10 motivos porque a campanha da Friboi com Roberto Carlos é um desastre completo
+2
Chusma
Jamm
6 participantes
Página 1 de 1
10 motivos porque a campanha da Friboi com Roberto Carlos é um desastre completo
10 motivos porque a campanha da Friboi com Roberto Carlos é um desastre completo
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
A esta altura, você já deve ter visto e, incrédulo, revisto diversas vezes o comercial estrelado por Roberto Carlos e amigos para a Friboi, marca de carnes da alegada terceira maior empresa de alimentos do mundo, a JBS. Nela, o cantor está esperando sua refeição em um restaurante, quando o garçom lhe serve sua massa de sempre. O pobre homem não sabe que Roberto voltou a comer carne vermelha, desde que seja da Friboi! Todos riem alegremente enquanto o som sobe com o clássico "O Portão", de 1974.
A reação foi tão negativa que os comentários no Facebook do cantor passaram a ser monitorados. Qualquer que seja o assunto lançado pelos moderadores, as mensagens de "decepção" e "repúdio" aparecem. No final do dia de ontem, a Friboi desabilitou a opção de avaliação de seu canal oficial - de tão desastrosamente evidente que o público havia se voltado contra a peça.
E por que tanto repúdio? Abaixo, algumas opções possíveis:
01. Porque usa da intimidade do artista para fazer dinheiro
Esse é o mesmo artista que quatro meses atrás ia à televisão reclamar o direito do artista ao “privado, particular” e mobilizar outros artistas com o objetivo de “evitar a exposição da intimidade”. A campanha do Friboi mostra que, dependendo da altura da montanha de dinheiro, uma questão de foro tão íntimo quanto o que comemos ou deixamos de comer pode, sim, ser negociada.
02. Porque revela o despreparo da equipe de Roberto
Era óbvio para qualquer um acostumado aos tsunamis de opinião da internet que a reação popular seria negativa. Os jornalistas o alertaram, aliás, durante a coletiva em que anunciou o contrato publicitário, semana passada. Se Tony Ramos virou alvo, por que seria diferente com alguém que não é ator e há 30 anos cantava que queria ser civilizado como os animais? A campanha da Friboi mostra o quão altas são as torres erguidas pelo “rei” Roberto e de que tipo de assessores se cercou. Na certa, a estas horas devem estar reunidos dizendo: “Não liga, não Roberto, é tudo inveja!”
03. Porque Roberto nem era vegetariano realmente
O vegeterianismo, por definição, exclui do cardápio tudo o que não for de origem vegetal. Alguns adeptos mais radicais abrem mão, inclusive de alimentos derivados de animais, como ovos e laticínio. Pois logo depois de parar de comer carne vermelha no final dos anos 1970, e mesmo depois de parar de comer aves, Roberto continuou comendo peixe normalmente.
04. Porque arranca um clássico do imaginário de seu próprio público
“O Portão” foi a música que puxou seu disco de 1974. Fala de um personagem arrependido que retorna à família que o amou. Erasmo sempre a usa como exemplo do método “cineminha” que criou com o parceiro para compor, relatando as cenas e criando metáforas – é orgulhoso especialmente do verso “meu cachorro me sorriu latindo”. A interpretação da letra é aberta o suficiente para tratar tanto de um “filho pródigo” à moda da Bíblia, como de um homem (ou mulher) que conseguiu valorizar o casamento do qual havia pensado em desistir. Assim, entrou na vida de milhões de pessoas, de seus filhos e de seus netos. E agora o próprio cantor vem e a usa para vender bife, rebaixando as memórias de seu público à altura de um negócio qualquer.
05. Porque o comercial é constrangedor
Com aquela mesma luz azul-espiritismo que envelopa tudo o que leva seu nome, Roberto está em um restaurante acompanhando dois casais: seu filho Dudu e a esposa, e seu empresário Dody Sirena e a esposa. Considerei escrever que alguém pensou que essa mistura de almoço de negócios com almoço em família daria alguma legitimidade à campanha, mas, sinceramente, não consigo imaginar o que quiseram transmitir com a escolha do elenco.
06. Porque o dinheiro do cachê deveria ir ao garçom, não ao cantor
É constrangedor o tempo que Roberto demora para emitir o nome da empresa que lhe está pagando milhões para fazê-lo. Quem anuncia o fabricante da carne, na verdade, é o garçom. E, como bem notou Rafinha Bastos, quando finalmente o faz, fica ainda mais constrangedor: “É Friboi, claro!”. Como assim, “claro”? Será que Roberto reconhece o fabricante apenas de olhar para um bife?
07. Porque “O Portão” já vendeu cigarro
Agora, todos os milhões e milhões de fãs de Roberto Carlos estão discutindo os malefícios da carne vermelha e a crueldade no abate de animais. Para ajudar no debate, Marili Roberto lembrou sabiamente que “O Portão”, a música escolhida para ilustrar a “volta” de Roberto ao reconfortante mundo da carne vermelha, já foi usada para vender cigarros Continental em 1976, dois anos depois de ser lançada.
08. Porque Roberto Carlos não publica um álbum inédito há onze anos
O comercial nos joga na cara o que, educadamente, o historiador Paulo Cesar Araújo vem repetindo em suas entrevistas: o mundo de Roberto deixou há muito de respirar música. Agora, seu tempo é gasto com cruzeiros, processos contra escritores, ECAD, Procure Saber”, empreendimentos imobiliários e anúncios de carne. Fica ainda mais doloroso se lembrarmos que enquanto o mercado de discos do Brasil ia de vento em popa, ele lançava excessivos e desleixados um álbum por ano. Será que, até 2003, seu interesse maior era artístico ou mercadológico? É uma dúvida legítima que a campanha da Friboi nos dá o direito de levantar.
09. Porque não apenas ele não publica um álbum de inéditas há onze anos, mas ele tenta nos convencer a comprar gravações antigas de novo
Sabe qual o último lançamento de Roberto? Um single virtual de “Cartas de amor”, música que ele já havia lançado em 1984, que já era um sucesso de Aguinaldo Timóteo de 1967 que já era uma versão de “Love Letters”, música de 1945. A música, da trilha da novela Em Família, deveria ser uma gravação recente, mas, sem tempo para a música, Roberto preferiu usar o fonograma de 1984. Antes de “Cartas de amor”, Roberto havia tentado nos convencer a comprar um disco de remixes de seus sucessos antigos, de olho no mercado natalino de 2013.
10. Porque o dinheiro, como sempre é para ele mesmo
Dispensa dizer que Roberto Carlos não precisa do dinheiro que embolsou com a campanha da Friboi. Bob Dylan também não precisava do dinheiro que embolsou na recente (e também polêmica) campanha da Chrysler que estrelou. Mas Dylan já cansou de usar sua imagem para defender direitos civis e para apoiar eventos beneficentes – além de cantar os ventos da contracultura por cinco décadas. Você se lembra da última vez que viu Roberto usando da sua imagem e de seu tremendo poder de influência para alguma causa que auxilie os menos favorecidos? Fica a dica (gratuita) para a equipe do "rei". Se é que alguém ali está enxergando o desastre em que se meteram.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
A esta altura, você já deve ter visto e, incrédulo, revisto diversas vezes o comercial estrelado por Roberto Carlos e amigos para a Friboi, marca de carnes da alegada terceira maior empresa de alimentos do mundo, a JBS. Nela, o cantor está esperando sua refeição em um restaurante, quando o garçom lhe serve sua massa de sempre. O pobre homem não sabe que Roberto voltou a comer carne vermelha, desde que seja da Friboi! Todos riem alegremente enquanto o som sobe com o clássico "O Portão", de 1974.
A reação foi tão negativa que os comentários no Facebook do cantor passaram a ser monitorados. Qualquer que seja o assunto lançado pelos moderadores, as mensagens de "decepção" e "repúdio" aparecem. No final do dia de ontem, a Friboi desabilitou a opção de avaliação de seu canal oficial - de tão desastrosamente evidente que o público havia se voltado contra a peça.
E por que tanto repúdio? Abaixo, algumas opções possíveis:
01. Porque usa da intimidade do artista para fazer dinheiro
Esse é o mesmo artista que quatro meses atrás ia à televisão reclamar o direito do artista ao “privado, particular” e mobilizar outros artistas com o objetivo de “evitar a exposição da intimidade”. A campanha do Friboi mostra que, dependendo da altura da montanha de dinheiro, uma questão de foro tão íntimo quanto o que comemos ou deixamos de comer pode, sim, ser negociada.
02. Porque revela o despreparo da equipe de Roberto
Era óbvio para qualquer um acostumado aos tsunamis de opinião da internet que a reação popular seria negativa. Os jornalistas o alertaram, aliás, durante a coletiva em que anunciou o contrato publicitário, semana passada. Se Tony Ramos virou alvo, por que seria diferente com alguém que não é ator e há 30 anos cantava que queria ser civilizado como os animais? A campanha da Friboi mostra o quão altas são as torres erguidas pelo “rei” Roberto e de que tipo de assessores se cercou. Na certa, a estas horas devem estar reunidos dizendo: “Não liga, não Roberto, é tudo inveja!”
03. Porque Roberto nem era vegetariano realmente
O vegeterianismo, por definição, exclui do cardápio tudo o que não for de origem vegetal. Alguns adeptos mais radicais abrem mão, inclusive de alimentos derivados de animais, como ovos e laticínio. Pois logo depois de parar de comer carne vermelha no final dos anos 1970, e mesmo depois de parar de comer aves, Roberto continuou comendo peixe normalmente.
04. Porque arranca um clássico do imaginário de seu próprio público
“O Portão” foi a música que puxou seu disco de 1974. Fala de um personagem arrependido que retorna à família que o amou. Erasmo sempre a usa como exemplo do método “cineminha” que criou com o parceiro para compor, relatando as cenas e criando metáforas – é orgulhoso especialmente do verso “meu cachorro me sorriu latindo”. A interpretação da letra é aberta o suficiente para tratar tanto de um “filho pródigo” à moda da Bíblia, como de um homem (ou mulher) que conseguiu valorizar o casamento do qual havia pensado em desistir. Assim, entrou na vida de milhões de pessoas, de seus filhos e de seus netos. E agora o próprio cantor vem e a usa para vender bife, rebaixando as memórias de seu público à altura de um negócio qualquer.
05. Porque o comercial é constrangedor
Com aquela mesma luz azul-espiritismo que envelopa tudo o que leva seu nome, Roberto está em um restaurante acompanhando dois casais: seu filho Dudu e a esposa, e seu empresário Dody Sirena e a esposa. Considerei escrever que alguém pensou que essa mistura de almoço de negócios com almoço em família daria alguma legitimidade à campanha, mas, sinceramente, não consigo imaginar o que quiseram transmitir com a escolha do elenco.
06. Porque o dinheiro do cachê deveria ir ao garçom, não ao cantor
É constrangedor o tempo que Roberto demora para emitir o nome da empresa que lhe está pagando milhões para fazê-lo. Quem anuncia o fabricante da carne, na verdade, é o garçom. E, como bem notou Rafinha Bastos, quando finalmente o faz, fica ainda mais constrangedor: “É Friboi, claro!”. Como assim, “claro”? Será que Roberto reconhece o fabricante apenas de olhar para um bife?
07. Porque “O Portão” já vendeu cigarro
Agora, todos os milhões e milhões de fãs de Roberto Carlos estão discutindo os malefícios da carne vermelha e a crueldade no abate de animais. Para ajudar no debate, Marili Roberto lembrou sabiamente que “O Portão”, a música escolhida para ilustrar a “volta” de Roberto ao reconfortante mundo da carne vermelha, já foi usada para vender cigarros Continental em 1976, dois anos depois de ser lançada.
08. Porque Roberto Carlos não publica um álbum inédito há onze anos
O comercial nos joga na cara o que, educadamente, o historiador Paulo Cesar Araújo vem repetindo em suas entrevistas: o mundo de Roberto deixou há muito de respirar música. Agora, seu tempo é gasto com cruzeiros, processos contra escritores, ECAD, Procure Saber”, empreendimentos imobiliários e anúncios de carne. Fica ainda mais doloroso se lembrarmos que enquanto o mercado de discos do Brasil ia de vento em popa, ele lançava excessivos e desleixados um álbum por ano. Será que, até 2003, seu interesse maior era artístico ou mercadológico? É uma dúvida legítima que a campanha da Friboi nos dá o direito de levantar.
09. Porque não apenas ele não publica um álbum de inéditas há onze anos, mas ele tenta nos convencer a comprar gravações antigas de novo
Sabe qual o último lançamento de Roberto? Um single virtual de “Cartas de amor”, música que ele já havia lançado em 1984, que já era um sucesso de Aguinaldo Timóteo de 1967 que já era uma versão de “Love Letters”, música de 1945. A música, da trilha da novela Em Família, deveria ser uma gravação recente, mas, sem tempo para a música, Roberto preferiu usar o fonograma de 1984. Antes de “Cartas de amor”, Roberto havia tentado nos convencer a comprar um disco de remixes de seus sucessos antigos, de olho no mercado natalino de 2013.
10. Porque o dinheiro, como sempre é para ele mesmo
Dispensa dizer que Roberto Carlos não precisa do dinheiro que embolsou com a campanha da Friboi. Bob Dylan também não precisava do dinheiro que embolsou na recente (e também polêmica) campanha da Chrysler que estrelou. Mas Dylan já cansou de usar sua imagem para defender direitos civis e para apoiar eventos beneficentes – além de cantar os ventos da contracultura por cinco décadas. Você se lembra da última vez que viu Roberto usando da sua imagem e de seu tremendo poder de influência para alguma causa que auxilie os menos favorecidos? Fica a dica (gratuita) para a equipe do "rei". Se é que alguém ali está enxergando o desastre em que se meteram.
Jamm- Farrista além das fronteiras da sanidade
- Mensagens : 18746
Data de inscrição : 18/06/2010
Re: 10 motivos porque a campanha da Friboi com Roberto Carlos é um desastre completo
Muito forçado, ou apenas ruim demais. kkk
Jamm- Farrista além das fronteiras da sanidade
- Mensagens : 18746
Data de inscrição : 18/06/2010
Re: 10 motivos porque a campanha da Friboi com Roberto Carlos é um desastre completo
Sinceramente, não vi nada de mais no comercial. Não entendo por que esse povo está tão preocupado com uma bobeira dessas.
Chusma- Farrista Cheguei até aqui. Problem?
- Mensagens : 4701
Data de inscrição : 25/07/2010
Re: 10 motivos porque a campanha da Friboi com Roberto Carlos é um desastre completo
Mas é ruim Chusma. Parece uma montagem de filme stop motion..kkk
Ele parece que que não tá no mesmo cenário que o garçom.. kk
Ele parece que que não tá no mesmo cenário que o garçom.. kk
Jamm- Farrista além das fronteiras da sanidade
- Mensagens : 18746
Data de inscrição : 18/06/2010
Re: 10 motivos porque a campanha da Friboi com Roberto Carlos é um desastre completo
pra que se misturar com a gentalha!
eu não conheço muito sobre o cantor além de suas musicas.
então não vejo alarme para não te-lo como garoto propaganda.
talvez se eu soube-se mais sobre o tipo de pessoa que ele é poderia falar.
exemplo! eu não se ele é vegetariano ou apenas controla o consumo de carnes!
se ele disse alguma vez ser vegetariano é um belo de um chute.
assim como a sandy que fez a propaganda da cerveja devasta e depois em uma reportagem ela afirmou que não bebe cerveja!
what??? o estranho que depois disso nunca mais ouvi falar da tal cerveja devasta!
mas lembro que o roberto certa vez esnobou e recusou a oferta de um ricaço pra ir fazer um show particular dizendo que não precisa e nem esta mendigando por $$$$.
Ué!??? pelo visto de lá pra cá o lado financeiro dele mudou!
como ja que foi mencionado de que faz 11 anos que não grava nada inédito.
mas talvez o publico tenha sentido falta dos cabelos de tony ramos nas carnes.
sacanagem. o garçom que faz o produto aparecer e trabalha mais ganha menos que o cantor é do mal! além que ele nem saboreia o danado.
ou seja passa fome e ganha mal!
eu não conheço muito sobre o cantor além de suas musicas.
então não vejo alarme para não te-lo como garoto propaganda.
talvez se eu soube-se mais sobre o tipo de pessoa que ele é poderia falar.
exemplo! eu não se ele é vegetariano ou apenas controla o consumo de carnes!
se ele disse alguma vez ser vegetariano é um belo de um chute.
assim como a sandy que fez a propaganda da cerveja devasta e depois em uma reportagem ela afirmou que não bebe cerveja!
what??? o estranho que depois disso nunca mais ouvi falar da tal cerveja devasta!
mas lembro que o roberto certa vez esnobou e recusou a oferta de um ricaço pra ir fazer um show particular dizendo que não precisa e nem esta mendigando por $$$$.
Ué!??? pelo visto de lá pra cá o lado financeiro dele mudou!
como ja que foi mencionado de que faz 11 anos que não grava nada inédito.
mas talvez o publico tenha sentido falta dos cabelos de tony ramos nas carnes.
sacanagem. o garçom que faz o produto aparecer e trabalha mais ganha menos que o cantor é do mal! além que ele nem saboreia o danado.
ou seja passa fome e ganha mal!
elcioch- Estou chegando lá
- Mensagens : 5875
Data de inscrição : 14/06/2010
Re: 10 motivos porque a campanha da Friboi com Roberto Carlos é um desastre completo
Nem vi, obrigado Pai.
ediv_diVad- Farrista além das fronteiras da sanidade
- Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010
Re: 10 motivos porque a campanha da Friboi com Roberto Carlos é um desastre completo
acabei por ver a propaganda, agora eu não sei dizer se roberto foi vegetariano ou se a piada foi exclusiva para a propaganda ja que assim como sua carreira que faz anos não grava nada novo!
a propaganda é engraçada e um pouco de mal gosto pior para roberto.
imagina um cara que se diz ser ou fazer tal coisa e de repente ele aparece se contrariando em uma propaganda que lhe rendeu $$$$!
foda-se isso eles que se virem não é o fim do mundo e nada tão polêmico para o mundo!
NOTA: ponto para o sorriso cara de pau do roberto.
Última edição por elcioch em Dom Mar 09, 2014 9:25 am, editado 1 vez(es)
elcioch- Estou chegando lá
- Mensagens : 5875
Data de inscrição : 14/06/2010
Re: 10 motivos porque a campanha da Friboi com Roberto Carlos é um desastre completo
Na verdade ele nunca foi vegetariano, mas dizia que era. Depois da campanha, ele nunca foi vegetariano e nunca disse que foi.
Re: 10 motivos porque a campanha da Friboi com Roberto Carlos é um desastre completo
O problema do Roberto Carlos é que ele justamente se diz muitas coisas.
Rafael Zoia- Farrista o que está acontecendo comigo?
- Mensagens : 1961
Data de inscrição : 18/06/2010
Idade : 40
Localização : BH/MG
Conteúdo patrocinado
Tópicos semelhantes
» Audiência de Roberto Carlos na Globo caiu quase 50% desde 2000
» YouTube tira do ar vídeo de Tiririca que parodia canção de Roberto Carlos
» [Música] Roberto Carlos faz 80 anos na mira de novas biografias marcadas por fúria censora
» Roberto Bolaños (Chaves) humilha Carlos Villágran (Quico) em tributo a Chaves
» DEPOIMENTO COMPLETO - PAULO ROBERTO COSTA DELAÇÃO PREMIADA -
» YouTube tira do ar vídeo de Tiririca que parodia canção de Roberto Carlos
» [Música] Roberto Carlos faz 80 anos na mira de novas biografias marcadas por fúria censora
» Roberto Bolaños (Chaves) humilha Carlos Villágran (Quico) em tributo a Chaves
» DEPOIMENTO COMPLETO - PAULO ROBERTO COSTA DELAÇÃO PREMIADA -
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|