A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caminhonete atropela 12 manifestantes e mata um em Ribeirão Preto

Ir para baixo

Caminhonete atropela 12 manifestantes e mata um em Ribeirão Preto Empty Caminhonete atropela 12 manifestantes e mata um em Ribeirão Preto

Mensagem por Dona Sancha Sex Jun 21, 2013 3:28 pm

Caminhonete atropela 12 manifestantes e mata um em Ribeirão Preto

Confusão ocorreu na esquina das avenidas Adolfo Bianco Molina e João Fiúsa; polícia anota placa de veículo


Diversos manifestantes, entre eles vários amigos de Marcos Delefrate, puseram uma cruz próxima do local onde o estudante foi atropelado; em sua homenagem, deram as mães e rezaram por ele (Foto: Lucas Mamede / Especial e reprodução)
 

Notícia atualizada à 1h41, de 21/6/2013

Vinte e cinco mil ribeirão-pretanos foram às ruas nesta quinta-feira (20) em uma passeata que tinha tudo para entrar para a história como pacífica, mas ficou manchada pela morte de um jovem.

Marcos Delefrate, de 18 anos, morreu no cruzamento das avenidas João Fiúsa com José Adolfo Bianco Molina, na zona Sul, após ser atropelado por um veículo Range Rover.

A Polícia Militar confirmou que o carro era guiado por Alexsandro Ichisato de Azevedo, que tentou furar o bloqueio dos manifestantes. Ele está foragido.

Logo após o acidente, quatro voluntários, três deles se identificando como médicos, tentaram realizar massagem cardíaca em Marcos durante dez minutos até a chegada do socorro médico. “Mas quando chegamos ele já estava sem pulso”, afirmou o médico do Samu (Serviço de Atendimento Médico e Urgência) Leandro Mota. Segundo ele, Marcos teve traumatismo crânio-encefálico e lesões no tórax e na coluna cervical. Outras onze pessoas ficaram feridas.

A informação que outra jovem teria morrido também circulou pelas redes sociais, o que não foi confirmado até o fechamento deste texto.

Após chegarem ao cruzamento da avenida Presidente Vargas com Nove de Julho, cerca de oito mil manifestantes decidiram ir até a João Fiúsa. De lá, planejaram ir ao RibeirãoShopping. Enquanto aguardavam instruções, os manifestantes bloquearam as ruas. Vários carros deram meia volta, mas um Range Rover tentou passar pela aglomeração.


Marcos Delefrate chegou a ser socorrido, mas não resistiu (Foto: Arquivo pessoal)
Discussão

Manifestantes, inicialmente de forma pacífica, pediram para o motorista, que estava acompanhado de uma mulher, dar ré. Depois, vários começaram a gritar “volta” e aplaudiram quando ele começou a se afastar. “Mas o motorista disse que se a gritaria continuasse, iria atropelar todo mundo”, diz Gabriela Dalissa, de 21 anos.

O motorista se afastou, mas foi xingado. Em seguida, acelerou atingindo levemente alguns deles. Isso revoltou os presentes, e várias pessoas começaram a danificar o carro. Com isso, o carro acelerou novamente, atropelando os manifestantes, e fugiu pela Fiúsa. Toda a ação foi filmada pelo A Cidade. 

Enquanto os feridos eram socorridos pelos próprios manifestantes, a reação dos demais eram opostos. Muitos se abraçaram e começaram a rezar, enquanto outros entraram em pânico aos prantos.

Os manifestantes ficaram revoltados quando a morte de Marcos foi confirmada e começaram a gritar por justiça.

Vídeos com acidente logo repercutiram nas redes sociais. Um dos primeiros a serem divulgados, feitos pelo jornalista Hugo Sedassare, teve 30 mil compartilhamentos no Facebook até a madrugada desta sexta.

Vítima vestia branco para simbolizar paz

No momento em que foi atropelado, às 20h23, Marcos Delefrate estava com outros manifestantes ouvindo orientações das lideranças do movimento. Segundo testemunhas, em nenhum momento ele discutiu com o motorista do veículo.

Dois amigos disseram que ele vestia branco para simbolizar a paz. Segundo eles, Marcos estudava máquinas agrícolas no Senai. Em sua página do Facebook, consta que nasceu e morava em Ribeirão Preto.

Com o acidente, o celular da vítima caiu no chão. Pouco depois, o aparelho tocou e manifestantes conversaram com a avó do rapaz, mas não tiveram coragem para dar a notícia da morte.


Foto no perfil de suspeito no Facebook mostra Range Rover apreendida (Foto: Reprodução)
Polícia procura motorista de Range Rover

Até o fechamento desta edição, o autor do atropelamento que fez ao menos uma vítima fatal não havia sido detido. Segundo o tenente-coronel Renato Armando Alves, comandante do 51º Batalhão da Polícia Militar, o motorista é Alexsandro Ichisato de Azevedo.

Nas redes sociais, a foto de Alexsandro foi rapidamente compartilhada, quase sempre com comentários chamando-o de “assassino”.

Rumores sobre uma suposta apresentação de Alexsandro ao plantão policial levou dezenas de pessoas até o local, mas a prisão foi negada pelo delegado plantonista Carlos Henrique Araújo da Silva.

O delegado apenas informou que o responsável foi identificado e a Land Rover preta encontrada.

Caça ao suspeito

A polícia militar foi até a residência do autor, mas ele não estava em casa. Por volta das 22 horas, quatro viaturas estavam em diligência na tentativa de encontrar o responsável. “Estamos atrás dele. Se for localizado certamente será preso e responderá por homicídio”, ressaltou o delegado, emendando que as vítimas foram conduzidas à UPA 24 horas.

Manifestantes prometem novo ato nesta sexta

Por causa da morte do jovem Marcos Delafrate, quem participou do manifesto desta quinta, manifestantes prometem ir mais uma vez às ruas nesta sexta-feira (21), a partir das 18h. A programação é se concentrar em frente ao Theatro Pedro II e caminhar até a avenida João Fiúsa.  

Assista ao vídeo do repórter do A Cidade, Cristiano Pavini
(Os videos estão no link abaixo)
 

 Assista ao vídeo do jornalista Hugo Sedasari, que acompanhava o protesto
(Os videos estão no link abaixo)

Fonte:http://www.jornalacidade.com.br/noticias/protestos/NOT,2,2,855366,Caminhonete+atropela+4+manifestantes+em+Ribeirao+Preto.aspx
Dona Sancha
Dona Sancha
Farrista Ribombando nas Galáxias
Farrista Ribombando nas Galáxias

Mensagens : 332
Data de inscrição : 14/06/2010
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos