A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Uma opinião sóbria sobre a homossexualidade

4 participantes

Ir para baixo

Uma opinião sóbria sobre a homossexualidade Empty Uma opinião sóbria sobre a homossexualidade

Mensagem por Quero Café Ter maio 15, 2012 4:41 pm

Há um conto do Marquês de Sade chamado "Augustine de Villeblanche, ou o estratagema do amor" que apresenta no início uma reflexão interessante e esclarecedora sobre a homossexualidade ainda que não tenha nenhuma opinião absolutamente inovadora
Eis o Texto:



- De todos os desvios da natureza, o que mais causou reflexão, que pareceu mais estranho a esses pseudofilósofos que tudo querem analisar sem nunca compreender algo -, dizia a uma de suas melhores amigas, certo dia, a srta. Villeblanche, da qual falaremos oportunamente daqui a pouco -, é esse gosto bizarro que mulheres de certa compleição, ou de certo temperamento, desenvolveram com respeito a pessoas do seu sexo. Embora bem anteriormente à imortal Safo, e depois dela, não tivesse existido uma única região do universo, sequer uma cidade, que não nos tivesse dado mulheres nascidas desse tipo de capricho, e de acordo com provas tão cabais, fosse mais razoável acusar a natureza de bizarria do que a essas mulheres de crime contra a natureza, jamais, entretanto, deixou-se de as censurar, e, sem a autoridade imperiosa que sempre teve o nosso sexo, quem sabe se algum Cujas, algum Bartole, algum Luís IX, teriam imaginado criar leis de fagots* , contra essas criaturas, do modo como ousaram promulgar contra os homens que, formando o mesmo gênero singular, e por tão boas razões, sem dúvida, imaginaram, entre eles, poder se bastar a si próprios, e pensaram que a mistura dos sexos, muito útil à propagação, podia muito bem não ter essa mesma importância para os prazeres. - Queira Deus que não tomemos nenhum partido sobre isso... não é, minha cara? - continuava a bela Augustine de Villeblanche, lançando a essa amiga beijos que pareciam, entretanto, no mínimo, suspeitos, mas em vez de fagots, em vez de desprezo, em vez de sarcasmos - essas armas de todos e embotadas em nossos dias -, não seria infinitamente mais simples, num gesto totalmente indiferente à sociedade, tão ao agrado de Deus, e, talvez mais útil à natureza do que se imagina, que se permitisse a cada qual agir segundo a própria vontade ... ? O que se pode temer dessa
* Fagot tem por tradução feixe de lenha; nesta passagem, Sade alude à fogueira onde ardiam os hereges. (N. dos T.)
depravação? Aos olhos de todo ser verdadeiramente sábio, parecerá que ela é capaz de exercer influência sobre maiores depravações, mas nunca me convencerão de que ela pode acarretar depravações perigosas... Pelos céus! receia-se que os caprichos dessas pessoas, de um ou de outro sexo, sejam a causa do fim do mundo; que ponham em risco a valiosa espécie humana, e que seu pretenso crime a aniquile, por não se entregarem à sua multiplicação? Refleti bem sobre isso, e vereis que todas essas perdas quiméricas são inteiramente indiferentes à natureza; que não apenas ela não as condena em absoluto, mas também prova a nós, de mil maneiras, que as quer e deseja; e, contrariassem-na essas perdas, ela haveria de as tolerar em mil casos; permitiria ela, fosse-lhe a progenitura tão essencial, que uma mulher a isso não pudesse servir senão durante um terço de sua vida, e que, ao sair-lhe das mãos metade dos seres que ela gera, estes tivessem inclinações contrárias a essa progênie, exigida, todavia, por ela? Sendo mais preciso: ela permite que as espécies se multipliquem, mas não exige isso de modo algum, e, bem segura de que haverá sempre mais indivíduos do que lhe é necessário, longe está de contrariar Os pendores de quantos não se entregam à reprodução, e que se recusam a conformar-se a isso. Ah! deixemos que aja essa boa mãe; convençamo-nos de que imensos são os seus recursos, de que nada do que fazemos a ultraja e o crime que atentaria contra as suas leis jamais nos há de sujar as mãos.


Grifos meus.
Observem que o texto é de mais de cem anos atrás quando o assunto talvez fosse bem mais tabu do que é hoje e assim a linguagem pode parece um tanto virulenta para os dias de hoje, mas mesmo assim são frases ótimas.
Quero deixar claro que não concordo sem reservas com as posições de Sade principalmente quando diz nada fazemos que ultraja a natureza. Algumas coisas ultrajam sim.
Já li outras obras do Marques de Sade e acho a maioria ruins (Costumo dizer que prefiro mil vezes Nelson Rodrigues ao que sou acusado de fazer uma comparação expúria, mas eu acho que não), mas esse conto e alguns outros são bons. São um bom repositório inesperado de temas psicológicos espinhosos.


Última edição por Hal 9000 em Ter maio 15, 2012 5:46 pm, editado 4 vez(es)
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Uma opinião sóbria sobre a homossexualidade Empty Re: Uma opinião sóbria sobre a homossexualidade

Mensagem por Quero Café Ter maio 15, 2012 4:44 pm

Continuação

Spoiler:
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Uma opinião sóbria sobre a homossexualidade Empty Re: Uma opinião sóbria sobre a homossexualidade

Mensagem por Quero Café Ter maio 15, 2012 4:47 pm



Spoiler:


Última edição por Hal 9000 em Ter maio 15, 2012 5:43 pm, editado 2 vez(es)
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Uma opinião sóbria sobre a homossexualidade Empty Re: Uma opinião sóbria sobre a homossexualidade

Mensagem por Brainiac Ter maio 15, 2012 4:48 pm

precisa dizer que esse topico vai ser polemico?
Brainiac
Brainiac
Farrista ninguém me alcança
Farrista ninguém me alcança

Mensagens : 15575
Data de inscrição : 29/11/2010
Idade : 35
Localização : Planeta Colu

Ir para o topo Ir para baixo

Uma opinião sóbria sobre a homossexualidade Empty Re: Uma opinião sóbria sobre a homossexualidade

Mensagem por Convidado Ter maio 15, 2012 10:20 pm

Tô sem tempo para ser polêmica! Neutral

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Uma opinião sóbria sobre a homossexualidade Empty Re: Uma opinião sóbria sobre a homossexualidade

Mensagem por Jamm Ter maio 15, 2012 10:50 pm

pq?
Jamm
Jamm
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 18746
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Uma opinião sóbria sobre a homossexualidade Empty Re: Uma opinião sóbria sobre a homossexualidade

Mensagem por Convidado Ter maio 15, 2012 10:57 pm

ué falta de tempo, mta coisa para fazer, menos tempo de internet!Neutral

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Uma opinião sóbria sobre a homossexualidade Empty Re: Uma opinião sóbria sobre a homossexualidade

Mensagem por Jamm Ter maio 15, 2012 11:02 pm

fabiola_a9 escreveu:

ué falta de tempo, mta coisa para fazer, menos tempo de internet! Neutral

Sinto muito, torço para que arranje tempo na internet para polemizar. Uma opinião sóbria sobre a homossexualidade 1409412747
Jamm
Jamm
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 18746
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Uma opinião sóbria sobre a homossexualidade Empty Re: Uma opinião sóbria sobre a homossexualidade

Mensagem por Brainiac Ter maio 15, 2012 11:27 pm

por isso que está chovendo tanto. Twisted Evil
Brainiac
Brainiac
Farrista ninguém me alcança
Farrista ninguém me alcança

Mensagens : 15575
Data de inscrição : 29/11/2010
Idade : 35
Localização : Planeta Colu

Ir para o topo Ir para baixo

Uma opinião sóbria sobre a homossexualidade Empty Re: Uma opinião sóbria sobre a homossexualidade

Mensagem por Convidado Qua maio 16, 2012 10:18 am

pior que não duvido que seja por isso mesmo! Uma opinião sóbria sobre a homossexualidade 1856684449

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Uma opinião sóbria sobre a homossexualidade Empty Re: Uma opinião sóbria sobre a homossexualidade

Mensagem por Quero Café Qua maio 16, 2012 9:41 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Uma opinião sóbria sobre a homossexualidade 2464595607

Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Uma opinião sóbria sobre a homossexualidade Empty Re: Uma opinião sóbria sobre a homossexualidade

Mensagem por Convidado Qua maio 16, 2012 10:23 pm

calma calma eu li e ainda vou comentar,só que preciso de tempo, mas já adianto que achei o bem legal. Aliás continue postando aqui!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Uma opinião sóbria sobre a homossexualidade Empty Re: Uma opinião sóbria sobre a homossexualidade

Mensagem por Jamm Qui maio 17, 2012 12:09 pm

Teu tópico tá bom cara. Very Happy
Jamm
Jamm
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 18746
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Uma opinião sóbria sobre a homossexualidade Empty Re: Uma opinião sóbria sobre a homossexualidade

Mensagem por Goris Sáb Ago 25, 2012 9:49 am

Pessoalmente, adoro tópicos sobre assuntos que são polêmicos embora não tenha razão para o serem (no caso, a opção sexual de uma pessoa), mas acho que faltou uma coisa interessante no post, Hal, sua opinião.

Ao menos, eu nao li nada que indicasse uma opinião.

Homossexuais existem desde sempre.

E acho que mesmo nas sociedades mais tolerantes existe um quê de estranheza com a falta de aceitação da identidade sexual. Basta pensar nos romanos (bem tolerantes ao homossexualismo) e sua piada com César, "César, o homem de todas as mulheres e a mulher de todos os homens!".

Então, apesar de chato, acho normal uma estranheza, mas nada além disso. Ofender, agredir ou excluir homossexuais me parece absurdamente idiota e, sim, uma das maiores merdas do cristianismo, na medida em que exclui e leva à humilhação milhões de pessoas mundo afora.

Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Uma opinião sóbria sobre a homossexualidade Empty Re: Uma opinião sóbria sobre a homossexualidade

Mensagem por Quero Café Dom Ago 26, 2012 10:52 am

Meu falecido avô, homofóbico como a maior parte das pessoas de sua geração, costumava dizer que é possível identificar um homossexual por sua risada.
Ele dizia: macho ri discretamente. Homossexual dão risadas escandalosas.
...
Uma vez tive que fazer um trabalho sobre o banquete de Platão.
...
Estava saindo de uma biblioteca com um amigo e ele folheava uma revista de coluna social de artistas.
Nela, havia uma foto de uma artista que meu amigo julgava um tanto máscula.
Meu amigo disse: Nossssssa! Olha o tamanho do queixo dessa fulana. É muito macha.
Eu respondi: É mesmo heim. Parece até que tem uma pica maior do que minha.
A reação.
Meu pensamento: É! Vovô!
...
O trabalho sobre o banquete era em dupla.
...
Não me senti constrangido.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos