A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico

+6
Chusma
Goris
Questao
Mogur
Mononoke Hime
Koppe
10 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico Empty A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico

Mensagem por Koppe Seg Nov 14, 2011 8:02 pm

A parábola do taxista e a intolerância. Reflexão a partir de uma conversa no trânsito de São Paulo. A expansão da fé evangélica está mudando “o homem cordial”?

ELIANE BRUM

O diálogo aconteceu entre uma jornalista e um taxista na última sexta-feira. Ela entrou no táxi do ponto do Shopping Villa Lobos, em São Paulo, por volta das 19h30. Como estava escuro demais para ler o jornal, como ela sempre faz, puxou conversa com o motorista de táxi, como ela nunca faz. Falaram do trânsito (inevitável em São Paulo) que, naquela sexta-feira chuvosa e às vésperas de um feriadão, contra todos os prognósticos, estava bom. Depois, outro taxista emparelhou o carro na Pedroso de Moraes para pedir um “Bom Ar” emprestado ao colega, porque tinha carregado um passageiro “com cheiro de jaula”. Continuaram, e ela comentou que trabalharia no feriado. Ele perguntou o que ela fazia. “Sou jornalista”, ela disse. E ele: “Eu quero muito melhorar o meu português. Estudei, mas escrevo tudo errado”. Ele era jovem, menos de 30 anos. “O melhor jeito de melhorar o português é lendo”, ela sugeriu. “Eu estou lendo mais agora, já li quatro livros neste ano. Para quem não lia nada...”, ele contou. “O importante é ler o que você gosta”, ela estimulou. “O que eu quero agora é ler a Bíblia”. Foi neste ponto que o diálogo conquistou o direito a seguir com travessões.

- Você é evangélico? – ela perguntou.
- Sou! – ele respondeu, animado.
- De que igreja?
- Tenho ido na Novidade de Vida. Mas já fui na Bola de Neve.
- Da Novidade de Vida eu nunca tinha ouvido falar, mas já li matérias sobre a Bola de Neve. É bacana a Novidade de Vida?
- Tou gostando muito. A Bola de Neve também é bem legal. De vez em quando eu vou lá.
- Legal.
- De que religião você é?
- Eu não tenho religião. Sou ateia.
- Deus me livre! Vai lá na Bola de Neve.
- Não, eu não sou religiosa. Sou ateia.
- Deus me livre!
- Engraçado isso. Eu respeito a sua escolha, mas você não respeita a minha.
- (riso nervoso).
- Eu sou uma pessoa decente, honesta, trato as pessoas com respeito, trabalho duro e tento fazer a minha parte para o mundo ser um lugar melhor. Por que eu seria pior por não ter uma fé?
- Por que as boas ações não salvam.
- Não?
- Só Jesus salva. Se você não aceitar Jesus, não será salva.
- Mas eu não quero ser salva.
- Deus me livre!
- Eu não acredito em salvação. Acredito em viver cada dia da melhor forma possível.
- Acho que você é espírita.
- Não, já disse a você. Sou ateia.
- É que Jesus não te pegou ainda. Mas ele vai pegar.
- Olha, sinceramente, acho difícil que Jesus vá me pegar. Mas sabe o que eu acho curioso? Que eu não queira tirar a sua fé, mas você queira tirar a minha não fé. Eu não acho que você seja pior do que eu por ser evangélico, mas você parece achar que é melhor do que eu porque é evangélico. Não era Jesus que pregava a tolerância?
- É, talvez seja melhor a gente mudar de assunto...

O taxista estava confuso. A passageira era ateia, mas parecia do bem. Era tranquila, doce e divertida. Mas ele fora doutrinado para acreditar que um ateu é uma espécie de Satanás. Como resolver esse impasse? (Talvez ele tenha lembrado, naquele momento, que o pastor avisara que o diabo assumia formas muito sedutoras para roubar a alma dos crentes. Mas, como não dá para ler pensamentos, só é possível afirmar que o taxista parecia viver um embate interno: ele não conseguia se convencer de que a mulher que agora falava sobre o cartão do banco que tinha perdido era a personificação do mal.)

Chegaram ao destino depois de mais algumas conversas corriqueiras. Ao se despedir, ela agradeceu a corrida e desejou a ele um bom fim de semana e uma boa noite. Ele retribuiu. E então, não conseguiu conter-se:

- Veja se aparece lá na igreja! – gritou, quando ela abria a porta.
- Veja se vira ateu! – ela retribuiu, bem humorada, antes de fechá-la.
Ainda deu tempo de ouvir uma risada nervosa.

A parábola do taxista me faz pensar em como a vida dos ateus poderá ser dura num Brasil cada vez mais evangélico – ou cada vez mais neopentecostal, já que é esta a característica das igrejas evangélicas que mais crescem. O catolicismo – no mundo contemporâneo, bem sublinhado – mantém uma relação de tolerância com o ateísmo. Por várias razões. Entre elas, a de que é possível ser católico – e não praticante. O fato de você não frequentar a igreja nem pagar o dízimo não chama maior atenção no Brasil católico nem condena ninguém ao inferno. Outra razão importante é que o catolicismo está disseminado na cultura, entrelaçado a uma forma de ver o mundo que influencia inclusive os ateus. Ser ateu num país de maioria católica nunca ameaçou a convivência entre os vizinhos. Ou entre taxistas e passageiros.

Já com os evangélicos neopentecostais, caso das inúmeras igrejas que se multiplicam com nomes cada vez mais imaginativos pelas esquinas das grandes e das pequenas cidades, pelos sertões e pela floresta amazônica, o caso é diferente. E não faço aqui nenhum juízo de valor sobre a fé católica ou a dos neopentecostais. Cada um tem o direito de professar a fé que quiser – assim como a sua não fé. Meu interesse é tentar compreender como essa porção cada vez mais numerosa do país está mudando o modo de ver o mundo e o modo de se relacionar com a cultura. Está mudando a forma de ser brasileiro.

Por que os ateus são uma ameaça às novas denominações evangélicas? Porque as neopentecostais – e não falo aqui nenhuma novidade – são constituídas no modo capitalista. Regidas, portanto, pelas leis de mercado. Por isso, nessas novas igrejas, não há como ser um evangélico não praticante. É possível, como o taxista exemplifica muito bem, pular de uma para outra, como um consumidor diante de vitrines que tentam seduzi-lo a entrar na loja pelo brilho de suas ofertas. Essa dificuldade de “fidelizar um fiel”, ao gerir a igreja como um modelo de negócio, obriga as neopentecostais a uma disputa de mercado cada vez mais agressiva e também a buscar fatias ainda inexploradas. É preciso que os fiéis estejam dentro das igrejas – e elas estão sempre de portas abertas – para consumir um dos muitos produtos milagrosos ou para serem consumidos por doações em dinheiro ou em espécie. O templo é um shopping da fé, com as vantagens e as desvantagens que isso implica.

É também por essa razão que a Igreja Católica, que em períodos de sua longa história atraiu fiéis com ossos de santos e passes para o céu, vive hoje o dilema de ser ameaçada pela vulgaridade das relações capitalistas numa fé de mercado. Dilema que procura resolver de uma maneira bastante inteligente, ao manter a salvo a tradição que tem lhe garantido poder e influência há dois mil anos, mas ao mesmo tempo estimular sua versão de mercado, encarnada pelos carismáticos. Como uma espécie de vanguarda, que contém o avanço das tropas “inimigas” lá na frente sem comprometer a integridade do exército que se mantém mais atrás, padres pop star como Marcelo Rossi e movimentos como a Canção Nova têm sido estratégicos para reduzir a sangria de fiéis para as neopentecostais. Não fosse esse tipo de abordagem mais agressiva e possivelmente já existiria uma porção ainda maior de evangélicos no país.

Tudo indica que a parábola do taxista se tornará cada vez mais frequente nas ruas do Brasil – em novas e ferozes versões. Afinal, não há nada mais ameaçador para o mercado do que quem está fora do mercado por convicção. E quem está fora do mercado da fé? Os ateus. É possível convencer um católico, um espírita ou um umbandista a mudar de religião. Mas é bem mais difícil – quando não impossível – converter um ateu. Para quem não acredita na existência de Deus, qualquer produto religioso, seja ele material, como um travesseiro que cura doenças, ou subjetivo, como o conforto da vida eterna, não tem qualquer apelo. Seria como vender gelo para um esquimó.

Tenho muitos amigos ateus. E eles me contam que têm evitado se apresentar dessa maneira porque a reação é cada vez mais hostil. Por enquanto, a reação é como a do taxista: “Deus me livre!”. Mas percebem que o cerco se aperta e, a qualquer momento, temem que alguém possa empunhar um punhado de dentes de alho diante deles ou iniciar um exorcismo ali mesmo, no sinal fechado ou na padaria da esquina. Acuados, têm preferido declarar-se “agnósticos”. Com sorte, parte dos crentes pode ficar em dúvida e pensar que é alguma igreja nova.

Já conhecia a “Bola de Neve” (ou “Bola de Neve Church, para os íntimos”, como diz o seu site), mas nunca tinha ouvido falar da “Novidade de Vida”. Busquei o site da igreja na internet. Na página de abertura, me deparei com uma preleção intitulada: “O perigo da tolerância”. O texto fala sobre as famílias, afirma que Deus não é tolerante e incita os fiéis a não tolerar o que não venha de Deus. Tolerar “coisas erradas” é o mesmo que “criar demônios de estimação”. Entre as muitas frases exemplares, uma se destaca: “Hoje em dia, o mal da sociedade tem sido a Tolerância (em negrito e em maiúscula)”. Deus me livre!, um ateu talvez tenha vontade de dizer. Mas nem esse conforto lhe resta.

Ainda que o crescimento evangélico no Brasil venha sendo investigado tanto pela academia como pelo jornalismo, é pouco para a profundidade das mudanças que tem trazido à vida cotidiana do país. As transformações no modo de ser brasileiro talvez sejam maiores do que possa parecer à primeira vista. Talvez estejam alterando o “homem cordial” – não no sentido estrito conferido por Sérgio Buarque de Holanda, mas no sentido atribuído pelo senso comum.

Me arriscaria a dizer que a liberdade de credo – e, portanto, também de não credo – determinada pela Constituição está sendo solapada na prática do dia a dia. Não deixa de ser curioso que, no século XXI, ser ateu volte a ter um conteúdo revolucionário. Mas, depois que Sarah Sheeva, uma das filhas de Pepeu Gomes e Baby do Brasil, passou a pastorear mulheres virgens – ou com vontade de voltar a ser – em busca de príncipes encantados, na “Igreja Celular Internacional”, nada mais me surpreende.

Se Deus existe, que nos livre de sermos obrigados a acreditar nele.

ELIANE BRUM - Jornalista, escritora e documentarista. Ganhou mais de 40 prêmios nacionais e internacionais de reportagem. É autora de um romance - Uma Duas (LeYa) - e de três livros de reportagem: Coluna Prestes – O Avesso da Lenda (Artes e Ofícios), A Vida Que Ninguém Vê (Arquipélago Editorial, Prêmio Jabuti 2007) e O Olho da Rua (Globo). E codiretora de dois documentários: Uma História Severina e Gretchen Filme Estrada.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Koppe
Koppe
Farrista tenho muitos amigos
Farrista tenho muitos amigos

Mensagens : 2246
Data de inscrição : 13/06/2010
Idade : 39
Localização : Rio Grande do Sul

http://mdhq.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico Empty Re: A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico

Mensagem por Mononoke Hime Seg Nov 14, 2011 8:30 pm

Esse temor do futuro me acompanha há alguns meses, pois percebi que a maioria dos moradores do meu prédio é evangélica e já desconfiam da nossa falta de crença... a minha maior preocupação é que minhas filhas sejam discriminadas... porque ai vai aparecer o "demônio" na vida de quem maltratá-las... ahh isso vai!

Mononoke Hime
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7009
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 46
Localização : Floresta do Shishi-Gami

Ir para o topo Ir para baixo

A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico Empty Re: A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico

Mensagem por Mononoke Hime Seg Nov 14, 2011 8:31 pm

Esse texto é muito bom! Gostei.

Mononoke Hime
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7009
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 46
Localização : Floresta do Shishi-Gami

Ir para o topo Ir para baixo

A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico Empty Re: A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico

Mensagem por Mogur Seg Nov 14, 2011 8:41 pm

O preconceito contra ateus é muito ridículo. O pior de tudo é que somos ateus por termos um pensamento crítico, e não aceitarmos coisas que não possuem provas...é foda tudo isso.

_________________
Porque um homem que foge do seu medo pode descobrir que, afinal, apenas enveredou por um atalho para ir ao seu encontro. (J. R. R. Tolkien, em Os filhos de Húrin)
Mogur
Mogur
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8799
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico Empty Re: A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico

Mensagem por Questao Seg Nov 14, 2011 9:01 pm

huahuaua foda que os evangelicos ainda são minoria pela ultima pesquisa somando TODAS as doutrinas(que tem varias diferenças entre elas) mal chegam a 20 por cento,o catolicismo ainda tem a esmagadora maioria,mas o crescimento dos evangelicos vai junto com o crescimento dos ateus,engraçado que meu amigo ateu me zoa por ser crente e eu ele por ser ateu numa boa

é como sempre eu digo,não importa se tem religião ou não,deonde você é,sempre 90 por cento da população é gado e fazem o que dizem para ela fazer,nesse caso pensar que é melhor que alguem por algum motivo,as pessoas preferem viver em suas caixas acreditando que são melhores ou especiais por algum motivo alem de estarem vivas ( que para mim já é o suficiente),as pessoas deveriam viver a vida delas sem se importar com essas frescuras todas

é eu devo ser autista social mesmo uahuahu

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico Empty Re: A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico

Mensagem por Koppe Seg Nov 14, 2011 9:38 pm

Eu sempre desconfio dessa história de que os católicos são maioria. Pra mim eles são muito mais maioria do que maioria. Muitas pessoas se dizem católicas por comodismo, mas na verdade nunca pararam pra pensar no que significa isso. Dá pra considerar como católico alguém que nunca se confessou, não sabe o nome de batismo do papa e não consegue citar de memória um único versículo da bíblia? Pra mim essa história de "maioria católica" é muito repetida porque serve a propósitos políticos, é uma das desculpas mais úteis para a igreja Católica ficar se metendo nos assuntos do governo, de certa forma mentindo que representa a maioria da população, quando na verdade grande parte dessa população (grande mesmo) está pouco se lixando para o Catolicismo.
Koppe
Koppe
Farrista tenho muitos amigos
Farrista tenho muitos amigos

Mensagens : 2246
Data de inscrição : 13/06/2010
Idade : 39
Localização : Rio Grande do Sul

http://mdhq.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico Empty Re: A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico

Mensagem por Questao Seg Nov 14, 2011 9:40 pm

Koppe escreveu:Eu sempre desconfio dessa história de que os católicos são maioria. Pra mim eles são muito mais maioria do que maioria. Muitas pessoas se dizem católicas por comodismo, mas na verdade nunca pararam pra pensar no que significa isso. Dá pra considerar como católico alguém que nunca se confessou, não sabe o nome de batismo do papa e não consegue citar de memória um único versículo da bíblia? Pra mim essa história de "maioria católica" é muito repetida porque serve a propósitos políticos, é uma das desculpas mais úteis para a igreja Católica ficar se metendo nos assuntos do governo, de certa forma mentindo que representa a maioria da população, quando na verdade grande parte dessa população (grande mesmo) está pouco se lixando para o Catolicismo.

isso que sempre falo,mas sempre levo voadora,na verdade o brasil é um país de agnosticos não praticantes auhahaha

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico Empty Re: A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico

Mensagem por Mononoke Hime Seg Nov 14, 2011 10:04 pm

Koppe escreveu:Eu sempre desconfio dessa história de que os católicos são maioria. Pra mim eles são muito mais maioria do que maioria. Muitas pessoas se dizem católicas por comodismo, mas na verdade nunca pararam pra pensar no que significa isso. Dá pra considerar como católico alguém que nunca se confessou, não sabe o nome de batismo do papa e não consegue citar de memória um único versículo da bíblia? Pra mim essa história de "maioria católica" é muito repetida porque serve a propósitos políticos, é uma das desculpas mais úteis para a igreja Católica ficar se metendo nos assuntos do governo, de certa forma mentindo que representa a maioria da população, quando na verdade grande parte dessa população (grande mesmo) está pouco se lixando para o Catolicismo.

concordo completamente.

Mononoke Hime
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7009
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 46
Localização : Floresta do Shishi-Gami

Ir para o topo Ir para baixo

A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico Empty Re: A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico

Mensagem por Goris Ter Nov 15, 2011 9:13 am

Sei lá, como evangélico não-praticante (sim, nós existimos) sinto-me profundamente incomodado com os neopentecostais.

Tem regrinha de mais, profundidade de menos, como um colega de trabalho, pretensamente evangélico, que não esconde que arrumou amante depois que a esposa teve filho mas sabe que por ter aceito Jesus está salvo.

Mas se por um lado o texto mostra um problema real, ele me incomodou também. Afinal eu sou evangélico e não entro, de forma alguma, nessa massa aí, mas pelo contexto estou dentro. E quando alguém diz "os comunistas que mataram milhões eram ateus", os ateus reclamam.

Aliás, curioso pensar nisso, estamos entrando na Era da Reclamação. Todo mundo tem o direito de falar o que quer, mas não tem o dever de ouvir o que não quer.

E isso vale pra tudo e todos.

O importante é reclamar e se fazer de vítima...
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico Empty Re: A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico

Mensagem por Chusma Ter Nov 15, 2011 9:31 am

Eu vejo preconceitos contra ateus, mas tb vejo contra evangélicos, católicos, judeus etc. Todos sofrem, mas geralmente as pessoas só olham para o lado em que estão.
Chusma
Chusma
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4701
Data de inscrição : 25/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico Empty Re: A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico

Mensagem por Mononoke Hime Ter Nov 15, 2011 9:43 am

Isso é verdade Chusma, tipo... até falar a palavra "crente" já tem gente que usa no sentido de denegrir... e tem gente que liga (não-sei-como) o católico a pedofilia da igreja...

Mas estou de um lado, então, como você mesmo citou, estou defendendo este lado porque assim, me ddefendo... Very Happy

Mononoke Hime
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7009
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 46
Localização : Floresta do Shishi-Gami

Ir para o topo Ir para baixo

A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico Empty Re: A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico

Mensagem por ediv_diVad Ter Nov 15, 2011 11:07 am

Nossa, o Chusma falou tudo o que eu tava pensando ao ler o tópico, e a frase do Goris "Todo mundo tem o direito de falar o que quer, mas não tem o dever de ouvir o que não quer" também encaixou-se perfeitamente.

O fato em questão é o preconceito contra as crenças alheias, sejam quais forem (estou incluindo as não-crenças, que pra mim também são crenças). O episódio poderia facilmente ser o oposto, onde uma evangélica entenderia o ateu "não ter crenças" e o ateu não aceitaria uma pessoa crer em algo "invisível ou não provado cientificamente".

Fico me perguntando se chegará o dia em que as pessoas saberão respeitar as diferentes formas de pensar ou se a intolerância dominará por completo os corações das pessoas...

Mas vejo o futuro muito embaçado, by Mestre Yoda...

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico Empty Re: A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico

Mensagem por Mogur Ter Nov 15, 2011 11:16 am

Mas o maior problema é que para um ateu, uma pessoa religiosa é aquela que acredita em coisas que não são comprovadas, e para esses tipos de religiosos (que parece ser a maioria), um ateu é uma pessoa má, uma pessoa do demônio...

O que é pior? Acho que o preconceito contra ateus é MUITO pior...

Em ocasiões mais radicais, ateus poderiam até ser caçados e mortos. Como já ocorreu em épocas antigas contra pessoas que eram ditas "bruxas"... E o que foi retratado no filme "O Nevoeiro" também é um excelente exemplo das coisas que podem acontecer em ocasiões mais severas...

_________________
Porque um homem que foge do seu medo pode descobrir que, afinal, apenas enveredou por um atalho para ir ao seu encontro. (J. R. R. Tolkien, em Os filhos de Húrin)
Mogur
Mogur
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8799
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico Empty Re: A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico

Mensagem por Chusma Ter Nov 15, 2011 11:26 am

Mogur escreveu:Mas o maior problema é que para um ateu, uma pessoa religiosa é aquela que acredita em coisas que não são comprovadas, e para esses tipos de religiosos (que parece ser a maioria), um ateu é uma pessoa má, uma pessoa do demônio...

Já fui em igrejas católicas e evangélicas e posso te dizer que a maioria deles não vê o ateu dessa forma não (aliás, vi mais criticas contra outras igrejas do que para com os não religiosos). São exceções. Assim como já vi ateus tratando católicos como jumentos (tb uma exceção, pois a maioria dos ateus são bastante respeitosos).
Chusma
Chusma
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4701
Data de inscrição : 25/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico Empty Re: A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico

Mensagem por ediv_diVad Ter Nov 15, 2011 11:28 am

Sim, esse negócio de achar que os ateus são pessoas más e sem coração é quase um senso comum (se Deus é amor, sem Deus = sem amor) um problema que deveria ser debatido, essa é mais uma doença social que poderia ser resolvida no longo prazo com uma educação plural e coerente com a realidade existente de que nenhuma crença ou não-crença têm uma razão plena de ser.

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico Empty Re: A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico

Mensagem por Chusma Ter Nov 15, 2011 11:34 am

Mogur escreveu:
O que é pior? Acho que o preconceito contra ateus é MUITO pior...

Em ocasiões mais radicais, ateus poderiam até ser caçados e mortos...

Sinceramente cara, acho que vc exagerou muito agora.

Chusma
Chusma
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4701
Data de inscrição : 25/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico Empty Re: A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico

Mensagem por Convidado Ter Nov 15, 2011 11:36 am

cara esse texto foi parar até na minha lista de e-mail da sala da BIO, que coisa.

Eu realmente acho que o preconceito contra ateus existe, e o medo da Mononoke em relação à suas filhas mostra o quanto as coisas podem ser baixas, atacar crianças é o cúmulo da intolerância.
O que eu me irrito e me importo nem é com casos como esse do texto, sinceramente o cara é mal informado, assim como a maioria das pessoas.
O que me irrita é Datena, e essas grandes pastores que incitam o ódio e a intolerância, tanto aos ateus quanto a outros grupos, e até outras religiões. Isso é problemático, o discurso de lavagem cerebral, midiático, sensacionalista.

E sinceramente pessoas que seguem religiões africanas sofrem mais intolerância do que nós ateus.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico Empty Re: A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico

Mensagem por Mononoke Hime Ter Nov 15, 2011 12:17 pm

O Datena é um filho da puta mesmo fabiola, você me fez lembrar...

E as pessoas que seguem religiões africanas, em sua maioria mesmo, se dizem católicas para não serem perseguidas... estão certas, afinal, eu já discuti com uma dona de escola que falou que não matricularia crianças umbandistas na sua escola... foi foda. Eu fiquei tremendo de raiva...

Mononoke Hime
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7009
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 46
Localização : Floresta do Shishi-Gami

Ir para o topo Ir para baixo

A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico Empty Re: A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico

Mensagem por Mononoke Hime Ter Nov 15, 2011 12:18 pm

A ignorância ainda é o maior problema da humanidade...

Mononoke Hime
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7009
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 46
Localização : Floresta do Shishi-Gami

Ir para o topo Ir para baixo

A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico Empty Re: A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico

Mensagem por Mogur Ter Nov 15, 2011 1:30 pm

Chusma escreveu:
Mogur escreveu:
O que é pior? Acho que o preconceito contra ateus é MUITO pior...

Em ocasiões mais radicais, ateus poderiam até ser caçados e mortos...

Sinceramente cara, acho que vc exagerou muito agora.


Não estou exagerando Chusma, estou dando um exemplo de algo que realmente pode ocorrer em um futuro catastrófico...

Se nós humanos continuarmos a acabar com o planeta, certamente vai acabar a água potável. Com isso certamente ocorrerão guerras por água e comida. Grupos serão gerados para a tentativa de gerar força de batalha...os religiosos JÁ são agrupados, então o que ocorrerá com quem não faz parte desse grupo?

São especulações extremas, mas é bem provável de ocorrer...

Antes da ditadura militar no Brasil existia uma cultura melhor, liberdade de expressão, diversidades de idéias e ideais, e naquela época ninguém acreditava que o Brasil iria passar por mais de 20 anos de opressão militar, perseguição de quem tinha pensamento contrário àquele ideal,...mas aconteceu.

Atualmente ficamos achando que o mundo vai continuar desse jeito de agora, mas eu penso que em momentos de crise, TUDO pode acontecer...

Mas, como disse no início, é apenas um exemplo radical do que pode vir a acontecer algum dia...
Mogur
Mogur
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8799
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico Empty Re: A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico

Mensagem por Questao Ter Nov 15, 2011 2:59 pm

na record um pastor da universal no domingo as 22 horas disse - todas as igrejas exceto a universal,renascer e internacional são do diabo

é realmente parecem bem agrupadas auahhaua

tem muitas panelinhas e opiniões dissidentes,a universal por exemplo é a favor do aborto ao contrario da grande maioria das igrejas evangelicas

as igrejas evangelicas são BEM divididas ao contrario da igreja catolica ( que tambem existe a ortodoxa que é diferente da romana)

eu por exemplo ja fui muitas vezes visto com desconfiança por ser evangelico e as até mesmo dentro dos evangelicos pela minha igreja,ontem mesmo uma pessoa ficou meia hora me falando como eu era horrivel e maligno por ter escolhido ser evangelico

opinião minha pessoal é que em todo lugar tem um idiota,mas infelizmente os idiotas são a grande maioria em todos os grupos

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico Empty Re: A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico

Mensagem por Goris Ter Nov 15, 2011 6:28 pm

Imagina a frase que já ouvi um monte de vezes, se duvidar até aqui:

-Cara, como alguém tão esclarecido e inteligente como você acredita nessa enganação que é a religião?

O que ele disse foi um ataque direto aos evangélicos ou uma real expressão de surpresa?

Um ataque, claro.

Ele pode até não aceitar, mas pela frase ele considera que religiosos são ignorantes e burros.

Oras, que evangélico nunca ouviu essa pergunta? Que ateu mesmo que em pensamento nunca pensou isso?

Enfim, ateus com preconceito contra religiosos existem há tempos - como todo preconceituoso, confunde preconceitos com realidade - e agora que os religiosos começaram a usar a mesma tática ficam no tadinho de mim?

O "ódio" dos religiosos é algo que voltou à mídia apenas recentemente, principalmente com a chegada dos neopentecostais - de quem honestamente não gosto pelo estilo farisaico de agir e pensar - e de personagens tão pouco religiosos quanto Edir Macedo, que são os repórteres e apresentadores que ganham com a polêmica.

Achei sensacionalista demais esse texto.

A coisa é mais questão de respeito humano, não uma provável guerra entre a minoria esclarecida e não manipulada de ateus contra a maioria acéfala e delirante de evangélicos.

Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico Empty Re: A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico

Mensagem por ediv_diVad Ter Nov 15, 2011 7:25 pm

Mononoke Hime escreveu:A ignorância ainda é o maior problema da humanidade...
THAT´S the point.

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico Empty Re: A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico

Mensagem por Questao Ter Nov 15, 2011 7:26 pm

ediv_diVad escreveu:
Mononoke Hime escreveu:A ignorância ainda é o maior problema da humanidade...
THAT´S the point.

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico Empty Re: A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico

Mensagem por ediv_diVad Ter Nov 15, 2011 7:32 pm

Questao escreveu:
ediv_diVad escreveu:
Mononoke Hime escreveu:A ignorância ainda é o maior problema da humanidade...
THAT´S the point.
"Há tantas verdades quanto há pessoas"

Texto foda...

Caracas Mr. Q., essa tu tirou do baú do oráculo...

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico Empty Re: A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos