A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Os (Melhores) Filmes Brasileiros

Ir para baixo

Os (Melhores) Filmes Brasileiros Empty Os (Melhores) Filmes Brasileiros

Mensagem por Convidado Dom Set 29, 2013 6:27 pm


Os (Melhores) Filmes Brasileiros Dede-mamata
Dedé Mamata
Dir: Rodolfo Brandão(1988)

Dedé Mamata conta a passagem de um rapaz da meninice para a adolescência e finalmente para a maturidade. Mostra também como a juventude brasileira da classe média, descobriu a droga nos anos 70 e hoje, de forma anárquica, procura seus próprios caminhos. Esse trajeto de formação e estruturação de uma personalidade tem como pano de fundo a repressão política, o tráfico de drogas e a revolução sexual. 'Dedé Mamata' é o espelho de uma geração e de uma época. Dedé é o apelido de um garoto chamado André. Descendente de uma família com tradição na militância política, Dedé foi criado pelo avô, um anarquista, grande poeta e orador e a avó, imigrante italiana, famosa por sua beleza e uma das primeiras mulheres na sua época a trabalhar ativamente para o Partido Comunista Brasileiro.


Os (Melhores) Filmes Brasileiros Img51953660de97a
Terra em Transe
Dir: Glauber Rocha(1968)
Destaque para atuação de Paulo Autran e Glauce Rocha

Na fictícia República de Eldorado, Paulo Martins é um jornalista idealista e poeta ligado ao político conservador em ascensão e tecnocrata Porfírio Diaz e à amante dele, a meretriz Silvia, com quem também mantêm um caso formando um triângulo amoroso. Quando Diaz se elege senador, Paulo se afasta e vai para a província de Alecrim, onde conhece a ativista Sara. Juntos eles resolvem apoiar o vereador populista Felipe Vieira para governador na tentativa de lançarem um novo líder político, supostamente progressista, que guie a mudança da situação de miséria e injustiça que assola o país. Ao ganhar a eleição, Vieira se mostra fraco e controlado pelas forças econômicas locais que o financiaram e não faz nada para mudar a situação social, o que leva Paulo, desiludido, a abandonar Sara e retornar à capital e voltar a se encontrar com Sílvia. Se aproxima de Júlio Fuentes, o maior empresário do país, e lhe conta que o presidente Fernandez tem o apoio econômico de uma poderosa multinacional que quer assumir o controle do capital nacional. Quando Diaz vai para a disputa da Presidência com o apoio de Fernandez, Fuentes cede um canal de televisão para Paulo que o usa para atacar o candidato. Vieira e Paulo se unem novamente na campanha da presidência até que Fuentes trai ambos e faz um acordo com Diaz. Paulo quer partir para a luta armada mas Vieira desiste.
O filme pode ser lido como uma grande parábola da história do Brasil no período 1960-66, na medida em que metaforiza em seus personagens diferentes tendências políticas presentes no Brasil no contexto. Realiza uma exaustiva crítica de todos aqueles que participaram desse processo, incluindo as diferentes correntes da chamada esquerda brasileira. Isto foi um dos motivos pelos quais foi tão mal recebido pela crítica e pelos intelectuais nacionais.


Os (Melhores) Filmes Brasileiros Thestrangeworld4
O Estranho Mundo de Zé do Caixão
Dir: Zé do Caixão(1968)
Destaque para o média-metragem Ideologia e trilha sonora.

After a debate on a TV show with the journalist Alfredo about the nonexistence of love, Professor Oaxiac Odez invites Alfredo and his wife Wilma to visit him. Professor Odez offers to prove to Alfredo that the instinct prevails over reason, and brings the couple to the ...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos