A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A senhora de 90 anos que seduzia e matava nazistas quando era adolescente

2 participantes

Ir para baixo

A senhora de 90 anos que seduzia e matava nazistas quando era adolescente Empty A senhora de 90 anos que seduzia e matava nazistas quando era adolescente

Mensagem por Questao Qua Nov 16, 2016 3:40 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Freddie Oversteegen, 90 anos, foi uma das poucas mulheres ativas na resistência holandesa durante a Segunda Guerra Mundial — junto com sua irmã Truus e a famosa Hannie Schaft, que foi morta logo antes do fim da guerra. Quando Freddie tinha 14 anos, um senhor visitou a família para perguntar se a mãe dela permitia que suas filhas se juntassem à resistência — ninguém suspeitaria que duas adolescentes fossem combatentes, ele argumentou.

E ele estava certo. As irmãs Oversteegen flertavam com colaboradores nazistas e os levavam para a floresta, onde os homens eram recebidos com balas em vez de beijos.

Hannie Schaft se tornou famosa mundialmente: um longa foi feito sobre "A garota do cabelo vermelho" e ela foi enterrada (novamente) com honras na presença da Rainha Wilhemina e do Príncipe Bernhard da Holanda, e cerca de 15 cidades do país têm ruas com o nome dela. Truus Oversteegen fez seu nome depois da guerra como porta-voz dos serviços memoriais e como artista. Sua irmã mais nova, Freddie, nunca ganhou tanto reconhecimento por sua participação na resistência, até que o cineasta holandês Thijs Zeeman decidiu fazer dela e da irmã os temas de seu novo documentário para a TV, Duas Irmãs na Resistência .

Me encontrei com Freddie no dia 4 de maio, Dia da Lembrança na Holanda, para perguntá-la sobre como era esse lance de seduzir e matar nazistas.

VICE: Oi, Freddie. Parece que você não tem muito tempo para nossa entrevista.
Freddie Oversteegen: Verdade. Vou encontrar um pessoal para jogar Scrabbles às duas. Faço isso duas vezes por semana. Você não pode decepcionar as pessoas se concordou em participar.

E você costuma ganhar?
Sem comentários.

Como é lembrar da guerra neste dia? Como você acorda num dia como hoje?
Com um pouco de preocupação. Ainda pior hoje porque tenho que ir ao dentista à tarde. Não estou muito ansiosa por isso.

Você vai participar de alguma das cerimônias do Dia da Lembrança?
Sim, vou para IJmuiden. As pessoas colocam coroas de flores lá, incluindo uma no meu nome. E eu posso sentar na primeira fila, entre os mais notáveis.

No que você pensa durante os dois minutos de silêncio?
Em nada. Eu paro meus pensamentos completamente. Aí penso no fato que muitas pessoas caíram. Lembro como as pessoas foram levadas de suas casas. Os alemães batiam nas portas com a coronha do fuzil — fazia tanto barulho que a vizinhança inteira ouvia. E eles sempre gritavam — era muito assustador. Para que jornal é a entrevista, aliás?

É para a VICE, uma revista online. Estou vendo que você tem um computador, então...
Sim, mas não pega internet. Meus filhos acham melhor eu não entrar na internet.

Vou dar um jeito da senhora ler a matéria. Agora, voltando aos tempos antes da internet. Você tinha apenas 14 anos quando você e sua irmã Truus — que tinha 16 na época — foram chamadas para lutar na resistência. Sua mãe concordou logo de cara?
Um homem de chapéu veio até nossa porta e perguntou para minha mãe se podia falar com a gente. E foi o que ele fez, então sim, ela não teve problemas com isso.

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

A senhora de 90 anos que seduzia e matava nazistas quando era adolescente Empty Re: A senhora de 90 anos que seduzia e matava nazistas quando era adolescente

Mensagem por Quero Café Qua Nov 16, 2016 8:58 pm

Legal.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos