A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PM que matou cidadão que empunhava uma furadeira é absolvido

+2
Mogur
Koppe
6 participantes

Ir para baixo

PM que matou cidadão que empunhava uma furadeira é absolvido Empty PM que matou cidadão que empunhava uma furadeira é absolvido

Mensagem por Koppe Seg Jan 16, 2012 12:08 pm

Cabo do Bope participava de operação contra o tráfico no Andaraí.
Absolvição foi pedida pelo próprio Ministério Público; partes podem recorrer.


Do G1 RJ

O cabo Leonardo Albarello, do Batalhão de Operações Especiais (Bope), foi absolvido das acusações de homicídio por ter atirado e matado, em 2010, durante uma operação policial na Zona Norte do Rio, Hélio Barreira Ribeiro, que segurava uma furadeira na varanda de sua casa. O policial confundiu a furadeira com uma arma. A sentença é do juiz Murilo Kieling, da 3ª Vara Criminal do Rio.

A absolvição do cabo foi pedida pelo próprio Ministério Público e ele não chegou a ser levado ao Tribunal do Júri. As partes ainda podem recorrer no Tribunal de Justiça.

Segundo diz o juiz em sua sentença, "deve ser ressaltado que a distância, a influência dos raios solares e a presença de vasos do tipo xaxim pendurados no terraço não permitiam que o acusado tivesse certeza na identificação do objeto que Hélio segurava."

Como acontenceu

O caso aconteceu na manhã do dia 19 de maio de 2010. Policiais do Bope faziam uma operação no Morro do Andaraí, na Zona Norte. Eles estavam à procura de traficantes do Morro do Borel, na Tijuca, que estariam escondidos no Morro do Andaraí. Perto dali, numa vila, morava Hélio Barreira Ribeiro, que estava no terraço de casa pregando uma lona com uma furadeira, para proteger o local da chuva. A mulher dele, Regina Ribeiro, também estava no terraço, regando as plantas.

Na época, uma vizinha de Hélio contou que, quando ele viu os policiais do Bope, chegou a comentar com a mulher: “Vão pensar que estou armado.” Instantes depois ele foi atingido por um tiro disparado pelo cabo Albarello e morreu na hora.

Reconstituição
Peritos da polícia fizeram no dia 24 de junho de 2010, mais de um mês depois, a reconstituição da morte de Hélio.

“Vamos tentar retratar o mais fielmente possível o que aconteceu. Queremos saber se havia possibilidade de o policial escutar a furadeira, de a vítima ter ouvido o policial e se o policial, naquela distância, poderia distinguir uma arma de uma furadeira”, explicou na ocasião a delegada Leila Goulart, da 20ª DP (Vila Isabel).

Na época, o então comandante do Bope, tenente-coronel Paulo Henrique Moraes, disse que a ação do cabo foi um erro, mas que o policial pode ter “agido conscientemente” por achar que estava numa situação de risco pare ele e os companheiros.

A família disse na época que o policial atirou sem falar nada. Já a PM deu outra versão. Segundo capitão Ivan Blaz, do Bope, foi dado um grito de alerta para o morador, que fez um movimento brusco, e o policial disparou.

Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Koppe
Koppe
Farrista tenho muitos amigos
Farrista tenho muitos amigos

Mensagens : 2246
Data de inscrição : 13/06/2010
Idade : 39
Localização : Rio Grande do Sul

http://mdhq.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

PM que matou cidadão que empunhava uma furadeira é absolvido Empty Re: PM que matou cidadão que empunhava uma furadeira é absolvido

Mensagem por Mogur Seg Jan 16, 2012 12:42 pm

O cabo achou que o cara estava segurando uma Phaser 2287...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Laughing

_________________
Porque um homem que foge do seu medo pode descobrir que, afinal, apenas enveredou por um atalho para ir ao seu encontro. (J. R. R. Tolkien, em Os filhos de Húrin)
Mogur
Mogur
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8799
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

PM que matou cidadão que empunhava uma furadeira é absolvido Empty Re: PM que matou cidadão que empunhava uma furadeira é absolvido

Mensagem por Goris Seg Jan 16, 2012 2:09 pm

Sei que é doloroso para a família, mas concordo com a absolvição... Claro que olhando uma foto de uma arma e uma furadeira é fácil ver a diferença.

Mas no meio de uma ação policial de pacificação, por mais que soe insensível, inocentes podem se machucar e foi o que houve, uma fatalidade.

Essa é minha opinião, claro.
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 49
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

PM que matou cidadão que empunhava uma furadeira é absolvido Empty Re: PM que matou cidadão que empunhava uma furadeira é absolvido

Mensagem por Starbearer Seg Jan 16, 2012 2:28 pm

Goris escreveu:Sei que é doloroso para a família, mas concordo com a absolvição... Claro que olhando uma foto de uma arma e uma furadeira é fácil ver a diferença.

Mas no meio de uma ação policial de pacificação, por mais que soe insensível, inocentes podem se machucar e foi o que houve, uma fatalidade.

Essa é minha opinião, claro.

beleza, e o perguntar antes de atirar?
Starbearer
Starbearer
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1083
Data de inscrição : 03/09/2011
Idade : 33
Localização : R'lyeh

Ir para o topo Ir para baixo

PM que matou cidadão que empunhava uma furadeira é absolvido Empty Re: PM que matou cidadão que empunhava uma furadeira é absolvido

Mensagem por Goris Seg Jan 16, 2012 2:58 pm

Pois é, na TV o policial sempre grita "Parado! polícia!", será assim na vida real mesmo nos EUA?

Naquela situação, questão de segundos, será que se fosse um bandido a vida dele ou de um colega não poderia ser perdida?

É uma questão difícil.
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 49
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

PM que matou cidadão que empunhava uma furadeira é absolvido Empty Re: PM que matou cidadão que empunhava uma furadeira é absolvido

Mensagem por Starbearer Seg Jan 16, 2012 3:04 pm

Goris escreveu:Pois é, na TV o policial sempre grita "Parado! polícia!", será assim na vida real mesmo nos EUA?

Naquela situação, questão de segundos, será que se fosse um bandido a vida dele ou de um colega não poderia ser perdida?

É uma questão difícil.

acho que deveria avaliar o comportamento corporal de um homem armado para definir que tipo de situação era.
de fato, eu ainda acho a polícia tática despreparada para eventos envolvendo civis, e em via de justiça a família deveria ser indenizada por essa pisada na jaca.
Starbearer
Starbearer
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1083
Data de inscrição : 03/09/2011
Idade : 33
Localização : R'lyeh

Ir para o topo Ir para baixo

PM que matou cidadão que empunhava uma furadeira é absolvido Empty Re: PM que matou cidadão que empunhava uma furadeira é absolvido

Mensagem por Victor Pax Seg Jan 16, 2012 3:54 pm

Goris escreveu:Pois é, na TV o policial sempre grita "Parado! polícia!", será assim na vida real mesmo nos EUA?

Naquela situação, questão de segundos, será que se fosse um bandido a vida dele ou de um colega não poderia ser perdida?

É uma questão difícil.

Concordo... o policial estava em um local estranho, cheio de esconderijos e com bandidos armados (com armas muito melhores que a dele) e ao longe em meio a plantas vê um homem segurando algo semelhante a uma arma.... a adrenalina fala mais alto...
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

PM que matou cidadão que empunhava uma furadeira é absolvido Empty Re: PM que matou cidadão que empunhava uma furadeira é absolvido

Mensagem por n-rod Seg Jan 16, 2012 9:16 pm

mas também vamos combinar,
você mora numa área de risco, o bope aparece, rola um puta tiroteio e o cara fica de bobeira com uma furadeira na mão?
se não fosse por um policial, ele levaria bala de bandido da mesma forma.

confronto entre policia e bandido no rio, principalmente se tratando de operação em favela, não é polícia e bandido, é guerra. muito tiro, e teu inimigo pode estar em qualquer lugar, sendo até morador da favela coagido a ajudar traficante.

é claro que casos assim nos deixam desconfortáveis, pois o homens que deveriam zelar pela nossa segurança também são capazes de tirar nossas vidas; mas nessas situações, segurança só se for escondido debaixo da cama
n-rod
n-rod
Farrista o que está acontecendo comigo?
Farrista o que está acontecendo comigo?

Mensagens : 1658
Data de inscrição : 13/06/2010
Idade : 39
Localização : planeta terra

http://nrodzine.wix.com/nrodcomics

Ir para o topo Ir para baixo

PM que matou cidadão que empunhava uma furadeira é absolvido Empty Re: PM que matou cidadão que empunhava uma furadeira é absolvido

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos