A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo

+2
Jamm
Brainiac
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo Empty Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo

Mensagem por Brainiac Qui Mar 01, 2012 8:43 am

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Pessoas de classe social alta, com mais recursos econômicos e educação, tendem a comportamentos menos éticos do que as com menos recursos.

A afirmação é do pesquisador Rodolfo Mendoza-Denton, professor do Departamento de Psicologia da Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA), que assina o trabalho com colegas da Universidade de Toronto (Canadá).

"Realizamos sete estudos experimentais que nos levaram a conclusões surpreendentes, disse ele em entrevista à agência de notícias Efe. "Normalmente se pensa que as pessoas com menos recursos têm mais motivação para se comportar de maneira imoral, antiética e violar a lei."

A equipe, liderada por Paul Piff, efetuou dois testes em situações normais para avaliar as probabilidades de os motoristas fecharem o cruzamento de outros veículos em uma intersecção muito transitada de duas ruas, bem como de pedestres em uma esquina da mesma área de San Francisco.

O fator de referência foi a marca do veículo, a idade e aparência do motorista para apontar sua classe social.

Os autores descobriram que uma porcentagem mais alta dos motoristas de veículos caros ("um Porsche ou uma Ferrari", disse Mendoza-Denton) se antecipava ao cruzamento de outros veículos ou dos pedestres, comparado com os motoristas de veículos de menos luxo.

Outros cinco experimentos realizados em laboratório com estudantes e pela internet, com uma amostra de alcance nacional de adultos, revelaram que os participantes que se consideravam de "classe alta" tinham mais tendência a tomar decisões antiéticas do que os de "classe baixa".

Entre esses comportamentos está furtar objetos valiosos de outras pessoas, mentir em uma negociação ou aumentar as possibilidades de ganhar um prêmio e dar aval a uma conduta incorreta no trabalho.

"O importante não é apenas a conclusão de que as pessoas que estão mais acima tendem a se comportar menos eticamente, mas avaliar por que o fazem", declarou Mendoza-Denton.

"Descobrimos que as pessoas de classe baixa ou que se percebem como tal estão mais expostas a perigos, têm menos recursos e um trabalho que não é estável, o que torna suas vidas menos previsíveis", disse o pesquisador.

"Os cidadãos desse nível social trabalham mais para garantir que as relações humanas serão fortes e duradouras", acrescentou.

Por outro lado, os membros da classe alta, "como têm mais recursos, se sentem mais seguros, têm o luxo de ser mais independentes, tendem a focar os pensamentos e as emoções em si mesmos e pensam menos nas consequências que seu comportamento tem para outros", concluiu.

Pessoas de classes mais altas também demonstraram ser menos propensas a dizer a verdade em uma negociação hipotética de emprego, na qual atuaram como empregadores tentando contratar alguém para um trabalho que sabiam que seria encerrado em breve.

E, quando receberam um recipiente com doces, que os pesquisadores informaram ser para crianças que participavam de experiências em um laboratório vizinho, os mais ricos tiraram mais balas do que os demais, quando informados que poderiam pegar algumas.

Os mais ricos também parecem ser mais focados em suas metas, veem a ganância de forma mais positiva e têm sentimentos mais fortes de autoindulgência, revelou o estudo.

"A busca do interesse próprio é uma motivação mais fundamental na elite da sociedade e o desejo aumentado, associado a maior riqueza e status podem promover más atitudes", destacou o estudo, publicado na revista especializada "PNAS".
Brainiac
Brainiac
Farrista ninguém me alcança
Farrista ninguém me alcança

Mensagens : 15575
Data de inscrição : 29/11/2010
Idade : 35
Localização : Planeta Colu

Ir para o topo Ir para baixo

Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo Empty Re: Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo

Mensagem por Convidado Qui Mar 01, 2012 10:27 am

Ninguém consegue uma grana absurda sendo honesto...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo Empty Re: Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo

Mensagem por Jamm Qui Mar 01, 2012 10:34 am

fabiola_a9 escreveu:

Ninguém consegue uma grana absurda sendo honesto...

Consegue sim, ganhando na loteria..... Cool
Jamm
Jamm
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 18746
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo Empty Re: Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo

Mensagem por Convidado Qui Mar 01, 2012 10:37 am

Jamm escreveu:
fabiola_a9 escreveu:

Ninguém consegue uma grana absurda sendo honesto...

Consegue sim, ganhando na loteria..... Cool

ahaha se vc acha que alguns 115 milhões é grana absurda vc é bem ingênuo! Laughing Laughing Laughing Laughing

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo Empty Re: Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo

Mensagem por Victor Pax Qui Mar 01, 2012 11:03 am

Eu me contentava com 1%. Shocked
Já resolvia para o resto da vida. Rolling Eyes
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo Empty Re: Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo

Mensagem por Chusma Qui Mar 01, 2012 11:53 am

fabiola_a9 escreveu:Ninguém consegue uma grana absurda sendo honesto...

Conseguir, até consegue. Mas que é difícil, com certeza é (e não estou falando da Loteria...). Um cara que, na minha visão é honesto e se deu bem é o Silvio Santos (pena que os familiares evangélicos dele deram o cano no Panamericano).

Obs: sempre fui honesto e, como diria o Alborguetti, só levei na bunda por causa disso. Infelizmente (ou felizmente), a honestidade está no meu ser e, pelo visto, ficarei sem um tostão no bolso por muitos e muitos anos, rsrs.
Chusma
Chusma
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4701
Data de inscrição : 25/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo Empty Re: Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo

Mensagem por Mogur Qui Mar 01, 2012 11:55 am

Minha mãe é professora de História, e ela sempre falou que no Capitalismo não tem como uma pessoa enriquecer sem explorar as demais.

E eu expando esse conceito para todas as interações. Os salários dos trabalhadores NÃO são justos. Comparando com a grana que um empresário adquire com sua empresa, os salários poderiam ser bem melhores, mas aí o FDP iria enriquecer menos...

_________________
Porque um homem que foge do seu medo pode descobrir que, afinal, apenas enveredou por um atalho para ir ao seu encontro. (J. R. R. Tolkien, em Os filhos de Húrin)
Mogur
Mogur
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8799
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo Empty Re: Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo

Mensagem por Mogur Qui Mar 01, 2012 11:56 am

Silvio Santos explorou os trabalhadores de sua emissora...ele não enriqueceu sem explorar!

_________________
Porque um homem que foge do seu medo pode descobrir que, afinal, apenas enveredou por um atalho para ir ao seu encontro. (J. R. R. Tolkien, em Os filhos de Húrin)
Mogur
Mogur
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8799
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo Empty Re: Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo

Mensagem por Chusma Qui Mar 01, 2012 11:59 am

Mogur escreveu:Minha mãe é professora de História, e ela sempre falou que no Capitalismo não tem como uma pessoa enriquecer sem explorar as demais.

E eu expando esse conceito para todas as interações. Os salários dos trabalhadores NÃO são justos. Comparando com a grana que um empresário adquire com sua empresa, os salários poderiam ser bem melhores, mas aí o FDP iria enriquecer menos...

Bom, mas aí teriamos dois conceitos de homestidade: a moral (que é essa que você está falando, que tornaria realmente quase que impossível ganhar um bom dinheiro) e a legal (ou seja, o cara que não é desonesto de acordo com as leis, do tipo não sonegar IR, não levar dinheiro roubado na cueca etc).
Chusma
Chusma
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4701
Data de inscrição : 25/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo Empty Re: Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo

Mensagem por Goris Qui Mar 01, 2012 11:59 am

O primeiro experimento achei fail.

Ferrari é carro de quem quer mostrar status, poder.

Vc nao compra uma ferrari pra sair com os amigos e família, vc compra um carro destes pra impressionar alguém.

Ou seja, o perfil deste é o mesmo do funkeiro que compra um celular potente e põe pra tocar no ônibus ou pega uma metralhadora pra se mostrar nas favelas, apenas o cara tem mais grana.

Já o segundo, putz, foda mesmo.
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo Empty Re: Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo

Mensagem por Chusma Qui Mar 01, 2012 12:02 pm

Mogur escreveu:Silvio Santos explorou os trabalhadores de sua emissora...ele não enriqueceu sem explorar!

Exploração é um conceito muito abstrato. Não quero dizer que não se aplica nesse caso, mas sim que é difícil mensurá-lo. Afinal, o empresário tem o custo do risco e do seu próprio trabalho que, podem não ser considerados do ponto de vista contábil, mas o é do ponto de vista econômico. Enfim... e como eu disse, há dois conceitos de honestidade. O considero honesto do pode de vista legal.
Chusma
Chusma
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4701
Data de inscrição : 25/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo Empty Re: Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo

Mensagem por Goris Qui Mar 01, 2012 12:24 pm

Imaginem que vc tenha uma idéia, pegue dinheiro emprestado no banco (a juros de Brasil), corra atrás da documentação toda, se estresse com a burocracia, corra riscos...

Aí vc contrata um empregado e diz "vou te dar salário mínimo, vale-transporte e tudo o que a lei manda pra vc fazer X, vc quer?" e ele aceita.

Depois de tudo, a empresa começa a dar um lucro enorme e vc começa a ter um bom padrão de vida.

O empregado que aceitou X pelo trabalho Y começa a se achar explorado, afinal, na mente dele, ele é que é o responsável pelo lucro do patrão, mesmo que outro possa fazer o mesmo trabalho - enquanto nem todos tem a visão, força de vontade, paciência de criar uma empresa que funcione - e o funcionário se sente explorado.

Mas, peraí, ele não entrou como sócio, ele não se arriscou a perder tudo (abri uma empresa anos atrás, sei como é) ou ficar a vida toda pagando dívidas de uma tentativa falha.

Ainda sou empregado, recebia um ótimo salário (dentro de minhas expectativas) uns 5 anos atrás, hoje recebo um salário razoável. Não reclamo e sei que pra melhorar financeiramente, tenho de me formar em engenharia e buscar um melhor emprego ou ascender na empresa.

Agora, tenho colegas que ganham tanto quanto eu, torram seu dinheiro em noitadas, carrões, mulheres (dentro e fora do casamento) e eles reclamam do maldito judeu dono da empresa que nos explora, mas ao mesmo tempo, não se interessam em crescer, mudar ou o que for.

Será mesmo que estão sendo explorados ou apenas fazem o que a raça humana melhor sabe fazer, que é jogar a culpa própria nos outros?

Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo Empty Re: Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo

Mensagem por Chusma Qui Mar 01, 2012 12:32 pm

Exatamente, Goris. O empresário tem o custo do risco. Caso dê errado, a batata quente fica toda não mão dele.

E, realmente, muitos salários são injustos (muitos mesmo), porém existem sim alguns que valem a pena. Mas precis do esforço para mudar, tentar algo diferente, se arriscar também. Mas não é nada cômodo fazer uma coisa dessas.

Por isso eu não gosto de misturar "honestidade" com "exploração capitalista". Usando o bom censo, se tem uma ideia muito boa quando uma atitude é ou não honesta. Agora, com explração capitalista é meio complicado e, muito mais abstrato.
Chusma
Chusma
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4701
Data de inscrição : 25/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo Empty Re: Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo

Mensagem por Goris Qui Mar 01, 2012 12:36 pm

Em tempo, não tenho nada contra alguém torrar sua grana com mulheres, bebida, dando festas pros amigos ou em carrões. Se vc trabalha tem o direito de gastar ou investir seu dinheiro com o que quiser.

Mas é fácil ficar estacionado no mesmo lugar, sentir outras pessoas passando por você e achar um culpado para permitir a vc se lamuriar enquanto continua estacionado.

A questão da exploração passa por isso.

Não gosta do emprego e do salário, estude ou invista seu dinheiro em algo que dê lucro.

Conheço gente que ganha pouco mais de salário mínimo e chega segunda feira na empresa dizendo começou a beber na sexta às 18:00 e só chegou em casa no domingo de noite pra dormir.

E esse é exatamente o tipo que mais reclama do judeu pão-duro que não valoriza o funcionário.

Por outro lado, conheço gente que ganha salário mínimo, se juntou com outro colega (uns 20 anos atrás) e comprou um terreno, fez uma casa, saiu do aluguel e comprou outro terreno, fez outra casa e assim por diante e hoje quadruplicam o salário com o aluguel e mesmo assim continuam trabalhando por salário mínimo.

Tá, hoje é mais complicado fazer o que eles fizeram, mas quantas pessoas na mesma época poderiam ter feito o mesmo e não o fizeram?

Me lembra dos EUA. A gente pode falar que eles são os maiores alienados do planeta e devem ser mesmos, mas lá a atitude de reclamar de que está sendo explorado vem seguida de um olhar feio de todo mundo à volta e da chegada de um chato dizendo que se vc se sente explorado, arregace suas mangas e crie oportunidades.

Bem melhor que aqui no Brasil, onde se vc se sentir explorado, vem pedir grana pro governo...
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo Empty Re: Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo

Mensagem por Mogur Qui Mar 01, 2012 1:32 pm

Muitas pessoas possuem interesse em abrir um negócio, tem força de vontade, tem disposição para arriscar, mas não possuem dinheiro. E aí?

O sistema capitalista é errado, porque impede que a pessoa cresça na vida por seu esforço próprio, já que muitos fatores não dependem dele...

Voltando ao exemplo que você deu, Goris. Um cara que nunca trabalhou na vida, mas é filho de uma pessoa que por seu trabalho conseguiu conquistar uma vida rica. Esse cara decide abrir um negócio, com dinheiro (financiamento) do pai, e passa a explorar os trabalhadores com salários "da lei", mas que sabemos que não são justos... Isso para mim é um absurdo. É o mesmo que uma pessoa ter um cavalo para realizar trabalhos numa plantação e alegar que o cavalo está recebendo comido e lugar para dormir.

Não é porque uma pessoa está "arriscando" abrir um negócio que ele deixa de ser explorador.

_________________
Porque um homem que foge do seu medo pode descobrir que, afinal, apenas enveredou por um atalho para ir ao seu encontro. (J. R. R. Tolkien, em Os filhos de Húrin)
Mogur
Mogur
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8799
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo Empty Re: Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo

Mensagem por Victor Pax Qui Mar 01, 2012 2:35 pm

Acho que nem tanto ao mar, nem tanto a terra.

Como foi dito se o cara se arrisca e a segurança da família para montar um negócio seria até estranho o salário dele não ser maior do que os demais.
Meu tio mesmo começou como mascate viajando o Brasil vendendo quinquilaria por mais de 10 anos para juntar dinheiro (pelo menos conheceu minha tia) e montar uma pequena confecção de roupas íntimas... começou com três maquinas e um estoque de malhas.... hoje ele está muito bem.
Ano retrasado ele com mais de 60 anos passou a confecção para as mãos do meu primo, “torrou” parte da reserva da confecção em matéria prima e começou a vender matéria prima para confecção.

Mas não vamos confundir capitalismo com neoliberalismo, pois no neoliberalismo é que o objetivo é tirar o máximo dos empregados dando o mínimo, de forma muito mais intensa do que no capitalismo em si (que até como por exemplo H. Ford viam os empregados como consumidores em potencial)... meu tio mesmo sempre fez questão de pagar um salário digno (pelo menos acima do mercado) e sempre que o negócio melhorava dava uma parte do lucro para “as meninas” e sempre teve o mesmo tratamento com elas que tinha com a mulher e filhos dentro da empresa.
Aliás, salário (seja dos empregados seja do patrão) é despesa e deve estar embutido no cálculo.
Conheço “empresários” que tiram do lucro não só o salário, mas toda despesa da casa e particular... e vivem cobrando metas e reclamando dos benefícios trabalhistas... aí sim é explorar os empregado em benefício próprio.

Concordo que sempre vai haver certa injustiça, mas patrões não são obrigatoriamente FDP, embora realmente muitos sejam cobrados para que sejam pelos pares e pela sociedade (basta ver a mentalidade de economistas como FHC e Dilma que vem educação, saúde e segurança como prejuízos e sempre dão maior importância para as empresas do que para a população e vivem “ajustando” o calculo do custo de vida para “não sobrecarregar a indústria”).
Economistas aliás que muitas vezes oriental os donos de empresas para serem FDP (como por exemplo passando parte do patrimônio da empresa para o nome dos filhos e parentes, para se der algo errado ele não sejam resgatados pelo acionsitas/funcionários/justiça).

Então o quadro é bem maior e mais profundo do que o apresentado.
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo Empty Re: Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo

Mensagem por Goris Qui Mar 01, 2012 3:32 pm

Olha, o que é um salário justo?

Ah, eu ganho um milhão de dólares por mês, então vou dar à minha empregada um salário de 17 mil reais por mês.

É justo?

Ah, então é totalmente justo um engraxate do congresso ganhar esses mesmos 17 mil e é sacanagem o povo reclamar.

A gente tá confundindo princípios e desejos com realidade.

Comento de novo, não tá satisfeito? Procura melhorar.

Aí entramos naquela história de ONG dá curso de inglês de graça e ninguém vai. Dá curso de informática de graça e ninguém vai.

Aí, quando não melhora de vida vem reclamar que ninguém dá oportunidade....
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo Empty Re: Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo

Mensagem por Victor Pax Qui Mar 01, 2012 4:00 pm

Nem tanto Goris....

Eu mesmo como funcionário público da educação superior "reclamo" de um engraxate ou um ascensorista de elevador no congresso ganhe várias vezes meu salário.

E infelizmente quando reclamamos de algo (como os policiais do baixo salário) o argumento usado é exatamente esse... não tá satisfeito? Sai!

Quando nós referimos a salário justo é (ou deveria ser) um salário que dê para a pessoa sustentar a casa com alimentação, aluguel, contas, educação, saúde, etc, para que possa ter lazer (um cinema ou um lanche pelo menos) e ainda sobre para guardar para uma emergência.

Aqui condicionaram aumento de salário a "melhoria" (exatamente com sua frase não tá satisfeito? Melhore.. vá fazer um curso superior/ especialização/ mestrado/ doutorado.

Mas grande parte já está em vias de se aposentar com uma idade mais avançada ou significaria um gasto que comprometeria o orçamento familiar da pessoa e esse aumento por titulação não deveria substituir o aumento real.

Não tiro sua razão, mas sempre se deve ver caso a caso.
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo Empty Re: Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo

Mensagem por Goris Sex Mar 02, 2012 1:49 am

E infelizmente quando reclamamos de algo (como os policiais do baixo salário) o argumento usado é exatamente esse... não tá satisfeito? Sai!
Mas não é um argumento válido?

Tipo, eu não tenho de correr atrás de melhorar, as melhorias é que tem de vir a mim?

:)

Nunca me canso de falar que sou conservador. Meu irmão é exatamente o tipo de cara que chora que não tem oportunidades na vida, que ninguém dá chance pra ele e talz... Mas quando vc fala pra ele ir à luta, não dá, não pode, acha sacanagem...

Por isso eu tenho este modo de pensar, por que vejo na realidade - e com olhos críticos - como grande parte das pessoas são.

Só pra constar, um casal de tios meus criou com grande dificuldade seus filhos. Minha prima estudou sempre nos melhores colégios da região mesmo meus tios se matando de trabalhar pra pagar. Ano passado eles pagaram um cursinho pra ela, pra ela poder entrar na UFF. Achei super legal isso.

E ela?

Ela também. Na metade do ano largou o cursinho, embolsou a grana, arrumou um emprego no McDonnalds e aproveitava a grana pra comprar coisas que queria...

Será que daqui a 10 anos ela vai falar "nossa, eu pude ser alguém na vida mas desperdicei minhas oportunidades, mereço continuar trabalhando no McDonnalds" ou vai reclamar do salário, da falta de chances de crescer e tal?

Não acho que nada nos deva ser dado de mãos beijadas. Se não está satisfeito, procure melhorar. Reclamar e continuar na mesma só vai te deixar no mesmo lugar e com uma úlcera.
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo Empty Re: Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo

Mensagem por Victor Pax Sex Mar 02, 2012 8:10 am

Bom Goris... então compre uma arma , aprenda e ensine para família primeiros socorros e se feche em uma bolha... pois ninguém é obrigado a te dar saúde, segurança, educação, vias de transporte, e todo os meios de viver nas cidades e no país por abnegação.

Cara, na boa... essa do "não tá satisfeito? Sai!" é o cúmulo da desprezo ao trabalho alheio. Rolling Eyes
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo Empty Re: Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo

Mensagem por Mogur Sex Mar 02, 2012 9:49 am

Goris escreveu:
E infelizmente quando reclamamos de algo (como os policiais do baixo salário) o argumento usado é exatamente esse... não tá satisfeito? Sai!
Mas não é um argumento válido?

Tipo, eu não tenho de correr atrás de melhorar, as melhorias é que tem de vir a mim?

Esse é o típico argumento de uma pessoa egocêntrica capitalista!

Nem todos possuem as mesmas condições financeiras. É muito fácil dizer para uma pessoa mudar, mas vai tentar mudar sua vida para ver!

Eu acredito que o mundo poderia ser muito melhor, se todos acreditassem que devemos nos unir para criar uma sociedade mais justa e igualitária. Mas a merda do individualismo (talvez uma herança entre todos os primatas) impede que tenhamos um mundo melhor...

_________________
Porque um homem que foge do seu medo pode descobrir que, afinal, apenas enveredou por um atalho para ir ao seu encontro. (J. R. R. Tolkien, em Os filhos de Húrin)
Mogur
Mogur
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8799
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo Empty Re: Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo

Mensagem por Chusma Sex Mar 02, 2012 10:15 am

Mogur escreveu:
Goris escreveu:
E infelizmente quando reclamamos de algo (como os policiais do baixo salário) o argumento usado é exatamente esse... não tá satisfeito? Sai!
Mas não é um argumento válido?

Tipo, eu não tenho de correr atrás de melhorar, as melhorias é que tem de vir a mim?

Esse é o típico argumento de uma pessoa egocêntrica capitalista!

Nem todos possuem as mesmas condições financeiras. É muito fácil dizer para uma pessoa mudar, mas vai tentar mudar sua vida para ver!

Eu acredito que o mundo poderia ser muito melhor, se todos acreditassem que devemos nos unir para criar uma sociedade mais justa e igualitária. Mas a merda do individualismo (talvez uma herança entre todos os primatas) impede que tenhamos um mundo melhor...

Olha, acho que a discussão sobre os malefícios da capitalismo já está bem datada (provavelmente por não ter adversários, dado que o sistema pseudo-comunista fracassou).. E, sinceramente, não boto a culpa "no sistema", mas sim em outra coisa que você citou: o individualismo.

Uma coisa que concordo contigo é que realmente não há oportunidades para todos. Senão não existiria desemprego por desalento, por exemplo. De fato tem muita gente que fode a sua própria vida por dispensar oportunidades e por preguiça. Mas não acho que seja regra geral. Afinal, querendo ou não, precisamos de pessoas atuando em atividades que remuneram menos tanto das que atuam nas que remuneram mais.
Chusma
Chusma
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4701
Data de inscrição : 25/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo Empty Re: Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo

Mensagem por Victor Pax Sex Mar 02, 2012 12:43 pm

Sobre as oportunidades....

Como citei o governo está pressionando para substituir a recomposição das perdas salariais por gratificação por cursos.

Imagina o cara que ganha R$2000,00 que precisa fazer um curso superior.
Mesmo ganhando bem ele vai pagar de mensalidade pelo menos uns R$600,00, mas viagem caso seja em outra cidade, mas livros, mais material e alimentação (bota uns R$400,00).... nisso já foi metade do salário.
Ele não vai parar de trabalhar, então só vai ter a hora do amoço para estudar e fazer os trabalhos durante a semana e com certeza seus finais de semana, então fica difícil ele fazer bicos.
Se o cara tiver filho esses R$1000,00 vão se somar as despesas da educação do filho (e conheço vários amigos que são esteio da casa por falecimento da esposa ou por divórcio).
O cara vai preferir que ele ou o filho estude?
Vai tirar de onde senão do orçamento familiar para complementar os estudos e a maioria dos colegas já está com grande dificuldade de chegar ao final do mês.

Se for um curso de mestrado então! Shocked

Então acho balela essa de "quer ganhar mais... melhore" para esconder o desprezo da pessoa pelas demais e realmente detesto pessoas que acham que tudo que os outros tem de fazer.... "fácil".

Tem gente que não se esforça, tem.
Tanto que estou terminando a especialização e muitos poderiam ter feito junto, mas preferiram não correr atras, mas eu fiz o curso as custas do lazer, do que poderia ter ido para poupança e por não ter filhos poder contar com uma reserva de contenção de gastos, e mesmo assim não foi fácil esticar o salário.

Então acho que se essa história de "não tá satisfeito... saí!" continuar toda vez que professores, médicos, bombeiros, policiais e outros profissionais clamam por condições de trabalho e respeito, esses profissionais deveriam realmente dar as costas para esses palhaços arrogantes que acham que "servi-los já é recompensa suficiente" para eles se virarem sozinhos na sua mediocridade soberba.
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo Empty Re: Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo

Mensagem por Goris Sex Mar 02, 2012 1:19 pm

Bom, cada um tem mais que suas visões, tem seus exemplos de vida.

E é nisso que a gente faz nossas noções de mundo.

Vi gente pobre com garra lutando contra tudo e todos (modo de dizer) para ter sucesso na vida. E vi gente pobre com um monte de problemas que nunca teve sucesso na vida.

Acredito de verdade que a atitude é o que difere estas pessoas.

E a atitude de ter problemas e não lutar para vencê-los é válida, mas não lutar e ficar reclamando, não é.

Agora, tenho um conhecido que é bombeiro, ele estudou, fez provas, ascendeu na carreira. Agora, será que nenhum outro bombeiro teve capacidade de estudar e fazer provas e ascender? Ou vontade?

Pô, sou formado professor.

Tinha gente que claramente dizia na faculdade "Só faço faculdade por que vai ser obrigatório pra continuar no emprego". Tinha gente que, vergonha das vergonhas num curso de formação de professores, vivia de cola! Tinha os zé droginhas que no meio da aula vinham com piadas que atrapalhavam o andamento do assunto e/ou ficavam a aula toda monopolizando o professor com assuntos nada a ver...

Fico imaginando alguns destes dando aula. E reclamando do salário. E reclamando de não valorizarem os professores (entenda bem, não é que todo professor que reclama seja mau professor, mas todo mau professor reclama) e dando aula no "eles fingem que me pagam, eu finjo que ensino".

E sim, já ouvi um ex-colega falando isso e rindo.

Será que algum dia esse cara vai se destacar? Vai ser um bom professor? Ah, garanto que ele vai ser o professor que todo mundo gosta, mas ele vai mesmo ensinar?

Claro que pessoas mudam e nos surpreendem, mas são raras estas pessoas.

E não desvalorizo ninguém quando digo "não gosta, mude de profissão!", isso é uma realidade da vida. Se eu não gosto do que faço (e atualmente estou cada vez curtindo menos algo que uns 5 anos atrás diria que faria de graça) não cabe ao universo mudar para me satisfazer, mas eu mudar e buscar crescer e mudar para algo que eu goste.

E cuidado tbm com o contrário, quando vc fica ouvindo demais quem reclama de que não consegue as coisas por que tem problema, vc acaba acreditando nisso. Se alguém tem problemas para mudar, vc pode ajudar e apoiar essa pessoa a crescer e mudar. Mas se essa pessoa não quer mudar mas que mudem para ela, tem algo errado aí.
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo Empty Re: Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo

Mensagem por Goris Sex Mar 02, 2012 1:25 pm

Imagina o cara que ganha R$2000,00 que precisa fazer um curso superior.
Mesmo ganhando bem ele vai pagar de mensalidade pelo menos uns R$600,00, mas viagem caso seja em outra cidade, mas livros, mais material e alimentação (bota uns R$400,00).... nisso já foi metade do salário.
Ele não vai parar de trabalhar, então só vai ter a hora do amoço para estudar e fazer os trabalhos durante a semana e com certeza seus finais de semana, então fica difícil ele fazer bicos.

Se o cara tiver filho esses R$1000,00 vão se somar as despesas da educação do filho (e conheço vários amigos que são esteio da casa por falecimento da esposa ou por divórcio).

O cara vai preferir que ele ou o filho estude?

Vai tirar de onde senão do orçamento familiar para complementar os estudos e a maioria dos colegas já está com grande dificuldade de chegar ao final do mês.
Meu caso é exatamente este, pago 600 contos de faculdade. Mais os extras, mais medicação e psiquiatra pra esposa, mais o tempo que passo com ela, mais ter de lidar com crises ocasionais... Tive de trancar minha matrícula e só volto na segunda metade do ano...

Problemas todos nós temos, mas pra resolvê-los temos de sacrificar algo.

Pô, ganho bem, até hoje não tenho carro. Queria muito um. Mas não posso tirar hoje 10 mil reais em dívidas pra ter um carro. Poderia? Claro que poderia, mas aí a faculdade ficaria pra ainda mais tarde.

Eu sacrifiquei (estou sacrificando) um aqui e agora que eu queria ter por um futuro que eu quero e vou ter. Uma vez formado e conseguindo um emprego, com um salário melhor vou poder comprar o carro, um carro melhor e ter tudo o que não pude esse tempo todo.

Será que outros fazem os mesmos sacrifício que nem são sacrifícios, mas investimentos?

Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo Empty Re: Ricos são mais propensos a trapacear, revela estudo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos