A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Significado dos Sonhos

+4
Mogur
Chusma
ediv_diVad
Mononoke Hime
8 participantes

Ir para baixo

Significado dos Sonhos Empty Significado dos Sonhos

Mensagem por Mononoke Hime Dom Jan 08, 2012 12:03 am

Interpretação e Significados

Quando se fala em significado dos sonhos, os freudianos reagem. Dizem que é impossível generalizar uma experiência exclusivamente pessoal. Os junguianos pensam diferente. Apesar de reconhecerem a experiência onírica como individual, vêem nela pontos comuns a grande parte dos seres humanos. Aqui vão alguns, selecionados pela psicóloga Leda Cepoda Rico. Ela avisa, porém, que esses significado não são regra geral e que só têm sentido quando associados à vida do sonhador.

1. Primeiro, considere o sonho da maneira como ele se apresentou: qual era a situação, quem apareceu, se houve algum fato ou objeto estranho, de que cor, de que tamanho. Relembre se algo o assustou, como você se sentiu, o que pensou, o que cada elemento significa na sua vida, que sentimentos despertou.

2. A maioria dos sonhos é em preto-e-branco ou em cores leves. Cores vibrantes normalmente são um aviso para dar mais atenção à vida afetiva, que anda bloqueada, sem ter como se manifestar.

3. Chegar atrasado e fazer testes: dependendo do contexto, pode significar um certo desconforto com relação a determinados papéis sociais.

4. Pesadelos mostram um conflito profundo. A ansiedade é tão grande que o sonhador não aguenta e dá um jeito de fugir das imagens que o assustam: acorda. E quase como se o inconsciente dissesse "olhe, acorde para essa situação".

5. Sonhar que se está nu num ambiente público normalmente sugere uma inadequação da Persona, a "roupa" que vestimos para nos relacionarmos com o mundo. É importante atentar para o local, se havia conhecidos em volta, o que cada pessoa estava fazendo, como encarou a nudez; para se saber as causas dessa inadequação.

6. Relações homossexuais significam uma afirmação da própria sexualidade e não o contrário, como se poderia imaginar. <- eu ri Razz

7. Agressões físicas ou psicológicas: ocorrem normalmente em fases depressivas, quando a pessoa sente falta de recursos internos para lidar com conflitos.

8. Sonhar com a própria morte, nascimento ou gravidez indica que o fim de uma etapa da vida está próximo. É preciso "morrer" para dar lugar à nova fase.

9. Querer fazer algo e não conseguir é uma situação aflitiva que diz respeito a algum conflito desconhecido do sonhador. Assusta, mas chama a atenção para um potencial que está querendo despertar e luta para se expressar.

10. Animais sem pele e catástrofes naturais como terremotos e enchentes indicam que o consciente tem dificuldades em aguentar o peso que tem ou terá que carregar.

11. Animais ferozes, monstros e figuras primitivas alertam para a necessidade de maior clareza, evolução e refinamento. Quando o problema começa a se resolver, essas imagens mudam e mostram animais domésticos e seres humanos.

12. Os desfechos dos sonhos são muito importantes. Quando a situação imaginada não acaba bem é porque os problemas vividos pedem mais cuidado e reflexão. Se o sonho tiver um happy end, porém, significa que a resolução do conflito está prestes a acontecer.

13. É comum que nos sonhos seja projetada a sombra do sonhador, isto é, os aspectos internos que ele desconhece ou rejeita. Enquanto esse aspecto não se integrar á consciência, nem for aceito, continuará incomodando.[i]


Última edição por Mononoke Hime em Dom Jan 08, 2012 12:09 am, editado 1 vez(es)

Mononoke Hime
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7009
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 46
Localização : Floresta do Shishi-Gami

Ir para o topo Ir para baixo

Significado dos Sonhos Empty Re: Significado dos Sonhos

Mensagem por Mononoke Hime Dom Jan 08, 2012 12:04 am

Como se lembrar deles

Caso o problema esteja em lembrar os sonhos, um conselho: quem não tiver disposição real de investigar o mundo interior, não deve se obrigar a isso. Em todo caso, existem algumas técnicas que podem ajudar na tarefa de recordar os sonhos. Uma delas é acordar e, sem se mexer, relaxar os músculos e manter os olhos fechados e a respiração solta. Isso facilita a recuperação das imagens. Outra técnica é fazer um registro do sonho: caderno e caneta, ou gravador, devem fazer parte do arsenal de quem pretende conquistar o inconsciente. Anotar (ou contar) o sonho antes de levantar da cama é uma boa estratégia, porque ao longo do dia pode-se esquecer detalhes importantes. Além disso, as anotações são um meio excelente de acompanhar o desenvolvimento interior, descobrir potenciais e se conhecer melhor.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Mononoke Hime
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7009
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 46
Localização : Floresta do Shishi-Gami

Ir para o topo Ir para baixo

Significado dos Sonhos Empty Re: Significado dos Sonhos

Mensagem por ediv_diVad Dom Jan 08, 2012 12:26 am

Teóricos dizem que "o que percebemos conscientemente é apenas 1/1000 do que vemos. O resto fica armazenado no cérebro , mas nunca chegará a se tornar consciente (J L Gonzalez)" - do livro Televisão Subliminar de Joan Ferrés. Acredito então que todas as imagens que já passaram pela nossa retina e foram diretamente pro inconsciente com ou sem a nossa seleção consciente vão influenciar diretamente os acontecimentos dos nosso sonhos.

Talvez sonho seja então apenas o nosso cérebro funcionando sem a interrupção de agentes externos. Nada mais do que isso. Sonhos seriam apenas formação de imagens aleatórias formadas diretamente na nossa mente (sem a percepção da retina).

Mas poderiam os sonhos serem tambem algum resquício inconsciente de vidas passadas, ou para ser mais científico, de genes passados? O que mais carregamos nos genes originários de tempos remotos que não conhecemos ou sabemos? Teríamos dentro nos núcleos celulares alguma memória genética da nossa árvore genealógica?

Mas poderiam alguns tipos de sonhos também serem projeções da nossa (in)consciencia numa experiencia extra-corporal ou metafísica? Com vocês, Waldo Vieira, fundador da Conscienciologia, que tem a projeciologia como uma de suas disciplinas...

Enfim, sonho é uma coisa absoluta ou poderiam ser as três hipóteses ao mesmo tempo ou em tempos separados, e outras mais...?

O que realmente acontece com nossa mente quando dormimos?

Receio nunca saber as respostas...



_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Significado dos Sonhos Empty Re: Significado dos Sonhos

Mensagem por ediv_diVad Dom Jan 08, 2012 12:37 am

Mononoke Hime escreveu:2. A maioria dos sonhos é em preto-e-branco ou em cores leves. Cores vibrantes normalmente são um aviso para dar mais atenção à vida afetiva, que anda bloqueada, sem ter como se manifestar.
Sonho muito em PB, às vezes em sépia, muitas vezes também com o som no mute...

Mononoke Hime escreveu:11. Animais ferozes, monstros e figuras primitivas alertam para a necessidade de maior clareza, evolução e refinamento. Quando o problema começa a se resolver, essas imagens mudam e mostram animais domésticos e seres humanos.
Jacarés e todo o tipo de crocodilianos, sonho demais com eles aos montes em tanques muito grandes. Eu nunca tenho medo deles. Só curiosidade.

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Significado dos Sonhos Empty Re: Significado dos Sonhos

Mensagem por Mononoke Hime Dom Jan 08, 2012 12:40 am

ediv_diVad escreveu:
Mononoke Hime escreveu:2. A maioria dos sonhos é em preto-e-branco ou em cores leves. Cores vibrantes normalmente são um aviso para dar mais atenção à vida afetiva, que anda bloqueada, sem ter como se manifestar.
Sonho muito em PB, às vezes em sépia, muitas vezes também com o som no mute...

Mononoke Hime escreveu:11. Animais ferozes, monstros e figuras primitivas alertam para a necessidade de maior clareza, evolução e refinamento. Quando o problema começa a se resolver, essas imagens mudam e mostram animais domésticos e seres humanos.
Jacarés e todo o tipo de crocodilianos, sonho demais com eles aos montes em tanques muito grandes. Eu nunca tenho medo deles. Só curiosidade.

a coisa agora ficou séria! Shocked

Mononoke Hime
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7009
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 46
Localização : Floresta do Shishi-Gami

Ir para o topo Ir para baixo

Significado dos Sonhos Empty Re: Significado dos Sonhos

Mensagem por ediv_diVad Dom Jan 08, 2012 12:44 am

Mononoke Hime escreveu:
a coisa agora ficou séria! Shocked
Tranquilo, é só o meu cérebro reptiliano comedor de carne querendo virar uma coisinha um pouco mais evoluída...



_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Significado dos Sonhos Empty Re: Significado dos Sonhos

Mensagem por ediv_diVad Dom Jan 08, 2012 12:50 am

Às vezes eu acho que o cinema seria uma das melhores traduções dos sonhos das pessoas e consequentemente do inconsciente coletivo.

Seria por isso que nos identificamos tanto com alguns filmes e nada com outros...

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Significado dos Sonhos Empty Re: Significado dos Sonhos

Mensagem por Chusma Dom Jan 08, 2012 7:41 am

Essa semana eu tive um sonho tão interessante que, assim que despertei, às 2 da madrugada, tive de anotá-lo.
Chusma
Chusma
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4701
Data de inscrição : 25/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Significado dos Sonhos Empty Re: Significado dos Sonhos

Mensagem por Mononoke Hime Dom Jan 08, 2012 9:36 am

Chusma escreveu:Essa semana eu tive um sonho tão interessante que, assim que despertei, às 2 da madrugada, tive de anotá-lo.

fala!

Mononoke Hime
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7009
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 46
Localização : Floresta do Shishi-Gami

Ir para o topo Ir para baixo

Significado dos Sonhos Empty Re: Significado dos Sonhos

Mensagem por Mogur Dom Jan 08, 2012 10:39 am

ediv_diVad escreveu:
Talvez sonho seja então apenas o nosso cérebro funcionando sem a interrupção de agentes externos. Nada mais do que isso. Sonhos seriam apenas formação de imagens aleatórias formadas diretamente na nossa mente (sem a percepção da retina).

Eu acredito mais nessa linha do que em qualquer outra. Acho que os sonhos refletem coisas que estão no nosso inconsciente ou subconsciente, e nosso cérebro está realocando para o fundo da memória, ou algo parecido, e misturado com nossos anseios e preocupações atuais.

Em comparação grosseira, eu acho que os sonhos são reflexos do nosso cérebro fazendo uma "desfragmentação" da memória, para poder armazená-la mais adequadamente...

_________________
Porque um homem que foge do seu medo pode descobrir que, afinal, apenas enveredou por um atalho para ir ao seu encontro. (J. R. R. Tolkien, em Os filhos de Húrin)
Mogur
Mogur
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8799
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Significado dos Sonhos Empty Re: Significado dos Sonhos

Mensagem por Questao Dom Jan 08, 2012 10:59 am

eu tive um sonho mas ele foi muito agradavel,a analise dos sonhos é algo antigo,os psicologos tentam interpretar mas até eles falam para as pessoas não ficarem paranoicas com isso...mas a gente sempre fica não é?

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Significado dos Sonhos Empty Re: Significado dos Sonhos

Mensagem por Brainiac Dom Jan 08, 2012 4:58 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Brainiac
Brainiac
Farrista ninguém me alcança
Farrista ninguém me alcança

Mensagens : 15575
Data de inscrição : 29/11/2010
Idade : 35
Localização : Planeta Colu

Ir para o topo Ir para baixo

Significado dos Sonhos Empty Re: Significado dos Sonhos

Mensagem por Mononoke Hime Dom Jan 08, 2012 6:44 pm

Brainiac escreveu:[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Mononoke Hime
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7009
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 46
Localização : Floresta do Shishi-Gami

Ir para o topo Ir para baixo

Significado dos Sonhos Empty Re: Significado dos Sonhos

Mensagem por Convidado Dom Jan 08, 2012 8:46 pm

Brainiac escreveu:[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Uma vez eu estava sonhando que estava comendo um sonho....
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Significado dos Sonhos Empty Re: Significado dos Sonhos

Mensagem por Brainiac Dom Jan 08, 2012 11:07 pm

fabiola_a9 escreveu:
Brainiac escreveu:[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Uma vez eu estava sonhando que estava comendo um sonho....
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Isso não é nada, já sonhei que estava sonhando que estava dormindo! Laughing
Brainiac
Brainiac
Farrista ninguém me alcança
Farrista ninguém me alcança

Mensagens : 15575
Data de inscrição : 29/11/2010
Idade : 35
Localização : Planeta Colu

Ir para o topo Ir para baixo

Significado dos Sonhos Empty Re: Significado dos Sonhos

Mensagem por Christopher...Pekneo Ter Jan 10, 2012 8:18 pm

Questões sobre os Sonhos, pergunte para ao mestre deles...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Christopher...Pekneo
Christopher...Pekneo
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1364
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 28
Localização : Logo Ali

Ir para o topo Ir para baixo

Significado dos Sonhos Empty Re: Significado dos Sonhos

Mensagem por Brainiac Ter Jan 10, 2012 9:28 pm

Sonhei que estava fazendo prova na faculdade, e a prova consistia em cozinhar um ovo de codorna...
Brainiac
Brainiac
Farrista ninguém me alcança
Farrista ninguém me alcança

Mensagens : 15575
Data de inscrição : 29/11/2010
Idade : 35
Localização : Planeta Colu

Ir para o topo Ir para baixo

Significado dos Sonhos Empty Re: Significado dos Sonhos

Mensagem por Hiena Ter Jan 10, 2012 9:36 pm

Frequentemente sonho que estou nu em ambientes públicos, mas o que me incomoda nesses sonhos é o fato de que as pessoas não me enxergam por mais que eu queira chamar a atenção delas...
Talvez eu sinta essa tal de inadequação e que eu seja muito exibido mesmo...
Hiena
Hiena
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1429
Data de inscrição : 11/06/2010
Localização : Aracaju - SE

Ir para o topo Ir para baixo

Significado dos Sonhos Empty Re: Significado dos Sonhos

Mensagem por Mononoke Hime Ter Jan 10, 2012 10:04 pm

Hiena escreveu:Frequentemente sonho que estou nu em ambientes públicos, mas o que me incomoda nesses sonhos é o fato de que as pessoas não me enxergam por mais que eu queira chamar a atenção delas...
Talvez eu sinta essa tal de inadequação e que eu seja muito exibido mesmo...

Lembrei do Harry Potter quando ele entrava nas lembranças do Dumbledore...

Mononoke Hime
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7009
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 46
Localização : Floresta do Shishi-Gami

Ir para o topo Ir para baixo

Significado dos Sonhos Empty Re: Significado dos Sonhos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos