passar na frente ou até de se igualar a qualquer outro (seja da pior particular ou da pior pública) sem as cotas (ainda mais quando se exclui qualquer esforço para complementar o conhecimento).

E se estamos falando da diferença de conteúdo cultural e de conhecimento entre o Pedro e o Carlos, lembremos que muitas vezes os primeiros lugares ficam com os Toshiro (muitos, realmente não amigos de classe do Pedro, mas vindos de escolas públicas) e levando-se o nível de ensino utilizado pelo Pedro para preitear uma vaga no vestibular, não há como achar justo a inclusão dele ao lado (quando mais na frente) do Carlos (quanto mais do Toshiro).

Vamos ser um pouco... realistas. Rolling Eyes

Se for um curso noturno adaptado como o do João (com um período maior para o aluno já cansado aprender e assimilar informações) até podemos falar em melhorar esse conteúdo (como o dos cursos diúnos e vespertinos públicos) para o João conquistar a vaga, mas se realmente estamos falando de supletivo.... pelamordeodim, né!
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas, remendo ou reparo na educação? Empty Re: Cotas, remendo ou reparo na educação?

Mensagem por Mogur Seg Fev 13, 2012 12:29 pm

Victor Pax escreveu:Por mim tudo bem (desde que não sejam textos melodramáticos Very Happy ).

Mas continuo achando que se esse esforço (seja financeiro, seja político, seja ideológico) fosse direcionados para melhoria global do ensino público, fazendo os Pedros terem uma educação semelhante aos Carlos, os efeitos seriam mais verdadeiros, talvez mais rápidos e seguramente mais seguros e éticos, não só para os Pedros e as escolas superiores, mas para as escolas públicas fundamentais e médias e principalmente à sociedade e o país.

Mas sei que tem gente que não pensa assim. Rolling Eyes

Essa situação na Educação é muito semelhante ao que ocorre com o Meio Ambiente:

De que adianta os projetos de preservação do Peixe-boi, Lobo Guará, Tartarugas, Ararinha Azul,..., se o nicho ecológico, o bioma, que os abriga não é preservado?

Resposta: Adianta de Porra nenhuma, porque a população do bicho não vai ter como se manter!

Da mesma forma na Educação. Que adianta beneficiar negros com cotas se o problema é social, e não de raça?
Como a Mononoke colocou, estão querendo arrumar desculpa para boi dormir!

_________________
Porque um homem que foge do seu medo pode descobrir que, afinal, apenas enveredou por um atalho para ir ao seu encontro. (J. R. R. Tolkien, em Os filhos de Húrin)
Mogur
Mogur
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8799
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas, remendo ou reparo na educação? Empty Re: Cotas, remendo ou reparo na educação?

Mensagem por Chusma Seg Fev 13, 2012 4:13 pm

Eu seria a favor das cotas se, conjuntamente, viesse acompanhado de investimentos na educação pública de base, principalmente no ensino médio, que é horrendo. Como isso não está acontecendo (pelo contrário; alguns governos estaduais, como o de MG, estão é diminuindo o investimento e sucateando ainda mais o que já estava ruim), sou contra e acho que isso, no futuro (se tudo permanecer como está) acabará sendo um deserviço para a sociedade, pois pode queimar o filme da única espera do ensino gratuito que era de qualidade frente às privadas.
Chusma
Chusma
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4701
Data de inscrição : 25/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas, remendo ou reparo na educação? Empty Re: Cotas, remendo ou reparo na educação?

Mensagem por Goris Seg Fev 13, 2012 4:56 pm

Bom, reli o que escrevi e não vi melodrama nos exemplos que dei.

Melodrama seria se eu colocasse que Carlos ia pra universidade paga com dinheiro de todos e ficasse no barzinho bebendo, ou que ele fazia a faculdade mas seu sonho depois de terminá-la era virar surfista profissional e só ter o diploma por insistência do pai.

Mostrei apenas que duas pessoas igualmente capazes tem diferenças gritantes nas oportunidades - inclusive por questões raciais e sociais, o que tira a idéia de oportunidades iguais e que o melhor vencesse.

Vivemos num país e numa sociedade complicada.

Noutro fórum conversei com uma amiga que não tem preconceito nenhum contra homossexuais, acha normal um homem cantar uma mulher, acha normal uma mulher cantar um homem mas acha uma provocação um gay cantar um homem...

Ou seja, acha totalmente certo dois pesos e duas medidas devido à opção sexual do indivíduo e nao acha isso errado.

No caso da questão racial (o termo correto é étnica) é o mesmo. Todos sabem que existe racismo no Brasil, mas se um negro reclama que foi vítima de racismo, ele é o racista, por que se sente inferior, vê coisa que não existe e etc...

Aí entramos na questão de que ou o negro sofre calado e os racistas continuam seu racismo velado, ou ele reclama e os racistas dizem que ele é o racista por tocar num assunto que todos sabem que existe mas não acreditam que existe (por mais ilógico que seja).

Nisso, dois homens começam a trabalhar no mesmo dia na mesma empresa e ambos são igualmente competentes. Mas no meio do caminho o negro fica pra trás em termos de crescimento profissional e todos acham isso normal.

Não é. Não deveria ser.

E fingir que isso não existe vai resolver o problema?

Ah, vamos esperar todo o ensino fundamental ter qualidade pra aí sim tratar de dar oportunidades iguais a todos independente de etnia.

Claro, vamos resolver o problema quando? Daqui a 100 anos? Os negros vão ter de esperar tudo isso quietinhos até então?

O Brasil é um dos países com maior desigualdade no mundo. Nos anos 70 durante o milagre econômico, quando a desigualdade ainda estava em crescimento, pediram ao governo para lutar contra a desigualdade.

A resposta foi clássica. "Não vamos dividir agora o bolo, por que vai sair pouco pra cada um. Vamos esperar o bolo crescer pra dividir melhor no futuro...". Aí vieram crises, quem tava com o bolo pegou seu pedaço e a divisão? "Como dividir, estamos em crise!".

Ainda que nos anos 70 a história de dividir o bolo depois de crescer pudesse parecer lógica, hoje vemos que foi balela das grandes, que muita gente boa - mas que se beneficiava dela - acreditou piamente por que era conveniente para ela.

E muita gente boa que se deu mal, tbm acreditou na história.

Essa teoria de "vamos arrumar a educação de todos antes de dar oportunidades iguais" entra no mesmo esquema.

Ótimo na teoria, uma catástrofe na mesa.
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas, remendo ou reparo na educação? Empty Re: Cotas, remendo ou reparo na educação?

Mensagem por Rafael Zoia Seg Fev 13, 2012 5:49 pm

Tambem não vou me prolongar no assunto pois acredito que é simples, fico com a segunda opção: A cota é um reparo porco para um problema muito maior.



Já sobre supretivo, Victor Pax,
Discordo (em parte), porque se tratando dos "cursos preparatórios" para as provas do estado, que realmente duram apenas 6 meses englobando todo o conteúdo fundamental OU médio, te garanto que dependendo da qualidade do curso é possivel o aluno sair beeem mais preparado e com maior bagagem teórica do que outros alunos de muitas escolas "pagou-passou".
Portanto não podemos prever as ações de certos estudantes ou limitar suas futuras conquistas.

Sei disso pois (como um muleque sem noção que fui) estudei em várias destas escolas até finalmente abandonar os estudos no primeiro ano do ensino médio, para só depois de muitos anos entrar em uma sala de aula novamente para me preparar para as "provas em massa" (supletivo) do estado.
Não tem um dia que não amargue o meu atraso, mas hoje tenho curso superior completo e estou me preparando para um concurso público bastante específico.

Claro que 70% do meu modesto (Só estou começando) conhecimento eu devo aos meus estudos e pesquisas individuais geradas pela minha sede em buscar sabedoria e cultura.



Última edição por Rafael Zoia em Seg Fev 13, 2012 6:17 pm, editado 2 vez(es)
Rafael Zoia
Rafael Zoia
Farrista o que está acontecendo comigo?
Farrista o que está acontecendo comigo?

Mensagens : 1961
Data de inscrição : 18/06/2010
Idade : 41
Localização : BH/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas, remendo ou reparo na educação? Empty Re: Cotas, remendo ou reparo na educação?

Mensagem por Mononoke Hime Seg Fev 13, 2012 6:09 pm

Brainiac escreveu:
Victor Pax escreveu:Ora Fabiola, tenho certeza que sua contribuição erá muito bem vinda.


Por favor não! Você não sabe o que está dizendo! Laughing

Hahahahahahaha.. ô Troll!

Mononoke Hime
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7009
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 46
Localização : Floresta do Shishi-Gami

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas, remendo ou reparo na educação? Empty Re: Cotas, remendo ou reparo na educação?

Mensagem por Quero Café Seg Fev 13, 2012 7:03 pm

Confissão preliminar: não li o texto.
...
Opinião sobre o assunto:
Cotas para negros é uma medida paliativa, mas quando penso nesse assunto, me recordo de uma entrevista do Betinho.
Nela, ele dizia que durante muito tempo foi contra a distribuição de alimentos e agasalhos para os pobres, mas que um dia percebeu algo. Essa "epifania" foi o conhecimento de que a fome é imediata. Quando queremos comer queremos comer agora. Qualquer política de distribuição de renda, que é o correto a ser feito, leva tempo.
Penso que um raciocínio analógico deva ser empregado à questão das cotas. Elas são uma solução pífia, mas o problema do acesso dos negros ao ensino superior é urgente. Aliás, urgentíssimo. E o que faremos? Vamos esperar trinta anos para uma solução que pode não vir?
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas, remendo ou reparo na educação? Empty Re: Cotas, remendo ou reparo na educação?

Mensagem por Convidado Seg Fev 13, 2012 8:09 pm

Bem não sei o que o pax considera melodramático ou não, mas vão os textos:

Cotas da Igualdade

De todas as ficções com as quais o sistema capitalista se legitima, a mais hipócrita delas é a da igualdade de oportunidades. A meritocracia é uma ficção que só se realizaria se não houvesse heranças. No mundo real, ninguém começa a vida do zero; somos herdeiros não só do patrimônio, mas da cultura e da rede de relacionamentos de nossos pais. Alguns já nascem na pole position, com os melhores carros; outros se digladiam na última fila de largada em calhambeques não muito competitivos.

Quem é o melhor? O piloto que vence a corrida largando na pole position e com o melhor carro ou aquele que largou em último e chega com seu calhambeque em segundo lugar? Quem tem mais mérito? O candidato que estudou a vida inteira em excelentes escolas particulares e passou em primeiro lugar no vestibular ou aquele que passou em último, tendo estudado somente em escolas públicas, enquanto trabalhava oito horas por dia para ajudar seus pais?

As cotas universitárias não foram criadas para coitadinhos. Elas existem para vencedores. Para alunos que são tão brilhantes que, mesmo correndo durante 17 anos em calhambeques, ainda conseguem chegar próximos daqueles que dirigem os melhores carros. Para quem, contrariando todas as expectativas, venceu o sistema que lhe negou as oportunidades necessárias para que seu talento florescesse em plenitude. As cotas são um mecanismo para privilegiar o mérito pessoal em detrimento da condição social como critério de seleção.

É relativamente fácil perceber como a desigualdade econômica afeta o desempenho acadêmico dos candidatos ao vestibular. Mesmo quem nunca foi pobre consegue imaginar as dificuldades de alguém que estudou em uma escola fraca, sem dinheiro para comprar material escolar e tendo que trabalhar para ajudar nas despesas da casa. Difícil mesmo é um branco perceber como a desigualdade racial dificulta o ingresso de um negro na universidade.

O racismo no Brasil é comumente negado com base em duas ideologias complementares: o “mito da democracia racial” e o reducionismo econômico. A primeira nega, contra todas as evidências fáticas, a existência da discriminação racial brasileira; a segunda reconhece o tratamento desigual, mas atribui sua causa à desigualdade econômica. Juntas, estas duas ideologias fundamentam um argumento recorrente de que o negro seria discriminado no Brasil não pela cor de sua pele, mas por sua pobreza.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cotas, remendo ou reparo na educação? Empty Re: Cotas, remendo ou reparo na educação?

Mensagem por Convidado Seg Fev 13, 2012 8:10 pm

Aqui vai um artigo:
"Quando uma pessoa branca se detém diante de uma banca de jornal, não estranha que das dezenas de revistas expostas, quase 100% exibem brancos na capa e com freqüência no seu interior. Este contexto é supostamente natural para o observador. No entanto, quando a pessoa visualiza, na mesma banca, uma única revista com imagem de negros na capa, a revista intitulada RAÇA - A REVISTA DOS NEGROS BRASILEIROS, ela imediatamente reage: racismo às avessas! Uma revista só para negros? O que se observa neste episódio guarda semelhanças com a dinâmica que se estabelece no debate sobre cotas: cotas para negros e cotas para brancos. As cotas de 100% nos lugares de poder em nossa sociedade, não são explicitadas. Foram construídas silenciosamente, ao longo de séculos de opressão contra negros e indígenas, e foram naturalizadas."
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cotas, remendo ou reparo na educação? Empty Re: Cotas, remendo ou reparo na educação?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos