A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aos Hackers e Programadores do Fórum

5 participantes

Ir para baixo

 Aos Hackers e Programadores do Fórum Empty Aos Hackers e Programadores do Fórum

Mensagem por Rurouni André Qua maio 28, 2014 4:54 pm

Salve galera,

Nas minhas andanças pela grande rede encontrei o livro jogo Micro Aventura - Guerra no Espaço e quero sabe se os programas dos livros funcionam nos pcs de hj? Caso sim roda no D-Fend Reloaded ou semelhantes?

PCs da época:
ZX-81;
Apple II;
TRS-80 e Color;
PC - IBM.

Pra quem não sabe, ou não lembra, esses livros continham uma história de ficção e em determinados pontos do texto sempre o leitor se deparava com um computador e nestes pontos era necessário digitar um programa no
micro e executá-lo para poder continuar a leitura.

Era uma idéia original e incentivava ao mesmo tempo a leitura e o aprendizado de programação, nas história o leitor era membro da AJA (Assossiação de Jovens Aventureiros).

Esses livros foram publicados em 1985 pela Editora Abril.
[img] Aos Hackers e Programadores do Fórum Livro-guerra-no-espaco-eileen-buckholtz-micro-aventura-14796-MLB20089459466_052014-O[/img]
Rurouni André
Rurouni André
Farrista me gusta
Farrista me gusta

Mensagens : 2543
Data de inscrição : 28/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

 Aos Hackers e Programadores do Fórum Empty Re: Aos Hackers e Programadores do Fórum

Mensagem por Rurouni André Qui maio 29, 2014 10:41 am

Informações adicionais: o programa era o "Basic"
Rurouni André
Rurouni André
Farrista me gusta
Farrista me gusta

Mensagens : 2543
Data de inscrição : 28/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

 Aos Hackers e Programadores do Fórum Empty Re: Aos Hackers e Programadores do Fórum

Mensagem por Quero Café Qui maio 29, 2014 11:08 am

Cara, 
Não sou nenhuma das duas coisas que você mencionou aí, mas pensei numa solução para você.
Esses pc's aí são bem antigos. Ou não?
Se você quer tanto jogar esse jogo e encontrar um desses pc's a preço módico, talvez valha a pena comprar o pc só para jogar o jogo.
Desculpe se falo bobagem.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

 Aos Hackers e Programadores do Fórum Empty Re: Aos Hackers e Programadores do Fórum

Mensagem por krwel Qui maio 29, 2014 7:29 pm

Se você conseguir um drive de disquete de 1.44 MB, emulador que faça o seu PC novo funcionar a lenha, existe. É só procurar... Talvez procurar com que o programa em questão rode em modo de compatibilidade...
krwel
krwel
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1116
Data de inscrição : 18/06/2010
Localização : Ilhado no RJ

Ir para o topo Ir para baixo

 Aos Hackers e Programadores do Fórum Empty Re: Aos Hackers e Programadores do Fórum

Mensagem por ghmartins Sex maio 30, 2014 2:30 pm

Acho que posso colaborar aqui... Smile

Em primeiro lugar, muito legal isso aí, não sabia que existia. Era uma ótima forma de incentivar o estudo da programação de computadores, assunto bem novo na época. Aliás, duvido que hoje em dia a Abril lance alguma coisa que venda para poucas pessoas, mesmo sendo tão legal...

Pelo o que eu entendi, o livro vinha com os códigos fontes que ao serem compilados em algum computador, geravam um resultado para o usuário. E é muito natural que esses códigos sejam em Basic, porque essa era uma linguagem de programação muito popular na época.

Para executar esses códigos, você só precisa de um compilador Basic, que graças a alguns saudosistas existem até hoje. Fazendo uma pesquisa rápida na Internet, encontrei o FreeBasic Compiler (http://sourceforge.net/projects/fbc/). Basta instalar esse programa ( que certamente funciona no Windows XP e talvez também funcione nos Windows 7 e 8 ), digitar o código nele e mandar ele compilar. Pode não ser muito fácil para quem não é da área, mas não deve ser problema para alguém com um mínimo conhecimento de programação. Lembrando também, que talvez sejam necessários alguns ajustes no código fornecido pela revista, porque nesses 30 anos as coisas mudaram um pouco e talvez os códigos não sejam mais exatamente os mesmos. Mas com certeza vale a tentativa.

Se quiser uma ajuda, eu me voluntario. Basta mandar a revista por MP que eu instalo o compilador aqui e testo... bounce

_________________
I'm gonna make him an offer he can't refuse...
ghmartins
ghmartins
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1135
Data de inscrição : 14/06/2010
Idade : 43
Localização : Taubaté - SP

Ir para o topo Ir para baixo

 Aos Hackers e Programadores do Fórum Empty Re: Aos Hackers e Programadores do Fórum

Mensagem por Rurouni André Sex maio 30, 2014 8:05 pm

Ex Hal 9000 acredito que um pc de quase 30 anos atrás esteja + caro que um de ultima geração top de linha;

krwel o meu pc nem tem espaço p fazer essa gambiarra, já que é aquele HP que o gabinete era p imitar o Xbox, a maior besteira que fiz, agora quero turbina-lo e ñ é qlqr "peça" q cabe nele.
Rurouni André
Rurouni André
Farrista me gusta
Farrista me gusta

Mensagens : 2543
Data de inscrição : 28/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

 Aos Hackers e Programadores do Fórum Empty Re: Aos Hackers e Programadores do Fórum

Mensagem por ghmartins Sex maio 30, 2014 10:18 pm

O André me mandou as revistas e eu me comprometi a fazer alguns testes no domingo. Se eu conseguir, publico os resultados aqui junto com um tutorial explicando como faz... What a Face 

_________________
I'm gonna make him an offer he can't refuse...
ghmartins
ghmartins
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1135
Data de inscrição : 14/06/2010
Idade : 43
Localização : Taubaté - SP

Ir para o topo Ir para baixo

 Aos Hackers e Programadores do Fórum Empty Re: Aos Hackers e Programadores do Fórum

Mensagem por ghmartins Sáb maio 31, 2014 2:38 pm

Pois é, não contive a ansiedade e já tenho alguns resultados para mostrar... bounce 

No momento, não sei se me considero assim:  Aos Hackers e Programadores do Fórum 4075054763 ou assim:  Aos Hackers e Programadores do Fórum 710328195 , mas de qualquer forma consegui...  Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

Bom, como uso Linux, fiz todos os testes nele, mas se alguém se interessar, posso elaborar um tutorial para quem usa Windows, é só avisar...

Primeiro, fiz o download do FreeBasic Compiler em http://downloads.sourceforge.net/project/fbc/Binaries%20-%20Linux/FreeBASIC-0.90.1-linux.tar.gz.

Depois, fiz a instalação com os comandos:

$ cd Downloads
$ tar xzf FreeBASIC-0.90.1-linux.tar.gz
$ cd FreeBASIC-0.90.1-linux
$ sudo ./install.sh -i


Como num teste preliminar o compilador não funcionou, precisei instalar alguns pacotes adicionais. Os comandos abaixo instalam todos os pacotes necessários para executar o FreeBasic Compiler. Muitos deles já devem estar instalados, mas assim você garante que não vai faltar nada.

O desenvolvedor do compilador pede que sejam instalados:
$ sudo apt-get install gcc g++
$ sudo apt-get install libncurses5-dev
$ sudo apt-get install libx11-dev libxext-dev libxrender-dev libxrandr-dev libxpm-dev
$ sudo apt-get install libffi-dev


Como o meu sistema é 64 bits, também precisei instalar:
$ sudo apt-get install gcc-multilib g++-multilib
$ sudo apt-get install lib32ncurses5-dev
$ sudo apt-get install libx11-dev:i386 libxext-dev:i386 libxrender-dev:i386 libxrandr-dev:i386 libxpm-dev:i386


Com o compilador funcionando, testei o primeiro programa da revista. Seguem os prints:
 Aos Hackers e Programadores do Fórum Captura_de_tela_de_2014_05_31_13_58_41

 Aos Hackers e Programadores do Fórum Captura_de_tela_de_2014_05_31_14_00_07

Digitei o código proposto e salvei como prog1.bas.
 Aos Hackers e Programadores do Fórum Captura_de_tela_de_2014_05_31_14_12_52

Resumidamente, este código obtém o código ASC de cada caractere digitado e subtrai 1 dele, mostrando na sequência o resultado. Isso faz com que Bs virem As, Cs virem Bs e etc., numa simples decifragem por substituição.

Depois de salvo, o arquivo foi compilado com o FreeBasic através do comando:
$ fbc -lang deprecated prog1.bas

A opção -lang deprecated faz com que o compilador reconheça as instruções antigas, então nenhum ajuste no código foi necessário.

Então, restou apenas executar o programa gerado:
$ ./prog1

 Aos Hackers e Programadores do Fórum Captura_de_tela_de_2014_05_31_14_24_39

Ao digitar a primeira linha da mensagem, o resultado confirmou que está tudo certo:
 Aos Hackers e Programadores do Fórum Captura_de_tela_de_2014_05_31_14_28_47

Segue abaixo o resultado da decifragem completa:
 Aos Hackers e Programadores do Fórum Captura_de_tela_de_2014_05_31_14_34_03

Durante a história, a revista apresenta mais 7 programas, agora é só testá-los.

É isso aí... Missão dada é missão cumprida! Very Happy

_________________
I'm gonna make him an offer he can't refuse...
ghmartins
ghmartins
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1135
Data de inscrição : 14/06/2010
Idade : 43
Localização : Taubaté - SP

Ir para o topo Ir para baixo

 Aos Hackers e Programadores do Fórum Empty Re: Aos Hackers e Programadores do Fórum

Mensagem por ediv_diVad Dom Jun 01, 2014 6:06 pm

Que loucura, mandou bem hein GH

_________________
 Aos Hackers e Programadores do Fórum 1rdPv
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

 Aos Hackers e Programadores do Fórum Empty Re: Aos Hackers e Programadores do Fórum

Mensagem por Rurouni André Seg Jun 02, 2014 6:26 pm

ghmartins escreveu:Pois é, não contive a ansiedade e já tenho alguns resultados para mostrar... bounce
Valeu brou, no aguarde das instruções p o windows!
Rurouni André
Rurouni André
Farrista me gusta
Farrista me gusta

Mensagens : 2543
Data de inscrição : 28/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

 Aos Hackers e Programadores do Fórum Empty Re: Aos Hackers e Programadores do Fórum

Mensagem por ghmartins Ter Jun 03, 2014 4:06 pm

Rurouni André escreveu:
ghmartins escreveu:Pois é, não contive a ansiedade e já tenho alguns resultados para mostrar... bounce
Valeu brou, no aguarde das instruções p o windows!

Vamos lá. O procedimento no Windows é bem parecido, a diferença é que a instalação é bem mais fácil.

Primeiro, faça o download do FreeBasic Compiler aqui: http://downloads.sourceforge.net/fbc/FreeBASIC-0.90.1-win32.exe?download (7,4MB)

Execute o arquivo baixado e depois clique em Next, Install e Close.
 Aos Hackers e Programadores do Fórum Img1

Depois, abra o Bloco de Notas e digite o programa desejado.
 Aos Hackers e Programadores do Fórum Img2

Na hora de salvar, crie uma pasta chamada micro dentro do drive C: e grave o arquivo com o nome prog1.bas. Não esqueça de mudar o campo Salvar como tipo para Todos os arquivos. Se você decidir gravar o arquivo em outra pasta, precisará ajustar os comandos que estão mais abaixo...
 Aos Hackers e Programadores do Fórum Img3

Depois, no grupo FreeBASIC criado no Menu Iniciar, acesse a opção Open console.
 Aos Hackers e Programadores do Fórum Img4

No console, digite os comandos à seguir:

cd \
cd micro
fbc -lang deprecated prog1.bas


Se você digitou tudo certo no arquivo prog1.bas nenhuma mensagem será exibida.
 Aos Hackers e Programadores do Fórum Img5

Aí é só executar o programa gerado:

prog1.exe

 Aos Hackers e Programadores do Fórum Img6

 Aos Hackers e Programadores do Fórum Img7

É isso aí. Boa Sorte!

_________________
I'm gonna make him an offer he can't refuse...
ghmartins
ghmartins
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1135
Data de inscrição : 14/06/2010
Idade : 43
Localização : Taubaté - SP

Ir para o topo Ir para baixo

 Aos Hackers e Programadores do Fórum Empty Re: Aos Hackers e Programadores do Fórum

Mensagem por Rurouni André Ter Jun 03, 2014 8:16 pm

Gracias ermano, testando!

Caso algo dê errado envio MP.
Rurouni André
Rurouni André
Farrista me gusta
Farrista me gusta

Mensagens : 2543
Data de inscrição : 28/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

 Aos Hackers e Programadores do Fórum Empty Re: Aos Hackers e Programadores do Fórum

Mensagem por Quero Café Ter Jun 03, 2014 8:25 pm

Putz!
Galera muito alto nível.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

 Aos Hackers e Programadores do Fórum Empty Re: Aos Hackers e Programadores do Fórum

Mensagem por Quero Café Ter Jun 03, 2014 8:26 pm

Até eu fiquei com vontade de jogar esse jogo, mas foge muito de minha alçada.
Um vídeo sobre o jogo e do jogo seria épico.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

 Aos Hackers e Programadores do Fórum Empty Re: Aos Hackers e Programadores do Fórum

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos