A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Na Venezuela, governo subsidiará bonecas da Barbie em comemoração ao Natal

Ir para baixo

Na Venezuela, governo subsidiará bonecas da Barbie em comemoração ao Natal Empty Na Venezuela, governo subsidiará bonecas da Barbie em comemoração ao Natal

Mensagem por marcelo l. Sex Nov 14, 2014 8:29 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Depois de subsidiar alimentos e combustíveis, a Venezuela também está subsidiando bonecas da Barbie. A iniciativa é parte do “Plano Feliz Natal”, que visa subsidiar diversos produtos comumente comprados como presentes durante as festividades de dezembro.

De acordo com o Nuevo Herald, a versão mais básica da boneca está custando 250 bolívares nas lojas, algo em torno de R$ 6,50 – ou um dia e meio de trabalho para um venezuelano que recebe o salário-mínimo. Já as versões mais caras podem chegar a custar 3.500 bolívares (cerca de R$91 ou 3 semanas de trabalho).

A decisão de subsidiar Barbies é controversa até mesmo dentro do governo: as bonecas que hoje Maduro prestigia e faz questão de facilitar o acesso ao povo eram duramente criticadas por Chávez, seu antecessor, que certa vez se referiu ao brinquedo como algo “tão estúpido que me dá nojo”. A boneca também é frequentemente acusada por grupos feministas de tentar reproduzir um padrão de beleza desnecessário e que tem criado uma obsessão por cirurgias plásticas e dietas. Para Maduro, porém, o mais importante é criar um Natal feliz, começando já no mês de novembro – uma medida parecida com a “antecipação” do Natal anunciada também em novembro, ano passado.

Segundo correspondentes da Associated Press, filas se formaram em frente as lojas assim que o novo preço das bonecas foi anunciado.

“É por sua culpa, [Maduro,] que estamos em meio a esse caos. Mas tenho que admitir que dessa vez estou me beneficiando do chavismo”, afirmava uma das compradoras, que levava uma boneca para sua filha 3 anos.

Antes do controle de preços, as Barbies precisavam ser trazidas dos Estados Unidos e custavam cerca de 19 dólares, um valor surreal para um venezuelano que recebe um salário-mínimo, devido a desvalorização do bolívar perante o dólar.

Além de bonecas, o Plano Feliz Natal também está subsidiando eletroeletrônicos, como TVs, computadores e refrigeradores nos armazéns estatais, 80% deles de produção nacional. Os venezuelanos que quiserem ser beneficiados pelo plano precisarão passar pelo sistema de biometria,  uma vez que os produtos ofertados são escassos. Segundo a ministra do comércio, Isabel Delgado, o objetivo do Plano é “criar um comércio justo, amável e estruturado, com a presença de pequenos produtores”, como alternativa ao “natal capitalista” que se resume, na visão do governo, em lucros e gastos desnecessários.

Barbie para as massas – pelo fim do capitalismo. Eis o lema do natal desse ano na Venezuela.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
marcelo l.
marcelo l.
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 6877
Data de inscrição : 15/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos