A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Manifesto de Profs. Universitários em Defesa da Educação

4 participantes

Ir para baixo

Manifesto de Profs. Universitários em Defesa da Educação Empty Manifesto de Profs. Universitários em Defesa da Educação

Mensagem por Convidado Ter Out 26, 2010 3:19 am

MANIFESTO DOS 5000
Professores em defesa da educação pública

Nós, cinco mil professores universitários das principais universidades do país, consideramos um retrocesso as propostas e os métodos políticos da candidatura Serra. Seu histórico como governante preocupa todos que acreditam que os rumos do sistema educacional e a defesa de princípios democráticos são vitais ao futuro do país.

Sob seu governo, a Universidade de São Paulo foi invadida por policiais armados com metralhadoras, atirando bombas de gás lacrimogêneo. Em seu primeiro ato como governador, assinou decretos que revogavam a relativa autonomia financeira e administrativa das Universidades estaduais paulistas. Os salários dos professores da USP, Unicamp e Unesp vêm sendo sistematicamente achatados, mesmo com os recordes na arrecadação de impostos. Numa inversão da situação vigente nas últimas décadas, eles se encontram hoje em patamares menores que a remuneração dos docentes das Universidades federais.

Esse “choque de gestão” é ainda mais drástico no âmbito do ensino fundamental e médio, convergindo para uma política de sucateamento da Rede Pública. Desde 2005, São Paulo perde sistematicamente colocações no ranking do Ideb, que avalia o ensino médio. Neste ciclo, onde se sente mais claramente as deficiências dos anos anteriores de aprendizado, São Paulo passou de quarto para sexto colocado.

Os salários da Rede Pública no Estado mais rico da federação são menores que os de Tocantins, Roraima, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Espírito Santo, Acre, entre outros. Somada aos contratos precários e às condições aviltantes de trabalho, a baixa remuneração tende a expelir desse sistema educacional os professores qualificados e a desestimular quem decide se manter na Rede Pública. Diante das reivindicações por melhores condições de trabalho, Serra costuma afirmar que não passam de manifestação de interesses corporativos e sindicais, de “tró-ló-ló” de grupos políticos que querem desestabilizá-lo. Assim, além de evitar a discussão acerca do conteúdo das reivindicações, desqualifica movimentos organizados da sociedade civil, quando não os recebe com cassetetes.

Serra escolheu como Secretário da Educação Paulo Renato, ministro nos oito anos do governo FHC. Neste período, nenhuma Escola Técnica Federal foi construída e as existentes arruinaram-se. As universidades públicas federais foram sucateadas ao ponto em que faltou dinheiro até mesmo para pagar as contas de luz, como foi o caso na UFRJ. A proibição de novas contratações gerou um déficit de 7.000 professores. Em contrapartida, sua gestão incentivou a proliferação sem critérios de universidades privadas. Já na Secretaria da Educação de São Paulo, Paulo Renato transferiu, via terceirização, para grandes empresas educacionais privadas a organização dos currículos escolares, o fornecimento de material didático e a formação continuada de professores. O Brasil não pode correr o risco de ter seu sistema educacional dirigido por interesses econômicos privados.

No comando do governo federal, o PSDB inaugurou o cargo de “engavetador geral da república”. Em São Paulo, nos últimos anos, barrou mais de setenta pedidos de CPIs, abafando casos notórios de corrupção que estão sendo julgados em tribunais internacionais. Sua campanha promove uma deseducação política ao imitar práticas da extrema direita norte-americana em que uma orquestração de boatos dissemina a difamação, manipulando dogmas religiosos. A celebração bonapartista de sua pessoa, em detrimento das forças políticas, só encontra paralelo na campanha de 1989, de Fernando Collor.

Fonte e relação dos professores que assinaram o manifesto: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Manifesto de Profs. Universitários em Defesa da Educação Empty Re: Manifesto de Profs. Universitários em Defesa da Educação

Mensagem por Convidado Ter Out 26, 2010 8:38 am

Interessante, recebi um da UFMG tbm mto parecido, que infelizmente não consigo colar pq é um pdf trancado. Também acredito que Serra no poder fará igual FHC, o que será terrível p o ensino.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Manifesto de Profs. Universitários em Defesa da Educação Empty Re: Manifesto de Profs. Universitários em Defesa da Educação

Mensagem por Mononoke Hime Ter Out 26, 2010 8:42 am

Reitores não só da região sudeste, mas de outras reghiões também se dignaram a protestar temendo o pior para as universidades brasileiras...

Mononoke Hime
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7009
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 46
Localização : Floresta do Shishi-Gami

Ir para o topo Ir para baixo

Manifesto de Profs. Universitários em Defesa da Educação Empty Re: Manifesto de Profs. Universitários em Defesa da Educação

Mensagem por Convidad Ter Out 26, 2010 9:23 am

Serra escolheu como Secretário da Educação Paulo Renato, ministro nos oito anos do governo FHC. Neste período, nenhuma Escola Técnica Federal foi construída e as existentes arruinaram-se. As universidades públicas federais foram sucateadas ao ponto em que faltou dinheiro até mesmo para pagar as contas de luz, como foi o caso na UFRJ.

Esse trecho é vergonhoso, para um candidato que prometeu diversas escolas de ensino técnico, e, que, acima de tudo, disse que o nosso ensino é bom...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Manifesto de Profs. Universitários em Defesa da Educação Empty Re: Manifesto de Profs. Universitários em Defesa da Educação

Mensagem por Jamm Ter Out 26, 2010 9:27 am

luccasf escreveu:
Serra escolheu como Secretário da Educação Paulo Renato, ministro nos oito anos do governo FHC. Neste período, nenhuma Escola Técnica Federal foi construída e as existentes arruinaram-se. As universidades públicas federais foram sucateadas ao ponto em que faltou dinheiro até mesmo para pagar as contas de luz, como foi o caso na UFRJ.

Esse trecho é vergonhoso, para um candidato que prometeu diversas escolas de ensino técnico, e, que, acima de tudo, disse que o nosso ensino é bom...

O Serra não quer que "filhos de peão" estudem luccasf! kkkk

Essa hora tu não deveria estar na escola garoto?!
Jamm
Jamm
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 18746
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Manifesto de Profs. Universitários em Defesa da Educação Empty Re: Manifesto de Profs. Universitários em Defesa da Educação

Mensagem por Convidad Ter Out 26, 2010 9:35 am

Jamm escreveu:
luccasf escreveu:
Serra escolheu como Secretário da Educação Paulo Renato, ministro nos oito anos do governo FHC. Neste período, nenhuma Escola Técnica Federal foi construída e as existentes arruinaram-se. As universidades públicas federais foram sucateadas ao ponto em que faltou dinheiro até mesmo para pagar as contas de luz, como foi o caso na UFRJ.

Esse trecho é vergonhoso, para um candidato que prometeu diversas escolas de ensino técnico, e, que, acima de tudo, disse que o nosso ensino é bom...

O Serra não quer que "filhos de peão" estudem luccasf! kkkk

Essa hora tu não deveria estar na escola garoto?!

Quem que defendia tanto a educação, na última eleição? Era o Buarque, não é?
RS, é que eu não tive aula, hoje, especialmente.
Estou pensando em ir pra Mostra, daqui a pouco.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Manifesto de Profs. Universitários em Defesa da Educação Empty Re: Manifesto de Profs. Universitários em Defesa da Educação

Mensagem por Jamm Ter Out 26, 2010 9:39 am

luccasf escreveu:

Quem que defendia tanto a educação, na última eleição? Era o Buarque, não é?
RS, é que eu não tive aula, hoje, especialmente.
Estou pensando em ir pra Mostra, daqui a pouco

Sim, ele sempre defende este ponto.Que mostra que tu vai?
Jamm
Jamm
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 18746
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Manifesto de Profs. Universitários em Defesa da Educação Empty Re: Manifesto de Profs. Universitários em Defesa da Educação

Mensagem por Convidad Ter Out 26, 2010 10:03 am

Jamm escreveu:
luccasf escreveu:

Quem que defendia tanto a educação, na última eleição? Era o Buarque, não é?
RS, é que eu não tive aula, hoje, especialmente.
Estou pensando em ir pra Mostra, daqui a pouco

Sim, ele sempre defende este ponto.Que mostra que tu vai?

Eu lembrava disso, da outra eleição, ainda.
34ª Mostra Internacional de Cinema, que está acontecendo aqui em SP.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Manifesto de Profs. Universitários em Defesa da Educação Empty Re: Manifesto de Profs. Universitários em Defesa da Educação

Mensagem por Questao Ter Out 26, 2010 1:14 pm

na campanha fica falando que a educação em sp é a melhor do mundo e talz que as universidades são fodas,aqui todo mundo acredita na conversa fiada dele,terei que votar 13 em segredo ou serei linxado

mas o povão do nordeste vai votar na dilma com certeza

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Manifesto de Profs. Universitários em Defesa da Educação Empty Re: Manifesto de Profs. Universitários em Defesa da Educação

Mensagem por Convidado Ter Out 26, 2010 4:47 pm

Questao escreveu:na campanha fica falando que a educação em sp é a melhor do mundo e talz que as universidades são fodas,aqui todo mundo acredita na conversa fiada dele,terei que votar 13 em segredo ou serei linxado

mas o povão do nordeste vai votar na dilma com certeza

Meu pai mora em Aracaju, minha madrasta é evangélica e ele tá preocupado porque já ficou sabendo de algumas pessoas que mudaram o voto por causa de religião e a pregação dos pastores dizendo que é pecado votar na Dilma.

Acho que exatamente por você saber que é conversa fiada, que você tem de tentar abrir os olhos das pessoas.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Manifesto de Profs. Universitários em Defesa da Educação Empty Re: Manifesto de Profs. Universitários em Defesa da Educação

Mensagem por Questao Ter Out 26, 2010 5:42 pm

aqui é ao contrario nego vota porque acredita de negada que foi em hospital em sp que ele é o melhor uahuahua

mas até o falo mas vc sabe brasileiro é tosco escolhe candidato como time de futebol e ficam fanaticos
coisa tosca tanto para quem vai votar em serra quanto a dilma

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Manifesto de Profs. Universitários em Defesa da Educação Empty Re: Manifesto de Profs. Universitários em Defesa da Educação

Mensagem por Convidad Ter Out 26, 2010 8:10 pm

Questao escreveu:na campanha fica falando que a educação em sp é a melhor do mundo e talz que as universidades são fodas,aqui todo mundo acredita na conversa fiada dele,terei que votar 13 em segredo ou serei linxado

mas o povão do nordeste vai votar na dilma com certeza

Tudo isso, porque a USP tem tanto reconhecimento mundial.
Covardia dizer isso da educação público, num geral.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Manifesto de Profs. Universitários em Defesa da Educação Empty Re: Manifesto de Profs. Universitários em Defesa da Educação

Mensagem por Jamm Ter Out 26, 2010 8:41 pm

luccasf escreveu:
Tudo isso, porque a USP tem tanto reconhecimento mundial.
Covardia dizer isso da educação público, num geral.

AHH o ensino público
Jamm
Jamm
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 18746
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Manifesto de Profs. Universitários em Defesa da Educação Empty Re: Manifesto de Profs. Universitários em Defesa da Educação

Mensagem por volpi Qua Out 27, 2010 10:17 am

Até onde eu sei, o medo de privatização das universidades federais existiu mesmo durante o governo do Lula, já que ele continuou muitas das políticas do FHC, o bom é que nesse trecho ele não avançou. Mas como um governo do Serra seria literalmente um retorno do FHC ao poder(pra que sentar no trono se posso brincar com o fantoche?), posso ter certeza de um sucateamento total do que quer que seja público.

Uma coisa que eu nunca entendi no Neo-Liberalismo: se o governo não deve influenciar no bem-estar social, pra que governo então? Declare como uma Anarquia Corporativista de uma vez.
volpi
volpi
Farrista o que está acontecendo comigo?
Farrista o que está acontecendo comigo?

Mensagens : 1516
Data de inscrição : 10/06/2010
Idade : 41
Localização : Santa Maria/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Manifesto de Profs. Universitários em Defesa da Educação Empty Re: Manifesto de Profs. Universitários em Defesa da Educação

Mensagem por Convidad Qua Out 27, 2010 1:34 pm

Jamm escreveu:
luccasf escreveu:
Tudo isso, porque a USP tem tanto reconhecimento mundial.
Covardia dizer isso da educação público, num geral.

AHH o ensino público

Tenho certeza que todos gostariam que ele fosse metade, do que o Serra disse.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Manifesto de Profs. Universitários em Defesa da Educação Empty Re: Manifesto de Profs. Universitários em Defesa da Educação

Mensagem por Questao Qua Out 27, 2010 2:16 pm

volpi escreveu:Até onde eu sei, o medo de privatização das universidades federais existiu mesmo durante o governo do Lula, já que ele continuou muitas das políticas do FHC, o bom é que nesse trecho ele não avançou. Mas como um governo do Serra seria literalmente um retorno do FHC ao poder(pra que sentar no trono se posso brincar com o fantoche?), posso ter certeza de um sucateamento total do que quer que seja público.

Uma coisa que eu nunca entendi no Neo-Liberalismo: se o governo não deve influenciar no bem-estar social, pra que governo então? Declare como uma Anarquia Corporativista de uma vez.

isso se chama anarco federalismo,o governo administra e as empresas fazem o resto

neo liberalismo nunca funcionou porque nele o governo interfere minimamente na economia mas usa ela para melhorar o bem estar social o que estamos vendo é o anarco federalismo disfarçado pelo capitalismo,só que sem a parte boa que é os impostos pesados já que as empresas ofereceriam produtos para todos nos e nos decidiriamos se pagariamos se não quisermos guardamos nossa grana

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Manifesto de Profs. Universitários em Defesa da Educação Empty Re: Manifesto de Profs. Universitários em Defesa da Educação

Mensagem por Convidado Qua Out 27, 2010 9:44 pm

está rolando um panfleto na ufmg, mto interessante, fizeram qadros comparatios dos governos anteriores, algo bem estruturado, os reitores estão apoiando claramente a Dilma.
eu li alguns extos p a minha matéria de política educacional falando do financiamento da educação no governo FHC, realmente foi bem mal feita e com muitas bizarrizes no meio como a verba destinada as escolas irem parar em zoológico pq afirmaram q isso tinha a ver com a educação.

e enfim neoliberalismo é uma mentira pq ele falam em estado minimo mas quando a economia dá um solavanco, e as bolas das empresas ficam em jogo, os empresários correm p debaixo da asas do governo querendo grana.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Manifesto de Profs. Universitários em Defesa da Educação Empty Re: Manifesto de Profs. Universitários em Defesa da Educação

Mensagem por Jamm Qui Out 28, 2010 8:24 am

Jamm escreveu:
luccasf escreveu:
Tudo isso, porque a USP tem tanto reconhecimento mundial.
Covardia dizer isso da educação público, num geral.


AHH o ensino público

luccasf escreveu:
Tenho certeza que todos gostariam que ele fosse metade, do que o Serra disse.

Minha mãe foi professora pública federal, por 30 anos e no governo FHC ele tomou vários benefícios os quais os servidores tinham direito, e ainda teve que ouvir na tv como muitos outros no país a fora serem chamados de vagabundos por esse pulha!

Nessa época várias áreas foram lascadas por ele.
Jamm
Jamm
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 18746
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Manifesto de Profs. Universitários em Defesa da Educação Empty FHC no Hard Talk

Mensagem por Jamm Qui Out 28, 2010 3:43 pm



Esse verme pegou uma pressão nunca antes vista na história deste país! Twisted Evil

O jornalista muito bem enfático deixou FHC com cara de quem bebeu água sanitária. Twisted Evil
Jamm
Jamm
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 18746
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Manifesto de Profs. Universitários em Defesa da Educação Empty Re: Manifesto de Profs. Universitários em Defesa da Educação

Mensagem por Convidad Qui Out 28, 2010 8:17 pm

Jamm escreveu:
Jamm escreveu:



AHH o ensino público

luccasf escreveu:
Tenho certeza que todos gostariam que ele fosse metade, do que o Serra disse.

Minha mãe foi professora pública federal, por 30 anos e no governo FHC ele tomou vários benefícios os quais os servidores tinham direito, e ainda teve que ouvir na tv como muitos outros no país a fora serem chamados de vagabundos por esse pulha!

Nessa época várias áreas foram lascadas por ele.

E agora, a situação é essa.
Alguém precisa melhorar as condições de ensino, e, claro, de trabalho.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Manifesto de Profs. Universitários em Defesa da Educação Empty Re: Manifesto de Profs. Universitários em Defesa da Educação

Mensagem por Convidad Ter Nov 02, 2010 9:35 am

Isso aqui é mentira:
Desde 2005, São Paulo perde sistematicamente colocações no ranking do Ideb, que avalia o ensino médio. Neste ciclo, onde se sente mais claramente as deficiências dos anos anteriores de aprendizado, São Paulo passou de quarto para sexto colocado.

É só olhar os dados do IDEB pra perceber.

É foda, dá pra acreditar em nada.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Manifesto de Profs. Universitários em Defesa da Educação Empty Re: Manifesto de Profs. Universitários em Defesa da Educação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos