A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Filme sobre Nilse da Silveira

Ir para baixo

Filme sobre Nilse da Silveira Empty Filme sobre Nilse da Silveira

Mensagem por Jamm Seg Mar 12, 2012 8:50 am

Trabalho em filme sobre Nise da Silveira 'é um sonho', diz Glória Pires
Longa vai retratar trajetória da psiquiatra que se tornou referência no Brasil.
Dirigido por Roberto Berliner, filme também terá Flavio Bauraqui no elenco.


Uma história de bravura e determinação está prevista para chegar às telas brasileiras em 2013. Com direção de Roberto Berlinder, “Nise da Silveira – Senhora das imagens" pretende revelar ao grande público a história da trajetória profissional da médica alagoana que virou referência no tratamento da esquizofrenia no Brasil. O papel-título ficará a cargo de Glória Pires, que se diz "mergulhada" em pesquisas sobre a vida e a trajetória profissional da médica alagoana.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Da esq. para a dir.: o diretor Roberto Berliner, a atriz Glória Pires e o ator Flavio Bauraqui durante a coletiva de imprensa sobre o longa 'Nise da Silveira - A senhora das imagens' (Foto: Geraldo Protta/Imagem Filmes)

"Estamos todos apaixonados porque ela. Quanto mais a conhecemos, mais temos vontade de nos aprofundar em sua história. Está sendo uma maravilha, um aprendizado, um sonho", disse Glória, que utilizou-se de documentos, entrevistas e fotos, além da trilogia "Imagens do inconsciente", o premiado documentário sobre Nise dirigido pelo cineasta Leon Hirszman.
Glória destaca a personalidade da personagem, descrita pela atriz como uma "mulher de opostos". "Ela tinha um senso de humor muito peculiar, embora fosse uma mulher muito estudiosa. Estamos justamente nesta busca para trazer estes contrastes, sua humanidade e sua enorme carga de afetividade", destacou a atriz, que também tem conversado com pessoas conviveram com a psiquiatra.

"Clientes"
O filme se passa entre 1942 e 1944, período em que Nise chega ao Rio de Janeiro para trabalhar no Hospital Pedro II, localizado no Engenho de Dentro, subúrbio da cidade. Lá é designada para cuidar da área de terapia ocupacional do centro psiquiátrico da unidade, transformando o setor. Os pacientes passam a ser tratados como “clientes” e a participar de atividades como jardinagem, teatro, dança e música. As chamadas oficinas de arte acabam se tornando ferramentas eficazes e fundamentais para a melhora significativa dos internos.
"A partir desse momento, alguns desses esquizofrênicos embotados transformaram-se em grandes artistas. E, pela leitura que fazia dessas obras, Nise começou a penentrar no inconsciente deles. Este talvez tenha sido seu grande triunfo. O filme fala disso tudo", comentou o diretor Roberto Berlinder, que teve a ideia da produção há cerca de 8 anos.
"Não pude evitar. Começou com um pedido de ajuda para que a gente fizesse um comercial para a Casa das Palmeiras, uma das instituições que a Nise fundou. A partir daquele momento, percebemos que tínhamos uma grande história nas mãos, de uma mulher que foi contra tudo e contra todos a vida inteira. E sempre esteve do lado dos maginalizados", disse Berlinder.
O tema do filme fala pessoalmente ao cineasta, o que acabou por influenciá-lo também na decisão de capitanear o projeto. "Não sei se isso explica alguma coisa ou se isso atuou no meu inconsciente, mas tive um irmão com Síndrome de Down. Ele já está morto. Foi afastado da família quando tinha dois anos. E passou por instituições a vida inteira. Certamente isso me marcou. E esse filme provavelmente será dedicado a ele", revelou.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

"Louco de plantão"

Quem também participa do longa é o ator Flavio Bauraqui, que vive o "cliente" Otávio Ignácio. Depois de desfilar num bloco carnavalesco travestido de mulher, Otávio cria um conflito interno entre o prazer e a negação desencadeadas pela experiência reveladora.
"O personagem é encantador. Ele não segurou a onda de gostar daquilo, de ter sentido tesão em se ver vestido como uma mulher. Então ele passa uma via inteira lutando contra ele mesmo. No nosso filme, Otávio se transforma através da dança. Depois começa até a dar aula para os 'clientes', sendo ele um 'cliente' também", contou Bauraqui.
Com receio de ser estigmatizado por personagens com perfis semelhantes — Bauraqui interpretou o artista plástico japaratubense Artur Bispo do Rosário, esquizofrênico paranoico que viveu durante 50 anos na Colônia Juliano Moreira, no Rio de Janeiro, no filme "O senhor do labirinto" —, o ator quase recusou o papel.
"Não gosto de repetições, pois a possibilidades de encarnar personagens é uma coisa praticamente infinita. Mas, quando apareceu esse papel, fiquei realmente com a pulga trás da orelha. Pensei: 'Acabei de fazer o Bispo. Vou fazer mais um? Será que eu vou virar o louco de plantão?' Mas, quando comecei a prestar a atenção na história, descobri que estava sendo muito burro em me antecipar. Porque o louco não é uma coisa chapada. São pessoas. E cada um tem sua particularidade e seu jeito de ser. O Bisco era apaixonado pela enfermeira dele, e o Otávio Ignácio tem uma mulher dentro de si, que quer que desapareça. É completamente diferente", ressaltou o ator.

Lição

"Nise da Silveira - A senhora das imagens" começa a ser filmado em janeiro, no próprio no Hospital Pedro II, e vai contar com alguns dos internos atuais no elenco. Os ensaios, que estão sendo realizados também no local, têm sido valiosos não só para a preparação do elenco, como para a vida pessoal de cada membro da equipe.
"É muito legal olhar para aquelas pessoas e receber tudo o que elas têm para dar de mais belo. Mas não o tipo de coisa que estamos acostumados a enxergar, e sim que o que gente finge que não existe, o que a gente passa por cima. Esse belo são as coisas incríveis que existem dentro da gente e que ainda precisam ser descobertas", concluiu Bauraqui.
Jamm
Jamm
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 18746
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos