A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Sociedade] Racismo não existe no Brasil!

+7
Mononoke Hime
Victor Pax
Hiena
Isaura
Koppe
Quero Café
Goris
11 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

[Sociedade] Racismo não existe no Brasil! Empty [Sociedade] Racismo não existe no Brasil!

Mensagem por Goris Sáb Jan 05, 2013 8:58 am

Racismo não existe no Brasil e quem disser o contrário, esse sim é racista!

Sério, todo mundo sabe que racismo existe (eu mesmo já fui interpelado por polícia e por vigilantes na rua por estar... Andando!). Só que ao mesmo tempo, não, ele não existe.

Discutindo em outro fórum um assunto sem relação, surgiu essa de que se vc reclama de racismo, é vc quem é racista, por que se ninguém falar dele, ele não vai existir.

Aí, me bateu a dúvida, por que essa visão é tão comum, a de que o racismo só existe na mente das vítimas e que se elas não reclamarem, ele some?
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Racismo não existe no Brasil! Empty Re: [Sociedade] Racismo não existe no Brasil!

Mensagem por Quero Café Sáb Jan 05, 2013 9:58 am

O racismo existe sim, mas não é como é nos Estados Unidos.
Mas acho que evoluímos muito me pouco tempo.
Era comum, por exemplo, no tempo de nossos avós o racismo ser bem mais rude e explícito ainda que não fosse violento. Hoje pelo menos pega mal ter posturas assim em público e elas são certamente menores.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Racismo não existe no Brasil! Empty Re: [Sociedade] Racismo não existe no Brasil!

Mensagem por Koppe Sáb Jan 05, 2013 2:10 pm

O problema é que a reclamação mexe onde não devia, ela incomoda. Puxa pra reflexão, de valores e opiniões, que muitas vezes as pessoas não querem refletir. Melhor negar tudo, manter como está, pra não precisar sair da zona de conforto.

Tornar um problema "invisível" não ajuda a resolver, ajuda a perpetuar.
Koppe
Koppe
Farrista tenho muitos amigos
Farrista tenho muitos amigos

Mensagens : 2246
Data de inscrição : 13/06/2010
Idade : 39
Localização : Rio Grande do Sul

http://mdhq.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Racismo não existe no Brasil! Empty Re: [Sociedade] Racismo não existe no Brasil!

Mensagem por Isaura Dom Jan 06, 2013 11:51 am

Hal e Koppe estaõ certos,
Sim existe, contudo nega-lo não vai faze-lo sumir, só continuar. é confortavel fazer de conta que não existe em virtude de "postura social", ser algo incomodo de discutir ou até mesmo que a visão senso comum de racismo é muito ligada a visão ianque, sendo que aqui o funcionamento e gênese do nosso racismo é diferente, então para alguns ele 'não existe', sendo que existir, existe sim.
Isaura
Isaura
Farrista Zumbizando Serelepe
Farrista Zumbizando Serelepe

Mensagens : 409
Data de inscrição : 11/06/2010
Idade : 37
Localização : BH-MG

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Racismo não existe no Brasil! Empty Re: [Sociedade] Racismo não existe no Brasil!

Mensagem por Hiena Ter Jan 08, 2013 5:41 pm

Então quer dizer que já posso sair na rua com uma camisa dizendo 100% Branco?
Hiena
Hiena
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1429
Data de inscrição : 11/06/2010
Localização : Aracaju - SE

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Racismo não existe no Brasil! Empty Re: [Sociedade] Racismo não existe no Brasil!

Mensagem por Convidado Ter Jan 08, 2013 5:59 pm

Hiena escreveu:Então quer dizer que já posso sair na rua com uma camisa dizendo 100% Branco?

Como brasileiro isso vai ser meio difícil, pois se a sua família esta aqui no Brasil faz gerações com certeza vc deve ter uma descendência indígena/africana/asiatica

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Racismo não existe no Brasil! Empty Re: [Sociedade] Racismo não existe no Brasil!

Mensagem por Hiena Qua Jan 16, 2013 11:17 pm

Herege escreveu:
Hiena escreveu:Então quer dizer que já posso sair na rua com uma camisa dizendo 100% Branco?

Como brasileiro isso vai ser meio difícil, pois se a sua família esta aqui no Brasil faz gerações com certeza vc deve ter uma descendência indígena/africana/asiatica

Eu digo o mesmo para quem usa uma camisa 100% Negro...
Hiena
Hiena
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1429
Data de inscrição : 11/06/2010
Localização : Aracaju - SE

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Racismo não existe no Brasil! Empty Re: [Sociedade] Racismo não existe no Brasil!

Mensagem por Goris Qui Jan 17, 2013 9:01 am

Hmmm...

Algumas questões dependem muito de boa vontade pra entender o outro lado, Hiena, e espero que vc entenda um pouco o que vou comentar.

Sabe, a escravidão é algo complicado.

Muitas vezes, algo que uma geração acha certo, pode deixar de ser considerado oficialmente certo, mas ainda assim as pessoas continuam gerações depois a considerar aquilo certo de certa forma. Um exemplo comum é o do marido matar a mulher a pegando em flagrante adultério. Todo mundo sabe que não justifica matar, mas todo mundo tbm entende e, em certos lugares, é até encorajado um homem a fazer isso, embora se ele fizer, todo mundo "oficialmente" ache errado, vai pensar no seu particular que ele agiu certo...

Por muito tempo, coisas relacionadas à escravidão eram consideradas indignas. Vc não vai pegar o homem que era dono de escravos e vê-lo dizer "nossa, eu obrigava pessoas a trabalharem pra mim, era um escravagista horrível", não, vc vai ver esse homem dizendo "eu fiz um favor pra eles, tirando eles da Africa" ou "eu fiz um favor pra eles os comprando por que tinha gente que os trataria pior..." ou "preto é tudo preguiçoso mesmo, eu os ensinei a trabalhar, que é bom pra eles mesmos"...

Junte a isso que a "libertação" dos escravos foi feita de forma extremamente brasileira, isto é, um dia vc manda todos os escravos pra rua, mas não dá emprego, não deixa eles irem pra uma terra parada pra virar agricultor, cria leis impedindo vc de se juntar com outros 100 ex-escravos (aniquilando as chances de cooperativas entre eles) e tal.

Oras, muitos deles vão ir pras margens da sociedade, nem digo sendo ladrões e bandidos, mas virando gente incômoda que não se quer por perto.

Tudo isso, somado com a "ciência" eugênica do começo do século passado, jogou os negros num breu cultural e econômico.

Ser negro era ser ruim, era ser de segunda classe, era ser menos gente.

Vc pode procurar documentários antigos, havia negros que passavam pó de arroz no rosto para parecerem menos negros! Por quê? Por que assim como as pessoas acima do peso, a sociedade os discriminava e afugentava.

Ser negro era mais que ser de uma etnia, era ser invisível e uma vergonha.

Eu mesmo, cresci numa epoca e sociedade em que era normal me dizerem "vc não é negro, vc é moreninho!" e "quando vc crescer vc tem de casar com uma loira pro filhinho nascer mais ou menos...". Eu literalmente ouvi isso. E, sendo criança, vc não é burro de não entender as entrelinhas. Ser negro é ruim, tão ruim que nem dizem na minha frente que eu sou negro, mas moreninho. E não adianta dizer que eu, como negro, é que era racista comigo mesmo, era a sociedade como um todo que fazia (ou ainda faz, sei lá) isso.

Então, por muitos anos, ser negro era ser invisível e feio. Muitos negros tinham vergonha de sua negritude (rs rs rs) e não se aceitavam como tais. E a sociedade dava seu aval.

No fim dos anos 90, os negros começaram a ter mais visibilidade, seja pelo crescimento economico, seja pelo crescimento devido à maior escolarização (pessoalmente sou mais essa vertente) ou seja pela própria sociedade se reconhecendo e tentando mudar.

E as camisas 100% Negro surgiram nessa epoca, ser negro não era pra ser motivo de vergonha, pra ser escondido ou não-comentado, era pra mostrar a aceitação do negro.

E, nesse ponto, eu entendo e não acho preconceituoso o lance da camisa. O objetivo dela não era de atacar ou ofender outras etnias, mas para mostrar que havíamos superado a vergonha de ser o que éramos.

Claro, vai ter o babaca negro que vai usar essa camisa pro "mal", sem sequer pensar em toda a história por trás dela, mas e aí, toda etnia e grupo tem o babaca.

Espero, de verdade, que vc entenda o "por trás" das camisas 100% Negro e que elas não tem o objetivo de incitar intolerância etnica.
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Racismo não existe no Brasil! Empty Re: [Sociedade] Racismo não existe no Brasil!

Mensagem por Hiena Qui Jan 17, 2013 12:02 pm

Muito bem Goris, nada do que você disse acima é algo novo pra mim, o problema é que se você pode dizer que é negro com orgulho do que você é, dá o direito de alguém que é branco expressar seu orgulho por ser branco. Eu não usaria uma camisa dizendo 100% Branco, pois tenho muito orgulho de minha bisavó ter sido índia, mas só por ter escrito o primeiro post a maioria que leu teve a ideia pré-concebida de que sou racista, dessa forma foram preconceituosos comigo, uma camisa dizendo 100% Branco não significa uma agressão, uma pessoa branca pode e deve ter orgulho do que ela é, assim como quem é negro.

Sei que os negros passaram e ainda passam muitas injustiças, mas eles não podem querer que os brancos tenham vergonha de serem brancos, isso é uma inversão de valores, só prova que se os negros estivessem no lugar dos brancos fariam a mesma coisa, nós somos todo seres humanos.

Como você também é da área da história deve saber que o que eu estou dizendo é fato, pois a escravidão negra começou na Africa, não foram os brancos que a inventaram, é só pesquisar a história da Africa para verificar, o próprio Zumbi dos Palmares possuía escravos negros, mas disso ninguém fala, é tabu. Digo isso pra te mostrar que escravidão não é só coisa de branco contra os negros, pois os negros também a praticavam.
Hiena
Hiena
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1429
Data de inscrição : 11/06/2010
Localização : Aracaju - SE

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Racismo não existe no Brasil! Empty Re: [Sociedade] Racismo não existe no Brasil!

Mensagem por Victor Pax Qui Jan 17, 2013 12:59 pm

Eu acho que o país é racista.
Mas boa parte do racismo é mais social do que racial.

Mas parte do racismo advém dos estereotipo que muitos vestem com sofreguidão.

Vou dar um exemplo menos polemico.

Uma menina é toda gracinha, cabelo longo, maquiada, etc, mas no dia seguinte que assume sua sexualidade veste o esteriótipo e passa a raspar o cabelo ou corta “joãozinho” (particularmente adoro!), falar e pisar grosso (e quando não... coçar o saco cuspindo no chão).

Da mesma forma um cara vive jogando futebol e tomando cerveja, mas é só sair do armário que fica cheio de trejeitos verbais e corporais, fica frágil e se afasta das atividade de antes.

Tudo porque o estereotipo para homossexualidade “exige”?
O presidente do grupo gay da Bahia já disse “ser homossexual não é ser uma bicha loca”.

Os heterossexuais pelo menos nessas últimas décadas se afastaram de seu estereotipo (Amélia e machão), mas muitos grupos ainda não tomaram essa atitude.

E o que isso tem a ver com o tópico.

Vejo muito os afro descendentes vestirem o esteriotipo, alias não só no Brasil.
Um seriado que sempre me incomodou por esse motivo foi o “The fresh prince of Bel-Air” do Will Smith onde o “Will” vestia o estereotipo de “malandro”... “safo”... que se esquivava do estudo, da responsabilidade e do trabalho.

E vão me desculpar MUITOS afro descendentes vestem esse estereotipo de “ser safo” e vi muitos (mas muitos mesmo) amigos indo nessa e se dando mal (na faculdade a maioria deles, mesmo depois da dificuldade que tanto falam e que é real, queriam escapar dos trabalhos e “dar uma de esperto” em cima do professor nas provas de forma muito maior do que a dos branquelos ou no emprego sempre querendo jogar o problema para os outros e encarando o emprego como um peso maior do que os outros).

Tudo bem que historicamente eles sempre tiveram problemas por causa da sociedade, tendo de virar mascates, boticas (misto de dentista-médico-farmaceutico), escritores, advogados e outras profissões liberais quando filhos de homens de posses e subempregos quando filhos de pessoas de menor aporte, (engraçado que os quilombos não sumiram do mapa depois da abolição...), mas infelizmente não podemos esconder o peso dessa “visão de si e de como se portar” nos destinos dos libertos (e não só nacionais).

E sinceramente vejo muito a necessidade de colocar todos e quaisquer problemas na escravidão e imputa-la única e exclusivamente ao homem branco, como se os escravos já não o fossem nos países africanos que os revenderam aos europeus e principalmente atualmente assim como nos EUA (onde existe um sério problema de choque racial) passar a raça negra não como igual aos brancos, mas superior em prol de um “orgulho”.
MAS... não nos esqueçamos que esse “orgulho” só vai até onde é conveniente, pois para se safar de estudar muitos afro descendentes não se furtam de se postar de “coitadinhos que nunca serão e nem conseguirão nada se os outros não derem para eles”, o que só reforça o que foi combatido pela sociedade (e eu me incluo nisso) de que uma raça seria melhor mental e moralmente a outra.

Então se já existe racismo no país ele será daqui por diante menos social e mais racial e à custa da propaganda dos coitadinhos que são inferiores e tem de passar na frente (quando convém), mas que exigem serem tratados iguais (quando convém) embasados na escravidão (como muitos sionistas embasam no genocídio alemão).
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Racismo não existe no Brasil! Empty Re: [Sociedade] Racismo não existe no Brasil!

Mensagem por Hiena Qui Jan 17, 2013 8:10 pm

Victor Pax escreveu:Eu acho que o país é racista.
Mas boa parte do racismo é mais social do que racial.

Mas parte do racismo advém dos estereotipo que muitos vestem com sofreguidão.

Vou dar um exemplo menos polemico.

Uma menina é toda gracinha, cabelo longo, maquiada, etc, mas no dia seguinte que assume sua sexualidade veste o esteriótipo e passa a raspar o cabelo ou corta “joãozinho” (particularmente adoro!), falar e pisar grosso (e quando não... coçar o saco cuspindo no chão).

Da mesma forma um cara vive jogando futebol e tomando cerveja, mas é só sair do armário que fica cheio de trejeitos verbais e corporais, fica frágil e se afasta das atividade de antes.

Tudo porque o estereotipo para homossexualidade “exige”?
O presidente do grupo gay da Bahia já disse “ser homossexual não é ser uma bicha loca”.

Os heterossexuais pelo menos nessas últimas décadas se afastaram de seu estereotipo (Amélia e machão), mas muitos grupos ainda não tomaram essa atitude.

E o que isso tem a ver com o tópico.

Vejo muito os afro descendentes vestirem o esteriotipo, alias não só no Brasil.
Um seriado que sempre me incomodou por esse motivo foi o “The fresh prince of Bel-Air” do Will Smith onde o “Will” vestia o estereotipo de “malandro”... “safo”... que se esquivava do estudo, da responsabilidade e do trabalho.

E vão me desculpar MUITOS afro descendentes vestem esse estereotipo de “ser safo” e vi muitos (mas muitos mesmo) amigos indo nessa e se dando mal (na faculdade a maioria deles, mesmo depois da dificuldade que tanto falam e que é real, queriam escapar dos trabalhos e “dar uma de esperto” em cima do professor nas provas de forma muito maior do que a dos branquelos ou no emprego sempre querendo jogar o problema para os outros e encarando o emprego como um peso maior do que os outros).

Tudo bem que historicamente eles sempre tiveram problemas por causa da sociedade, tendo de virar mascates, boticas (misto de dentista-médico-farmaceutico), escritores, advogados e outras profissões liberais quando filhos de homens de posses e subempregos quando filhos de pessoas de menor aporte, (engraçado que os quilombos não sumiram do mapa depois da abolição...), mas infelizmente não podemos esconder o peso dessa “visão de si e de como se portar” nos destinos dos libertos (e não só nacionais).

E sinceramente vejo muito a necessidade de colocar todos e quaisquer problemas na escravidão e imputa-la única e exclusivamente ao homem branco, como se os escravos já não o fossem nos países africanos que os revenderam aos europeus e principalmente atualmente assim como nos EUA (onde existe um sério problema de choque racial) passar a raça negra não como igual aos brancos, mas superior em prol de um “orgulho”.
MAS... não nos esqueçamos que esse “orgulho” só vai até onde é conveniente, pois para se safar de estudar muitos afro descendentes não se furtam de se postar de “coitadinhos que nunca serão e nem conseguirão nada se os outros não derem para eles”, o que só reforça o que foi combatido pela sociedade (e eu me incluo nisso) de que uma raça seria melhor mental e moralmente a outra.

Então se já existe racismo no país ele será daqui por diante menos social e mais racial e à custa da propaganda dos coitadinhos que são inferiores e tem de passar na frente (quando convém), mas que exigem serem tratados iguais (quando convém) embasados na escravidão (como muitos sionistas embasam no genocídio alemão).

Concordo plenamente!!!
Hiena
Hiena
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1429
Data de inscrição : 11/06/2010
Localização : Aracaju - SE

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Racismo não existe no Brasil! Empty Re: [Sociedade] Racismo não existe no Brasil!

Mensagem por Goris Sex Jan 18, 2013 8:15 am

Digamos que acho a tese do racismo social uma daquelas quimeras que tem cara de ser correto, soa como correto, mas nunca vão realmente ao fundo da questão.

Por mais que vc tenha uma empresa e cheguem dois candidatos com curriculos absolutamente iguais, com iguais ótimos resultados nos exames, a experiência mostra que no geral o branco é o escolhido. Mesmo que conscientemente a própria pessoa ou entidade que escolhe, não o faça para diminuir o negro. É a famosa questão da aparência.

No país da democracia racial, os negros continuam estudando menos, enfrentando maiores dificuldades para conseguir emprego e recebendo salários menores. A diferença é que a sociedade está mais disposta a levar a sério o problema e buscar uma solução[/ur]

[url=http://www.espacoacademico.com.br/040/40pol.htm]A representação do negro na política brasileira

Sabe, a galera mais "pobre" com aquela praticidade que a vida lhes obriga a ter tem uma visão bem divertida.

Na empresa onde trabalho, já há mulheres trabalhando a anos, mas no meu setor, devido às condições de trabalho (oficialmente, rs rs rs) só agora começamos a colocar mulheres pra trabalhar. No fim do ano passado, acho que em novembro, chegaram as primeiras mulheres para os serviços de operação de ponte rolante. Entre elas, duas negrinhas (mais pra pardas), duas branquinhas daquelas normais e uma branquinha loirinha e um colega comentou "não doi seis meses e a loirinha já está de líder na área, quer ver?

Curiosamente, já em janeiro, com muitos supervisores e técnicos de férias, ela foi convidada a "ajudar" nos serviços burocráticos, saindo do turno e da operação de ponte. Provavelmente mais tarde ela volte às pontes rolantes, mas as chances dela subir são, na prática, bem superiores às das duas negrinhas.

"Ah, isso não é racismo, é questão dos babacas dos chefes estarem escolhendo as mais bonitas para o abate", pode até ser, mas independente disso, a loirinha tem, partindo dos mesmos pontos de início, larga vantagem sobre as negrinhas. Negar isso é, infelizmente, não querer ver a realidade.

Curiosamente, uma das negrinhas é amiga de minha irmã que, sendo mais branquinha, se chegar na empresa tbm tem mais chances de crescer que a amiga.

E, não adianta. Na base da empresa, temos lá algo como 50% negros/50% brancos. Na parte de liderança "básica", temos algo como 49%/51%, mas a cada nível que subimos, a diferença vai aumentando, até termos, na área onde trabalho, uns 5 engenheiros brancos, um oriental e uns... Uns... bem, nenhum negro.

Claro, vc pode dizer que coincidentemente, embora 50% dos peões sejam negros, pode acontecer de "a elite" da área ter 0% de negros. Pode, mas aí que está, uma pessoa pode se apegar a esse "pode acontecer coincidentemente" e mesmo que essa coincidência aconteça em 99% das vezes, achar que é uma coincidência e outra usar os mesmos argumentos para mostrar que não é coincdência.

Curiosamente, na Petrobrás, onde as pessoas são concursadas e entram pelo valor "no papel" um colega meu comentou que a diferença é muito menor, quase nula. Ou seja, numa empresa que escolhe as pessoas por processo seletivo, um dos setores tem 100% de brancos num cargo X, enquanto numa empresa que usa concurso, a relação é, sei lá, 50-50 com outras etnias.


Não digo de forma alguma que seja algo consciente - e aí que está o problema, não se aceitando que se tem um problema, vc não o resolve - mas a questão da "melhor aparência" sem vai colocar o negro em desvantagem e é um racismo velado. Nisso, usar o termo "preconceito social" não resolve nem explica de verdade a questão.

Obviamente, como eu comentei antes, sendo vc mesmo o negro, vc vê as coisas de um ângulo bem mais próximo. Seria o mesmo que eu ser gay e saber o que os gays sofrem na própria pele enquanto uma pessoa que é hetero e sem preconceitos vai achar que estou exagerando em proveito próprio.
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Racismo não existe no Brasil! Empty Re: [Sociedade] Racismo não existe no Brasil!

Mensagem por Goris Sex Jan 18, 2013 8:38 am

Já sobre a injustiça de um "branco" hoje pagar pelo passivo da escravidão, eu creio que é o mesmo fenômeno do mimimi, mas o mimimi como o do patrão que reclama "eu tenho que pagar o INSS pros empregados e, agora, tenho de pagar plano de saúde tbm? O INSS não é pra isso?".

Por favor, não sintam que estão sendo atacados, não é nem nunca foi minha intenção, quero mostrar um ponto e vcs poderão concordar com ele ou não.

A escravidão foi um processo da sociedade brasileira. Um terrível processo. E ao mesmo tempo que muitos desta mesma sociedade lutavam contra a escravidão por considerá-la desumana, quando ela acabou, eles bateram-se nas costas felizes por tornar o mundo um lugar melhor e sequer se atentaram que é igualmente desumano jogar milhões de pessoas na rua sem casa, qualificação, com um enorme ônus (já que não se podia punir o governo por libertar os escravos, eles eram os culpados da libertação).

Alguém pode dizer "nossa, tiveram 130 anos pra se adequarem" mas se esquecem que foram jogados na rua, foram criadas leis contra eles, foram segredados e intencionalmente, deixados para os piores empregos. É como criar uma sociedade quase do zero com o problema de haver outra sociedade no mesmo local, concorrendo pelos mesmos recursos (uma concorrência desleal, já que os recursos, pela lei, já eram da outra sociedade) e com conceitos e preconceitos que já existia somados a outros que foram surgindo devido ao problema de serem jogados pra fora sem uma ação qualquer da sociedade.

Puxa, até os anos 80, negros eram discriminados na cara mesmo, já comentei que a mãe de um amigo não me queria na casa dela por que eu era negro e, como tal, provável ladrão! Quantas pessoas "de bem" deixaram de conseguir um emprego por que eram prováveis ladrões? Puxa, eu fui acusado de roubo, em 97, apenas por que "essa gente é assim mesmo!". Imaginem isso nos anos 80, 70 e 60 como era? Imaginem que algo foi roubado e a polícia não sabendo o culpado, olhasse primeiro pro negrinho da repartição? Imagine ele sendo demitido por que supostamente só ele poderia ser o ladrão????? Quantas vidas não podem ter sido destruídas assim?

Vc pode não ter culpa, mas a sociedade (ou partes dela) compreenderam que ela, como um todo, tem uma dívida e que é justo essa dívida ser paga. Como? Não sei. Mas fingir que essa dívida não existe, que nunca existiu, não a ajuda a ser paga. Nem a todos terem os mesmos direitos.

E, de novo, eu nunca usei e pretendo não utilizar o sistema de cotas. Mas ele funcionou e funciona (raramente leio relatos de que os cotistas são piores alunos que os outros ou, uma vez formados, piores profissionais) como uma forma de se equiparar pessoas com problemas diferentes.

Ah, sempre que um grupo recebe algum benefício ou acesso a um benefício que antes não tinha, outros grupos se sentem injustiçados. Foi assim quando o Estado deixou de ser religioso, foi assim na Africa do Sul quando o Apartheid acabou, foi assim quando mulheres passaram a votar e vai continuar assim enquanto a humanidade for humanidade.
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Racismo não existe no Brasil! Empty Re: [Sociedade] Racismo não existe no Brasil!

Mensagem por Hiena Sex Jan 18, 2013 9:54 am

Pois é Goris, o preconceito existe e você nem percebeu como foi preconceituoso ao falar da loirinha, nem um momento sequer você deu crédito a ela, nem ao menos argumentou que ela poderia mesmo merecer o cargo.

Goris escreveu:Já sobre a injustiça de um "branco" hoje pagar pelo passivo da escravidão, eu creio que é o mesmo fenômeno do mimimi, mas o mimimi como o do patrão que reclama "eu tenho que pagar o INSS pros empregados e, agora, tenho de pagar plano de saúde tbm? O INSS não é pra isso?".

Mimimi? que belo argumento!!! Quer dizer que se os negros foram alvo de preconceito agora os brancos tem de pagar na mesma moeda? Você não acha preconceituoso uma pessoa vestir uma camisa 100% Branco e ser acusado de ser neo-nazista? Estou vendo dois pesos e duas medidas.

Você se contradiz no que diz respeito as cotas, diz que quando uma empresa se utiliza de concurso público os cargos são divididos por igual, neste caso se são divididos por igual pra que cotas?
Hiena
Hiena
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1429
Data de inscrição : 11/06/2010
Localização : Aracaju - SE

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Racismo não existe no Brasil! Empty Re: [Sociedade] Racismo não existe no Brasil!

Mensagem por Victor Pax Sex Jan 18, 2013 10:48 am

Se não há contradição não é o Goris. Rolling Eyes
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Racismo não existe no Brasil! Empty Re: [Sociedade] Racismo não existe no Brasil!

Mensagem por Mononoke Hime Sex Jan 18, 2013 11:11 am

Hiena escreveu:
Victor Pax escreveu:Eu acho que o país é racista.
Mas boa parte do racismo é mais social do que racial.

Mas parte do racismo advém dos estereotipo que muitos vestem com sofreguidão.

Vou dar um exemplo menos polemico.

Uma menina é toda gracinha, cabelo longo, maquiada, etc, mas no dia seguinte que assume sua sexualidade veste o esteriótipo e passa a raspar o cabelo ou corta “joãozinho” (particularmente adoro!), falar e pisar grosso (e quando não... coçar o saco cuspindo no chão).

Da mesma forma um cara vive jogando futebol e tomando cerveja, mas é só sair do armário que fica cheio de trejeitos verbais e corporais, fica frágil e se afasta das atividade de antes.

Tudo porque o estereotipo para homossexualidade “exige”?
O presidente do grupo gay da Bahia já disse “ser homossexual não é ser uma bicha loca”.

Os heterossexuais pelo menos nessas últimas décadas se afastaram de seu estereotipo (Amélia e machão), mas muitos grupos ainda não tomaram essa atitude.

E o que isso tem a ver com o tópico.

Vejo muito os afro descendentes vestirem o esteriotipo, alias não só no Brasil.
Um seriado que sempre me incomodou por esse motivo foi o “The fresh prince of Bel-Air” do Will Smith onde o “Will” vestia o estereotipo de “malandro”... “safo”... que se esquivava do estudo, da responsabilidade e do trabalho.

E vão me desculpar MUITOS afro descendentes vestem esse estereotipo de “ser safo” e vi muitos (mas muitos mesmo) amigos indo nessa e se dando mal (na faculdade a maioria deles, mesmo depois da dificuldade que tanto falam e que é real, queriam escapar dos trabalhos e “dar uma de esperto” em cima do professor nas provas de forma muito maior do que a dos branquelos ou no emprego sempre querendo jogar o problema para os outros e encarando o emprego como um peso maior do que os outros).

Tudo bem que historicamente eles sempre tiveram problemas por causa da sociedade, tendo de virar mascates, boticas (misto de dentista-médico-farmaceutico), escritores, advogados e outras profissões liberais quando filhos de homens de posses e subempregos quando filhos de pessoas de menor aporte, (engraçado que os quilombos não sumiram do mapa depois da abolição...), mas infelizmente não podemos esconder o peso dessa “visão de si e de como se portar” nos destinos dos libertos (e não só nacionais).

E sinceramente vejo muito a necessidade de colocar todos e quaisquer problemas na escravidão e imputa-la única e exclusivamente ao homem branco, como se os escravos já não o fossem nos países africanos que os revenderam aos europeus e principalmente atualmente assim como nos EUA (onde existe um sério problema de choque racial) passar a raça negra não como igual aos brancos, mas superior em prol de um “orgulho”.
MAS... não nos esqueçamos que esse “orgulho” só vai até onde é conveniente, pois para se safar de estudar muitos afro descendentes não se furtam de se postar de “coitadinhos que nunca serão e nem conseguirão nada se os outros não derem para eles”, o que só reforça o que foi combatido pela sociedade (e eu me incluo nisso) de que uma raça seria melhor mental e moralmente a outra.

Então se já existe racismo no país ele será daqui por diante menos social e mais racial e à custa da propaganda dos coitadinhos que são inferiores e tem de passar na frente (quando convém), mas que exigem serem tratados iguais (quando convém) embasados na escravidão (como muitos sionistas embasam no genocídio alemão).

Concordo plenamente!!!

Não é que me falte argumento, mas tudo que eu poderia falar o Pax falou... Rolling Eyes

Mononoke Hime
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7009
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 46
Localização : Floresta do Shishi-Gami

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Racismo não existe no Brasil! Empty Re: [Sociedade] Racismo não existe no Brasil!

Mensagem por Victor Pax Sex Jan 18, 2013 11:59 am

Que bom que tantos concordem comigo.

Gente, dava pena na faculdade dos "irmãos" que pulavam fora em todo trabalho de grupo, tentavam colar (inclusive passando mais tempo planejando a maneira que nós estudando Rolling Eyes ) e sempre com "o jeito malandro de ser" e PASMEM alguns moravam em locais ultra modestos e de famílias simplórias.

Muitos euro descendentes também faziam isso?
Sim, mas na boa não com tanta "gana" e não de forma tão rotineira.

Em compensação aqui na UFSCar já trabalhei com vários pós graduandos afro descendentes e posso afirmar que TODOS não tinham nada do esteriótipo.

Aliás quando das cotas ficam P_TOS de serem considerados racialmente necessitados.
Aliás aquela frase que já usei (ou precisa de cota e não tem um desemprenho tão bom quanto os demais pela diferença de conhecimento e pratica ou é tão capaz quanto os demais e não precisa de cotas... as duas coisas não dá!) foi dita por um afro descendente para mim.

Aliás até tinham um... o esteriótipo dos asio descendentes (para ver que nem todo esteriótipo é ruim) pois sempre estavam com um livro na mão e sempre cumprindo o horário.

Aliás engraçado.... após a escravidão os imigrantes japoneses vieram “tomar o lugar”, mas ao invés de uma senzala “ganharam” casas (o que já os coloca em uma posição infinitamente superior aos escravos), MAS ficaram naquele esquema tão conhecido de “gastar mais no armazém da fazenda do que recebiam” e com o agravante de na estrondosa maioria (não arrisco totalidade, mas não a descarto) não saberem uma palavra do idioma.

O esquema era tão ruim que logo que quitavam suas dívidas (estes e outros imigrantes) saiam com a família pelo mundo e ficava a mercê de subempregos (e sinceramente não imagino que tenham uma recepção menos racista da sociedade local) e justamente por vestirem o esteriótipo de lutar e não se fazer de coitado nunca vi cobrarem pelo passado.

Aliás, muitos saíram pelos rincões do país à procura de terras e olhem que eu saiba não tinham relações de intercâmbio com os índios como os quilamboas tinham (aliás os quilombos já não seriam cidades de afro descendentes? Então por que muitos negros não foram para lá ou até criavam outros quilombos... duvido que o pré abolição fosse diferente do pós abolição para formação de locais de refúgio ou até que o império/república tivesse como impedi-los, mas a questão aqui seria a falta de tentativa).

Tudo bem que muitos afro decendentes eram de etnia diferente e até rivais, mas estavam a muitos anos juntos (será que a culpa também é do homem branco deles não quererem trabalhar junto em prol das futuras gerações?... e aquela história de 100% negro? ).
Aliás eles não criaram “juntos” essa cultura que essa estampa tanto ostenta?
Ou esse “100%” e essa “cultura africana” é só da boca para fora e na hora do esforço “negão é negão e mané é mané”?
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Racismo não existe no Brasil! Empty Re: [Sociedade] Racismo não existe no Brasil!

Mensagem por Hiena Sáb Jan 19, 2013 1:58 am

Mais importante que a parte biológica é a parte cultural de um ser humano, eu não gosto muito desse argumento de que no Brasil não existem brancos, mesmo assim uma pessoa pode se afirmar negra, o motivo de meu descontentamento por tal afirmação não é por causa de nenhuma das duas raças, tenho raiva pelo que aconteceu aos índios aqui em Sergipe, esse foi o argumento que quase aniquilou a cultura indígena no meu estado, em 1850 com a lei de terras todas as aldeias que aqui existiam foram desfeitas, os índios perderam suas terras por estarem miscigenados demais.

O argumento era de que não haviam mais índios no território sergipano, mesmo que as tribos mantivessem seu ritos e costumes, biologicamente eles foram acusados de não serem mais índios, hoje apenas uma dessas tribos conseguiu se reestruturar; Os kariri xocó, que mesmo tendo ficado sem direito as suas próprias terras por praticamente um século, hoje eles lutam para recuperar sua língua, que mantiveram parte dela através da tradição oral.

Mas eles contornam as dificuldades com organização e vontade de de correr atrás de seus direitos.

Os líderes são enviados a diferentes capitais do Brasil para levar a cultura, em troca da venda de artesanato e alimentos não perecíveis e roupas.
Cada cacique de grupo torna-se responsável por 60 famílias e fica o ano inteiro longe de sua própria família.
O choque cultural para estes índios é tremendo já que ficam imersos na civilização que os marginaliza porque não os conhece.

Aqui em Sergipe também existem quilombos, eu visitei um destes assim como visitei este grupo xocó quando fui voluntário em um ong que combatia a anemia falciforme, doença que na maioria dos casos atinge pessoas negras, como grande parte dos xocós são descendentes de negros acabei visitando os dois grupos que são próximos, os dois grupos possuem diferenças gritantes na parte da organização, e isto nada tem a ver com a raça e sim com a cultura, enquanto os índios correm atrás das autoridades para fazer valer seus direitos, os quilombolas não possuíam sequer uma liderança que os organizasse e fossem procurar fazer valer os seus direitos, inclusive estes eram alvo de piada na tribo xocó, porque eles procuravam assistência médica na aldeia xocó ao invés de exigir das autoridades que os forneça assistência, é triste mas eles estão morrendo aos poucos por causa deste tipo de pensamento, inclusive quando cheguei ao quilombo tinha acabado de morrer um senhor por falta de assistência.

Vou mostrar algumas fotos dos xocós para vocês entenderem que a cultura nada tem a ver com com a estrutura biológica do ser humano.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
A banquinha ai no meio não é Xocó não kkkkkkkkkkkkk

Essa afirmação de que no Brasil não existem brancos ou negros é só uma resposta fácil e vazia, que só serve para que você não procure saber de seu passado étnico!!!!
Hiena
Hiena
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1429
Data de inscrição : 11/06/2010
Localização : Aracaju - SE

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Racismo não existe no Brasil! Empty Re: [Sociedade] Racismo não existe no Brasil!

Mensagem por Quero Café Dom Jan 20, 2013 12:36 pm

Lembrou-me relatar aqui um episódio ocorrido comigo.
Há um tempo atrás, fui iludido com possibilidade de arrumar uma namorada nas salas de bate-papo na uol.
Conheci lá uma mulher bonitinha que era loira.
Eu branco, tenho cabelos castanhos escuros, alguns dizem loiro escuro.
Descobrimos muitas afinidades entre nós de modo que trocamos msn e depois telefone.
Quando liguei para a moça ela não quis se encontrar comigo. A história é um tanto engraçada.
Eu tenho uma voz um tanto grave.
Quando falei com a moça ela não quis se encontrar comigo porque alegou que eu estava mentindo para ela. Não era verossímil, segundo sua interpretação, que eu fosse o mesmo sujeito da foto do msn. Eu na verdade era um negro alto e forte e por isso ela estava com medo de mim. Na época, eu não tinha web cam e não podia provar que eu era branco e de estatura mediana.
Eu contei essa história para meus amigos negros e eles riram desmesuradamente.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Racismo não existe no Brasil! Empty Re: [Sociedade] Racismo não existe no Brasil!

Mensagem por Hiena Seg Jan 21, 2013 1:44 pm

Ela te achou um mentiroso... natural que ela tivesse medo de você... ou não...
Hiena
Hiena
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1429
Data de inscrição : 11/06/2010
Localização : Aracaju - SE

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Racismo não existe no Brasil! Empty Re: [Sociedade] Racismo não existe no Brasil!

Mensagem por Quero Café Seg Jan 21, 2013 5:41 pm

O medo não foi por isso e sim pela possibilidade de eu ser negro alto e forte.

Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Racismo não existe no Brasil! Empty Re: [Sociedade] Racismo não existe no Brasil!

Mensagem por Convidado Seg Jan 21, 2013 8:55 pm

Todo mundo tá errado. Todo mundo tá certo. Existe racismo sim e existe sim uma cultura de tirar proveito do papel de vítima do racismo. A velha premissa de se unir nas semelhanças, valorizando as diferenças é que pode fazer um povo brasileiro, não subgrupos competindo uns com os outros. A idéia inicial do post de que a cultura cria a imagem do negro como alguém menor, feio e menos civilizado ainda permeia a visão de mundo de muitos sim. E esse jeito - que importamos da cultura norte americana - de enfrentar isto criando um rótulo de "afrodescendentes" também é daninho. Ser preguiçoso, acomodado e usar trabalho, classe social, local aonde mora ou falta de algo para justificar e ganhar algo, é humano e não só de negros. Mas exclusão social é uma barreira sim e os negros ainda são uma boa parte dos que padecem dela. Mas cada vez mais ela (a exclusão) está sendo dividida entre todos. A diferença entre negros e brancos que estão presos é cada vez menor. Dos que vivem em favelas também. E o número de prefeitos e vereadores negros aumentam em número, mas não em qualidade: são corruptos e aproveitadores tanto quanto os branquinhos. Enfim, defeitos e qualidades não são exclusivos da cor da pele, mas sim da raça....humana.


Última edição por Eustácio Bagge em Qua Jan 23, 2013 2:56 pm, editado 2 vez(es)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Racismo não existe no Brasil! Empty Re: [Sociedade] Racismo não existe no Brasil!

Mensagem por ediv_diVad Seg Jan 21, 2013 9:58 pm

Uau. Nada como uma opinião relativizante e ponderada...

Foi muito bem colocado, Eustácio.

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Racismo não existe no Brasil! Empty Re: [Sociedade] Racismo não existe no Brasil!

Mensagem por Hiena Qua Jan 23, 2013 9:05 am

Respondendo a pergunta do tópico:

Sim, o racismo existe no Brasil, contra o negro, contra o índio e até em muito menor grau contra o próprio branco... mas os brancos não sofrem com isso, pois socialmente ainda estão em uma posição muito melhor que as outras raças citadas.

Mas o que eu vejo é que essa questão é muito mais cultural que racial e ela vai continuar enquanto os negros continuarem a afirmar os valores culturais dos brancos, os negros no Brasil são muito mais brancos do que eles imaginam, claro que a dominação cultural que os brancos impuseram aos negros foi muito forte, mas já está mais que na hora de mudarmos isso!!!

Os brancos infelizmente ainda impõem sua cultura sobre os demais, pra mim não vale de nada a pessoa se afirmar como negra e alisar o cabelo para parecer branca!! ou até mesmo apoiar esse comportamento!!!
Hiena
Hiena
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1429
Data de inscrição : 11/06/2010
Localização : Aracaju - SE

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Racismo não existe no Brasil! Empty Re: [Sociedade] Racismo não existe no Brasil!

Mensagem por Koppe Qua Jan 23, 2013 6:54 pm

Daí hoje chego no Twitter e tem pelo menos duas notícias...

Casal acusa concessionária BMW de racismo contra filho de 7 anos no Rio
'Aqui não é lugar para você. Saia', teria dito gerente a criança, que é negra.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
PM dá ordem para abordar ‘negros e pardos’
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Koppe
Koppe
Farrista tenho muitos amigos
Farrista tenho muitos amigos

Mensagens : 2246
Data de inscrição : 13/06/2010
Idade : 39
Localização : Rio Grande do Sul

http://mdhq.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Racismo não existe no Brasil! Empty Re: [Sociedade] Racismo não existe no Brasil!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos