A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caloura chora lágrimas de sangue em campanha contra trote

3 participantes

Ir para baixo

Caloura chora lágrimas de sangue em campanha contra trote Empty Caloura chora lágrimas de sangue em campanha contra trote

Mensagem por Questao Ter maio 14, 2013 8:29 pm

fonte - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ão Paulo - Na metade do ano grande número de universidades e faculdades realiza processo seletivo e recebe novos estudantes em suas cadeiras. Por conta disto, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), São Paulo, acaba de lançar uma nova campanha de combate ao trote violento.

A ação, desenvolvida pela agência Agnelo Pacheco, tem como slogan “Entrar na faculdade tem que ser motivo de alegria” e visa mobilizar toda a sociedade, passando pelo Judiciário, Ministério Público, Polícia Militar, entidades de classe, de ensino superior e centros acadêmicos.

Segundo Fábio Romeu Canton Filho, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (Caasp), braço assistencial da OAB-SP e Presidente da comissão contra o trote universitário, trata-se de um momento de comemoração para o aluno e para a família, que deve ser celebrado com alegria e sem violência.

“Sabemos que trotes levam dor e tristeza para as famílias por conta da violência e até mesmo a morte de alguns destes jovens. Por esse motivo não devemos tolerá-los no meio estudantil”, afirma. Canton Filho alerta que diversas ações judiciais podem ser impetradas pela vítima de um trote, sejam de ordem criminal - como lesão corporal ou homicídio -; sejam de ordem civil - como indenizações de ordem moral e material.

Segundo o publicitário Agnelo Pacheco, responsável pela criação da campanha, a idéia principal foi criar uma peça de impacto. “Quando levei trotes, nas duas faculdades que fiz, eu esperava que, com o passar do tempo, isso ficasse fora de moda, mas o trote continua sustentado pelos jovens que deveriam pensar o novo e não copiar o passado”, declara.

Para o presidente da OAB-SP, Marcos da Costa, é preciso mudar a cultura dos estudantes brasileiros.

“Os trotes violentos devem ser banidos definitivamente e o combate deve ser feito por todos, a começar pelos alunos veteranos, que precisam se conscientizar sobre as consequências dessa violência. A punição aos agressores também deve ser exemplar! É um dever das universidades coibir o trote violento adotando medidas para prevenir e punir quem desrespeitar as regras impostas pela instituição de ensino. Não podemos aceitar que universitários atuem em desacordo com os princípios das profissões que pretendem adotar; afinal, muitos desses alunos serão responsáveis pela vida das pessoas, pelo bem estar da comunidade e precisam ter essa consciência desde o início de sua formação profissional”, finaliza da Costa.

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caloura chora lágrimas de sangue em campanha contra trote Empty Re: Caloura chora lágrimas de sangue em campanha contra trote

Mensagem por ediv_diVad Ter maio 14, 2013 8:46 pm

Bacana, ótimo texto e arte, mas achei o conceito da campanha meio fraquinha. Acho que pedir pra não ser violento é meio inútil, porque me parece (sem pesquisas em mãos) que a maior parte dessa violência acontece no calor das situações, meio que sem querer na agitação de grupos ou situações específicas. "Torcedor, não seja violento". "Estuprador, não estupre". "Assassino, não mate." Isso funciona para uma mente insana que age completamente sem consciência?

Se eu participasse desta campanha acho que daria mais ênfase à novas formas de se fazer um trote, algo levantando a moral dos próprios estudantes, elevando suas profissões futuras e sua responsabilidade social, poderia até ser chamada de "Trote Produtivo" ou coisa parecida.

Claro que a OAB poderia simplesmente NÃO aprovar... Laughing

Mas com certeza faria muito mais sentido para um estudante violento mudar de atitude.


_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Caloura chora lágrimas de sangue em campanha contra trote Empty Re: Caloura chora lágrimas de sangue em campanha contra trote

Mensagem por Mononoke Hime Ter maio 14, 2013 8:53 pm

ediv_diVad escreveu:Bacana, ótimo texto e arte, mas achei o conceito da campanha meio fraquinha. Acho que pedir pra não ser violento é meio inútil, porque me parece (sem pesquisas em mãos) que a maior parte dessa violência acontece no calor das situações, meio que sem querer na agitação de grupos ou situações específicas. "Torcedor, não seja violento". "Estuprador, não estupre". "Assassino, não mate." Isso funciona para uma mente insana que age completamente sem consciência?

Se eu participasse desta campanha acho que daria mais ênfase à novas formas de se fazer um trote, algo levantando a moral dos próprios estudantes, elevando suas profissões futuras e sua responsabilidade social, poderia até ser chamada de "Trote Produtivo" ou coisa parecida.

Claro que a OAB poderia simplesmente NÃO aprovar... Laughing

Mas com certeza faria muito mais sentido para um estudante violento mudar de atitude.


Voto na sua ideia!

Mononoke Hime
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7009
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 46
Localização : Floresta do Shishi-Gami

Ir para o topo Ir para baixo

Caloura chora lágrimas de sangue em campanha contra trote Empty Re: Caloura chora lágrimas de sangue em campanha contra trote

Mensagem por ediv_diVad Ter maio 14, 2013 9:07 pm

Pena que nosso voto não conta, huauhauhahuauh.

A comunicação tradicional é objeto de luxo... só pra quem pode.

Voltando ao assunto, por outro lado eu imagino que também existam muitas pessoas violentas que agem com consciência e vontade de agressão, nesse sentido a campanha tbm não os atinge, já que o que eles querem mesmo é "sangue nos óio".

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Caloura chora lágrimas de sangue em campanha contra trote Empty Re: Caloura chora lágrimas de sangue em campanha contra trote

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos